Páginas

26 de setembro de 2008

Acabe com a bagunça!!!


Este é o primeiro post da imperdível série “Acabe com a bagunça de sua casa em algumas lições”.

"Cada coisa tem seu lugar, cada lugar tem sua coisa."


Quem vê até pensa que eu sou a pessoa mais organizada do mundo e que minha casa é um modelo de arrumação e limpeza!!!

Muito pelo contrário, sou a pessoa mais desorganizada e bagunceira que eu conheço, e, por isso mesmo, tento (com fervor quase religioso) seguir à risca regras primárias de organização e administração doméstica. Simplesmente porque se eu deixar o caos rapidinho toma conta da minha casa.

E como conseguir isso em tempos de apartamentos minúsculos onde mal cabe um armário no quarto? Quando sótão e porão são remotas lembranças da infância?
Com muita força de vontade e perseverança, principalmente se você tiver filhos (eu tenho quatro).

Daí a utilidade de algumas dicas que coloco em prática aqui em casa.

1. Primeira Lição: Livre-se da tralha com urgência!!!

O primeiro passo para uma casa limpa e organizada é livrar-se da tralha que entulha nossos armários e vidas, abrindo espaço para aquilo que realmente é importante, útil e necessário.

Eu aprendi, depois de 14 mudanças, que 2/3 do que acumulamos é absolutamente desnecessário e que o custo de armazenagem e manutenção é em muito superior ao valor da coisa em si (sem falar no custo de limpeza). Ou seja, vale mais a pena se desfazer de um objeto do que armazená-lo na remota hipótese de um dia (em futuro distante) usá-lo.

Tenha em mente que espaço é luxo e custa caro!!! Basta lembrar o preço do metro quadrado de um apartamento ou o custo de um armário.

E nem é preciso falar acerca das vantagens de viver em uma casa livre da bagunça, onde é possível rapidamente encontrar as chaves do carro, o carregador da máquina fotográfica, o manual de instruções do microondas, etc... etc... etc...

Portanto, o primeiro passo para acabar com a bagunça é esvaziar seus armários daquilo que não tem serventia.
Seja honesta e não se permita surtos sentimentalistas. Lógico que você deve guardar a louça que foi da sua bisavó, mas será que precisa mesmo de potes de plástico sem tampa (ou tampas sem potes?), me parece que não.

Importante: Cada pessoa tem seu tempo, respeite o seu. Algumas preferem arrumar a casa toda de uma vez e quase desmaiar de cansaço (meu caso). Outras preferem arrumar uma gaveta a cada dia da semana. Você escolhe seu ritmo, mas deve ser persistente, começou, termine! E não espere colaboração familiar...

Para uma boa faxina não conheço melhor técnica que usar cinco caixas de papelão, cada uma para a seguinte finalidade: LIXO, DOAÇÃO, VENDA, GUARDAR EM OUTRO LUGAR, INDECISÃO.

Separe para o lixo, doação ou venda: tudo que estiver quebrado, trincado, desparcerado, velho, gasto ou que você simplesmente não gosta ou sequer se lembra para que serve.

A idéia é simples: o custo (material ou sentimental) deste objeto justifica sua manutenção? Seu valor é tão elevado que não posso comprá-lo no futuro, se eventualmente precisar dele? E se desfaça sem dó nem piedade, com um único objetivo em mente: abrir espaço para aquilo que realmente é útil.

Se estiver em dúvida, pergunte: eu usei este objeto no último ano? ele tem utilidade em um futuro próximo? vale a pena o custo do conserto? este objeto é importante o bastante para ocupar espaço? eu gosto dele?

Na caixa “indecisão” coloque aquilo que não tem certeza se é útil ou se realmente quer se desfazer. Ao final, lacre a caixa (sem relacionar os objetos guardados), coloque a data e guarde em um canto escondido de sua casa. Se passado um ano, você não precisou abrir a caixa para resgatar qualquer objeto, é a prova de que não precisa de nada que está ali. Leve a caixa para a doação, SEM ABRIR!!!

Lembre-se: Sempre é possível ganhar um bom dinheiro com aquilo que não nos é mais útil, existem brexós e feiras para esse fim. Boa idéia é promover um bazar entre amigas.

Eu prefiro doar. Os Hospitais, Creches, APAES e outras instituições de caridade (mesmo em pequenas cidades do interior) mantém um serviço para buscar as doações, ou seja, é só separar as caixas e eles mesmo buscam!!! Não tem desculpa... Mesmo o que não será útil na própria instituição (jornais velhos, por exemplo) é aproveitado, porque é vendido e revertido em dinheiro. Ou seja, o que é inútil para você é essencial para outros.

Pense nisso antes de acumular pontes sem tampa, copos de requeijão, toalhas furadas, ferros queimados, roupas dois números menor, etc... etc... etc...

Livre da tralha? É hora de começar a organizar a sua casa.

Nos próximos dias, vou dando dicas de como organizar cada canto de sua casa e amanhã começamos pela cozinha. No fim desta super e imperdível série, um capítulo essencial: como manter a casa organizada!!!

Um comentário:

  1. ESTOU AMANDO O SEU BLOG. E, VOU COLOCAR EM PRÁTICA AS DICAS PARA PERSONALIZAR O BLOG. OBRIGADA POR PARTILHAR OS SEUS DONS!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!