Google+ minha casa, meu mundo: Manual de Limpeza

15 de outubro de 2008

Manual de Limpeza



Recebi alguns e-mails perguntando acerca do "manual" que cito no post Organização Doméstica e que serve de orientação para a limpeza e organização da minha casa.
Não adianta eu simplesmente copiar meu manual aqui (mesmo porque é enorme!), pois cada casa é uma casa, com hábitos, rotina e necessidades próprias.
Mas vou tentar dar um norte.

1. O tal "Manual" nada mais é do que uma agenda que eu mesma imprimi e encadernei.

2. Ele contém todos os dias da semana, por quatro semanas. Então quando cumpre-se todas as tarefas do último dia da quarta semana, voltamos ao início, como se fosse uma agenda permanente.

3. Cada folha traz um dia da semana e lista todas as tarefas que devem ser cumpridas e a forma como devem ser cumpridas, considerando que eu moro em uma casa relativamente grande e conto com duas ajudantes.

4. As tarefas diárias (arrumar camas, tirar lixo, cozinhar, lavar louça, etc...) são divididas entre as ajudantes conforme suas aptidões (ex: quem cozinha não lava roupas).
As tarefas mais pesadas devem ser cumpridas por ambas, conforme o cronograma.
Exemplo: toda quarta-feira, além das tarefas comuns,é dia de passar aspirador e tirar o pó. A cada quinze dias é dia de limpar os vidros e lavar o carpet.

As tarefas quinzenais eu especifico na quarta-feira da semana que devem ser cumpridas.
1a quarta-feira: tarefas diárias, passar aspirador, tirar pó, lavar carpet.
2a quarta-feira: tarefas diárias, passar aspirador, tirar pó, limpar vidros.
3a quarta-feira: tarefas diárias, passar aspirador, tirar pó, lavar carpet.
4a quarta-feira: tarefas diárias, passar aspirador, tirar pó, limpar vidros.
E assim em todos os dias da semana.



Existem tarefas que, aqui em casa, são feitas uma vez ao mês, como encerar o chão, limpar armários, limpar paredes etc... são as tarefas extraordinárias. Estas eu listo na segunda-feira, pois devem ser cumpridas ao longo da semana, aos poucos.

5. É importante ensinar COMO executar cada tarefa, para que você não tenha surpresas desagradáveis depois. E também para evitar responder as mesmas perguntas todos os dias.
Após listar todas as tarefas do dia, cada página contém o item "observações" que ensina como executar cada uma delas. Ex: "esfregar ralo da cozinha com escovinha e desinfetante. Não passar sapóleo na pia de inox (risca)."

6. A idéia é simples, o demorado é organizar as tarefas de nossa casa. Eu demorei alguns meses elaborando e adequando a distribuição das tarefas ao longo dos dias.
Mas vale a pena! Não é tempo perdido! Você não imagina a tranquilidade que é sair de casa cedo com a certeza de que tudo estará do jeito que você quer ao voltar!



7. Para começar, anote todas as tarefas de sua casa, observe o dia a dia da limpeza, pense como pode melhorar, como pode ficar mais fácil e eficiente. Converse com suas ajudantes e com os demais familiares.
Depois sente e, com paciência, escreva e monte sua agenda. Observe o andamento das tarefas e mude o que não estiver dando certo.

8. Junto com o Manual tenho também um cardápio semanal e uma lista de compras, o que evita desperdício de comida, mas isso é assunto para outro post.

9. Não desanime se não funcionar no começo, demora até as pessoas aceitarem uma nova forma de fazer uma velha tarefa. Mas com paciência e conversa tudo se ajeita.

6 comentários:

  1. Lu querida!!!
    Seu blog está cada dia mais lindo... e sempre com informações interessantes e idéias novas!!!
    Sua cara!!!!
    Parabéns pela dedicação!!!
    Te adoro!!!
    Thany

    ResponderExcluir
  2. Lu, adorei este post , vou aguardar o post do cardápio rsrsrs. bjos !

    ResponderExcluir
  3. Desculpe a demora na resposta, esta semana foi meio pesada!
    Thany, você é um amor!!! Amiga querida e aluna aplicada (hehehehe)!! Já comprou a máquina?
    Keli, logo, logo sai o post do cardápio!
    Beijos
    Obrigada pelo carinho
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Acompanho seu blog faz tempo, e sou completamente fã das suas 'artes' e adoro seus desabafos!
    Ontem criei um bloguinho, e tomei a liberdade de indicar seu blog para esse post de organização. Se vc se incomodar, posso retirar prontamente. Só coloquei pq adoro seu blog e queria dividir esse achado com alguém que porventura venha visitar o meu.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Lú, onde encontro o tal manual? Obrigada, Simone.

    ResponderExcluir
  6. Lu, vc pode me dizer qual o detergente clorado que vc usa? procurei por aqui e não encontrei.
    Bjos e obrigadíssimo pelas dicas preciosas.

    Ju

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis