Google+ minha casa, meu mundo: Apliquée - Dúvidas

27 de junho de 2009

Apliquée - Dúvidas

Todos os dias recebo alguma mensagem pedindo dicas sobre a técnica do apliquée ou patchcolagem, por conta do tutorial que fiz. E tento responder na medida do possível. Mas acho melhor fazer um apanhado geral, já que algumas dúvidas são bem comuns.

1. Eu uso apenas o papel Heat Bond Lite, importado. Já testei outras marcas, nacionais ou não, e nunca me acertei com nenhuma. Aliás tem algumas que simplesmente NÃO colam!!!  Se alguém descobrir outra marca tão boa quanto e mais barata, favor avisar.
2. Este papel é, infelizmente, caro. Aqui em Curitiba custa em média R$ 16,00 o metro. Por isso digo no tutorial para economizar qualquer pedacinho! Os menores retalhos eu guardo em um vidro para depois fazer pequenos detalhes.
3. Eu não sei onde encontrar o papel termocolante na internet. Sempre comprei em lojas de patch aqui de Curitiba e é relativamente fácil de encontrar. Por isso, não tenho como dar dicas de endereços. Acho que em São Paulo, na 25 de março deve ser fácil de achar, em algum daqueles enormes armarinhos. Mas é apenas um palpite.
4. Este papel deixa o tecido menos duro do que os similares nacionais, o que facilita o caseado.
5. O Heat Bond Lite não deixa o tecido desfiar. Dá para lavar depois com tranquilidade. Mas é sempre prudente casear, porque as bordinhas podem ir levantando com o tempo.
6. Para transferir a cola do papel para o tecido, acompanhem com atenção o tutorial, não tem erro. Cuidado com a temperatura do ferro! Cada ferro é de um jeito, então tem que fazer alguns testes. Muito quente, queima o papel e não transfere a cola. Muito frio, não transfere. Mas o ferro é quente, bem quente. Feitos alguns testes, logo sabemos o tempo. E NUNCA use o ferro com vapor, é SECO, sempre seco!
7. Depois de passar o ferro, levante uma pontinha do papel e veja se o tecido está brilhante. Se estiver, ok, a cola foi transferida. Se não estiver, passe um pouco mais.
8. Papel termocolante não é o mesmo que entretela ou contact.
9. Depois de colar eu sempre faço um caseado, para evitar que desfie. E dá para lavar sem problemas. Eu só não sei se peças de muito uso, como panos de prato, aguentam... nunca experimentei.

** só para lembrar: eu não recebo nada (nem muito obrigada, hehehe) pelas indicações de produtos que faço, apenas recomendo considerando a minha própria experiência e neste caso já testei de tudo!

Beijos e bom trabalho!

P.S. Hoje, aí em baixo, também postei um tutorial de faixa para cabelo, com flores de organza. Dá uma olhada!

28 comentários:

  1. Olá, encontrei seu blog por acaso, virei fã tá?!
    Obrigada pelas dicas, quero tentar fazer a patchcolagem por aqui. Comprei meu papel pela internet no Bazar Horizonte, sempre costumo comprar linhas para minha mãe lá, não é o mais barato mas é confiável. Obrigada e abç, Vivian

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, td bem? Adoro seu blog e venho aqui todos os dias... dos termocolantes nacionais gosto muito do avbond que compro no Fernando Maluhy/SP, e é vendido no site
    (www.ateliervirtualbrasil.com.br)... sempre que acho alguma dica interessante nos blogs q visito menciono no meu tbém... espero que vc não se incomode... sempre coloco os créditos... bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu! Sigo seu site ha muito tempo e recebo seus emails pra acompanhar o blog e amo tudo que vc escreve!! Sou sua fã! Estou abrindo uma loja virtual que venderá produtos para quem faz PATCHWORK e SCRAPBOOK, e, o Heat Bond Lite também será vendido no site.
    Estamos realizando os últimos ajustes no site e inauguraremos no dia 6 de julho para todos que amam como nós o artesanato! Se me permite informar (não sei se posso....depois me avise!!!), nosso site será: www.artepapelepano.com.br
    Qualquer dúvida enviem email para: fernanda@artepapelepano.com.br
    Ainda não consegui finalizar meu blog....mas amo Patchwork e Scrapbook e sempre aprendo um pouco com eles! Assim que finalizar meu blog mando pra vcs!
    Beijos Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciane, sempre que posso dou uma olhadilha em seus trabalhos, são lindos demais !!! Eu moro em Mafra, pertinho de vc e gostaria de saber quais as lojas em curitiba que vendem esse papel termocolante.
    Muito obrigada !!! Bjus

    ResponderExcluir
  5. TÂnia,
    eu compro na Infantex, na Barão do Rio do Rio Branco, bem no centro. Lá tem o papel e tecidos lindos a um preço maravilhoso!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADA POR DEUS TER COLOCADO VC EM NOSSAS VIDAS,ESTA PESSOA LINDA E ESPECIAL.QUE TDO NOS ENSINA.BJS.MUITA LUZ E PAZ.

    ResponderExcluir
  7. Tânia esta rua Barão do rio ranco fica no Rio de Janeiro?Bjs.Elisia Barros

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua dica de patchcolagem.O seu blog é muito interessante e inteligente.Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga
    Encontrei seu blog através do site Sonho Lilás e amei tudo que vi. Parabéns!!!!!
    Suas explicações são bem feitas.
    Bjssssssssssssss
    Sonia
    Faça=me uma visita www.fotolog.terra.com.br/jasa

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez..... sem ser repetitiva... Amei esse Blogo. Parabéns!

    Cris

    ResponderExcluir
  11. Oi, adorei suas dicas. Mas, tenho ainda outras - gostaria de saber como fazer uso de pedraria ao redor de aplicação na camiseta, apos colada, tenho que casear para depois em cima bordar com pedras, ou só bordar nos contornos, ja serve como casear. Tenho medo de desfiar ou soltar, será que fica grosso casear e depois bordar por cima?
    Aguardo contato. Bjos e até.

    ResponderExcluir
  12. Daniela Regina Alvesdomingo, novembro 08, 2009

    Ola,adorei seu blog.Parabens!!
    Gostaria de saber como faço bigode de gato na patchcolagem...tambem graminha,risco d embaixo da borboleta....
    Obrigada
    Bjs
    Daniela-campinas sp

    ResponderExcluir
  13. Olá adorei suas dicas vc está de parabéns!Obrigada!
    Será que vc pode me dar mais dicas sou inisiante por exemplo: onde comprar o material inteiro em um lugar mais em conta moro em sp mais precisamente na vila mariana estou com o orçamento familiar estourado e achei um jeito muito legal de presentear meus familiares sem mais obrigada.
    Espero resposta.

    ResponderExcluir
  14. Olá adorei suas dicas vc está de parabéns!Obrigada!
    Será que vc pode me dar mais dicas sou inisiante por exemplo: onde comprar o material inteiro em um lugar mais em conta moro em sp mais precisamente na vila mariana estou com o orçamento familiar estourado e achei um jeito muito legal de presentear meus familiares sem mais obrigada.
    Espero resposta.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela conquista. Que Deus a abençoe e que vc ganhe mais e mais concursos. bjs. Shirley Tiago

    ResponderExcluir
  16. obrigada pelas dicas gotaria de estar em cotat...trocar ideias adelia garcia

    ResponderExcluir
  17. Olá Lu, esquece o e-mail que te mandei, já vi a resposta , disculpa por não ter passado aqui antes, houvesse economizado tempo para ambas, agora com o nome do papel quase com certeza eu consigo comprar, se não achar em Valencia que é onde vivo, possivélmente encontre em Madrid.
    Adoro as dicas que vc nos passa, pq com a tua ajuda tudo fica mais fácil. Se em algum momento precisas de algo da Espanha é só dar um toque.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Faço aplicações em camisetas p/ minhas crianças 'com caseado' e ja foram pra máquina de lavar umas 10 vezes e nunca soltou. Agora guardanapo eu ja tb não sei.

    ResponderExcluir
  19. Oĺáa,

    Meu nome é Joelma tenho 28 anos e adoro ver, olhar e desejo um dia fazer estes artesanatos, principalmente os seu que são lindo de morrer! rs...
    adorei seus tutoriais e vou me arriscar pela primeira vez a fazer um patc só usando suas dicas, espero conseguir!
    a única coisa q faço é ponto cruz (só os Xizinhos...rs) minha tia quem me ensinou...bom,PARABÉNS vc tem mãos de fadas de vdd!

    beijosss!! :)

    ResponderExcluir
  20. oi,tenho uma duvida! comecei a fazer patchcolagem agora. to amando mas quando lavei depois de pronto o aplique ficou enrrugadinho,fiquei muito triste e desmanchei ele todo.vc pode me dizer porque enrrugou? o que devo fazer para que o proximo saia perfeito? to te seguindo visite meu blog,
    http://artesdaleh.blogspot.com/vou adorar,quero tambem dizer que vou voltar mais vezez! bjsss!!!

    ResponderExcluir
  21. Adorei seu blog.
    Amei tudo que você ensinou , beijos Nair São Paulo

    ResponderExcluir
  22. bom eu comprei um tempo atras uma blusinha basica com patcholagem e amei e onde eu ia me perguntavam
    onde foi q eu comprei quem fez tudo isso amaram minha blusinha entao pensei q por todos gostarem e quererem sabem onde comprei
    resolvi aprender afazer para vender e ter um agrana extra
    muito obg pelas dicas
    sao muito boas pra quem quer começar

    bjoooo

    ResponderExcluir
  23. Bom dia. Encontrei o seu blog através do blog dulce-arteonline.blogspot.com.br e já estou te seguindo. Eu não sabia como fazer aplicações e agora, através de tuas dicas já faço maravilhas kkkk. bjos e Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. Encontrei o seu blog através do blog dulce-arteonline.blogspot.com.br e já estou te seguindo. Eu não sabia como fazer aplicações e agora, através de tuas dicas já faço maravilhas kkkk. bjos e Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  25. Olá. Estou frustrada com o papel termocolante. Depois de lavado ele fica todo enrugado. Existe alguma coisa a ser feito para que isso não aconteça? Me ajude, por favor.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis