Google+ minha casa, meu mundo: Sim, crianças merecem música boa

1 de junho de 2012

Sim, crianças merecem música boa

Postado por Dani

Esses dias o meu filho caçula chegou em casa com uma tarefa para os pais. Tínhamos que responder a um questionário que tinha dos dados pessoais da criança (nome, nome dos pais, endereço) a preferências (comida, brinquedo, música). A tarefa daria o ponta-pé inicial a uma série de atividades em sala, sobre a linha da vida dos pequenos. Aos poucos a professora foi dando forma ao mural da escola, recheado de fotos que a galerinha foi levando. Uma delícia de ver. Mas o curioso foi analisar a preferência musical das crianças. Está esperando por cantigas de roda? Desista.

Na hora que perguntei para ele qual a sua música favorita, eu, na verdade, já sabia o que viria: She Loves You (The Beatles), Yellow Submarine (The Beatles) e "aquela da bateria, mãe" (Wishlist, do Pearl Jam). Sim, meu garoto é do rock. Duas semanas depois, eles tiveram que levar a música favorita para mostrar aos amigos. Então o André chegou em casa e pediu para eu ligar o "contutador" para ele me mostrar a música dos colegas. Ouvimos, então, Someone like you (Adele), We will rock you (Queen), Polícia (Titãs), entre outras. Detalhe: eles têm 3 anos! Morri de rir e, claro, fiquei pensando sobre a influência que temos na escolha musical de nossos filhos. É responsabilidade demais!

Quando engravidei da Sofia, um dos primeiros itens do enxoval foram os cd's Arca de Noé 1 e 2, do Vinícius de Moraes. Na época, não sabia que existia música atual inteligente para crianças e só pensava em ouvir O Pato ou Menininha com a filhota ao invés do Música para Baixinhos do 1 ao 99. E eram esses Cd's que ouvia no carro, ainda grávida. Depois que ela nasceu, seus banhos eram ao som de Beatles e Elvis naquela versão caixinha de música para bebês. Uma delícia. E foi assim, oscilando entre Aquarela, O Ar e rock para recem-nascidos até ela entrar na escola e eu descobrir que, sim, havia outras opções. Existiam outros compositores fazendo música muito boa para crianças. Descobri a Palavra Cantada e me apaixonei. Inclusive tenho a Pomar como uma das minhas preferidas. Adoro aqueles instrumentos todos e me emociono cada vez que escuto. E a primeira vez que ouvi O Rato, pensei: esta é o Faroeste Caboclo da galerinha. É enorme, mas eles decoram com a maior facilidade.



A Sandra e o Paulo, da Palavra Cantada, fizeram parte das brincadeiras da Sofia por muito tempo. Ela  gostava de brincar de show, de fingir que ela era a Sandra e o meu pai, que tinha um cavaquinho, era o Paulo. A família inteira aprendeu a cantar as músicas, de tanto que ela gostava. E, o melhor: como as músicas sempre foram muito boas, era um prazer curti-las com ela. As crianças aqui de casa também gostam muito da Adriana Partimpim (versão infantil da Adriana Calcanhoto) e do Pato Fu, que fez um trabalho bem bacana voltado para a criançada. Outra opção fantástica que temos é o Arnaldo Antunes com o projeto Pequeno Cidadão.



Então assistir a um DVD de show das crianças ou ouvir um CD infantil no carro nunca foi chato por aqui. E também nunca deixei de ouvir as minhas músicas - como puderam perceber na seleção do André. Gosto de escolher uma banda e ficar no Youtube mostrando a discografia e minhas preferências a eles. O resultado é muito bacana! Eles prestam a maior atenção, opinam e, quando gostam, pedem para ouvir umas vinte vezes seguidas. O André, ás vezes, me pede para colocar "a música do where", que é Last Kiss, do Pearl Jam, e a canta inteirinha. E esses dias a Sofia lavava a bicicleta lá fora e cantava: "Peny Lane is in my ears and in my eyes", para o alívio e o orgulho da mamãe aqui.

E vocês, o que ouvem com seus filhos?

Beijo e até a próxima!









22 comentários:

  1. Lindo post, Dani! Minha resposta pra você está toda aqui:
    http://arteamiga.wordpress.com/2011/04/28/a-trilha-sonora-de-cada-um/
    Bom fim de semana cinza em Curitiba...

    ResponderExcluir
  2. E a Turma do Cocoricó, foi o primeiro que o meu pequeno cantarolava.
    Meus filhos e sobrinhos gostam do Carimbador Maluco, do Raul Seixas e a velha turma do Balão Mágico.
    Adorei o tópico. Música se aprende na barriga da mãe. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Olha, Dani, não sei se entendi bem, mas pareceu que você disse que A arca de Noé 1 e 2 não é música inteligente pra crianças, é isso mesmo???? Porque se for, me parece uma baita injustiça... Vinicius, Toquinho, Raul e todos os nossos gênios da música não podem ser diminuidos e nem comparados à Xuxa só porque você descobriu um outro estilo de música feito "pra criança". Eu, desde muito cedo ouvi música popular brasileira que não era especificamente "pra criança" e acho que foi muito bom, aprend a valorizar outras coisas boas como Beatles e Queen e Adele, etc. Mas caiu muito mal a comparação que você fez, tipo cuspindo no prato que comeu... Que pena...
    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, você não entendeu bem! Corri comprar Arca de Noé 1 e 2 quando gr ávida justamente porque queria ouvir música inteligente com a Sofi e não queria que ela ouvisse Xuxa. A minha surpresa foi que descobri que se fazia música boa hoje em dia também e que não precisava ouvir somente as músicas da minha época! Vou correndo reler e deixar isso muito claro! Bj.

      Excluir
    2. Ufa, que alívio saber que você pensa assim...
      Abraços,
      Alessandra

      Excluir
  4. Oi, meninas!
    Tô fazendo sorteio de Dia dos Namorados no Andrea Guim Blog!
    Passa lá.
    Adoraria ter sua participação!!
    http://andreaarteira.blogspot.com
    Beijins e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Dani, Como é bom ver que isso também é preocupação de outras mães e pais. Aqui em casa sempre cuidamos para ter diversidade de estilos musicais, do clássico ao rock para que os pequenos saibam que eistem sim outros sons além dos que "bombam" nos dias de hoje, o meu filho mais velho, Pedro, até aparece cantarolando "ai, ai, ai assim você mata o papai", certamente por ouvir de outros colegas, mas em seguida tá pedindo pra ouvir os Beatles. Me deixa mais tranquila, pq por mais que exista a realidade dessas músicas de hoje, eles tem opção e as conhecem! E ai, bem como você disse, entra a nossa responsabilidade em ter esse cuidado.
    Um abraço e ótimo final de semana!
    Erica

    ResponderExcluir
  6. Dani, ainda não tenho filhos, mas o CD Três Pontes do Trio Amaranto (3 irmãs de MG que não cantam para crianças, mas que fizeram esse CD que eu adoro) faz o maior sucesso com a criançada que vem aqui em casa. Procurei no youtube uma das músicas que eu gosto pra vc conhecer: http://www.youtube.com/watch?v=KyGMzUmbXZA
    Bjos e bom fim de semana.
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S. vale a pena ouvir a "manhã de sol" também. É uma alegria pra qualquer manhã... Ai como adoro o youtube!! rs

      Excluir
    2. Uma graça, Mariana! Adorei! Valeu pela dica! Bjs.

      Excluir
  7. Dani adorei o Post... aqui em casa por incrível que pareça, minha pequena Manú de 1a3m ouve
    Frank Sinatra!!! Influência do pai ("lógico"), que dança com ela todas as músicas....

    ResponderExcluir
  8. ah!!!!, como eu queria que as famílias dos meus alunos pensassem assim...
    mas na minha sala de aula está uma pobreza musical, só musicas sem letras, sem aprendizagem, ou melhor, barulho e agressividade.
    beijos ale

    ResponderExcluir
  9. Adorei. Tenho 2 filhos, um rapaz de 35 e uma mocinha de 31, rsrs. Foram criados ouvindo Arca de Noé, Balão Mágico, Chico Buarque, Milton e muito rock bom. Meu filho toca violão e de vez em quando nos reunimos para cantar, foram ninados com muito Beatles também e muita MPB e hoje sinto orgulho do gosto musical deles. Que bom se todas as crianças de hoje fossem criadas com música boa e não esses "sucessos" passageiros. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. que tudo essa postagem,eu amo Palavra Cantada e música boa faz bem a alma e ao coração
    valeu pelas dicas
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu nome é Daniella e vi que vc gosta muito de artesanato, então vim divulgar minha lojinha no elo7;
    www.elo7.com.br/coresepanos .

    Se puder fazer uma visitinha eu agradeço. :D
    Obrigada.

    Att.

    ResponderExcluir
  12. Amei, Daniiiii! Me identifiquei total! Inclusive a seleção do teu filhote é bem parecida com a do meu filho, de 6 anos. Outro dia a profe me pediu pra conversar com ele pq ele tava atrapalhando a aula, pq terminou a tarefa cedo e ficou cantando "we will rock you" e acabou atrapalhando os colegas... Bjo, e viva a resistência! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Passando pra fazer uma visitinha e deixar um grande beijo.

    Gabs Pires

    ResponderExcluir
  14. Dani, seguimos a mesma linha por aqui, mas outro dia, ouvimos nosso bebê cantando "ai se eu te pego" do Michel Teló...e gelamos...não dá para evitar a música chiclete. Como vc faz?

    ResponderExcluir
  15. Dani, sou totalmente democrática com música, todas tem vAlor, só par divertir, ou simbolizar algo importante para alguém. Outro dia, Manuela cantou trechos de "amor de hecho" do Luiz miguel, de quem sou muito fã, e achei fofo! Ela dançou comigo na sala ao som de evanescence, no rock in rio, e quando a Ary Lee se despediu ela gritou:tchau Xuxa!! E ri muito!!

    ResponderExcluir
  16. Na escola o bale toca musicas infantis clássicas e ela adora! E os coleguinhas cantam: eu quero tchau eu quero tcha, e ela canta também. Não vejo problema nisso, não da pra virar policia do que ela canta ou escuta. Rs. E ela adora aí se eu te pego desde a primeira vez que ouviu...ela canta na banheira: aí, se eu e pego, sabonete, se eu te pego...procurando o sabonete que mergulhou na água...rs

    ResponderExcluir
  17. É o mesmo processo pelo qual passamos com nossos pais. Escutávamos o que eles gostavam, e fomos além, escolhemos ouvir outras musicas e completamos nosso repertório musical. Por isso eu gosto tanto do Ney Matogrosso, por minha mãe, mas ela não gostava de Elis,e. Eu adoro! Rs. E Pearl jam não estava na set list dela! E eu sou louca pelo Pearl jam! Se minha filha gostar de Luís miguel um pouquinho do tanto que eu amo, meu marido vI ter que ouvir muito Luís miguel ainda...tadinho, ele odeia!!!! Ahahahhahahh

    ResponderExcluir
  18. Amei seu post sobre musica ...tenho um menino de 1 qno e 4 meses e me preocupo muito com as musicas q ele ouve...mas graças a Deus existem esses grupos muito bons que fazem musica boa...que permite que a crianças comsiga ser criança nos dias de hj...beijos...vou bisbilhotar um pouco mais....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis