Google+ minha casa, meu mundo: como criar um molde de bolsa

19 de outubro de 2011

como criar um molde de bolsa



Este tutorial foi feito pela minha querida amiga Ediana, que no Blog e no flickr atende pelo nome de Ana Didi. Além de arteira, costura, pinta e borda, ela é uma pessoa sensacional, cuja amizade é um dos grandes presentes que esta vida pela net me deu. Tão especial é esta moça que me presenteou com este passo a passo mastigadinho que nos ensina a fazer um MOLDE de bolsa, não ensina a costurar, mas sim a desenhar, o que é super importante para não sermos tão dependentes dos tutoriais.

Com a palavra a Ediana ou Ana Didi, como preferir:


Bolsa.

Toda mulher gosta. Acredito que é algo que vá além da moda, uma boa bolsa satisfaz nosso senso feminino de organização e de previdência. Bolsa cheia de bolsos e compartimentos para levar de forma organizada tudo o que precisamos em um dia longo de trabalho, ou aquilo que podemos precisar eventualmente. Bandaid, batom, celular, creme para as mãos,enfim são tantas as necessidades de uma mulher durante um dia não é?
Se você sabe minimamente costurar pode fazer suas próprias bolsas.
E ainda bolar a bolsa perfeita para você, sem precisar copiar o molde de ninguém.
Ah ai você vai dizer:
- Mas, eu não tenho menor jeito para desenho!
E eu vou retrucar que tem sim. Quando você era criança lembra como desenhava?
O ser humano teve como seu primeiro registro o desenho, é só ver os desenhos nas cavernas. Desenhar é inato ao ser humano e é sua linguagem mais básica.

Perdemos essa capacidade com o tempo, talvez com a excessiva autocritica ou critica dos outros.
E eu nem estou falando do desenho artístico, estou falando de algo bem racional, de quadrados, retângulos e círculos.

E todo mundo tem noção do que é um retângulo ou um circulo.
Então, pronto. Você pode desenhar sim.

O que se diz quando uma pessoa não entende o que falamos?:
  • Você quer que eu desenhe?

Pois vamos desenhar!

Antes uma observação importante. Eu quero apenas mostrar que fazer um molde de bolsa não é coisa do outro mundo, destinada apenas aos experts com anos de prática e altos recursos tecnológicos, portanto não vou entrar nos detalhes técnicos da costura em si, como colocar um zíper, ou fazer um bolso embutido. Aliás, só para explicar bolso embutido é aquele que tem na traseira de calça social masculina.

MATERIAIS
Para fazer molde você vai precisar de alguns materiais bem simples.

papel : pode ser até folha de jornal, papel de embrulho, várias folhas de sulfite coladas com durex...O bom mesmo é aquele papel pardo, chamado craft é grande e resistente você pode fazer o molde, guardar e usar inúmeras vezes.

Régua: o ideal é uma régua grande, afinal uma bolsa pode ter medidas que vão além dos 30cm.

Esquadro: tem dois formatos, mas um só basta. O esquadro vai servir basicamente para você construir linhas paralelas.
Veja como:




Faça uma reta e segure com firmeza a régua no lugar, apoie o esquadro, faça a primeira linha, deslize o esquadro até a medida desejada e faça a segunda linha.
Pronto, estão paralelas.
Precisa fechar o quadrado? É só apoiar a régua certinha na linha vertical e repetir o processo.
Em armarinhos e mesmo em papelaria você encontra régua e esquadro de madeira em grandes formatos.

Compasso: um desses de escola já ajuda, para círculos maiores pode usar o grande de madeira onde encaixa um lápis, ou o truque de amarrar um barbante em dois lápis, ou até mesmo um prato serve.

Para passar o molde no tecido: existem muitas formas como carbono, giz de costura, lápis macio, carretilha...
Eu gosto muito de usar sabonete :) Sabe aquele sabonete que foi ficando fininho do uso? Pega ele e deixa secar, e você vai ter um marcador excelente, que sai fácil do tecido e ainda deixa tudo cheirosinho. O sabonete branco usa no tecido escuro, o sabonete escuro no tecido claro, é fácil e você tem em casa sempre.
Eu risco no tecido com o sabonete ao redor do molde e depois marco a margem de costura.

Planejamento:
Planeje antes, sempre. Ajuda muito fazer antes um rascunho em miniatura do que você pretende fazer. Essa miniatura chama-se desenho em escala. Digamos que você quer uma bolsa que tenha de largura 40cm X 30 cm de altura Então pode fazer um desenho pequeno, em escala, sem cálculos complicados corte um zero e faça com 4cm X 3cm. Ficou pequeno demais? Faça 8cmX6cm. Isso vai ajudar a visualizar o que quer.

MARGEM DE COSTURA NO MOLDE, OU NÃO

Ao fazer o molde a medida da margem de costura vai depender do tecido que você usar. Tecidos grossos precisam de uma margem de costura maior do que um tecido fino.
Ou mesmo dependendo da técnica de costura, a margem precisa ser maior como no caso daquilo que conheço como costura inglesa (pode ter outros nomes) onde você costura pelo avesso, vira, e costura de novo embutindo a margem, ficando um acabamento excelente em ambos os lados.
Portanto, eu não costumo deixar no molde a margem de costura.

ANOTE TUDO
Quando estiver certa do que quer, e fizer o molde no tamanho desejado, anote tudo no próprio molde.
Todas as medidas, altura, largura, onde vai ter zíper, a medida do zíper, local do botão, etc. O molde é o seu mapa para você não se perder na hora de costurar.

E AGORA VAMOS AO MOLDE

Vou analisar modelos de bolsas que eu fiz assim ninguém vai pegar no meu pé por conta de direitos autoriais, certo?
Fiz essas bolsas como presente para minha querida amiga Lili no seu aniversário, além de um porta lápis e uma necessaire.


A branca batizei de “Lili Passeia”, uma bolsa informal porém com a classe que o preto e branco sempre dá para uma peça. A outra batizei de “Lili Estuda”, uma bolsa maior para caber apostilas e material de estudo para os cursos que ela faz.

Infelizmente não tenho fotos mais detalhadas nem melhores. Depois que meu pc deu um pifão só achei essa foto no backup mas deve servir ao propósito.



Vamos analisar primeiro a bolsa Lili Estuda .


Ela é basicamente um retângulo.

Em perspectiva ela é isso:


Então já sabemos o fundamental sobre essa bolsa, ela é composta de retângulos apenas.

frente e costas da bolsa = 2 retângulos de 30cmX 50cm
laterais = 2 retângulos de 30cm X 20cm
fundo = 1 retângulo de 50cm X 20cm

Alças e porta chaves =
Para uma largura final da alça de 3 cm você vai precisar do dobro da largura + 2 margens de costura.
O comprimento da alça você deve medir uma altura que fique confortável para poder carregar no ombro. Leve em conta que se você mora em um lugar frio vai sair com casacos e malhas grossas.
Nessa medida acrescente mais uns 8cm em cada ponta para poder fazer virada e costurar as alças com segurança de forma reforçada

O bolso externo:
Ele é um retângulo que dá a volta em toda a bolsa, teremos então 1,40m (20cm+50cm+20cm+50cm)
Aqui você vai decidir se vai usar o tecido de fora da bolsa, ou o tecido do forro para forrar o bolso, fazer o acabamento com viés, ou ainda deixar uma barra virada e costurada.
O que forma os 4 bolsos é apenas uma costura reta, prendendo o bolso ao corpo da bolsa.



O FORRO

Antes de você se assustar vamos lembrar que o forro é igual, igualzinho sem tirar nem por ao desenho da bolsa. A diferença é que o tecido externo você vai costurar e deixar do lado direito, o forro você costura da mesma maneira só que vai virar o avesso para dentro e encaixar um no outro.
No forro você também pode desejar colocar bolso com zíper, sem zíper, prendedor de chave...


DETALHES … DETALHES … DETALHES


O que dá charme para uma bolsa além da concepção do desenho é a escolha dos tecidos e aviamentos.
Tecidos inúmeros nas suas cores, estampas e espessuras.
aviamentos e enfeites então??, tem zíper, botão, tachinha, sianinha, penduricalhos, flor estofada, aplique, pintura, tem ferragens de todo jeito, etc, etc.
Enfim, é uma infinidade de detalhes e de cores.
Você pode cair na tentação de usar ao mesmo tempo tudo o que você gosta.
Vale lembrar, então duas coisas:
  • que uma bolsa não deve ser mais pesada que aquilo que você vai carregar nela.
  • que o único lugar onde tudo-junto-misturado fica bem é árvore de Natal :)

LILI PASSEIA

Vamos agora analisar o desenho da bolsa lili passeia



Talvez não pareça mas essa é basicamente um quadrado e o molde é esse:




Vou desenhar tudo de novo para vocês verem o processo:


Eu defini que ela teria 40cm X 40 cm como medida de base.









Com o quadrado desenhado, vamos fazer a inclinação para o local da alça:



Sem precisar de compasso, podemos usar um prato comum:



Para que as linhas permaneçam paralelas apoie a régua na linha lateral:






Finalizando o molde, reforce as linahs e anote todas as medidas e instruções:








E a margem de costura, cadê?
Tá aqui!








Molde passado no tecido, é cortar e costurar.

Essa bolsa é dupla face. Então, para o forro usei o mesmo tecido, por ser branca facilitaria a vida útil entre lavagens.

As alças são as faixas na medida que você desejar que sirva para apoiar no ombro, + a medida da canaleta + margem de costura

Essa alça é uma tira costurada formando um tubo e virada para o direito, e ao invés de passar a costura , eu enchi o tubo com cordão grosso dobrado para dar forma e firmeza.


Faça um exercício e pegue qualquer bolsa e analise...vai ver que tudo vai ficando fácil quando você percebe as formas geométricas que compõem o desenho.
Formas geométricas são apenas linhas, não precisa ter medo delas.
A linha pode ser reta ou curva, ou as duas misturadas. Nunca é mais do que isso.
Olhe ao seu redor, tudo são linhas. O monitor do seu computador antes de ser fabricado foi desenhado com...linhas. O aparelho de telefone, o fogão, sua casa, tudo antes de ser feito é planejado e definido por linhas e medidas colocadas no papel.

Depois de planejar e desenhar sua bolsa, você então vai costurar...e ora veja! Para isso você só vai usar linhas. Linhas retas e curvas.
Além da linha feita de algodão, é claro. Ou de poliester, de nylon...

Lembre que as nossas mães e avós costuravam com aquela maquina simples que fazia apenas ponto reto. E faziam de tudo com ela, não é?
Quem gosta de costurar precisa ter um repertório de conhecimentos, como colocar zíper, fazer bolso embutido que apesar de ser recurso da alfaiataria serve para bolsa.
Porém, tudo vem com o tempo e a prática.
Comece pelo simples, vá acrescentando detalhes e formas a medida que seu conhecimento e prática aumentam.
Planeje antes o que você quer, faça tudo com esmero mesmo que seja uma peça simples,

Espero ter demonstrado que linhas retas no desenho e com costuras retas, e algumas curvas suaves você pode fazer bolsas lindas, criadas por você e que se adapte as suas necessidades.

E agora é só começar :)

***
Gostaram do tutorial da Ediana? Perfeito!
E se você tem algum tutorial que quer ver publicado aqui, basta encaminhar por e-mail ou lá no facebook.
Nós vamos adorar!
OBRIGADA EDIANA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos
Lu










50 comentários:

  1. Simplesmente PERFEITO!!! Melhor que isso só ao vivo rsrsrs.
    Bjos,

    Alê

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar fazer a Lili Passeia, ela está linda, adorei o formato!!!! Vcs estão de parabéns o blog está D++++

    ResponderExcluir
  3. Vou ali pedir para mamis a maquina singer dela de 1900 e bolinhas , agora eu aprendo rsrs, só tentar não furar o dedo rsrs
    LU referente ao aniversario de 15 anos ,será que ficaria muito feio se eu fizesse um souplast com craquele nas bordas e no meio o cardápio? Preto ficaria bom?

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei a "aula"... Obrigada por compartilhar!
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Lu, compartilhei no Face e no twitter... Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola Ediana e Luciane! Muito legal esse post!!! Bem detalhado e as bolsas são lindas. Assim que eu der um tempo dos sapatinhos, vou tentar fazer uma também! Um beijo e obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  7. Ameiiiiiiiiiiiiii Lu!!! Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  8. Vocês viram que sensacional o tutorial que a Ediana fez com tanto esmero? Gente, agora não tem desculpa! Todo mundo é capaz de fazer um molde!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras....mas na falta delas.....PERFEITO!!!
    Parabéns Ediana pela aula....um show!!! e principalmente pra vc Lu...pela iniciativa de abertura do blog....tá dinamico, didático, bom demais passar aqui todo dia!
    Beijos da xará...Lu

    ResponderExcluir
  10. Nossa que bacana !!!

    Já comecei meu curso e agora posso dizer que não é nada do outro mundo, muito legal.
    E essa aula caiu muito bem, vou ver se consigo tirar esse molde, estava mesmo procurando moldes na net para desenhar,TREINAR.

    Estou aprendendo molde de blusas,e acho que está dando certo,não vejo a hora da próxima aula.

    Esse blog é tudo !!

    ResponderExcluir
  11. Nossa!!
    Eu estou fazendo um curso de bolsas, mas minha professora traz os moldes prontos, por isso fico feito louca buscando passo a passo na net.
    Amei demais a apresentaçao da sua amiga.
    Posso colocar no meu blog no post: ainda vou fazer? porque nao quero perder essa aula.
    beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que aula!!! Penso que só não faz quem não quer. Parabéns Didi pela aula e não só, já conheço o seu trabalho de qualidade e criatividade, possuo algumas peças que vão desde peças para casa, passando pelo pessoal e indo a minha cadelinha, é uma artesã de mão cheia. Parabéns, claro e também, a você Lu pelo seu blog maravilhoso que conheci através da Ediana e por nos brindar com essa parceria criativa. PARABÉNS A VCS DUAS!!! Beijinhos lusocariocas hehehe
    Andréa Vale

    ResponderExcluir
  13. Sensacional, gente ! cada dia melhor !adorei encontrar esse tutorial da ana_didi ( pena que ela não atualiza o blog dela sempre!!!! )
    Obrigada pela disponibilidade !
    Nádia

    ResponderExcluir
  14. Puxa, que bem explicadinho. Tô admirada do empenho...parabéns. Almaís

    ResponderExcluir
  15. Ficou demais! Parabéns pelo desprendimento e pela paciência! Adorei!

    ResponderExcluir
  16. Sensacional!!! Parabéns!
    Lu, eu posso fazer uma chamada no meu blog com o link pra cá? Acho que muita gente gostaria dessas dicas!
    Um abração!
    Jac
    www.flormosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu fico emocionada com tanta generosidade , adoro bolsas de tecido, já fiz algumas bem simples e gostaria muito de fazer outras, este tutoral irá me ajudar. Muito Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  18. Ai, G-zuis...
    Depois de ler, reler e treler tudo isso, o tutorial que tenho pra te mandar é de como tomar um Rivotril antes de sair para comprar tecidos!
    Fiquei aqui viajando...já até pensei em uma carteira com a frente plissada, bem verão!! Ai, ai...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá a todas,

    Fico imensamente feliz em saber que tantas ficaram entusiasmadas
    em costurar :) A minha intenção era desmistificar isso de desenho, e mostrar que vocês não precisam depender do molde de ninguém.
    Lucimara a Singer de 1900 e bolinha é ótima. Até hoje eu tenho a Singer pretinha que era de minha mãe, que já trabalhou muito e que funciona super bem.
    Nádia fiz um post no meu blog explicando porque ando tão sumida.
    Lu, seu blog sempre foi uma delícia e eu nunca iria imaginar que eu estaria aqui, dentro da delícia :)

    Faço questão de ver as criações de vocês todas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá Lu!!!
    Amei a matéria da Ediana, começei a costurar (sozinha)e aprimeira peça que fiz foi uma bolsa de juta com chita.Agora que melhorar e essa materia foi de grande ajuda.bjins

    ResponderExcluir
  21. Meninas, quem fizer uma bolsa usando o tutorial, favor mandar fotinhas! Publicaremos!
    eu amei o post da Ediana e já estou cutucando para que ela faça outros! Me ajudem nesta empreitada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Aaaaaaaaaaaaa... vou tentar !!! Tão bem explicadinho. Amei.

    ResponderExcluir
  23. Me ajudou muito!! obrigado por partilhar seus conhecimentos ;)

    ResponderExcluir
  24. Lindas bolsas, parabéns... Vou fazer... Gostei muito, obrigado...

    ResponderExcluir
  25. SIMPLESMENTE PARABÉNS, era tudo que eu precisava para começar os meus trabalhos. Estava meio que perdida e o seu tutorial me ajudou bastante. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  26. Dicas maravilhosas agora sei o que fazer e como fazer.Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Muitíssimo obrigada! Estava quebrando a cabeça e me enchendo de coragem para começar a fazer a minha própria bolsa, e tentando, também, saber como fazer para criar um molde! Salva por você!!!

    ResponderExcluir
  28. Nossa que aula!!!
    Sou apaixonada com bolsas e doida para fazer, quem sabe agora com essa lição que me deu...eu faço.
    Obrigada!
    Butterfly

    ResponderExcluir
  29. Perfeita parabéns gosto demais de bolsa,sei costurar só q nunca fiz bolsas,mas fiquei animada e pretendo fazer

    ResponderExcluir
  30. Perfeita parabéns gosto demais de bolsa,sei costurar só q nunca fiz bolsas,mas fiquei animada e pretendo fazer

    ResponderExcluir
  31. Lindas! Parabéns por seu trabalho e obrigada por compartilhar, muito nobre de sua parte. Obrigada! Amei as bolsas.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela simplicidade e inteligência. Isso prova qua a tecnologia é bom mas... a criatividade unida a perspicácia é bem melhor

    ResponderExcluir
  33. PARABÉNS PELOS SEUS LINDOS TRABALHOS, TODOS COM MUITO CAPRICHO.

    ResponderExcluir
  34. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis