Google+ minha casa, meu mundo: ROTINA DE FILHO

17 de outubro de 2011

ROTINA DE FILHO



Sabe aquela frase batida “nós aprendemos muito com nossos filhos”?
Pois é, meu filhote no auge dos seus 4 anos me ensinou a importância de ter a vida sob controle e como isso traz tranquilidade.
Nessa época ele andava muito irritado, nervoso, ansioso...
Ele tinha mudado muuuito, e eu imaginei que era ciúme da irmã que ainda era nenezinha.
Numa época em que eu andava exausta por acordar de madrugada, por causa da amamentação e daqueles ataques dele, acabei tendo um “PITI”!
Baixou a super nanny em mim. Decidi que daquele momento em diante ia ter rotina rigida lá em casa, e mandei aquele discurso que só uma mãe estressada consegue dar:
- De agora em diante você vai ter horário pra TUDO, pra acordar, comer, dormir, banho, passeio, nada vai fugir um minutinho dos horários que EU estipular!
Me achei no começo uma bruxa! Mas fiz mesmo!
Só depois eu me toquei que eu também acabava tendo uma rotina rígida, o que às vezes era um saco!
Mas sabe, valeu a pena ter tido aquele “PITI SUPER NANNY”: acabou a irritação que ele tinha naquela época.
Ele se adaptou rápido, diminuíram os castigos e brigas, nosso dia a dia era outro.
Daí, eu entendi!
Ele passou a saber o que ia acontecer e quando ia acontecer, e não ficava mais tão ansioso.
Pensa bem: às vezes a gente pega e leva as crianças pequenas de um lado pro outro, e as coitadinhas não têm ideia nem de que dia é, muito menos do tá acontecendo ou do que vai acontecer com elas...
Me lembro um dia que minha filha chegou em casa e nós estavamos fazendo uma festa com umas 30 pessoas. Ela ficou braba porque eu não tinha contado que ia ter um monte de gente naquele dia lá em casa.
Na hora achei ela super mal educada e até dei uma bronca. Depois, do jeitinho dela, me explicou que ela também gostava de saber das coisas que acontecem na nossa casa, ainda mais festa, que é uma coisa que ela gosta tanto.
Eu tinha corrido tanto pra preparar a festa que nunca imaginei que ela não sabia.
E o pior é que é bem assim, né? A gente corre tanto no dia a dia que as crianças ficam sem entender o que tá acontecendo e ficam inseguras.
Depois de baixar a super nanny em mim, o Con passou a ter mais noção de tempo.
Eu nem acreditei quando acabou aquele negócio do – MÃÃÃÃEEE! o sol nasceu, tá na hora de acordar!!! 
O coitado percebeu que conseguia fazer tudo (comer, banho, dormir) e ainda tinha muuuito tempo pra brincar.
Ele se tocou que depois do ”piti”, a doida da mãe dele não ia mais dar banho de manhã num dia, e noutro de noite e nem que num dia almoçaria às 11:30 e noutro às 13:00.
MORRO DE PENA DOS FILHOS MAIS VELHOS, ELES SÃO COBAINHAS DE NÓS MÃES APAVORADAS E INEXPERIENTES.
Eu acabei aprendendo que ELE é que se sentia mais seguro e garantido; ELE sabia que na sexta e sábado ia dormir duas horas mais tarde, e que a hora de dormir não dependeria mais do meu humor.
Até hoje as regras existem...
NÃO SOU MEGERA, NÃO! As regras têm sua flexibilidade e agora que ele já tá maior, ficaram mais pro horário de dormir e lição.
O Conrado hoje tá com 11 anos e tem na frente da escrivaninha um papel fixado na parede que mostra os horários; ele acorda e já olha pra ver o que vai ter naquele dia.



Aqui tem as aulas do colégio, o horário das aulas extras, o horário da lição, do banho e dormir.
.
PELO AMOR DE DEUS, NÃO ACHEM QUE NUNCA MAIS TEVE BRIGA POR HORÁRIO DE DORMIR, PRA QUE ELES VENHAM SENTAR PRA ALMOÇAR.... VIRA E MEXE ELES TENTAM FICAR ATÉ UM POUCO MAIS TARDE, FINGIR QUE ESCOVARAM OS DENTES... AFINAL SÃO GENTE E NÃO ROBOZINHOS, MAS QUE DIMINUIU MUUUUITO DIMINUIU.


 Meninas, é assim que as coisas acontecem aqui em casa...

 Esse é o meu arquivo da central de planejamento familiar, ele é bem simples mas ajuda bastante, agora todas aquelas listas e informações que tinham espalhadas pela casa ficam em um lugar só.


Beijos








51 comentários:

  1. Muito legal seu post Giova!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Giova, Adorei este post...não é só vc q é a megera não...kkkk.....aqui em casa tbm é um corre corre e uma briga danada por causa destes horarios estipulados, e os horarios do baby fica no pé da cama dele, assim que ele acorda ja da de cara com ele..rsrs...Mas confesso que sou muito desatenta e esqueço do horario, mas ele não, como tbm ja tem 11 aninhos ele mesmo ja consegui seguir sozinho, uma vez ou outra tenta burlar, mas quando dou por fé dou a bronca..kkk...
    Obrigado por nos mostrar seu fichario, ja vou começar o meu...ahhh e confesso que n entendi patavina nenhuma daquele organizer...kkk...claro tudo em ingles...estou adorando suas dicas...abrç

    ResponderExcluir
  3. Oi Giovana,

    Acho que toda casa passa por isso, eu sou super complexada por não conseguir por uma rotina na minha casa, ando querendo muito e fazendo bem pouco... mas trabalho fora e isso dificulta muito pra mim, em casa ta uma bagunça todo mundo sem rotina sem regra sem ocupação... aff ta o caos!
    Preciso mudar isso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gracy, que bom que gostou, como ainda sou nova aqui no blog, ainda me da frio na barriga quando sai o post. O legal daqui é isso, compartilhar experiências. Meu filho gosta de ter essa "colinha", e é como o teu, já vai seguindo sozinho.

    ResponderExcluir
  5. Lih, uma hora você tem um PITI produtivo e consegue organizar isso, kkkk.
    Como eu já disse aqui, eu não sou aquele exemplo de organização, gosto do assunto porque vivo tentando me organizar. bjs Giova

    ResponderExcluir
  6. parabéns!!!!
    Eu realmente sou adepta a desenvolvimentos de rotinas.Acredito e vejo no meu trabalho que as crianças e os adolescentes necessitam de ajuda dos adultos para desenvolverem isso.E quanto mais cedo melhor!!!!!!!!!!!!!!
    E acredito que adultos organizados sofram menos e perdem menos tempo e consequentemente aproveitam mais seu tempo livre.
    logicamente tudo com certa flexibilidade, não necessariamente um regime militar,rsrsrs...

    ResponderExcluir
  7. Dea Amorim, você tem toda razão, acho que se fizessem isso na minha época eu teria conseguido ser mais organizada. Minha filha que nasceu já com rotinas, é bem organizada com a vidinha dela.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho uma filha de 4ano que fica com a empregada, saio as 7:00hs deixou-a na escola e depois eu so chego em casa às 18:40h com sorte.. e com isso minha filha fica sem horario pq espera eu chegar em casa e quer atenção o tempo todo..Fora a fase de responder.. Acho que estou precisando dar esse ataque de super Nany e depois montar esses quadro.... Seu filho conseguiu seguir aos 4 anos?

    ResponderExcluir
  9. eu tô aqui morrendo de vergonha, porque minha casa não tem uma rotina estabelecida... mas também não é zona,ou quase...

    ResponderExcluir
  10. Olá Lu e Giova!!!
    Adorei tudo, sou fã!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Ale, sabe que deu certo, no começo tive que me manter firme. Depois do meu piti, eu sentei e conversei com ele explicando que teria esses horários mas mostrando principalmente os horários livre, de brincadeira, de televisão. Assim ele não se assusta tanto rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra, que bom que gostou, eu adoro esse blog, mas agora sou mais do que suspeita né, kkkk

    ResponderExcluir
  13. Oi Super Nanny, quer dizer Amiga..rss...brincadeirinha....ja tive meu dia e furia tb, e olha que so tenho um...mas desde pequeno, consegui colocar uma rotina nos afazeres, horarios, mas hoje com 11 anos, ta ficando mais dificil de obedecer, vai crescendo vai soltando as asinhas..rss...ms mesmo assim nao tenho do que reclamar...acho super valido sim, e parabens pela iniciativa, a gente tem que descobrir o momento de isso começar...cada casa uma casa...bjs e uma otima terça!

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, estou passando por um dilema parecido, meu filho do meio está muito enciumado com o mais novo, vou tentar fazer como você fez adaptando a rotina e gostos dele, tomara que dê resultado também. Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post e gostaria muito de seguir a dica, mas confesso que não gosto de rotinas. O que dificulta na hora de impor regras p/ o meu filho de 9 anos. Mas tenho fé que um dia chego-lá. Bjs pra todos vcs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei!!! Já vou fazer a listinha do Matheus... Bjksss

    ResponderExcluir
  17. Oi Giova !! Parabéns pela participação no Blog... dei boas risadas com o post imaginando como as coisas aconteceram e como irão acontecer quando chegar A MINHA VEZ de botar ordem na casa... Achei super engracadinho a gradinha de horários do Conrado...Muito legal ! Parabéns ! Beijão querida.

    ResponderExcluir
  18. Oi Irene, o teu tbem tá com 11? Parece que agora eles estão entrando na fase do desafio... mas vamos lá,seguindo em frente kkk bj

    ResponderExcluir
  19. anonima kkkk,
    pra mim tbem foi chata a parte de eu entrar na rotina,mas valeu a pena!

    ResponderExcluir
  20. Thanylla, o Matheus é tão bonzinho que vai ser fácil!

    ResponderExcluir
  21. Oi Araune,já tá encomendando? Viu o que te espera? rs Que legal que gostou. bjs

    ResponderExcluir
  22. Acho que você escreveu esse post para mim...rs. Tenho um menino de 11 anos e um de 08 meses, as vezes acho que vou ficar louca! Rotina é tudo, né?
    Estou tentando. Obrigada por compartilhar, pensamos que essas coisas acontece só com a gente.
    Bj!

    ResponderExcluir
  23. Ola Giova, Fiz o horario da minha filha de 3 anos hoje. Aproveitei e fiz o meu também ajustando os dois ao mesmo tempo. Decidi até reorganizar meus horarios de estudo quando nao estou na faculdade. Hum, tenho certeza que vai ser bem mais produtivo assim! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  24. Oi Tati, imagino a tua loucura, ainda mais com duas crianças em fases tão diferentes. Imagino a loucura da rotina. Que bom que gostou do post, tendo ideia novas pra essa organizaçao me manda... bjs Giova

    ResponderExcluir
  25. Oi Andrea, você com filho e faculdade junto vai ver como os horários vão ajudar, pq vida de mãe e estudante junto é corrido. Boa Sorte.
    bjs Giova

    ResponderExcluir
  26. oi! adorei o post, realmente dá um dó ver as crianças perdidas, quando não sabem o que vão fazer... estipular horarios e deixar sempre a vista tambem é bom pras crianças aprenderem a se organizar desde novinhos...

    ResponderExcluir
  27. Oi Carlinha,
    com certeza essa organização ajuda a criançada. bj
    Giova

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Estava procurando sobre rotina na net e cai aqui nessa sua matéria, que bom!!EStava tentando falar justamente disso n meu blog o quanto a rotina bem feita é importante. Adorei seu post e prentendo dedicar um pouco do meu tempo para ler os demais.
    Comecei agora meu blog e adoraria sua visita para me incentivar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Gente que maravilha..eu uso muito os métodos da Super Nanny ,as não tenho uma rotina assim tão bem organizada..esse post ajudou muito..beijus!!!

    ResponderExcluir
  30. ADOREI A IDEIA E SEI QUE NÃO DEVE SER FÁCIL MESMO... O MEU PEQUENO TEM 3 ANINHOS, ANOS QUE VEM QUANDO ELE ESTIVER MAIORZINHO QUERO IMPLANTAR ESSE SISTEMA... VAMOS VER NÉ!!!
    ABRIGADA PELAS DICAR - BJS

    ResponderExcluir
  31. Gente eu adorei!
    Vivo tentando fazer uma rotina aqui em casa mas nunca consigo. Agora vendo que realmente funciona, eu vou me dedicar com força total começando amanhã mesmo.
    Beijo, e obrigada por compartilhar essa experiência com a gente.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns, gostei muito do seu blog, ontem mesmo briguei com meu filho de 4 anos e falei que as coisas iam mudam lá em casa, com regras, horários, ele e minha filha de 2 anos estão sem horário certo para dormir, ele está super desobediente, foi muito legar ter lido este post hj e saber que não sou a única a se estressar com educação de filho, mas que a saída para uma boa convivência existe né? afinal com o amor que nos une a nossa familia e com a bênção de Deus, tudo se encaixa.

    Obrigada por compartilhar esta experiência conosco.

    Att

    ResponderExcluir
  33. Adorei seu post! Estou passando por essa fase, meu filho com 5 anos e minha filha com 2 anos... Estou percebendo que nunca é tarde para começar a impor rotinas e ser mais rígida com eles, pois minha pequena tem começado a imitar o comportamento opositor, desafiador e teimoso do irmão. Sabe aquele momento do agora ou nunca? Porque não tenho mais pique nem paciência para passar com ela o que tenho passado com ele... Então o jeito é me esforçar mesmo, para o bem da família toda!!!

    ResponderExcluir
  34. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis