Páginas

11 de outubro de 2011

Central de Planejamento Familiar



Lembro direitinho quando fui na casa da Lu e ela me mostrou o blog que tinha começado a fazer na noite anterior. Adorei, e como conheço os dotes da minha amiga sabia que viraria o que virou.

Naquela ocasião ela me convidou pra escrevermos juntas. Não sei bem, mas acho que por causa da correria do nosso dia a dia, acabamos nunca concretizando essa ideia.
Agora, exatamente 3 anos depois, ela voltou a fazer o convite, que veio no momento em que tenho mudado o rumo da minha vida. Sabe aquela estória do pós-40? Resolvi aceitar.

Porém, entrar num blog que já tem um número bem considerável de leitoras, assusta, e por isso, pra eu conseguir a proeza de escrever aqui, não posso imaginar todas vocês. Assim, vou sair escrevendo como faço quando escrevo pras coitadas das minhas amigas...

E quem me conhece sabe, que é bem assim que eu faço: eu saio escrevendo, na verdade, eu faço tudo assim, eu saio falando, eu saio comendo, eu saio andando e pra completar, eu saio sendo mãe de um menino de 11 e de uma menina de 8.

Eu sou daquelas mães que passa o tempo todo tentando organizar a casa, a rotina das crianças e a agenda... eu disse tentando!


Essa semana me dei uma tarefa: refazer o caderno da "central e planejamento familiar" ou, no meu caso, o caderno da cozinha.

A Lu, nos primeiros posts do blog, explicou bem o que era e como fazer a “central de planejamento” e o fichário. Resumindo, ele é dividido em partes e a primeira delas é a agenda de telefone, que separei da seguinte forma:
- telefones de emergência, polícia, ambulância, pediatra, dos moradores da casa e avós;
- telefone dos familiares e dos amigos mais próximos;
- telefone dos outros médicos;
- dos restaurantes e os úteis “disks”
- dos serviços como jardineiro, faxineira, pintor...
- telefones referentes à rotina do meu filho como escola, natação e amigos
- telefones referentes à rotina da minha filha.

Essa primeira parte do fichário, pode parecer grande, mas são poucas páginas. Detalhe, eu coloco as folhas dentro de plásticos pra proteger.

Na segunda parte, eu coloquei informações referentes à saúde, como número da carteirinha e telefone do convênio, medicamentos e é aqui que anoto as prescrições quando as crianças estão doentes, pois sempre perco as receitas. Assim, ninguém corre o risco de errar a dosagem.

Nas outras divisões, tem a lista do supermercado e uma parte só pra anotar informações como os números de protocolos de reclamações ou solicitações.

Pra fazer essa primeira parte do fichário, dessa vez inovei. Usei um programa que me ajudou a fazer com mais organização e informações, digitei todos os telefones e depois selecionei como queria que fossem impressos, dá até pra colocar fotinho. É o Personal Organizer 6.0 (quando eu li o nome me lembrou das organizações tabajaras mas juro que não é). 
Ele é grátis pra testar por 15 vezes, por isso é bom ter todos os telefones à mão.  Pra mim foi o suficiente, eu só queria mesmo preencher e imprimir. Aproveitei e imprimi o calendário também.  Ficou 10!



No fichário ideal, tem também a rotina das ajudantes. Aqui em casa não funcionou, pois a minha está comigo a 11 anos e não gostou quando eu quis mudar as coisas, Mas sei de amigas que conseguiram.

Outra coisa legal que tenho no fichário é o significado dos símbolos das etiquetas de roupas (pra usar na hora de lavar roupa), no site do Ipem de São Paulo está tudo bem explicado http://www.ipem.sp.gov.br/3emp/textil.asp?vpro=simbolo.

Meninas, é isso... espero que esse post ajude vocês na correria do dia a dia. Quero trazer pro blog dicas que façam nossas vidas mais fáceis e alegres!!!!!!

Beijos!!!!




Pitaco da Lu: este é o primeiro post da Giova e espero que vocês tenham gostado! Eu adorei, já baixei meu Personal Organizer 6.0 (que nominho viu!) e estou refazendo minhas agendas! Organização não é apenas mania de quem tem TOC, mas a salvação de quem tem atividades demais e tempo de menos!
Beijos,
Lu.


13 comentários:

  1. Dorei! Sorte para vocês. Beijos. Como vcs. tb. estou correndo bbzinho de 3 meses me chamando. Fui.

    ResponderExcluir
  2. Amei,continue assim...
    Já estou indo fazer o meu.
    bj
    Clarissa

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenham gostado! E teremos mais e mais dicas de como sobreviver ao nosso dia a dia!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Giova, o post é muito bacana e útil!! Parabéns e boa sorte nessa nova etapa do blog!!
    Como vcs, eu "vivo" tentando colocar ordem na casa, no trabalho, na rotina dos filhos, mas sempre invento mais alguma coisa pra fazer..uma parede pra pintar, lembrancinhas pra fazer....
    Atenciosamente,
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Adorei as dicas, acho q todo mundo lembrou na hora das organizações Tabajara... ri muito!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amei a ideia, ainda mais agora que estou quase louca com as minhas atividades, do filho e do marido...sobra tudo p mim...E o pior é que coloco bilhetinhos na geladeira, mas a correria é tanta que nem vejo...kkkkkk.....Mas eu gostaria de ver fotos do fichario...bjos

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas Giova! Já vi que veio pra arrebentar mesmo!!! hehehe
    Ainda não tenho filhos, mas a dica da agenda é ótima...já vou aplicar em casa ;)
    Eu sempre quis traduzir os símbolos das etiquetas das roupas, mas nunca encontrei....tô indo pro site já....
    Obrigada e seja bem vinda :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Meninas, fiquei suuuper feliz que vocês gostaram. Vou tentar trazer sempre pro blog aquelas dicas que passo e recebo das minhas amigas.
    Gracy, vou tirar uma fotinho e mostrar no próximo post, ok?
    bjs Giovanna

    ResponderExcluir
  9. Oi, Giova!
    Nossa, estou animadíssima com a proposta de arrumar a casa e a vida!
    Eu a-m-o organização! Infelizmente a correria me engole e minhas boas intenções vão pro beleléu sempre. Mas eu persisto! rsrs
    Vou agorinha imprimir a tradução daqueles símbolos que até hoje não faziam sentido na minha vida e pendurar na porta do armário da lavanderia! Porque nem pensar que vou decorar isso...hehehe
    Obrigada e seja muito bem-vinda!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Seja bem vinda Giova...
    Organização o nosso dia a dia é tudo de bom.
    Adorei as dicas, parabéns!!!
    Estarei sempre por aqui para não perder nadinha.
    Parabéns pra vc também Lu pela escolha das parceiras e das novidades aqui no blog.
    Bjs
    LelÊ

    ResponderExcluir
  11. Fá, tem símbolos que parecem que fazem pra gente não entender mesmo, por isso é sempre bom ter a colinha por perto,né?! Obrigada pela recepção!!! Bjs Giova

    ResponderExcluir
  12. LELÊ que bom que gostou.Vou sempre buscar dicas úteis, que também me ajudam nessa tentativa de ter e manter as coisas em ordem e o dia a dia menos estressante. Bjs Giova

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!