Google+ minha casa, meu mundo: Como Pendurar Quadros?

16 de julho de 2014

Como Pendurar Quadros?


Eu faço parte de um grupo de decoração no Facebook, o FaceDecoração, e vejo que uma das grandes dificuldades de todos é saber pendurar quadros nas paredes.
Eu particularmente não gosto de paredes nuas. Falta graça, falta charme, falta tudo em uma parede sem quadros.
Ah, mas eu não tenho quadros bonitos para pendurar... E daí? Solte a imaginação, valem gravuras, recortes de revistas, fotografias, objetos. Basta ter bom gosto para misturar e seguir algumas regrinhas.Tudo que sua imaginação mandar vale. Desde que haja HARMONIA. 
E como saber se há a tal da harmonia? Treinando o olhar (procure fotos, o Pinterest é uma excelente ferramenta) e seguindo algumas regrinhas.
 Vamos lá?

1. Proporção:

A primeira regra é proporção. Um quadro pequeno, solitário, em uma grande parede, fica desproporcional e, consequentemente, feio, desagradável. O mesmo vale para um quadro grande demais para o ambiente. 
O tamanho do quadro (ou da composição de quadros) deve ser proporcional ao ambiente e aos móveis.
Por exemplo, um quadro grande sobre um sofá não pode ultrapassar a largura deste e deve ser centralizado com o móvel.

 Aqui apenas um quadro grande, de tamanho proporcional ao do sofá.


Aqui uma linda composição, com diferentes elementos de decoração, mas ainda proporcional ao tamanho do sofá.

As mesmas regras de proporção e alinhamento valem para cabeceiras de cama, buffets ou mesas de jantar. A regra geral é alinhar o quadro (ou composição) com o móvel de maior destaque naquele ambiente.

Aqui um exemplo de erro. Tudo na sala é lindo e harmonioso, mas os quadros estão altos demais e são muito pequenos para o ambiente:



2. Eixo Mediano e Altura:

Como regra geral o quadro (ou composição) deve ficar centralizada a 1,60 m do chão. Porque esta seria a linha dos olhos de uma pessoa de estatura média (ao menos no Brasil).
Então você deve traçar uma linha imaginária que divida seu quadro ao meio. O centro dele deve estar a 1,60m do chão. Como nesta ilustração.


Quando estamos tratando de uma composição, a linha de 1,60m deve guiar a disposição de todos os quadros, como nesta ilustração:


Existe uma regrinha que diz que os quadros devem ficar 25 cm acima do encosto do sofá. Eu, particularmente não acho necessário, mas é uma questão de gosto. Veja nesta composição, há quadros, inclusive, atrás do sofá:


O real problema está em quadros ALTOS demais. Que realmente ficam feios. Portanto, acho que a regra é os quadros devem ficar com a distância máxima de 25 cm.


3. Organizar:

A regra básica é organizar as obras conforme sua importância. Se você tem uma obra de arte valiosa, normalmente ela deverá ser o centro das atenções. Mas regras existem para serem quebradas não é mesmo? Já fui em uma casa onde o quadro mais valioso (e realmente valioso) estava no lavabo... 

Quando temos um quadro grande a colocação é mais simples e basta seguir as regras gerais anteriores.
Mas quando temos vários quadros pequenos (ou outros objetos) vira um quebra cabeça, mas que tem algumas regras.
Existem vários esquemas como estes na internet, basta encontrar o que mais lhe agrada e se adapta às suas necessidades. Deixo aqui alguns exemplos:





Mas como saber qual a melhor composição?
Eu distribuo os quadros no chão e vou fazendo modificações até que a composição me agrade.
Mas existe outro método bem mais prático. Faça um molde de cada quadro com papel e coloque na parede até achar a composição que mais lhe agrade. Assim:


5. Molduras:
Outra dúvida muito comum é quanto à moldura a escolher.
Mais uma vez, tudo é questão de gosto... mas se você estiver com dúvidas, leve a obra a um bom moldureiro e peça a opinião dele, além de experimentar várias opções.

Eu gosto de misturar molduras, clássicas, rebuscadas, minimalistas. Acho que dá mais charme ainda.

Por fim, eu separei algumas imagens de composições que acho especialmente inspiradoras.
A regra é simples: solte a imaginação e não tenha medo de errar! 





















Espero que tenham gostado e que seja útil!
Beijos 
Lu


15 comentários:

  1. Adorei as dicas. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas e muito úteis.
    Bjos, Mari.

    http://www.studioartecasa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá menina,
    Acho lindo uma casa cheia de quadros, aqui reduzi bastante, mas sonho com uma parede cheia de quadros e portas retratos.
    Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Muitos quadros me dão uma certa agonia, rs. Principalmente esses que ficam muito eprto do sofác, parece que se vc recostar vai bater e derrubar na sua cabeça. Acho que uma profusão de quadros funciona melhor pra quem tem a sala grande e/ou pé direito da sala bem alto. Pra casa pequena, uns 6 - 8 quadros entre medianos e pequenos fica mais confortável ao olhar.

    http://baudabijou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem, adorei todas as decorações e principalmente as dicas de altura dos quadros.
    Obrigada por isso.
    Beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas! Me apaixonei por quadros rsrs .

    ResponderExcluir
  7. uma decoração sem quadros, não è completa.
    adorei as dicas

    http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/
    http://fifiacrocheta.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  8. Me gustan TODAS las combinaciones.Me ha encantado tu post, tienes cosas muy interesantes,ha sido un regalo. Te invito a visitar el mio, esta semana nos iluminamos con el espíritu navideño espero que te guste. Ah! Si no eres seguidora deseo que te hagas, gracias por visitarme.Te espero en elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog,gostei de o conhecer é daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog.
    Minhas saudações.
    António Batalha.
    Peregrino E Servo

    ResponderExcluir
  10. اذا كنت من متوسطي راس المال وترغب في بداء حياتك الاستثمارية فتتميز ماسترتك بتقديمها ارخص اسعار ماكينات تعبئة وتغليف البهارات حيث انه تقوم الماكينة بتعبئة التوابل والبهارات ومختلف انواع البودر الاخري فتعتبر مشروع متكامل في التعبئة والتغليف، كما تقدم ماسترتك ضمان صيانة دورية علي الماكينة.

    ResponderExcluir
  11. Tenho 48 anos, sou do Brasil, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do meu fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, de acordo com meu peso corporal. Isso compreendia seis cápsulas de Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas de Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Este nível de suplementação de Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção do estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos contínuos. Onze meses após o início da suplementação de Salvestrol Mas todos inválidos, então continuo procurando uma cura à base de ervas on-line, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. seu remédio herbal para o câncer beber por duas semanas para curar eu paguei a ele pelo parto então recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fiquei curado até agora estou livre do câncer, vou aconselhá-lo a entrar em contato Dr Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número do WhatsApp... +2348149277967. Se você sofre das doenças listadas abaixo, câncer, HIV/Aids, vírus do herpes, hepatite, doença crônica. Lúpus, Fibromialgia.

    ResponderExcluir
  12. Estaba tan devastado cuando conocí a un oficial de préstamos, el Sr. Pedro, que trabaja con algunos inversores de renombre del Reino Unido que me otorgan un préstamo de 92,000.00 para expandir mi negocio con un ROI del 3%, estoy muy agradecido porque ahora soy un negocio. mujer con 5 empleadores trabajando conmigo en mi negocio y estoy pagando mensualmente durante 4 años para terminar.
    Diré que sí al Sr. Pedro, un oficial de préstamos que ofrece todo tipo de préstamos a residentes del Reino Unido y también a extranjeros.
    envíe un correo electrónico al Sr. Pedro a pedroloanss@gmail.com para cualquier asistencia financiera y obtendrá ayuda.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis