Google+ minha casa, meu mundo: Do meu lixo cuido eu

5 de fevereiro de 2012

Do meu lixo cuido eu

Postado por Dani


O fim das sacolinhas plásticas gratuitas nos supermercados de São Paulo está rendendo. Só se fala nisso ultimamente. Há muita gente indignada porque a ação estaria beneficiando apenas o supermercado, que economiza ao cobrar pelas sacolas biodegradáveis. Mas confesso que adorei esta novidade. Que mal há em andar com sacolas de pano na bolsa? Aqui em Curitiba, há bastante tempo, o prefeito vetou o projeto de lei que obrigaria os supermercados a substituir as sacolas normais por biodegradáveis. A justificativa é de que o custo aumentaria e o benefício não seria lá grandes coisas, já que, ao contrário do que se pensa, essas sacolas só degradam em condições bem específicas. Mas a discussão não pode parar por aqui.

Estamos engatinhando no que diz respeito à sustentabilidade. O ponto principal é sermos responsáveis pelo lixo que produzimos. Sempre falo isso para as minhas crianças. Produziu o lixo? Agora vire-se para diminuir seu impacto no meio ambiente. Pouca gente se preocupa com isso. É preciso comprar com racionalidade e saber condicionar e destinar corretamente o lixo. Eu me irrito muito quando vejo pessoas que dão de ombros pro assunto. Não separam nada, misturam todas as classificações de lixo, amarram aquele saco com tudo misturado e, depois de se livrar do assunto, literalmente, lavam as mãos.

Eu acredito que cada um faz aquilo que pode. Mas como pode não fazer nada? Eu, por exemplo, não sei o que fazer com o lixo do banheiro, não consegui usar fraldas de pano nos meus filhos e não ando, de jeito nenhum, de bicicleta. Mas, em compensação, tenho uma composteira e reciclo meu lixo orgânico, destino os restos de comida para as galinhas do meu vizinho ou dos meus pais, separo (e lavo antes!) o lixo que vai para a reciclagem e recuso sacolas plásticas há anos. Para mim, isso é o básico. Alguém pode me explicar a razão do caixa da padaria colocar o saco de pão dentro de uma sacola plástica? É irritante.

Bem, esse assunto me fascina, mas não posso esquecer que este blog é de coisas fofas! Então, vamos lá. Com vocês, um desfile de latinhas lindas que deixaram de poluir os nossos lixões. Inspirem-se muito e reciclem sempre!



Esta imagem foi postada no meu mural do facebook, então não sei de onde foi tirada. 
Mas são latinhas de atum cobertas com papel de Scrapbook.



Este vasinho de lata de atum também é muito fácil de fazer. 




Achei essa idéia sensacional! A receita do patê está AQUI



Estas latas de cozinha e também este organizador de gavetas eu encontrei AQUI 





Eu me encantei por essas latas de sardinha. AQUI




Esta idéia eu encontrei AQUI


Um beijo enorme e até a próxima!



51 comentários:

  1. Muito legal e Inspirador. visite nosso site http://domeulixocuidoeu.wordpress.com/ e continue fazendo um belo blog como esse seu. Parebéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, que bom te ver por aqui! Mostre o blog para a Katia. Acho que ela vai gostar! Bjs.

      Excluir
  2. Oi Dani
    Super as idéias, eu tenho aproveitado as latinha de doritos(dipas) são ótimas, com a tampinha ou sem dá pra usar em 1001 ideias.
    quanto ao lixo o que me revolta - aqui onde moro- é que a gente separa, faz tudo "nos conformes", chega o rapaz da coleta e joga tudo junto no caminhão, é pra matar de desgosto, eu até lavo as caixinhas rsrsr
    Mas to torcendo pra que haja progresso por aqui!
    E viva as sacolinhas de tecido, que além lindas, não nos transformam em propagandas ambulantes =D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lyh. Muitas cidades não tem nenhum programa de coleta seletiva. Mas você está fazendo a sua parte Não desista! Beijos.

      Excluir
  3. Oi Dani,
    Também fico indignada com essas atitudes de misturar tudo num enorme sacão e deixar para o caminhão do lixo levar, triturar tudo, sendo que tanta coisa poderia ser aproveitada, gerando emprego e rendas a pessoas carentes e cooperativas. A educação de um povo a gente percebe pelo lixo que descarta, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tenho um casal de amigos que morou na Suíça e fiquei impressionada com o que me contaram sobre a forma de coleta de lá. Deu uma baita inveja e um desgosto por estarmos anos luz atrás... Bjs, Helena.

      Excluir
  4. oii, é também não vejo problema algum em andar com as sacolas de pano por ai, elas não são feia e ainda ajudam no meio ambiente!
    vamos e viemos ... tem gente andando por ai com bolsa de passeio muito pior do que as sacolinhas de pano :D
    rsrsrsrrss

    adorei esse vaso da segunda foto, achei super lindo!!

    beijos

    http://cinderelavaicasar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você viu que facinho de fazer? Também acho que tem uma ecobag mais linda que a outra. E acho cafonérrimo andar com uma sacola plástica na mão! KKKKKKKK. Bj,

      Excluir
  5. Esse pessoal de São Paulo tá com muita frescura com essa história das sacolas. Aqui em BH já foram proibidas há um tempo, e estamos fazendo um enorme serviço ao meio ambiente com isso. Conseguir a aprovação da lei em São Paulo também é uma grande vitória da sustentabilidade.

    Daqui a pouco as pessoas se acostumam e pronto. Sempre terão uma sacolinha no carro ou na bolsa (ou as sacolonas, pra compras maiores). E quando precisarem fazer uma comprinha mais urgente e estiverem sem sacola, ninguém vai ficar doído ao pagar 20 centavos.

    Aqui em casa, a gente tem comprado sacolinhas pra colocar no lixo, mas só quando necessário. Usamos essas sacolas de papel que algumas lojas de roupa usam pra colocar o lixo seco, e as de plástico para o banheiro e lixo orgânico. O sacolão aqui perto usa sacolas biodegradáveis e não cobra, então só precisamos comprar um pacotinho uma vez.

    Sério, dá pra se adaptar tranquilamente. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o povo brasileiro, no geral, é muito resistente com relação a essas pequenas mudanças de atitude. Tem que pegar no bolso mesmo, nem que sejam apenas 20 centavos. Bjs, Cela!

      Excluir
  6. Oi, Dani

    Adoro e sempre acompanho o blog. Adorei o tema e achei as idéias fantásticas para enfeitar minha casa! bjs

    Cíntia

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post, já estava mas que na hora de tomarem essa decisão,
    o meu ambiente agradeci.

    Tenha uma ótima semana!

    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que na hora! Já viu aquelas pessoas que vão à farmácia, compram uma aspirina e aceitam aquela mini sacola plástica que nem pra lixo de banheiro serve? Certeza que vai pro lixo! Por que não jogam direto na bolsa? Vamos ver se agora a coisa muda.... Bjs, Alessandra.

      Excluir
  8. Olá Dani, adorei todas as ideias, mas a primeira das latinhas que viraram porta velas de parede, é perfeito!
    Bjs e ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma graça? Acho que elas são presas em um varão de madeira. Adorei também e estou louca para tentar fazer. Bjs.

      Excluir
  9. Dani, também sou de Curitiba e temos uma amiga em comum, a Cristina. Adorei o teu post, e o título é daqueles que a gente pensa "porque nunca pensei nisso antes?'.
    Tuas ideias são ótimas. Já falei nisso em um post que se chama Micos Ecológicos, que está no meu blog.
    Mas o assunto, no momento, é que, aproveitando que estamos na mesma cidade, gostaria que vocês dessem uma olhada no projeto de arrecadação e recolocação de livros em pequenas bibliotecas livres em Curitiba e região metropolitana.
    Quem sabe vocês aderem, divulgam, participam.
    Boa semana,

    www.arteamiga.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, Jô? Qual Cris? Pode deixar que vou conferir o seu blog. Vamos conversando.... Bjs.

      Excluir
    2. Dani, a Cristina Saenz, casada com o Carlos Saenz...

      Excluir
  10. Oi Lu, adorei as latinhas de atum encapadas, super originais!!!Bj, Simone.

    ResponderExcluir
  11. Também faço a minha parte, na medida do possível. Muitas vezes tenho que me controlar para não virar a neurótica do lixo. Quando vejo uma caixa de nugets, sendo jogada no lixo comum na casa de alguém, faço um enorme sacrificio interno pra não pegar e levar pra minha lixeira de recicláveis. E viva as ecobags!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou igualzinha! A chata do lixo e a melhor amiga das minhocas (da minha composteira!). Mas eu nem ligo e interfiro mesmo no lixo dos outros... KKKKKKK. Caminho do Meio? Quem é você? Sou vizinha do Eduardo e muito amiga da Marcia e do Bruno! Bjs.

      Excluir
  12. Dani,

    na praia peguei algumas latas de biscoito e só encapei com contact bem colorido, ficaram uma graça. Adorei as idéias.
    bjs
    Giova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa idéia! Devem ficar lindas com papel de Scrap também! Bjs.

      Excluir
  13. Ameei seu cantinho, sabia? Já estou te seguindo....Me segue também, vai? http://baudaarteira.blogspot.com/
    Seja muito bem-vinda,tá?
    Amei as dicas de reciclagem....Valeu!!! Bjuss...

    ResponderExcluir
  14. Adorei as sugestões de reciclagem!!!
    Faz realmente com que o lixo se transforme em luxo em um de nossos cantinhos!!!
    Uma excelente semana para ti.


    http://crisdocesimplicidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Também já vi servirem risoto nessas latinhas... Bj.

      Excluir
  16. Concordo plenamente. Tbmnãopego sacolinhas há mto tempo, e fico indignada qdo me obrigam.
    Esse fim de semana mesmo fui à 25 de março e comprei uma cortina, que caberia perfeitamente na minha maxi bolsa, mas a caixa da loja não me deixou guardá-la diretamente lá. Disse que eu tinha sim que pegar a sacola, pois são normas de "segurança". Da loja. Absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já aconteceu comigo! Uma vez fui barrada num supermercado por estar carregando uma sacola de feira (vazia, atenção). Briguei, bati o pé e me deixaram entrar. Absurdo!!!

      Excluir
  17. Sou favor dessa consciência ecológica, só assim podemos viver em um planeta melhor(pelo menos mais limpo e habitável).
    Pena que as autoridades ainda dificulte os processos, poderia haver a coleta seletiva a todos e não somente a uma minoria. Mas vamos tentando.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As autoridades despejam a responsabilidade nos cidadãos. Não ligam a mínima para este caos do lixo! Mas façamos a nossa parte pensando em nossos filhos e netos... Bjs, Sheila.

      Excluir
  18. Sigo o Minha Casa há bastante tempo e gosto muito da idéias, dos posts, passo a passos, mas quanto as sacolinhas de plástico, fico me perguntando: E os plásticos que vem embalando feijão, arroz, frios, batatas, frutas, papel higiênicos tantas outras coisas que estão dentro do supermercado? Além de eu fazer compostagem, tenho um minhocário também, minhas sobras de comida, que são pouquíssimas (pois detesto desperdício com a fome que assola o mundo), faço como a outra leitora, minha diarista leva para as galinhas dela.....então não são apenas as sacolinhas as vilãs, são todas as outras embalagens plásticas que acondicionam praticamente tudo no comércio em geral............sinceramente, sem teoria da conspiração, acho que isso é coisa do governo, pois quando as fabriquetas de sacolinhas começaram eram de fundo de quintal e hoje são grnades fabricantes, por acho acho que tem o dedo do governo aí........sacolas de pano se deterioram muito rápido, pois a cada compras elas tem que ser lavadas para não contaminar a próxima compra com resíduos, portanto bactérias....e quando eu for fazer rancho do mês? devo levar umas dez sacolas de pano?.....rs....Acho que esse assunto ainda vai dar muito pano prá manga.......
    PS: Uso latinas de atum para fazer comedouros de passarinhos e espalho pelas arvores do jardim, pois como a Lú, também moro no mato...Bjos a todas vcs que escrevem o Minha Casa Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei a primeira foto!
    Pena que a minha cozinha é pequena e não dá para fazer!

    http://dicasdeingrid.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Dani!
    Adorei as tantas ideias com latinhas (a primeira especialmente)! Ando algumas com crochê nas últimas semanas! Se puder, dá uma passada pra ver o que acha: http://linhasimaginarias.blogspot.com/2012/01/mais-uma.html
    http://linhasimaginarias.blogspot.com/2012/01/listras-e-latas.html
    (Qto às sacolinhas plásticas, tb tenho evitado o seu consumo excessivo faz tempo, usando sacolas de pano e tal, mas alguns "probleminhas técnicos" ainda estão longe de ter uma solução, como os lixinhos de banheiro, pia etc. e mesmo o modo de carregar as compras quando elas são em grande quantidade ou envolvem frutas, legumes etc. junto com itens pesados.)Mas sempre vale a pena tentar, não é?!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    aqui em Belo horizonte desde o ano passada já não se usa sacolinhas tb, mas em contagem onde moro ainda fornecem a bendita. Pra vc ter ideia qd morava em BH meu puxa-saco estava lotado e coloquei a mão na consciência e comecei a diminuir, levava uma sacolinha mais forte que tinha em casa. Eu demorei um ano para esvaziar o puxa-saco, incrível mas é a realidade. O meu agora está lotado, mas o destino delas são os mesmos, servem de saco de lixo, as grandes para cozinha e as menores para o banheiro.
    Aqui tb teve mt gente contra mas com o tempo vc acaba se adaptando e até gostando pois vc pode ter cada sacolinha retornável do jeito q vc quiser. Até fazer uma a sua cara.
    As ideias das latinhas são fofas, eu queria fazer pena que não compro nada em lata.
    Otimo post,
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Oi Dani,

    Eu sou de São Paulo e já tem muitos anos que levo minhas sacolas retornáveis e caixas para as compras de supermercado. Porém, não posso deixar de registrar minha indignação com a prefeitura de São Paulo. Aqui, apenas alguns poucos bairros têm coleta seletiva (nem 10% da população da cidade tem a coleta seletiva em seu bairro), e onde há, a coleta é uma vez por semana (acho que em Curitiba são duas ou três vezes por semana). Antes de empurrar para a sociedade uma medida importante, mas de baixo impacto num lixão sem coleta seletiva, deveria sim implantar a coleta em todo o município. A coleta seletiva em todo o município terá um grande impacto na preservação do meio ambiente. Enquanto isso não acontece, ficamos sem as sacolinhas nos supermercados e sim, isso é perfeitamente possível.
    Um abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, sem falar que a pet do refrigerante ngn tira, a embalagem dos produtos de limpeza ngn teroca, as geladeiras desses mesmos supermercados que é aberta e portanto consomem mais energia mas é melhor p o consumo facil do cliente q nao pensa tanto p pegar do q ao ter q abrir a porta NGN mexe... nem obriga os supermercados usam a luz solar nos seus galpoes super fechados, nem reutilizam nada e nem participam da coleta seletiva - O extra teve essa iniciativa mas foi durante um mes e chega... entao, EU tenho q lembrar de andar com saco de pano na minha bolsa e entulhar o porta mala de caixa de papelao mas depois posso comprar sacos grandes de 60/100kg p por o lixo, claro pagando tudo se pode...por q devo ser EU a culpada pelo rio sujo cheio de cocô da cidade, de produtos quimicos das pequenas industras e lavanderias da cidade, da imundice que é dentro e fora desses "centros de reciclagem" da prefeitura e diferente principalmente desses supermercados tão conscientes, nao encho a CIDADE INTEIRA com os malditos papeis/verdadeiras revistas gigantes de ofertas em papel NADA biodegravel entupindo bueiros e sujando o meu quintal na minha CASA e enchendo a cidade de lixo ja q em muitos lugares nem a PMSP "consciente" nem passa p recolher o lixo...etc etc..

      So q eu nao lavo meu quintal com a mangueira de agua, não jogo lixo nas ruas (nem bituca quando eu fumava) nao imprimo a toa, tb uso a agua da chuva p regar minhas plantas, nao gasto água lavando lixo p reciclar ja q todos sao misturados e serao lavados novamente e muito menos fico juntando lata e latinhas que ficarao cheias de agua ate por q sp pelo - tem ainda o problema da dengue...
      Sinceramente nao sou a favor do ACORDO dos supermercados e da PMSP q EU q tenho q me virar p levar o q eu compro... se for pouco, a minha consciencia ja diz q posso carregar mas compra de mes, nao da p sacudir tudo numa caixa e despejar no porta mala do carro e muito menos eu pagar acho q com essa "consciencia" toda ecologica, 0,39 é dizer q o meio ambiente nao vale nem 1/4 do ar q respiro...
      Cada um tem responsabilidades, inclusive a PMSP e Supermercados...
      Fazem promessa pro santo e quem sobe a escadaria sou eu?
      Nos paulistanos , nao somos esse "povo que esta reclamando a toa", temos consciencia do q somos , do q temos q fazer e reclamar qdo eles se passam,

      tanto q nao virou lei...como muita gente acha...

      Excluir
  23. nossa reli, me desculpe a falta de virgulas e alguns erros de portugues,

    ResponderExcluir
  24. Eu ameiiii...vou tentar fazer igual, para vê se dá certo...rs

    Quando puder passe lá no meu blog vai ser prazer ter sua companhia!!

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. SACOLINHAS PLÁSTICAS:
    O que há por trás do banimento.
    As grandes redes de supermercados no Brasil estão na mão de TRÊS empresas: uma americana, uma européia e uma brasileira.
    Tanto na Europa como nos EUA a prática cultural é de “vender” as sacolas nas saídas-de-caixa e não
    de se “dar” as sacolas plásticas. No Brasil é o inverso, não se cobra pelas sacolas, independente
    do valor ou do volume da compra e até mesmo da quantidade de sacolas usadas. AQUI ESTÁ O MAIS IMPORTANTE! Na verdade o SUPERMERCADO não quer eliminar as sacolas para SALVAR o PLANETA, quer ganhar DINHEIRO com a venda delas, ou seja, o que é “CUSTO” passa a ser “RECEITA”, e com isso dar mais lucro para seus donos.
    Entendeu agora porque os outros produtos plásticos não sofrem o mesmo problema da sacola?
    Embora feitos de plástico e acabem no lixão do mesmo jeito que a sacola, eles dão um bom lucro
    quando vendidos.Para “fazer a cabeça” do povão os supermercados atacam em 3 frentes: GOVERNO - Incentivar ($$$) prefeitos, vereadores, governadores e deputados para que criem leis e decretos proibindo as sacolas e também ameaçando os estabelecimentos com a cassação de alvarás e multas, tudo
    isso no sentido de desencorajar o uso das sacolas plásticas; MIDIA - você acha que TVs e jornais irão contra seus grandes anunciantes? Eles reportam escancaradamente através de “merchandising”
    em prol de uma ou outra grande rede e atacam as sacolas culpando-as por todos os tipos de problemas: enchentes, poluição, sufocamentos, MODISMO ECOLÓGICO - aproveitando-se do momento VERDE, embute-se como “salvador do planeta” qualquer coisa que seja tida como ecologicamente correta, ainda que não seja verdade, e por outro lado, como vilão qualquer coisa que ouse ser de opinião contrária, que neste caso são as sacolas plásticas.
    Note que o supermercado NÃO CONDENA da mesma maneira as embalagens plásticas de
    bebidas, refrigerantes, produtos de limpeza, embalagens metálicas, latas, pilhas/baterias,
    absorventes higiênicos, fraldas descartáveis e etc., por causa do LUCRO que dão!!
    FIQUE ATENTO
    Os supermercados estão usando o meio-ambiente como desculpa para
    LUCRAR mais e quem vai pagar a conta somos nós.

    ResponderExcluir
  26. Oi Dani!!!

    Nessas férias, minha filha ganhou o direito de participar de um acampamento de férias em Florianópolis com o Grupo Escoteiro que ela participa. Fomos junto. Todo o lixo usado em 2 dias por 55 pessoas foi rigorosamente separado. Perto da hora de voltarmos, o lixo organico foi usado em compostagem na mata, com a ajuda das crianças. O lixo reciclável foi compactado e trazido de volta pra Curitiba para ser entregue em uma usina. Fiquei muito impressionada.

    bjos

    Aline

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post amadinha.

    ;0) beijinhos Binis

    ResponderExcluir
  28. Aqui na minha cidade tem uma associação de catadores, criada por uma pessoa ligada a igreja católica, patrocinada por italianos. Antes da associação as pessoas pediam esmolas nas ruas, inclusive uma família que pedia aqui em casa, agora não precisam mais. Poderia ser melhor se a população colaborasse, apesar de todo esforço em conscientizar passando de casa em casa, distribuindo panfletos a maioria não quer ter trabalho de separar e continuam jogando misturado. Gente, não é só o problema com meio ambiente é respeito tb por esses trabalhadores, sabe o que vc enfiar a mão num saco e sujar com fralda descartável imunda e cortar as mão com vidros quebrados, esse povo sofre muito.
    Depois neguinho fica reclamando da violência, alguns ainda pedem esmola, mas tem outros que roubam mesmo e até matam. Vamos ajudar as pessoas tb e todos agradecem até o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  29. Sabe, eu sou casada há 21 anos, um dia, vi o lixeiro abrindo os sacos para retirar o que lhe rendia algum dinheiro, então resolvi facilitar seu trabalho e passei a separar, isso uns com uns 3 meses de casada, e faço até hoje, mas na minha cidade não tem coleta separada, e fico muito frustada quando vejo meu rico lixinho separado ser misturado e remoido no caminhão, mas eu vou continuar separando, faço a minha parte.

    ResponderExcluir
  30. TE SIGO MUITO TEMPO E ADORO A ALEGRIA DE SUAS POSTAGENS E É COM ESTA ALEGRIA QUE VIM TE VISITAR PARA IR ATÉ O MEU CANTINHO ADORARIA TE VER POR LÁ BJSSSSSSSS TENHA UMA ALEGRE SEMANA,BJSSSS

    ResponderExcluir
  31. Oi amei sei blog. As fotos da latinha de atum, que eu tb publiquei em meu blog, são do Klifi és levendula.
    O link é esse aqui: http://kiflieslevendula.blogspot.com/2011/11/hangulatvilagitas-konzervdobozokbol.html

    Bjs e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  32. Eu gosto muito de reaproveitar materiais também... minhas latinhas de atum sempre viram alfineteiros, mas adorei a idéia de pendurá-las com velinha dentro! Obrigada pelas dicas!

    Beijos,

    Flávia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis