Google+ minha casa, meu mundo: Receitinhas especiais com cream cheese

15 de junho de 2012

Receitinhas especiais com cream cheese

Postado por Dani

Gente, há quanto tempo não passo por aqui! Que vergonha! E tenho que confessar que o meu feriado foi tão bom, mas tão bom que esqueci de postar! Mas quem é de Curitiba vai me entender agora. Enfrentamos dias de dilúvio. Só chovia. Muito. E fez um frio horroroso. Então o que eu mais fiz foi comer e ficar esparramada no sofá com a família. Aliás, é só pra isso que o inverno serve, certo? Pois bem. Então vou aproveitar e contar como eu faço dois doces que levam cream cheese e que são de comer de joelhos. Há tempos que tenho fotos deles lá no Facebook e sempre tem alguém que me pede a receita, mas acabo esquecendo. Não mais:

A primeira receita é uma adaptação de uma invenção da Nigella, que, como já contei aqui, é a minha melhor amiga. Uma cheesecake que não precisa ir ao forno. A minha parte foi acrescentar doce de leite ao que já era bom!



Cheesecake de Doce de Leite
Ingredientes:
125g de biscoito maisena
75g de manteiga sem sal amolecida
300g de cream cheese
60g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de suco de limão
250ml de creme de leite fresco
1 pode de doce de leite

Bata os biscoitos no processador até que esfarelem. Junte a manteiga e bata novamente até que a massa fique compacta.
Pressione essa mistura no fundo de uma forma redonda com fundo removível de 20cm de diâmetro. Aperte bem os lados para que eles fiquem um pouco mais altos que o fundo.
Bata o cream cheese com o açúcar, a essência de baunilha e o limão. Acrescente o doce de leite, mexendo delicadamente para que a massa não fique muito mole.
Espalhe a cobertura sobre a base de biscoitos e alise com uma espátula. Deixe na geladeira de um dia para o outro.
Na hora de servir, desenforme e enfeite como quiser.

Dica: se a sua forma não for daquelas pequenas, dobre a receita da cobertura. Eu, pelo menos, gosto quando esse doce fica bem alto.

***

A segunda receita é do Cupcake Tiramissu da Carole Crema - outra cozinheira de mão cheia que vale conhecer. Bom demais, até para quem torce o nariz para esses bolinhos que viraram febre por aqui.




Massa de chocolate com café:
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 1/4 de xícara de açúcar
3 ovos
1 colher (chá) de café instantâneo
1 1/4 de xícara de chocolate em pó peneirado
1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte os ovos e bata. Adicione o café e bata mais um pouco. Alterne os ingredientes secos e o leite e bata em velocidade baixa. Acrescente o fermento apenas no final e bata até misturar.
Distribua a massa nas forminhas de papel (apenas 3/4 da capacidade). Asse em forno médio (180 graus) preaquecido por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada. Retire da forma de alumínio e deixe esfriar sobre uma grade.

Cobertura de chocolate branco:
225g de chocolate branco em pedaços
200g de cream cheese
4 colheres (sopa) de licor de cacau

Derreta o chocolate branco em banho-maria e reserve. Na batedeira, bata o cream cheese até ficar fofo e levemente aerado. Adicione o chocolate branco e o licor de cacau e bata um pouco mais.

Montagem:
Disponha uma colher de sopa do creme sobre cada cupcake e polvilhe raspas de chocolate.
Rende 16 cupcakes.



Antes que me condenem, vou logo dizendo que, sim, amo nega maluca e bolo de fubá. Mas uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. E acredito que tudo o que é bom precisa ser globalizado.

Um final de semana cheio de delícias à mesa e até a próxima!


4 comentários:

  1. Eu te entendo bem...Que frio fez esses dias!
    Essas receitinhas são de dar aguá na boca, acho até que vou me arriscar no final de semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que receitinhas mais gostosas hein?! ai, ai... Bjokas e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Engordei um quilo, só de ver..rsrsrs, ótimas receitas e deliciosas!
    Amei
    Paty

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis