Google+ minha casa, meu mundo: Como se Faz um Balcão de Madeira

9 de dezembro de 2011

Como se Faz um Balcão de Madeira

Bem, desculpem o sumiço de ontem, mas eu juro que fiz um post e publiquei e... cadê? sumiu! Acho que ando cada dia mais lesada, burra mesmo, porque não é a primeira vez que acontece. Colabora o fato de estar morta de cansada, fim de ano é prácabá...

Hoje não vou postar bem um tutorial de como fazer um balcão de madeira... porque o marceneiro aqui em casa é o Leo e para ser sincera não entendo nada do riscado. Mas achei tão interessante o passo a passo que ele postou lá na página da Arco de Pua que resolvi reproduzir aqui, porque sei que tem muita gente que não faz a mínima idéia de como uma tábua se transforma em móvel, e é uma arte bem bacana esta tal marcenaria! Lógico que dei uma resumida, porque são muitas fotos (todas lindas)!

Quer ver o passo a passo super detalhado? Passa na página da Arco de Pua, AQUI

1. Nestas fotos vemos o começo, fazendo a estrutura que sustenta todo o móvel.


As peças são todas coladas (com cola especial para madeira) e parafusadas. Para prender as peças, usam-se os "sargentos".

2.  Depois é hora de preparar a madeira que vai recobrir a estrutura. O Leo usou uma madeira bem simplona, Pinus, que ele mandou aplainar na madeireira em apenas um dos lados, o outro ficou bruto e é esta face bruta que vai receber "um tratamento" para ficar por fora do móvel, com cara de madeira de demolição.


Primeiro, é preciso lixar com lixa grossa para tirar as ferpas. Depois de lixadas as tábuas, o Leo passou Jimo Cupim nas duas faces, porque o pinus é uma madeira mole e precisa de cuidados. Depois ele passou uma demão de tinta em tom de bege, muito mal e porcamente, porque vai ser lixado depois. Quando está seca a tinta bege é hora de fabricar o "resto de tinta", pincelando outra cor contrastante, ou muitas se quiser!



Com as tintas secas é hora de passar a lixa grossa (n. 80) com a lixadeira de cinta. Este é apenas o começo do processo que vai dar o aspecto de madeira de demolição, ainda faltam várias etapas que serão feitas com o móvel já montado.

3. E começamos a "construir" o móvel. Nestas fotos, a feitura da moldura frontal.


As tábuas pré-finalizadas são cortadas na serra circular de mesa, semi-industrial e depois são aplainadas para ficarem com a mesma espessura. Então, em outra máquina são cortadas em ângulo de 45o (meia esquadria) para fazer as emendas. Depois começa a montagem, com muita cola,parafusos e sargentos para deixar tudo no lugar. Na última foto, a moldura frontal já sobre a estrutura, note que são deixados vãos, onde serão encaixados a lateral externa e o "piso do móvel".

4. Os vários parafusos usados deixam buracos que devem ser preenchidos com uma massa de cola e serragem.


Muitos usam cera ou massa para madeira para preencher frestas ou buracos de parafuso, mas o Leo gosta de usar uma massa feita com cola e serragem que é recolhida quando a madeira é cortada ou lixada. Basta misturar bem com uma espátula até deixar uma massa uniforme. Na última foto, os buracos já preenchidos. Depois de seca a massa escurece, então é preciso passar um pouco de tinta. Por fim é preciso lixar.

5. Aqui a moldura já fixada.


Hora de fixar laterais, fundo, prateleiras e etc...  toda a parte interna foi pintada de bege claro. E a parte externa foi toda lixada com lixa fina.


6. O Leo resolveu incrustar azulejos nas laterais e parte superior do balcão. Para isso, marcou o lugar de cada um e fez fendas com uma tupia, que é uma máquina bem bacana. Depois usou cola para fixar os azulejos e massa de madeira como "rejunte", escondendo eventuais falhas no encaixe.


7. Agora, ainda sem as portas, é hora de encerar com cera de carnaúba escura e depois lustrar com cuidado. 


Depois de passar duas demãos de cera é preciso esperar secar bem. Daí é lustrar. Primeiro escovar, com  três escovas, da mais dura para a mais suave, depois uma flanela e por fim um pelego. O resultado:



8. Por fim, é hora de colocar as portas, que deram uma trabalheira! Foram feitas com três tábuas, coladas e fixadas com travas:


As portas foram pintadas, lixadas e pintadas como as outras partes:


Depois de fixadas as portas, meu balcão ficou pronto e está na minha sala, como vocês já viram! Lindão!


Beijos e um excelente fim de semana para todos!
Lu




44 comentários:

  1. bom dia,desculpe so não entendi como faz a tabua do meio e a do fundo, mas esta lindo mesmo,otimo final de semana e boa recuperacão, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Jo, eu não postei tudo, porque é muito longo, muitas fotos, afinal foi um mês de trabalho. Mas lá na página do Leo (o link está ali em cima) ele ensina direitinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lu do céu, que maravilhoso que ficou depois de pronto!!! Seu marido eh um artista! Parabéns pelo post!! Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  4. nossa, não sabia como era a técnica de pintura para dar aspecto de demolição... muito legal mesmo... mas, o que é Jimo ? Nunca ouvi falar desse produto...

    ResponderExcluir
  5. Lu, estou apaixonada pela sua sala, ainda mais depois de descobrir como os móveis foram feitos!
    Meu marido tem interesse na marcenaria e mostrei este post pra ele, ele adorou!
    Otimo post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Menina que coisa mais linda, amei.
    Vou tentar fazer um e se conseguir te mostro, ok?
    Bjocas da Lú

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, adorei o post, já passei para o "meu marceneiro"!
    Ele amou o piso da sala de vcs, me pediu para ver contigo como foi feito.
    bjs
    Edir

    ResponderExcluir
  8. Fiquei "in love" com seu balcão! Tô aqui procurando um lugar aqui em casa e pedir pro marido tentar fazer heheheheh parabéns, ficou lindo!

    ResponderExcluir
  9. que coisa mais linda... to buscando inspiração pra uma peça parecida... parabens

    ResponderExcluir
  10. Vendo e descobrindo seu blog, me deparei c esse balcão, simplesmente maravilhoso, ameeeeiii!!! Seu marido tem jeito pra coisa, mãos q transformam o simples em pçs únicas e de mto bom gosto! Aaaiii, tb quero um móvel igual!
    Parabéns aos 2, a casa é linda de viver!
    Abraços.
    Lúcia K. Semoto Garcia.
    Rio Negro - MS.

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso... amei... fiz um blog a uma semana com ajuda da Helena do dia a dia corridinho...
    Me dá uma força visita ele deixa teu recadinho e fala dele para as outras blogueiras... postei algumas fotos da minha cozinha, depois vai ter a segunda parte...

    segue o link:
    http://cheirinhodimel.blogspot.com.br/2012/10/meu-primeiro-post.html
    bjs

    ResponderExcluir
  12. qual e a madeira usada seria pinho

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se com esse material da para fazer um armário de cozinha só de baixo da bancada da pia e do fogão.gostaria de poder fazer a minha cozinha meste material .se parecer só as porta esta de bom tamanho.quero um aspecto rustico
    pode me da uma ideia.muito obrigada amei sua dica,Claudia..

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, eu quero fazer um balcão em lenha de eucalipto bem rustico, num L de 2,80x 0,40, não tenho todas essas ferram,entas, seria bem artesanal mesmo, como vc poderia me ajudar. Aguardo sua resposta, tenho 52 anos e alguma noção de marcenaria, mas tudo tipo faça vc mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Ai meu Deus, que coisa mais linda...Alguma chance de você postar o projeto??? hehehe

    ResponderExcluir
  16. Lu, peguei o dia pra fuçar seu blog, quanta coisa bacana!!!
    Volta à ativa garota!!!
    Esse link do Arco de Pua não está funcionando ou a página não existe mais?
    Queria ver o tutorial completo, muito talentoso o Leo, coisa linda ver...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Lu, vi essa postagem e fiquei com vontade de conhecer a Arco de Pua. Mas o link redireciona para o meu Face, rsrsrsrs... Já tentei e tentei, mas não vai!
    Amei seu balcão, tá lindo! Parabéns ao Leo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. prá quem gostaria de ver a coisa realmente detalhada faltou explicar a montagem do fronte do movel, medida dos sarrafos, colocação das prateleiras internas.

    ResponderExcluir
  19. Muito bonito. Gostaria de saber qual tipo de cola usou para os azulejos

    ResponderExcluir
  20. Muito bonito. Gostaria de saber qual tipo de cola usou para os azulejos

    ResponderExcluir
  21. Olá. Alguém conseguiu o Passo a Passo completo ? Pode me passar ?
    laercio1978@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Também acho que deveria ensinar como fazer um Gabinete de Cozinha

    ResponderExcluir
  23. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis