Google+ minha casa, meu mundo: Pantufas e alguns pensamentos

29 de março de 2010

Pantufas e alguns pensamentos

Que tal pantufas fofas para a Páscoa: AQUI





***
Este blog ficou abandonadinho no fim de semana. Mas não é descaso. Eu fui para a Ilha do Mel ver os trabalhos finais do projeto do Leo sobre os Pescadores de Tainha, o livro e o filme serão lançados em julho. Levei o computador, mas quem disse que tinha sinal... não consegui conexão de forma alguma.
***
Evidentemente o resultado do Júri dos Nardoni não traz felicidade a ninguém, como qualquer júri. Felicidade haveria se este júri não existisse e Isabella continuasse viva para comemorar seu aniversário em poucos dias.  Mas de qualquer forma, ainda que não a traga de volta, serve para apaziguar a dor da família e para informar a sociedade que as penas são severas, coibindo outros crimes da mesma natureza.
Acompanho este caso desde o começo. Porque fiz muitos Júris na vida e porque tenho duas filhas. Acompanhei da melhor forma possível a colheita das provas desde 2008 e segui atentamente os cinco dias de Júri, por isso digo com tranquilidade: o trabalho dos peritos e do Promotor de Justiça foi brilhante e irretocável.
Falo como mãe e cidadã, já que, por dever funcional não posso comentar qualquer decisão judicial, minha ou de outros colegas. Mas como cidadã posso afirmar com convicção: o que condenou o casal não foi o clamor popular, mas sim as provas técnicas produzidas.
Este clamor, esta pressão, é comum em cidades do interior, onde, em alguns casos, os Júris são acompanhados de perto pela população que lota os plenários e faz manifestações pela condenação.
A novidade neste caso é que o clamor ocorreu em uma grande cidade onde normalmente os crimes se diluem entre tantos outros de igual crueldade. Nas grandes cidades estamos tão amortecidos pela criminalidade que nem nos damos ao trabalho de ficar indignados.
A imprensa neste caso fez seu trabalho, tanto que antes do indiciamento do casal ela os tratava como vítimas e lhes deu espaço nesta condição (eles apareceram até no Fantástico).
No mais, os crimes contra vida são de tal gravidade que a Constituição determina que eles não sejam julgados por um Juiz togado, mas sim por cidadãos comuns que representam a sociedade e seus valores. O homicida tem o direito de ser julgado por seus pares, por pessoas comuns que não irão analisar as provas com o olhar técnico e frio de um Juiz. Então, aqueles sete jurados se pré-julgaram o caso apenas repetiram o sentimento de toda a sociedade, cumprindo o dever constitucional que lhes é imposto.
Mas não vejo desta forma, não acredito que a condenação é fruto de pré-julgamento, mas sim, resultado das provas apresentadas e da lógica, que sim é prova das mais importantes.
O Tribunal do Júri é uma caixinha de surpresas. Fiz muitos na minha vida e vi réus evidentemente culpados serem absolvidos e outros, quando seria impossível saber a verdade, serem condenados. O Juiz Togado nada pode fazer a respeito, a conclusão dos Jurados é soberana e pouco importa se concordamos com o resultado ou não, só nos cabe lavrar a sentença.
A sentença não traz a vítima para sua família, mas conforta o coração de quem sofre uma perda irreparável. É o máximo que se pode fazer nestes casos.
Que esta família possa recomeçar a vida.
***
Sobre o BBB:
A vingança é um prato que se come frio. Sem nenhum participante para torcer, já que o Dicesar foi eliminado no sábado, pulei de alegria ao ver a participante que mais odiei neste programa ser eliminada no último paredão, dois dias antes da final. A cara de espanto da Lia valeu toda a decepção que senti a cada paredão em que saiam aqueles por quem eu tocia. Me diverti porque vi aquela cobra ver a chance de disputar o prêmio escorrer entre seus dedos. Isto sim é morrer na praia, fez tanto, gritou, xingou, manipulou, mas o público a tirou no último paredão! Foi um castigo excelente!
Para mim agora pouco importa quem vença, porque nenhum dos 3 merece. Cadu porque é um bobo alegre, sem personalidade e manipulado por qualquer um; Dourado porque é um grosseirão ignorante; Fernanda porque é uma patricinha com cabeça de vento.
Destes, a melhorzinha é a Fernanda, que ao menos no final percebeu quem era Lia, Cadu e Dourado. E nos fez o imenso favor de tirar do programa a pior pessoa que já vi nestes 10 anos de BBB. E olha que desta porcaria eu entendo...
Beijos.

10 comentários:

  1. Oi Lu! Bom dia...
    Vc é uma mulher de opinião, respeito muito isso!
    Beijos!
    Rafa Hübner

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o resultado do julgamento pensei imediatamente em vc. Fiquei esperando pra ver que post vc faria e fiquei contente com o que vc escreveu pois pude entender um pouquinho de como seria um julgamento desse porte (tava tudo embaralhado na minha cabeça). Obrigado pelos esclarecimentos. Quanto a lia tambem fiquei feliz com a saida dela. O cobrinha. um Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lu
    Muito bom ler seus comentários...são opiniões de uma pessoa que sabe muito bem o que está dizendo!!!É bom de ler até os comentários sobre o BBB...eu também torci para a Lia sair desde o começo...demorou mas saiu!!!
    bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  4. Lu, estava louca para ver sua opinião sobre o último paredão do BBB10...também achei ótimo aquela Lia sair.....e já que não fiquei com opções para torcer vou optar pela Fernanda...rsrsrsr...pelo menos vou ter o prazer ou não de ver aqueles dois idiotas nadar,nadar e morrer na praia...rsrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lu,acho que a Lia saiu para no final dar credibilidade a um programa que foi explicitamente,ridicularmente infiel ao que se propõe,que mal comparando é igual a um juri popular.Se fez a "voz do povo" para a final ser "justa".
    E no BBB 10 fica a mensagem:todos temos o direito a uma segunda chance!argh
    Se já não via antes,agora então...
    De toda a realidade do seu post,onde queria estar mesmo é na Ilha do Mel e aproveitar para desejar boa sorte ao Leo,
    bj

    ResponderExcluir
  6. Lu, hoje concordo com vc em quase tudo!@ rs
    Espero que a família da Isabella consiga retomar a sua vida e que esse julgamente tenha acabdo realmente. Gostaria muito que não fosse possível recorrer da setença.

    E quanto ao BBB, poutz, juro que me lembrei de vc na hora. sabia que ia ficar contente pela saída da Lia TPM. Tb queria que o Dicesar tivesse ganho.
    Mas eu fiquei achando que eles anulariam a prova do lider, pq o cadu NÂO acertou o botão para parar o cronometro na prova do líder.
    Sinceramente nem sei se tenho curiosidade de ver algum outro. Porque esse ficou claro que há manipulação de resultado sim! Podem morrer dizendo q não q eu não acredito.

    Bjocas, linda!

    Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciane! Fez falta mesmo o seu blog no fim de semana! Já estou acostumada a entrar aqui pra dar uma espiadinha! Sobre os Nardoni, eu não consegui ter essa convicção nesse caso... que a perícia e o promotor forem ótimo eu concordo, mas o caso, propriamente dito, me deixou tão confusa... muito estranho pensar que as coisas aconteceram como aconteceram. Sei lá, mas também não vou ficar pensando muito!
    Ri muito do "e olha que desta porcaria eu entendo"! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Oie Lu!
    Quanto ao caso dos Nardoni... Uma amiga disse assim: "Eu queria tanto que eles fossem absolvidos, que no último instante aparecesse algo que os inocentasse, porque é muito difícil aceitar que um pai é capaz disso" É realmente uma pena. Eu acompanhei apenas o momento da sentença. Dói muito quando se fala neste caso, dos detalhes. Revoltante! Revolta também por não ser único. Agora paz pras duas famílias e principalmente pros filhinhos deles e pra mãe da menina. Que Deus os abençõe e proteja muito.

    BBB! Amei ao cubo a Lia sair!!!
    Eu queria que o Dicesar ganhasse, ele é muito bacana!

    ResponderExcluir
  9. Luciane eu adoro pantufas. Mas aqui faz tanto calor, mais tanto mesmo, que pantufas não aguento.
    Gosto do Cadu(BBB).

    ResponderExcluir
  10. Amiga me desiludi com este BBB, sinceramente sempre pensei na manipulação que havia através da edição, mas fico triste por ver as pessoas apoiarem certas atitudes,eu nem vejo mais, cansei.
    Gosto do Dicésar e ponto, podem me criticar.
    Adooooolooooooo.
    Joga púrpurina e ilumina meu bem.
    mas brigo com ninguém não, nem gasto dinehiro e tempo com isso, já me basta as contas que tenho por aqui,kkkk.
    te aodro
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis