Google+ minha casa, meu mundo: Tutorial Apliquée ou Patchcolagem

14 de outubro de 2008

Tutorial Apliquée ou Patchcolagem



Das perguntas dos grupos de discussão do Flickr, vejo que muitas meninas têm dúvidas ao fazer apliquée ou patchcolagem (denominação que eu não conhecia até pouco tempo atrás), então fiz este tutorial, que espero esteja bem simples.
Existem várias técnicas para o apliquée, vou ensinar a que usa papel cola ou termocolante, porque mais simples e rápida, além de um resultado uniforme, garantindo bom acabamento mesmo para quem está iniciando.

Material:
1. Risco ou molde (aqui no blog tem vários).
2. Tecidos variados.
3. Ferro de passar.
4. Tesoura para papel e outra para tecido.
5. Agulha e fio para fazer o caseado.
6. Papel termocolante ou papel cola.

Preparação:
1. Tecidos:
Sempre guarde seus retalhinhos, eles são muito úteis quando se faz apliquée (para os detalhes pequenos).
Como o papel cola ou termocolante precisa do calor do ferro para transferir a cola para o tecido, este precisa agüentar este calor. Então uso apenas tecidos de algodão ou linho para esta técnica. Os tecidos mais delicados podem ser usados para outras técnicas de apliquée que usam apenas agulha e linha.
Todos os tecidos devem ser deixados de molho antes do uso (para tirar a goma, para eventualmente encolher e soltar a tinta). Ao comprar, acostume-se a deixar em um balde com água (sem sabão) durante a noite, torça e estenda para secar. Passe e estará pronto para usar sem surpresas desagradáveis.
2. Papel cola ou termocolante:
Papel cola não é a mesma coisa que entretela. Vejo muito esta confusão sendo feita, mas são coisas bem diferentes. O papel cola, com a ação do ferro quente, deixa apenas a cola no tecido, permitindo que este seja colado em outro tecido.
A entretela, por sua vez, permanece colada no tecido que será aplicado no trabalho. Ou seja, seu trabalho terá três camadas: tecido base, entretela, aplicação. Por isso a entretela não serve para o apliquée porque compromete o resultado final, deixando-o grosseiro.
Use sempre papel cola. Existem várias marcas nacionais e importadas. Eu faço apliquée há muitos anos e já testei quase tudo o que existe no mercado e uso apenas o Heat Bond Lite, importado (como em tudo neste blog, não ganho nada pela indicação).
O papel importado é mais caro, mas todos os papéis nacionais que já testei ou são complicados de usar ou simplesmente não colam! De uma forma ou de outra não valem a aparente “economia”.

Passo a Passo:

1. O papel cola tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca.
Como o papel cola é caro, tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho, depois você usa para pequenos detalhes como olhos.



2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido. Não esqueça: face brilhante sobre o avesso!! Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.



3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante).
Existem papéis cola que precisam de ferro a vapor ou ferro morno, pergunte antes ao fornecedor. Este que indiquei é para usar com ferro bem quente e seco (se tiver vapor a cola não passa totalmente para o tecido).
Cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.

4.Uma vez colado, recorte o motivo na linha do risco.



5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.



6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou.
Este desenho é muito simples, mas existem moldes complicadíssimos e cheios de pequenas partes. É preciso ter paciência e cuidado ao sobrepor cada uma delas.



7. Cole as várias partes que compõe o molde com o ferro bem quente, até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.
Dê leves “pancadinhas” com o ferro, não esfregue como se estivesse passando roupa, para não correr o risco das partes se moverem (uma vez coladas, não tem como consertar os erros).



8. Uma vez colados os tecidos, faça o caseado por toda a volta. Ele serve para que o tecido não desfie e também é muito decorativo.
Para fazer o caseado, eu uso meada Anchor ou DMC, com 2 fios.






** Respondi algumas dúvidas comuns, aqui

113 comentários:

  1. Menina...parece que vc adivinhou!!!Comprei sexta passada esse papel termocolante e a vendedora até explicou como fazer...mas eu estava com dúvidas...agora com seu PAP vou fazer com mais segurança!!!Obrigada!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal,
    pegue alguns riscos aqui no blog e mãos à obra.
    Qualquer dúvida, é só perguntar
    beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Olha...parabéns pelo seu blog..muito organizado cheio de
    riscos (amei esta parte) e o
    seu PAP muito claro...estou aprendendo por conta...aki em Maringá...até tem cursos mas no momento minha filhinha ainda esta pequena e não tenho com quem deixar para fazer os cursos por isso fico navegando na net atrás de dicas e as tuas foram ótimas...
    Deus te abençõe!!! obrigada pela ajuda!!! bjs, com carinho Juliana

    ResponderExcluir
  4. Juliana,
    Obrigada pelos elogios! Fico tão feliz...
    qualquer dúvida, pergunte mesmo, se eu puder ajudar vou ter o maior prazer!!!
    Fique a vontade e volte sempre
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciane
    Cheguei até seu blog por indicação da Nazir. Adorei as suas instruções sobre pathcolagem. Eu comecei a fazer sózinha e usei a termolina leitosa (cola para tecidos)para fazer as colagens, mas ela endurece um pouco o tecido.
    O termocolante é mesmo o correto.
    Obrigada
    Beijos
    Regina
    http://artes-e-linhs-da-regina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Regina,
    quis visitar seu blog, mas não consegui acessar.
    Escreva o endereço novamente para podermos conversar.
    Beijocas
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciane
    O nome do meu blog correto é: http://artes-e-linhas-da-regina.blogspot.com
    Beijo
    Regina

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo tutorial! Você disse que existem outras técnicas de aplique que são sem cola. Que técnicas são essas? Grata!

    ResponderExcluir
  10. Chris,
    A mais conhecida técnica de apliquée sem cola é o chamado "na ponta da agulha, onde você recorta a figura que quer aplicar com uma margem de tecido pequena e vai virando esta margem para dentro, enquanto costura a figura com pontos invísveis.
    O acabamento (para quem tem prática) é perfeito e o trabalho fica maravilhoso.
    Mas é difícil e demorada. Eu já fiz algumas coisas com esta´técnica, mas logo desisti.
    Existem outras técnicas menos conhecidas, como aquela em que a figura é recortada no topo do trabalho e fazemos uma aplicação de tecido pelo avesso, é muito usado no patch tradicional havaiano.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  11. Lu, obrigada mais uma vez pela aula:-) Eu faço apliques nas camisetas dos meus filhos com o AVBond, mas estava querendo mudar para algo que não deixasse o aplique duro. Ainda não tentei o Heat Bond Lite, mas vou tentar. Abraços, Chris
    (www.flickr.com/photos/ospacheconeves/)

    ResponderExcluir
  12. Olá Luciane amei seu blog, e as explicações sao faceis de compreender. Comecei a 2 meses a fazer patchcolagem, e estou testando materiais, comprei o papel termocolante, segui o passo a passo, mas qdo vou casear a mão, percebo que o tecido ainda desfia um pouco nas pontas,q nao fica tao bem colado como pensei, eu tenho receio que depois de lavado o aplique comece a descolar, comprei o avbond e nao estou me sentindo confiante. É assim mesmo ou qdo lava a cola melhora? como vc eh muito mais experiente! muito obrigada.
    Bjs
    Cláudia Azeredo (bordados.ecores@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Comigo aconteceu a mesma coisa que aconteceu com a Cláudia, o papel não colou direito e fica desfiando. Qual a temperatura ideial do ferro? O meu tem números de 1 a 6. Obrigada. Beijos. Andréa

    ResponderExcluir
  14. o avbond cola muito bem, fiz aplicações sem nenhuma costura de reforço e não soltou mesmo após várias lavagens. Tem que pressionar o ferro com força, na regulagem de temperatura para algodão, que na maioria dos ferros é a última ou penúltima. A única crítica que faço é que, para fazer o ponto caseado ou qualquer ponto manual, o tecido fica meio duro. Tem que usar dedal. Mas comigo nunca desfiou.

    ResponderExcluir
  15. Oi Meninas,
    A maioria das artesãs usa o Heat Bond Lite e o AVB. É uma questão de prática e gosto. Eu prefiro o primeiro, principalmente porque o tecido não fica "duro" como com o AVB.
    Ambos permitem um trabalho bem acabado e que não desfia.
    De qualquer forma eu acho necessário casear, por precaução.
    Se o desenho não ficou bem fixado e desfiando, aconteceu algo errado.
    * o ferro pode estar frio (deve ser bem quente e SECO)
    * você não passou o ferro por tempo suficiente (a cola não grudou no pano)
    * você não deixou uma margem para recortar depois da cola transferida, ver passo 2.
    * ou você não passou o suficiente para colar os dois pedaços de tecido.
    *** existem papéis cola nacionais que simplesmente NÂO colam!!! pode ser isso também.
    Qualquer dúvida escrevam
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  16. Oi, Luciane, gostei tanto da forma como vc montou o tutorial, que criei um link para ele no meu blog.
    Obrigada e bjssssss

    ResponderExcluir
  17. Quero te agradecer de coração o carinho deter nos ensinado...eu estava feito louca procurando como se faz e agora estou encantada graças a vc....vou pegar riscos pra por em pratica....milha filha esta louca por uma camiseta
    Bjus e que Deus continue te abençoando
    Ines

    ResponderExcluir
  18. olá! mtoo bom o site...
    faz pouo tempo que faço patchcolagem e gostaria de saber onde eu posso adquirir esse papel cola (Heat Bond Lite), pois aqui em Santos (onde eu moro) já procurei em vária lojas que trabalham com artesanato e não encontrei e eles não conhecem essa marca.

    Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
  19. gostaria de saber onde encontrar papel cola ou termocolante obrigada sonia.betti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiii adorei seus trabalhos, são lindos, parabéns!!! Eu estou começando agora, dá uma olhadinha na minha página www.ligadanatomada.blogspot.com
    bjs Re

    ResponderExcluir
  21. Explicação perfeita ....obrigada estava procurando mesmo um pap. Valeu flozinha.bjooo

    ResponderExcluir
  22. Oi adorei seu tutorial.Gostaria de saber onde posso encontrar este papel para fazer a pachtcolagem.
    Grata.
    anaritatda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Desculpe mas meu e-mail eu digitei errado.O certo é: anritatoda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. menina estou mui feliz pois sempre quiz aprender e agora encontrei bjs

    ResponderExcluir
  25. muito obrigada por esta esplicaçao tao linda e delicada.agora eu sei que eu consigo fazer.fica bem.
    alciane.soares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. oi bom dia
    Desculpe perguntar mais esse papel termocolante é o mesmo q o contact? Obrigada.
    Elisangela
    brum0611@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. nossa! muito obrigada!
    amei as dicas, pois eu já ia usar a entretela, rs.
    bjos,
    cintia

    ResponderExcluir
  28. Que dicas maravilhosas, estou amando seu blog!
    Rosangela Alves

    ResponderExcluir
  29. meu nome é patricia e eu não pude deixar de comentar aqui que estou muito feliz com este tutorial,eu ia pagar um absurdo para fazer o curso e agora não vou mais.muito obrigada por deixar tão explixadinho.vou comprar o material como você disse pra não ter erro.parabéns pelo seu trabalho e tenha certeza que conquistou uma visita frequente,gostei muito.mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Eu não conhecia esta técnica, fiquei encantada e hoje fui ao comércio e procurei o papel termocolante ou papel cola e nenhum comerciante conhecia. moro no Rio de Janeiro em Campo Grande, vc pode me informar onde encontrar este papel ou outro produto que possa substituir?
    meu e-mail é laudi.almeida@yahoo.com.br
    Grata,
    Laudicéa Almeida de Souza

    ResponderExcluir
  31. Adorei, Adorei.
    O PAP é muito bem explicado. Não tem como errar.
    Você é demais.
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  32. Oi, estou com duvidas sobre esse papel. O tecido depois pode ser lavado normalmente? O papel tem que ser costurado depois de colado para não soltar? Eu vi em um video na net que ele tem que ser pregado com um tecido por cima umido e depois outro seco, nao entendi. Aqui em Salvador não encontro esse papel, só a entretela!
    Obrigada,
    Viviane Batinga

    ResponderExcluir
  33. oi, em que lugar de São Paulo posso comprar esse papel com preço rasoavelmente barato, porque vejo na net por R$ 16,50 mt. Tem algum lugar onde posso comprar em atacado por um preço mais barato. Favor manda o endereço, meu esposo vai a São Paulo a trabalho e aproveitar para comprar o papel para mim, como ele não conhece nada aí, com o endereço em mãos fica mais facil o motorista do hotel levar ele.
    Desde já agradeço,
    Viviane Batinga

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Oi, Luciane, que bom passear pelo seu blog.
    Adorei!!! Bom demais!!!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  36. seu blog é maravilhoso.Adorei!!!!
    Aliás adoro passear pro aqui.

    ResponderExcluir
  37. ADOREI SEU TUTORIAL , EU NUNCA FIZ ESTE TRABALHO E VOU FAZER AGORA , ADOREI ESTA TÉCNICA, LENDO A SUA EXPLICAÇÃO COMPREENDI MELHOR , OBRIGADA , VC É UM AMOR EM DIVIDIR AS SUAS EXPERIENCIAS , PARABÉNS E DEUS TE DE MUITA LUZ SEMPRE EM SEU TRABALHO., BEIJOS ELI .

    ResponderExcluir
  38. Oi adorei o teu blog!!!
    Eu quero saber como faz esse caseado pq eu ja procurei como faz mas não consegui me explica por favor.

    ResponderExcluir
  39. Super bem explicado!
    Eu não sabia fazer, acho que agora consigo.
    Um abraço. Estefania

    ResponderExcluir
  40. Olá Luciane.Há algum tempo atrás vi o seu tutorial e me empolguei para pôr em prática.Demorou um pouco mais o dia chegou!!Fiz uma blusinha com uma Sunbonet que ficou fofa.Gostei tanto que coloquei um link do seu tutorial no meu blog.Obrigada pela ajuda.Um abraço.

    ResponderExcluir
  41. Marcia...
    Muito obrigada este PAP, foi demais eu queria tanto fazer e agora estou confiante!!Mais estou com muita dificuldade de encontar o papel cola/termocolante!!Mesmo assim obrigada!!
    beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  42. Olá.
    Como você faz o caseado?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Muito obrigada pela sua dedicação em detalhar o passo a passo, garanto que está sendo útil para muitas pessoas, como eu , pois acabei de comprar o material e vou arriscar fazer o trabalho.
    um abraço

    Jessica

    ResponderExcluir
  44. Cheguei ao seu blog através do Sonho Lilas e como todas adorei!
    E, serei mais uma a te visitar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  45. Oi amiga
    Adorei esse blog. Conheci no site do Sonho Lilás.Queria saber como é esse ponto caseado. Você me explica?
    email jasartes@hotmail.com
    fotolog www.fotolog.terra.com.br/jasa
    Bjsssssssssssssssss
    Sonia

    ResponderExcluir
  46. Oi amiga,
    Amei seu blog. Conheci através do sonho lilás. Com sua explicação vou tentar fazer sem aula. Moro no Rio de Janeiro, procurei em algumas lojas, mas os comerciantes não conhecem o termocolante, você sabe onde posso encontrar?
    Parabéns pelo blog, é lindo. Hoje foi a primeira visita de muitas.
    Deus te abençoe!
    Bjssssssssss
    Meg

    ResponderExcluir
  47. Onde posso encontrar o termo colante mais em conta comprando uma quantidade maior? grata.Walkiria

    ResponderExcluir
  48. OI linda. Então minha pergunta é: Como se faz ponto caseado? Ainda estou crua nesse ramo de artesanato e não sei fazê-lo. se precisar de alguma ajuda com crochê euposso tentar te ajudar no pouco que sei e se eu ão soubr prgunta pra minha MAMUSCA. rsrsrsrs
    Bijos e obigada!!!

    ResponderExcluir
  49. ola adorei o seu blog e foi atraves do sonho lilas que te encontrei e vou te visitar todos os dias,Abraços que Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
  50. parabens amei esse blog,tive asseso atraves do sonho lilas obrigada amei!!!!!!joselane(lane@rtes)bjsss

    ResponderExcluir
  51. Adorei este tipo de colagem, não conhecia este tipo de papel. Só espero encontrar facil na minha cidade.
    Muito obg. Estou adorando os emails de vcs.

    ResponderExcluir
  52. Olá, vc pode até me chamar de burra, mas não consigo fazer esse caseado...por favor tem como explicar? bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  53. Olá Luciane, estou pesquisando novas tecnicas de artesanato e adorei o seu passo a passo..parece ser fácil. Gostei tanto que estou te seguindo para saber das novidades sempre....obrigada por dividir seus conhecimentos...DEUS te abençoe.....beijos.
    idenilzaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Ficou muito claro sua explicação, estava insegura, agora acho que é bem tranquilo de se fazer. Valeu demais. Tudo de bom, que vc continue assim, criativa e sempre partilhando com os outros. Parabéns. Sara

    ResponderExcluir
  55. Olá luciane,uma dica para o tecido nao desfiar e passar termolina leitosa com o dedo mesmo em volta do tecido,antes de fazer a aplicaçao definitiva.Parabens.janaina

    ResponderExcluir
  56. Obrigada pelas dicas, você é ótima, procurei bastante no google, buscando informações necessárias e acabei encontrando no teu blog,que Deus te ilumine. É bom saber que existem pessoas despreendidas como vc. Beijos.
    Beatriz.

    ResponderExcluir
  57. Gostaria de saber onde posso encontrar em SPaulo o Heat Bond Lite para fazer patchcolagem.
    Vc tem algum endereço de alguma loja onde eu possa comprar?
    Obrigada
    Bjs
    meu email é:roalmeidaortiz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  58. Obrigada pela dica , fiquei tão feliz em procurar e encontrar tudo bem explicadinho aqui.
    Bjs brigaduuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  59. Muito legal seu blog. Me animei e vou começar a fazer tbém.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. olá, postei em meu blog, panos de pratos com patchcolagem e todos querem saber como faz. Queria pedir autorização para postar o seu PAP no meu blog. Atenciosamente, Tamy

    ResponderExcluir
  61. Ah! muito obrigada... irei postar hoje mesmo!!!!


    beijos

    ResponderExcluir
  62. Vc é mais que uma amiga,posso falar que vc é uma irmã da internet,pois este PAP,era tudo que eu gostaria de aprender. Obrigada,muitas felicidades e que DEUS NOSSO SENHOR,lhe ilumine,por todo sempre.Amém
    bjs.

    ResponderExcluir
  63. DEUS TE GUARDE,COTINUE ASSIM.POIS QUEM DÁ RECEBE EM DOBRO........

    ResponderExcluir
  64. Ola Luciane, adorei o seu blog. gostei muito do passo a passo do patchcolagem. Será muito útil para meus trabalhos. Parabéns!!!

    Abs,

    Luciana

    ResponderExcluir
  65. Amei da pra explicar ,to com duvida o caseado faz antes ou depois de colar o coraçaõ,se puder me envia por email
    fatinha62@gmail.com
    amei muito lindo parabens
    beijos em seu♥

    ResponderExcluir
  66. Luciane!! Muito obrigada pela explicacao perfeita, descomplicada de como fazer uma aplicacao. Fazia algum tempo que eu procurava uma ajuda e com suas dicas ja estou aqui cortando meus moldes no Heat n'Bond!!!Adorei!!!Juliana

    ResponderExcluir
  67. Adorei seu blog!!!Sabe de algum site onde eu possa conseguir moldes de letras para patchcolagem?Andréia

    ResponderExcluir
  68. Olá tudo bem? Ameiii seu tutorial. Simplesmente ajudou muitoooo. MAs gostaria de saber onde posso encontrar o papel termocolante, tem algum site que vende? vc pode me indicar? Atualmente moro em Recife, e aqui as coisas são um pouco dificeis. Parabéns pelo blog. Bjss

    ResponderExcluir
  69. Luciane, pra fazer qualquer tipo de aplique em tecido, mesmo que seja costurado com qualquer ponto, após a aplicação, deve ser feito com esse papel termocolante?

    ResponderExcluir
  70. Luciane, desculpa pela pergunta acima, acabei de ver aqui no seu tutorial que deve ser usado..obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
  71. Olá,
    Muito bom o seu tutorial, mas fiquei com uma dúvida. Você diz para deixar o tecido que irá utilizar de molho na água, mas gostaria de saber se a camiseta (no meu caso) ou qualquer outro tecido onde for aplicar tem que ser lavado antes.
    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  72. Para quem mora no Rio dejaneiro, encontrei o papel termocolate na rua Conde de Bonfim, num armarinho perto da praça Saens Pena.

    ResponderExcluir
  73. Amei seu tutorial.Acho essa técnica linda e super delicada,porém não teinha a menor idéia por onde começar.
    Obrigado mesmo.Sou metida a fazerum pouco de tudo que gosto e prometo que vou tentar.Te encontrei na comunidade do orkut,GOSTOU,PEGOU.
    Um grande abraço e tudo de bom prá ti.
    bjs

    ResponderExcluir
  74. Olá, tudo bem? Obrigada pelo tutorual, é muito esclarecedor...
    Eu preciso fazer uns "sanduíches de tecido+qualquer coisa que cole+tecido, objetivando um tecido decorado de ambos oslados e mais durinho, neste caso - que não é para aplicação - eu posso usar a entretela dupla face? É nacional e muito mais barata...
    Obrigada.
    Adriana Gama

    ResponderExcluir
  75. Oi Lu, td bem?
    Devo dizer q faz exatamente dois dias q comecei a tentar fazer o aplique ou a patchcolagem.Minha cidade é pequena e não oferece cursos e nem os materiais mínimos p/poder trabalhar com artesanato. O pouquinho de noção q tenho é por assistir na TV ou na net, porém, estou super empolgada. Entre ontem e hoje eu e minha mãe fizemos 5 panos de prato q ficaram uma graça, só q estamos achando muito difícil e demorado passar o caseado em tudo. Vc não tem uma dica mais fácil. Ainda não tenho o papel termocolante, estou usando a cola pano. Trabalho em escola de manhã e a noite, mas sempre acho um jeitinho de inventar pois adoro, só q o caseado me desanimou um pouco.
    Seu blog é muito gostoso, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  76. Parabéns!
    adorei o tutorial.

    Muito bem explicado.

    bjs

    ResponderExcluir
  77. Nossa comprei esse papel e alguns lugares ele nao colou será que passei da hora queimei o papel como vc falou meu ferro é vapor deixe sem vapor será esse o problema????
    pode me responder
    mara_cristina37@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. ola entrei no seu blog por acaso e amei a sua explicação ,acho que agora vou conseguir fazer ,estou encantada com esse artesanato bijos mara

    ResponderExcluir
  79. Alguem tem riscos ou moldes para patcholagem em camisetas com motivos da copa do mundo?
    Gostaria de alumas ideias.
    Se puderem me ajudar meu e-mail: antoneteaguiar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. gostaria que me mandasse dicas para fazer em camisetas.achei muito bom esse site.vc ta de parabens.meu email é( clelia.gabi@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  81. Olá, Meu nome é Patricia e na minha igreja temos um blog sobre artesanato, gostaria de saber se você me autoriza colocar esse passo a passo em meu blog. Claro que com indicação do seu blog.

    Fico no aguardo do seu retorno.

    Att.

    ResponderExcluir
  82. Adorei o passo a passo dessa tecnca, pis nao tinha nenhuma noçao desta maneira de colar.
    Eu façao decoupagem em panos de prato, mas simplesmente nao da pra usar pois ficam muito duros e com o tempo de uso e lavagem acaba descolando.
    Será q possu usar essa tecnica em panos de prato???
    Queria tb saber como faço essa tecnica em tela, alguem poderia me ajudar respondendo em meu orkut????
    Obrigada.
    Luiza

    ResponderExcluir
  83. Oi Luciane, primeiramente obrigada pela postagem, está muito facinho de entender!
    Eu criei um link no meu blog para ajudar mais pessoas que possam querer aprender também, mas adicionei de onde encontrei para saberem que não é meu, tá?! Qualquer problema me avisa, beijos!

    ResponderExcluir
  84. Oi linda, muito obrigado pelo seu tutorial. Parabéns por dividir.. Aquilo que não recebemos dos homens, recebemos de Deus. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia!!! É um prazer ter esse primeiro contato com vc, mesmo sendo virtual. Amo trabalhos manuais - artesanato - mas há alguns anos estou sem fazer nada do tipo. Sou pedagoda, e como trabalho em uma instituição que requer muito tempo de mim, pensei em voltar a mexer com bordados, pinturas que na verdade me dão um enorme prazer! Estava querendo uma aulas de Patchcolagem, mas vc já me deu essa aula, e sou muito grata por todas as dicas, viu? Errar, é impossível! Espero podermos ficar mantendo contato, para trocarmos idéias, tá? Um grande abraço e muito sucesso no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  86. Adorei o seu cantinho Lu, muito lindo e instrutivo!!
    vc é jóia, Parabéns!

    ResponderExcluir
  87. Meire, seus trabalhos são belos.
    Estou sempre, visitando seu Blog.
    Moro em Goiania, professora, mas ultimamente me
    dedico ao artesanato e gosto muito.
    Continue sempre assim, com esses trabalhos
    maravilhosos.
    Abços Zélia

    ResponderExcluir
  88. amei sua explicação... estou começando agora e suas dicas foram super importantes!
    Um bjão

    ResponderExcluir
  89. ficou muito bem explicadinho obrigada por dividir quero começar a fazer trabalhos com essa técnica e estava em duvida agora já sei de tudo.

    ResponderExcluir
  90. Olá!! por acaso vc conhece este site?
    http://www.bazarhorizonte.com.br/Papel-Termocolante-HeatnBond-Lite/20248/56/11344/&ug=1&m=B&cm1=14&cm2=95&p=1
    EU QUERIA COMPRAR ESTE TERMOCOLANTE MAS NÃO CONHEÇO O SITE.
    BJSSS

    ResponderExcluir
  91. Estava mesmo pesquisando sobre o assunto...
    Muito bom seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  92. Olá tudo bom? Estas dicas foram muito importantes para mim que quero iniciar esse tipo de artesanato. Estava pesquisando e nessse blog encontrei o que eu precisava para saber.Parabéns pelo seu blog.Bjsss.

    ResponderExcluir
  93. Cara amiga,
    há um ano, quando estive no Brasil, fui aprender essa técnica numa loja da Rua Paraná, em Cascavel, e como não pratiquei mais, já me havia esquecido...Muito obrigada por eu ter onde voltar para continuar a fazer o trabalho -...que por sinal encontra-se pela metade....Este teu tutorial está nota 20 ( cá em Portugal é a nota máxima, em vez de 10),,...
    beijos de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  94. Já vou colocar suas dicas em prática. Sou iniciante, ou seja nunca fiz,rsrs. Mas faço croche. Obrigado, adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  95. Olá, amei o seu blog, tem muita coisa legal, parabéns.Já sou seguidora e ficarei feliz em vê-la tbm no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  96. Gostei muito de suas explicações, espero nos comunicarmos mais vezes! Beijos!

    ResponderExcluir
  97. Oi tudo bem? Procurando algumas coisas achei o seu blog e achei muito legal e muito explicativo. Estou te seguindo.
    bjs Boa noite.

    ResponderExcluir
  98. olá!! Gostei muito do seu passo a passo. Parabéns pelo seu blog!!! Adoro artesanato e procurando saber mais a respeito dessa técnica, fiquei sabendo que é interessante passar termolina ao final do trabalho em cima da linha, pois com o tempo a linha tem a tendencia de sair do lugar.

    Bom Fim de Semana

    ResponderExcluir
  99. gostei muito do blog respondeu as minhas perguntas valeuuuuuu

    ResponderExcluir
  100. obrigado pela dica , e obrigado por dividir suas experiencias com iniciantes como eu ...É difícil achar ajuda ,muitas das vezes as pessoas postam seus trabalhos mas ñ divide com os outros as técnicas obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  101. Nossa...isso mesmo q eu procurava!!
    Nunca fiz nada desse tipo mais tenho muita vontade fazer e vou começar por aqui.
    Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  102. Muito legal o passo-a-passo. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  103. Amei seu pap! Muito didático! Dá para sentir o carinho...
    Obrigada!!!
    Fabiana Anibal

    ResponderExcluir
  104. Olá acabei de conhecer o seu blog,eu estava a procura de pap de como usar o papel termocolante e encontrei o seu blog,muito boa sua explicação,obrigado por compartilhar.

    Vou te seguir.
    Tbm tenho um blog e quando quiser me faça uma visitinha e deixe um comentaria q ficarei muito contente e se quiser me seguir ficarei ainda mais feliz.

    bjinhooos

    E Muito prazer.

    ResponderExcluir
  105. Nossa, nem acredito que demorei tanto pra te achar....muito obrigado por esclarecer sobre o papel cola...até hoje, muitas almofadas depois, não tinha ficado muito claro para que ele servia....rsrs....obrigadinhooooooooooooo

    ResponderExcluir
  106. Você conhece alguma loja online onde eu possa encontrar esse papel termocolante?

    ResponderExcluir
  107. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis