Google+ minha casa, meu mundo: Cardápios II

22 de outubro de 2008

Cardápios II



Várias amigas aqui do blog escreveram, por e-mail, sobre suas dúvidas a respeito de como montar o cardápio semanal, pedindo idéias e dicas.
Como repito sempre, cada casa é uma casa e cada família tem seus próprios hábitos e necessidades, por isso vou apenas dar alguns exemplos e cada uma deve adaptá-los como melhor lhe parecer.
Veja, a idéia, a menos que você conte com uma cozinheira excepcional, não é transformar o dia-a-dia em uma sucessão de banquetes, mas apenas organizar a tarefa de cozinhar tornando-a menos repetitiva e mais econômica.
Para ter idéias (e receitas) existem vários sites ótimos, mas sou super fã do cybercook e do culinária terra, vale uma visita para clarear as idéias e copiar as excelentes receitas.
Antes de mais nada, é preciso saber quem vai cozinhar. É você que cozinha? Ou pode contar com uma ajudante?
Outro fator determinante é o tempo. Você pode dedicar algumas horas da sua manhã para cozinhar ou precisa de algo rápido e fácil, que fique pronto em poucos minutos? Alguns dias da semana são mais agitados e complicados do que os outros?
Por fim, é preciso listar as preferências da família e tentar agradar ao menos um dos familiares a cada dia da semana.
Estas perguntas são úteis para delimitar quais os pratos serão incluídos no cardápio semanal. Se cozinhar não é seu forte, visite os sites que indiquei antes, copie as receitas, imprima e deixe junto com o cardápio.
E, acredite, cozinhar não é um dom divino, mas um ofício que se aprimora com dedicação e experiência, portanto, não desista se o seu purê de batatas empelotou! Isso acontece com qualquer um e apenas a experiência vai te fazer uma excelente cozinheira.
Preste muita atenção no tempo de cozimento de cada prato, de nada adianta marcar segunda-feira como dia de feijoada!
Respondidas estas questões, com as receitas em mãos, é hora de listar todas as possibilidades e variações de refeição possíveis, adequando-as a cada dia da semana.
Pesquise a despensa, a geladeira e o freezer para saber quais ingredientes você já tem e monte o cardápio em torno deles. O que faltar, acrescente na lista de compras.
Aqui em casa só temos cardápio de segunda a sexta, porque no fim de semana eu gosto de cozinhar coisas diferentes. No jantar costumamos tomar um lanche ou sopas (aproveitando o frio de Curitiba). Sexta-feira é dia de fazer bolo e doces para o fim de semana, sempre cheio de crianças e visitas.

Um exemplo bem simples para duas semanas:

Segunda-feira:
Almoço:
Peito de frango grelhado, arroz, milho refogado, salada verde.
Jantar:
Canja de galinha.

Terça-feira:
Almoço:
Bife acebolado, arroz, feijão, batatas fritas, salada de tomates, farofa.
Jantar:
Torta de espinafre.

Quarta-feira:
Almoço:
Almôndegas com molho, arroz (ou macarrão), purê de batatas, legumes refogados.
Jantar:
Pão-de-queijo.

Quinta-feira:
Almoço:
Panquecas de frango com molho branco, arroz, feijão, batatas sautées, salada.
Jantar:
Sopa de ervilhas

Sexta-feira
Almoço:
Peixe frito com molho de camarão, arroz, legumes refogados, salada.
Jantar
Pizza

Segunda-feira:
Almoço
Bisteca de porco, milho cozido (espiga), arroz, banana assada, farofa.
Jantar:
Sopa de ervilha.

Terça-feira:
Almoço
Arroz carreteiro, salada, farofa.
Jantar:
Torta Salgada de Batatas

Quarta-Feira:
Almoço
Bife, arroz, feijão, couve-flor gratinada, farofa, salada
Jantar
Caldo verde.

Quinta-feira:
Almoço
Peixe com batatas ao forno, arroz, brócolis e cenouras cozidas, salada.
Jantar:
Hamburguer

Sexta-Feira:
Almoço
Picadinho de carne, arroz, feijão, purê de batatas, couve refogada, salada
Jantar
Pizza.

Feito o cardápio, é hora de terminar a lista de compras e ir ao mercado. Se chegando lá, descobrir que há uma oferta de coxas de frango, substitua (por exemplo) o peito de frango da segunda por deliciosas coxas ao forno! Isso vale para qualquer oferta que você achar tentadora. A idéia do cardápio e da lista não é lhe prender em uma camisa de força, mas servir de norte evitando desperdício e trazendo economia.

35 comentários:

  1. Oi!
    Adorei tudo aqui.Vcs fazen nosso dia a dia ficar mais facil!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. eu achei o cardápio meio simples mais valeu pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. a ideia é essa, cardapios simples pro dia a dia. Amei!!!

    ResponderExcluir
  4. PAULA
    ADOREI ESTE INICIATIVA
    É DE COISAS SIMPLES QUE PRECISAMOS
    PARA O DIA A DIA.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada! Amei! Estou precisando...

    ResponderExcluir
  6. Adoreiiii, super bacana as sugestões.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito...Com filho pequeno em casa, quanto mais prático melhor, além de prático coisas variadas e muito boas...Obrigada...

    ResponderExcluir
  8. Nossa como me ajudou, temos uma cozinha na empresa e eu que tomo conta do cardápio. Já não sabia mais o que oferecer.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. adorei,simples nutritivo bem elaborado.

    ResponderExcluir
  10. Otimo! Não aguentava mais ouvir, o que vamos fazer para o almoço. Facilita muito o cardápio na mão.

    ResponderExcluir
  11. cardapio de gordo .....???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou de quem não precisa emagrecer e tem crianças em casa!

      Excluir
    2. Verdade Luciane, além disso não é a comida q engorda ou emagrece, é a quantidade que cada um consome.

      Excluir
    3. Verdade Luciane, além disso não é a comida q engorda ou emagrece, é a quantidade que cada um consome.

      Excluir
  12. não é nutritivo,nem saudadevel quem ja viu come pizza no jantar kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Acho que no mundo inteirinho só vc não come pizza no jantar! kkkk

    ResponderExcluir
  14. Eu Gostei muito do Cardapio, e Concordo com a Marcinha

    ResponderExcluir
  15. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis