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23 de setembro de 2008

Organização Doméstica - II

Quem me conhece sabe o quanto eu sou obcecada por listas, agendas, etiquetas, caixas e tudo o mais que sirva para organizar a vida doméstica, é a "Síndrome de d. Leonor"... mas isso é assunto para outro post.

O assunto hoje é organização familiar. Pense rapidmente: onde estão anotados os telefones de emergência, os de serviços? E o telefone do médico, da babá nova, do professor particular de matemática? Mais: onde estão marcados os horários das aulas especiais? onde estão as garantias dos elétrodomésticos?

A bagunça em que vivemos nos faz perder tempo (e dinheiro) todos os dias, sem falar do estress que causa procurar uma informação e não encontrar, por isso a solução dos seus problemas é a nossa especial, fabulosa, simples e rápida "Central de planejamento familiar", e ainda é grátis, e funciona da seguinte forma:

(pode parecer brincadeira, mas funciona de verdade e é uma mão na roda!)

1. A idéia é centralizar todas as informações da casa e dos familiares em um só lugar, para isso você vai precisar de um arquivo/fichário (ao qual você juntará as páginas conforme a necessidade), uma gaveta, material de escritório e um telefone. É um cantinho da casa reservado para as informações. De preferência o arquivo/agenda deve ficar sobre o armário da da cozinha, porque todos têm acesso, inclusive as ajudantes, ao lado ou próximo de um telefone. Mas cada casa é uma casa e cada um sabe qual o melhor lugar, escolham.

2. Além de arquivo/agenda e telefone sua Central é composta de outros equipamentos: blocos de anotação (postit); canetas; grampeador; lista telefônica.

3. A Agenda Familiar é um arquivo (ou fichário) ao qual vamos acrescentando páginas e envelopes pláasticos conforme nossa necessidade e imaginação. Basicamente ela contém as seguintes subdivisões:
a) tarefas a fazer (uma agenda diária normal)
b) calendário familiar (um calendário mensal em que anotamos as atividades de cada fmiliar para fácil verificação)
c)informações sobre cada membro da família: telefone, horários, data aniversário,
d) central de recados
e) agenda de telefones pessoal e profissional
f) números de emergência
g) informações de saúde: procedimentos de primeiros socorros; telefones úteis e atendimento de emergência; informações médicas de cada familiar (nome e telefone do médico, alergias, etc...); planos de saúde
h) cardápio semanal que além do menu, deve conter uma lista de compras e um inventário do freezer e da dispensa, com um envelope plástico para guardar as receitas da semana.
i) envelopes plásticos para organizar manuais de funcionamento de aparelhos domésticos.

5) Reunir estas e todas as demais informações referentes à vida diária familiar e doméstica (que se complementa com o manual de limpeza) facilita e agiiza a vida de todos.

6) O ideal é também manter um quadro de avisos, mas nem sempre temos lugar para ele.

Espero que seja útil.

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