Google+ minha casa, meu mundo: Necessaire - Tutorial

3 de março de 2009

Necessaire - Tutorial



Depois de toda controvérsia criada no Flickr por conta de um molde, achei melhor eu mesma fazer um tutorial de necessaire e postar aqui.
Para quem tem um mínimo de habilidade não é complicado. Mas ainda quem não sabe nada consegue costurar uma necessaire com ziper e forro!! Fica bem acabada e firme.
Vamos lá?

1. Antes de mais nada eu impermeabilizei os tecidos que usei (menos o forro) com termolina leitosa para que eles ficassem mais protegidos da sujeira e também para que a necessaire ficasse mais estruturada e rígida. Apenas com o tecido fica muito molenga... Com entretela acaba soltando com o tempo... Com manta acrilica dá uma trabalheira...

Acabei esquecendo de fotografar... Mas é bem simples, estiquei os tecidos que iria usar sobre uma toalha de mesa velha (pode ser um plástico) e com um rolinho (destes de pintar caixas de madeira, amarelos e pequenos que custam R$ 2,00 em lojas de material de construção) passei termolina leitosa em todo o tecido até ficar úmido (não precisa encharcar).
Espere secar e passe a ferro.
Os tecidos estão prontos para serem usados.

2.Eu usei este molde:



Fiz duas cópias (uma para o forro e outra para o direito.)
O molde do direito eu cortei pela metade, cada uma correspondendo a uma cor.



Percebam que eu não cortei a extremidade da base. Risquei o molde no tecido dobrado e cortei apenas as laterais e a parte superior. A parte vermelha cortei apenas alfinetando o molde.
E ficou assim:



O molde do forro eu diminuí a altura considerando que o corte e a costura do direito iriam diminuir o tamanho da necessaire. Eu tirei um centímetro do molde do forro e colei com fita crepe, acho que dá para perceber. Se você achar que ficou muito grande, diminua um centímetro em cada lado.



3. Vamos colocar o ziper?

Eu usei um zíper maior do que o necessário porque acho beeeem mais fácil de trabalhar, depois é só cortar as sobras sem problemas.
Primeiro, centralize o tecido do forro. Veja que o direito do forro fica no avesso do zíper.



Depois, sobreponha e centralize o tecido do direito sobre o ziper. Veja que o direito do tecido vermelho fica sobre o direito do ziper e do tecido do forro (os tecidos ficam separados pelo zíper).



Centralize, alfinete e alinhave. É muuuito mais simples alinhavado, principalmente porque a costura é em curva.



Importante: Marque o exato local onde está o zíper. Eu simplesmente calquei com a unha e marquei o tecido. Esta marca servirá de guia condutor do pé da máquina e facilita muito o trabalho.

O pé da máquina deve seguir a linha mas não costure sobre ela!! Costure de vagar, deixando dois milímitros de margem.




Existe um excelente motivo para este cuidado: se você costurar sobre a linha vai costurar o forro muito junto do zíper e eles vão engatar, impedindo que se abra a necessaire. Sabe como, né?

A tonta aqui esqueceu de fotografar o exato momento em que costurei o zíper... pois é... mas não é tão difícil.

Costurou?
Você vai ver que ficou uma margem entre o tecido do direito e o zíper.
Cubra este pequeno espaço, aproximando o tecido do direito o máximo possível do zíper e passe com o ferro para marcar.
Costure bem rente com o pé de zíper sem costurar o forro.
Ou seja, vamos aproximar o direito e deixar o forro como está para não prender o zíper.



Fica assim:






Agora repita tudo com o outro lado:

Direito do forro com direito do forro.






Direito com direito e o zíper fica entre os dois tecidos.
Repita todos os passos.

Terminou de colocar o zíper?

4. Abra o zíper e costure a base da necessaire.





Costurou?

Passe bem e enfeite como quiser.



5. Agora vem o mais chato...

Vire todo o trabalho do avesso, com o zíper semi-aberto e alfinete.



Vire as "abas" do zíper para o forro. Isto é bem importante para conseguir um bom acabamento.
Alfinete.



Costure começcando pelo centro, para ter certeza de que as abas do zíper vão ficar no lugar.
Depois de costurar um lado, volte ao centro, reforce a costura e termine o forro.
Dá para perceber que eu errei, desmanchei e costurei de volta... hehehehe...





Já estamos quase acabando.

Costure as duas laterais.
antes de costurar o fundo do forro, não esqueça de abri o zíper!!!!

6. Costure alguns centímetros de cada lado do fundo do forro, deixando uma abertura no centro, suficiente para virar todo o trabalho:



7. Alfinete e costure o acabametno das laterais:



Corte todas as rebarbas, inclusive os pedaços de zíper que estão sobrando e vire o trabalho para o avesso (você não esqueceu o zíper fechado, né?).

7. Costure a abertura do forro.



Passe o trabalho (a termolina faz o tecido amassar demais).
Pronto!!



9. A florzinha eu cortei em um retalho de tecido com termolina, para não desfiar.



Espero que tenham gostado.
Qualquer dúvida, escrevam.

82 comentários:

  1. Linda!
    Obrigada pelo Tutorial.
    Bjs, Fê

    ResponderExcluir
  2. Linda, Linda.

    Obrigada por colocares o PAP.
    E assim calas as meninas resmungonas e invejosas.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo tutorial.
    Está muito claro.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! a explicação está detalhada, o que facilita a compreensão. Vou tentar fazer.... depois digo como ficou...obrigada e um grande abraço de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  5. Muito, muito obrigada pelo tutorial. O meu problema sempre foi o desgracado fecho, nao que eu tenha problemas em coloca-lo, o meu problema encalha sempre nas pontas do fecho, de cada lado, nunca sei como coser bem para ficar com um acabamento bonito.
    Agradecida :)

    ResponderExcluir
  6. fico muito bonita.o meu blogue é
    www.rosabelaartes.blogspot.com faça uma visita

    ResponderExcluir
  7. OLÁ , ACHEI MUITO LINDINHA! VOU FAZER UMA !!!! BJKS

    ResponderExcluir
  8. Menina muito obrigada mesmo! Há tempos queria este pap...Muito bom o tutorial, parabens!
    bjos

    Édna- Tempo de Algodão

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!!!!!!!!!!!
    na revista so tem o molde e quem ainda esta engatinhando com a maquina de costura fica doidinha pra entender como se monta!!!
    Obrigada pela paciencia de fazer esse tutorial!!!!
    beijocas
    Lili

    ResponderExcluir
  10. Lu está ótimo esse pap! Adorei a dica de pasdsar o pesponto do direito bem pertinho do zíper! O acabamento fica bem melhor...
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Lu, adorei o PAP, este molde é da TILDA né?
    Muito legal, realmente fazer ziper e forro com o fecho arredondado dá trabalho , mas é um prazer vê-la pronta depois! :)
    Ficou linda! bjs
    Danny

    ResponderExcluir
  12. Me considero uma pessoa de sorte. Quanto mais penso q tenho sorte, mais sortuda fico. Eu estou bordando em ponto cruz um enfeite que vou colocar na necessaire q resolvi fazer para meu marido. De repente me deparo com esse seu post. Tá super bem explicado, me será muito útil.
    obrigada e um bj

    ResponderExcluir
  13. Linda,linda:vc é muito inteligente,vou tentar faser estou engatinhadono pathwork,um bj e até um dia.

    ResponderExcluir
  14. Agradeço o Tutorial. Já copiei e guardei, logo vou comprar mais tecidos e vou fazer...
    Adoro seu blog, visito todos os dias!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá linda!!
    Sua necessaire está perfeita, e seu pap maravilhoso, vou te mandar um e-mail para te mostrar como ficou o meu.
    Parabéns, por dividir essa arte.
    beijinhos
    Clau

    ResponderExcluir
  16. Menina, amei isso.
    Na verdade tudo pra mi é novo né, pq comecei a me entender com a máquina de costura a 3 dias....
    então já viu né
    mais vou tentar fazer e se conseguir posto lá no blog e te aviso, beijios e obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Adorei o pap esta bem explicadinho..mas me surgiu uma duvida..como costurar o fundo..tentei e não deu certo..não ficou certinho igual ao seu...poderia me dar um luz??
    obrigada
    bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  18. fofa achei linda a necessaire,mas e as hmedidas.gostaria de recebe las helenabiagioni@hotamil.com obrigada

    ResponderExcluir
  19. Adorei esse blog,parabéns,seus trabalhos são lindos!!!
    Abração

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo seu trabalho, vc tem muito talento. E parabéns por ter dois filhos e ainda arrumar tempo para se dedicar ao que gosta. Aproveito para avisar que ainda aparece o link do mercado livre. Beijo

    ResponderExcluir
  21. lindo, e o tutorial ótimo!!!!

    Beijokas mil.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o tutorial. Vou fazer uma hoje!
    Obrigada por postar!

    Bjo e sucesso.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns! Nota DEZ para a explicação!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  24. Adorei o Pap!!! Muito obrigada!!!
    bjs
    necca

    ResponderExcluir
  25. Linda a necessaire!
    Parabéns pelo tutorial!
    bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  26. Minha querida, parabéns pelo tutorial, eu adorei.
    Acho que sei o que aconteceu no fickr, se não me engano eu respondi no tópico e até postei um pap de uma necessàire bem parecida.
    Vou fazer desta também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Só tenho a agradecer!
    Mto obrigada pelo carinho com as pessoas que estão começando...
    Pessoas que compartilham, como vc... só tem a ganhar na vida!!

    ResponderExcluir
  28. Adorei!Adorei obrigada pelo tutorial és muito generosa.Ah já ia me esquecendo ,prazer sou Dryka.

    ResponderExcluir
  29. Uau!!!!!!!!
    Linda a necessarie. E o tutorial perfeito. Ziper sempre foi um bicho de sete cabeças para mim! Com esse tutorial ficou tão mais simples!
    Obrigada!!!!!!!
    Bjs

    Danuna

    ResponderExcluir
  30. Fiz uma para mim. Obrigada pelo PAP, se quiser ver como ficou coloquei no Flickr. Bjks
    Nina
    http://www.flickr.com/photos/monicaporto/3633252261/

    ResponderExcluir
  31. Adorei o seu blog! Parabéns pela criatividade. Bjs

    ResponderExcluir
  32. Luenira: obrigado pelo molde... vou tentar fazer, um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns!!!! Muito bem explicadinho... com detalhes... gostei da dica da termolina.

    bjs

    ResponderExcluir
  34. Meninaaaaaaaa,,,,adorei sua explicaçao, acredita que eu fazia tudo junto e o acabamento ficava meio feio...agora aprendiii...obrigado por compartilhar conosco .Bjs

    ResponderExcluir
  35. Ótimo o pap!
    Parabéns e obrigada por compartilhar.
    Se eu puder ajudar em algo, me avisa!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  36. Oi Lu, eu tenho este molde mas estava enrolando para fazer a necessaire. Estes dias passeando por aqui descobri este tutorial incrível! Foi muito útil para a confeccção da minha. Não usei a termolina dessa vez mas adorei a dica. Já anotei no meu caderninho. Indiquei seu tutorial no meu blog. bjs

    ResponderExcluir
  37. OI MINHA QUERIDA! ADOREI O PAP, SEU BLOG, TUDO QUE VI! JÁ SOU SUA SEGUIDORA! GOSTO DE FAZER BOLSINHAS, NECESSAIRES E COM CERTEZA IREI FAZER ESSE MODELITO. GRATA. BJKS

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Estava procurando um PAP para necessaire. Adorei a sua. Parece que eu entendi, assim que der um tempinho vou tentar. Eu sei que vou apanhar no ziper, estou começando agora.Depois te falo.
    Obrigada pelo PAP.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Amei a necessaire! vou tentar fazer, depois deixo uma foto pra vc ver o resultado, obrigada , bjus...

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito das explicações, mas e as medidas, ficaria muito contente se vc pudesse me enviar via email: marlycunha@bol.com.br

    ResponderExcluir
  42. Olá, meu nome é Ana Carolina e eu toh começando a me aventurar pelo unviverso da costura... confesso que tentei fazer a necessaire pelo seu tutorial, mas não deu certo... acredito eu porque fiz com medidas incorretas... se vc puder me enviar as medidas te agradeço muito... queria dar de presente para uma amiga que vai viajar.. Parabéns pelo trabalho e por compartilhar seu dom... bjs meu e-mail carol.uerj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  43. Boooa noooite... eu fiz essa necessarie e ficou maravilhosaaaa...
    muuuito obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir
  44. Olá, eu gostei muito desse modelo de necessaire, mas como estou começando, gostaria que, se possível, você me enviasse as medidas via email : lila2_doro@hotmail.com
    obrigada desde já

    ResponderExcluir
  45. LU,BOA NOITE ADORO SEU BLOG DESCOBRI ELE A POUCO TEMPO E ESTOU SEMPRE POR AQUI GOSTEI DA NECESSEI MAIS QUERIA UM MOLDE MAIS FACIL GOSTO DE COSTURA MAIS AINDA NÃO SEI NADA PODE POSTAR UM MAIS FACIL. BEIJOS E OBRIGADA.
    MAGNA4527@ITELEFONICA.COM.BR

    ResponderExcluir
  46. está linda, adorei seu PAP moça,estou começando e vai me ajudar muito, ´só fiquei na dúvida das medidas se vc puder me envia?(tukaandrade.87@hotmail.com)não tenho blog, mas sempre passo por aqui.Obrigada pelo PAP.
    Que o Senhor continue a te abençoar!beijo.

    ResponderExcluir
  47. Com essa riqueza de detalhes não há como errar, tks
    Dolly

    ResponderExcluir
  48. Que loucura que é seu blog, ameiiiiiiiiii, adoro bolsas vai me ajudar muito.
    bjs.

    ResponderExcluir
  49. Oi Lu,
    Não conhecia seu blogue e seu trabalho, há um tempo atrás coloquei este tutorial seu no Feltro-Aholic, havia encontrado em um blogue de Portugal e só agora vim a saber que é de sua autoria, peço desculpas pela gafe que já concertei.
    http://feltroaholic.blogspot.com/search/label/Necessaire
    Agradeço pelo tutorial, por compartilhar com todos algo tão valioso!!!
    Boas Festas!!!
    Beijinhosss
    Carine

    ResponderExcluir
  50. Ola
    Uma grandeeeeee duvida, a termolina nao sai conforme limpo ou lavo a necessaire?
    Seu trabalho é lindo!!!!!
    Parabens!
    Etienne
    claramber@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  51. OI! sou iniciante na costura e costaria de saber,que não aparece muito no tutorial,como fazer o acabamento nas laterais para não ficar bicuda.Obrigado meu e-mail é a.giumelli@rosulonline.com.br

    ResponderExcluir
  52. Passa seu e-mail quero mostrar a que fiz, pelo seu tutorial...Muito muito obrigada!!! Adorei

    ResponderExcluir
  53. Parabéns! E obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  54. Ola!
    Muito linda!
    So fiquei com 1 duvida.....sobre a termolina leitosa, depois de aplicar pode lavar a peça?
    Quais as medidas dessa necessaire?
    Se for possivel responder por email eu agradeço, o me é rerealmeida@gmail.com
    Muito linda mesmo!
    Obrigada e parabens!
    renata

    ResponderExcluir
  55. parabéns!!!!!!!!!!!!! belos trabalhos.

    ResponderExcluir
  56. lindos seus trabalhos. parabens.............

    ResponderExcluir
  57. Olá querida! REcebi indicação desse tutorial por uma Flikeira e vim correndo...tenho feito essa necessaire mas com forro junto, bolei um acabamento que tem dado certo mas queria mesmo era esse com forro solto...
    Obrigada! Muito sucesso sempre!
    Bjksss

    ResponderExcluir
  58. Já faço dessa forma, mas não me canso de olhar passo por passo. Sempre tem alguma dica a mais ñ é? E sempre estamos aprendendo!! Obrigada pela disponibilização. Bjs

    ResponderExcluir
  59. Eu amei seu tutorial.
    Obrigada por disponibilizar seu tempo, experiência e conhecimento.
    Deus te abençoe!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  60. Menina, que pap maravilhoso.
    Sou nova nas costuras rsrs, só sabia fazer ponto reto e consegui fazer a necessaire com suas explicações. Ficou muito claro. Vou colocar no meu blog.
    Obrigada
    Bjus

    ResponderExcluir
  61. adorei!!!!! tinha duvidas com a colocação do ziper.
    Obrigada! bjus

    ResponderExcluir
  62. Não entendi muita coisa...deveria ser um video :(

    ResponderExcluir
  63. Coisa mais lindaaaaaaaa. Queria muito fazer, mas acho que só se fosse em vídeo pra eu aprender! kkkkk

    Mas vou comprar o zíper para tentar.

    Bjo

    ResponderExcluir
  64. olá!! amei o pap... amei seu blog!!
    ja estou te seguindo!
    oh, fiz um blog so de passo a passo, e postei o link dessa necessaire lá... me faz uma visita...vou amar!!
    bjokssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  65. Oi querida, tudo bem?

    Gostaria de saber se eu posso usar seu PAP lá no blog do Clubinho da Costura.
    Quero usá-lo como o próximo desafio.
    Não se preocupe que te darei todos os créditos que você merece!! =D
    Desde já, te agradeço e aguardo sua resposta!

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  66. Oi, gostaria de saber se você me permite publicar seu pap no meu blog.
    Não sei se você conhece, é o “Clubinho Da Costura”. Periodicamente são disponibilizados pap’s de costura simples, para que as leitoras tentem fazer. Se me permitir, gostaria de lançar seu pap como o próximo desafio.
    Sempre dou os devidos créditos, méritos e agradecimentos redirecionando para sua página, e com seu nome como autora dos textos e imagens!
    Você deixa?
    =D
    Pode conferir nos últimos desafios:
    clubinhodacostura.blogspot.com.br
    desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  67. Olá ... Boa Tarde!!! Adorei a sua necessair... Mas tenho pouca experiência ... não entendi muito bem o molde ... onde está a parte do fundo ?? onde é azul de bolinhas brancas ?? Obrigada Renata
    meu email é : renataraulmarin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Aff.. acho que sou muito burra pra costura. Mesmo assim vou tentar! rsrs
    Bjs e obrigada pelo pap!

    ResponderExcluir
  69. Adorei o seu passo a passo, muito bem explicado!!!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  70. Muito legal.
    E parece super fácil!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  71. Olá adorei o tutorial. vou fazer. Já sou sua seguidora!

    Quando puder passa no meu blog pra fazer uma visita!!!
    Blog Arte da Maia.
    artedamaia.blogspot.com.br/

    Bjsss...

    ResponderExcluir
  72. Olá,
    que clutch mais linda,amei tudo desde o tecido até o modelo

    ResponderExcluir
  73. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis