Google+ minha casa, meu mundo: Dicas simples para uma mesa linda

25 de maio de 2012

Dicas simples para uma mesa linda

Postado por Dani

Tem coisa mais gostosa do que comer em uma mesa lindamente posta? Aqui em casa tenho um problemão porque não há um espaço só meu para trabalhar. A mesa grande da sala é meu ateliê, escritório do marido, mesa de arte das crianças e, claro, o local das refeições. Nas semanas mais corridas de trabalho, ocupo dois terços da mesa e simplesmente me recuso a empilhar tudo - todos aqueles papéizinhos cuidadosamente recortados, as tesouras, os carimbos, as fitas, cola, dupla-face... -  para almoçarmos, por exemplo. Se fizer isso, não me acho mais. Daí comemos como se estivéssemos sentados em um balcão de bar. Um ao lado do outro. Mas essa não é a regra. Aliás, fico de mal humor quando isso acontece. O que gosto é de uma mesa linda. Não precisa ser chique, mas precisa ser linda. Quando recebo alguém, por exemplo, capricho mesmo. Arrumo tudo de forma bem simples, mas o convidado precisa se sentir especial. Já dei um exemplo AQUI. Eu posso ter pão com manteiga para servir, mas a mesa vai estar bem arrumada. Querem umas dicas?


Ganhei este jogo de chá da minha avó e acho que, com uma louça dessas, tudo fica mais gostoso. Neste dia, fiz um creme de chocolate gelado (receita da Nigella, minha melhor amiga!) e servi nas xícaras pequenas de cafezinho.


Neste caso, achei que combinava servir a manteiga, o creme de ricota e a geléia em suas embalagens originais. Mas coloquei tudo numa cestinha rústica para ficar charmoso. Nem sempre combina. Na dúvida, uso potinhos pequenos de louça. Sucos, água e refrigerante imploram por jarras!



Daí que um dia você prepara um almoço de domingo para a família e sente falta de louça para servir os aperitivos. Vi esta idéia em algum lugar e amei! E eu não tenho uma super balança de cozinha. Se tivesse aquelas antigas ficaria ainda mais lindo.



Esta mesa eu arrumei para o Dia das Mães, enquanto o marido encarava o fogão. As mesas de madeira podem, e devem, ser deixadas à mostra. Aqui, o trilho de crochê feito pela bisa reinou. No centro da mesa, enchi taças com arroz selvagem que deram apoio a fotos minhas e do meu marido quando crianças. As nossas mães adoraram. Nos corações de porcelana, taças com arroz e alecrim do meu quintal.



Achei tão bacana servir os pães nestes bowls de poá. Fuja das bandejas de isopor das padarias. Pode ser mortadela, mas que seja numa travessa decente.

E na hora de uma festa? Bem, domingo foi um dia bem puxado para mim. Pela manhã, tivemos um brunch da avó querida do meu marido. À noite, comemoração do aniversário da minha mãe amada. As duas mereciam uma mesa bem bonita:





Eu adoro crochê! Tem a maior carinha de vó e nesta mesa ele não poderia faltar. As garrafas são de café solúvel. Ganharam barbante, renda, gravetos que eu catei na rua e uma folhagem delicada.








As toalhas de base, da minha sogra, são rendadas. Comprei tecido de algodão para fazer os trilhos. Torço o nariz para o TNT. Há tecidos lindos por menos de R$ 5 o metro.
Tanto este bolo, quanto o da minha mãe, foram feitos pela minha prima Amanda Lopes, aqui de Curitiba. Ela está começando agora no ramo, mas os bolos são deliciosos. Dou o telefone dela para quem quiser.






 Bom, o aniversário da minha mãe foi só para a família. O que não significa pouca gente. Só de primos, tinham 22! Eu não sabia muito bem o que iria inventar até comprar o tecido. A estampa escolhida me lembrou as embalagens de jóias da Tiffany. Não que eu tenha alguma. Só acho lindas (as jóias e as embalagens).



Então, estava definido. A minha mãe ganharia uma mesa Tiffany & Co. Chiquérrimo, não?




Lembrei de um livrinho que eu tenho sobre os vitrais Tiffany (a arte não é a mesma, mas a família, sim) e usei para orientar os mais desavisados. Aliás, desejo mais um lustre Tiffany do que uma jóia. Acho lindo!


Usei e abusei das jóias e bijoux disponíveis.




Aqui, as garrafas de suco de uva viraram vaso. A fita de cetim preta e o porta-guardanapos fizeram a transformação.






 Caixinhas de jóias de veludo preto também foram parar na mesa.


E esta aí. Com tudo o que a gente tinha em casa. 




 E você, como gosta de receber? Tem alguma dica bacana para dividir conosco?

Um beijo enorme e até a próxima!






















28 comentários:

  1. Que lindas tuas ideias, és delicada e criativa! Adorei! Parabéns! Abç

    ResponderExcluir
  2. Cada mesa mais bonita que a outra, acredito que isso sim, é uma forma de carinho. Parabéns! Aproveitando vc saberia me indicar um hotel bom em Curitiba, quero passar o feriado de Corpus Crist.

    Ótimo fim de semana pra vc e bjos

    Gláucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gláucia! Olha, os melhores são o Four Points by Sharaton e o Radisson, na minha opinião. Ambos ficam na Sete de Setembro. Mas acredito que o preço seja um pouco salgado... Um opção mais econômica e bem bacana é o Quality. Fica numa rua charmosinha e sem saída no Bairro Batel, que é bem legal. Bj.

      Excluir
  3. nossa, simplesmente amei, casa uma mais linda que a outra, vc tá de parabéns. chiquerrimo.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Nossa suas mesas estão lindas, parabéns!! preciso me dedicar mais a arrumar a mesa, aqui em casa tenho o mesmo problema, a minha mesa serva pra tudo, trabalho, estudo, etc, então às vezes comemos, sentado no sofá da sala, tipo americano. Fazer o que né?
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  5. Depois de tantas ideias, acho que não é preciso dizer mais nada além de PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE usada para transformar cada mesa!
    Tenha um fim de semana surpreendente!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as ideias...Simples e com efeito maravilhoso, parabéns!!!
    Bom fim de semana
    bjOO

    Tereza

    ResponderExcluir
  7. Mesas lindas, parabéns.... mas a melhor parte foi onde vc diz que "Nigella" é a sua melhor amiga, eu morri de rir, pois ela é a minha melhor amiga também....rs, a d o r o aquela mulher e tudo que ela ensina.

    Beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu post...quantas mesas lindas,e realmente com aquela louça que ganhou da sua avó,
    a mesa já fica linda.
    Dei umas voltinhas pelo seu blog e adorei,estou te seguindo.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua idéia e as mesas ficarma maravilhosa parabéns você é muito criativa beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Dani! é um prazer acompanhar seu blog, tem dicas e coisas fofíssimas.
    Eu trabalho com lembrancinhas de tecido personalizadas e gosto de tudo que envolva a decoração das festas.
    Nunca tinha feito nada muito elaborado até que me arrisquei no dia das mães.
    Peguei umas dicas suas de como arrumar talheres e etc...
    Ficou simples e todos curtiram.
    Valeu!
    Tem as fotos aqui http://atelierpequeno.blogspot.com.br/2012/05/festinha-do-dia-das-maes.html Bjssssssssssssss
    Nayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, Nayara! Deixei meu comentário lá. Ficou muito fofo! Bj

      Excluir
  11. Ola Dani, amei todas as mesas, agora a parte que vc falou que compra tecido por menos de 5 reais??? ONDE????????? quero comprar...bjs Obrigada pelo lindo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran! Esses das mesas de festa são tricoline de algodão e paguei R$ 15 o metro. Mas já comprei tergal xadrez por menos de R$ 5. Aqui em Curitiba, gosto de comprar nas malharias do bairro Boqueirão. Entrei na Internet para ver como está o preço e achei por R$ 3,80 o metro neste site: http://www.casapinto.com.br/tecidos.asp. Também há outra opção. Usar panos de prato como jogo americano. Você dispões os panos de comprido, para caírem nas laterais da mesa. Fica bem bacana! Olhe o resultado aqui: http://www.julianaescorel.com.br/2010/04/27/pano-de-prato-jogo-americano/. Bj.

      Excluir
  12. Oi Dani, adorei tuas idéias, vc é muito criativa, mas eu babei mesmo foi pelos talheres de servir com bulinhos e xícaras miniaturas, eu PRECISO deles, vc pode me dizer onde comprou?
    bjs
    Edir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei de uma amiga! Mas pode deixar que vou perguntar e já te respondo... Bj

      Excluir
    2. Oi Edir. São da Quadrifoglio. Uma coisa mais linda do que a outra! Veja este link: http://www.quadrifoglio.com.br/produtos/detalhe.asp?id=25934

      Excluir
  13. Dani , amei este post , aliais todos são muitos legal ..bjs

    Jubi

    ResponderExcluir
  14. Ain, AMEI todas as decoração.
    Achei CHIQUÉRRIMO o niver da sua Mamys, morri de invejinha. rs
    Eu tenho umas garrafas guardadas e ainda estava pensando que destino dar à elas, depois dessas suas dicas maravilhosas, eu já sei o que vou fazer.
    Muito obrigada!!
    Bjks...Aninha

    ResponderExcluir
  15. Olá Dani , me chamo Márcia e moro no RJ , acabei de por acaso conhecer teu BLOG , amei viu ?? já me inscrevi p/ receber as atualizações !! Rs ! Parabéns !!
    Tamb . amo fazer uma produção p/ Receber Bem e surpreender meus amigos !! Rs ! gostei muito das MESAS !!!
    Agora me desculpe a curiosidade , aonde comprou o prato de bolo ( 87 ) eu me encantei !! Rs !! um charme este vasado grande ,nunca tinha visto !! rs !!
    Abs,
    Márcia

    ResponderExcluir
  16. Olá Dani! Achei tudo lindo. E inusitado. Impressionante a sua criatividade, meus parabéns e às aniversariantes!
    Bjs,
    Lécia

    ResponderExcluir
  17. Que mesas maravilhosas! As senhoras parabeneadas devem estar muito felizes.
    Faz toda a diferença receber com personalidade e estilo.
    Muitos Parabéns pela criatividade e pela dádiva e entrega á família.
    Bjs
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
  18. Nossa, tudo lindo!
    Até suspirei!
    É ótimo começar a semana vendo coisas lindas como essas mesas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Dani, quanta coisa linda !! Como que um simples detalhe faz a diferença né. Às vezes não nos damos conta de como é fácil. Basta ter criatividade, carinho e muito amor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Muuuuito bacana esse post, cheinho de ótimas sugestões!!... bjsss...

    ResponderExcluir
  21. Dani amiga, as suas arrumações estão cada dia mais Lindas e elegantes!!

    ResponderExcluir
  22. Eu adorei tudo você tem muito bom gosto. Continue com essa energia toda.
    Paz e saúde.
    Beijos

    Marcia

    ResponderExcluir
  23. Eu adorei tudo você tem muito bom gosto. Continue com essa energia toda.
    Paz e saúde.
    Beijos

    Marcia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis