Google+ minha casa, meu mundo: Acabe com a bagunça - Crianças - Parte II

7 de outubro de 2008

Acabe com a bagunça - Crianças - Parte II


Uma vez mais, as fotos dos móveis são da linda loja portuguesa imaginarium

Vamos "tentar" terminar a arrumação do quarto dos pequenos, dando continuidade ao post Acabe com a Bagunça - Crianças - Parte I
Organizar e manter arrumado o quarto das crianças não traz benefícios apenas para a família, mas, principalmente, para a própria criança, que irá manter, desde cedo, bons e úteis hábitos que lhe acompanharão por toda a vida.
Por isso é preciso facilitar a tarefa dos pequenos, estimulando-os desde cedo a guardar roupas, material escolar e brinquedos. E tudo o mais que a imaginação mandar.

1. Organizando o armário de roupas:
As dicas do post sobre como organizar os armários de roupas (aqui)valem para os pequenos também.
Acrescentando alguns detalhes:
* as crianças perdem roupas muito rápido: não compre mais do que elas conseguem usar.
* a cada 6 meses separe as roupas que já não servem mais para doação.
* para guardar as roupas, use gavetas e prateleiras baixas, para que as crianças possam guardar suas próprias roupas.
* etiquete as prateleiras e gavetas (ou cole fotos de seus conteúdos): meias, blusas de lã, camisetas, etc...


2. Crie setores de atividades:
Por menor que seja o quarto de seu filho, tente organizá-lo em setores conforme as atividades desenvolvidas: estudo/leitura/pintura; brinquedos; roupas; dormir; tv/dvd/cd/música etc..., como em uma sala de pré-escola.
Cada setor deve conter todos os objetos necessários para desenvolver aquela atividade. Ex: no setor de estudos, mantenha uma pequena mesa (ou bancada) com cadeira e guarde cadernos, lápis, canetas, papéis, etc...


Facilita a memorização, seu filho guardará os lápis com mais facilidade se tiver um local pré-determinado para este objeto.
3. Material de Estudo/Livros:
Na estante (ou prateleira) onde estão os livros, separe um espaço para guardar o material escolar, muito bem arrumadinho, que é para a criança valorizar tudo que se relaciona com a escola. Se os livros ficarem jogados em qualquer canto, ela vai entender que aquele objeto não tem valor algum para você, e não terá para ela também.
Na mesma estante, ou em outra prateleira, separe o material “criativo”, lápis, canetas, tintas, pincéis, tesouras, colas, papéis, blocos, telas de pintura, sucatas, massinha, etc... etc... etc... (aqui são zilhões de etc...), cada grupo em uma latinha, balde, cesta ou caixa, devidamente etiquetadas (sempre facilitando a memorização da criança).
Manter uma pequena biblioteca (mesmo que apenas uma prateleira com os livros prediletos) é meio caminho andado para estimular a leitura. Crianças pequenas, em época de alfabetização, têm uma natural curiosidade por livros e adoram manter uma "biblioteca", porque se sentem "importantes" e capazes de ler, imitando os adultos.
Por outro lado, organizar o material de estudo facilita o aprendizado de seu filho, que terá maior facilidade de concentração em um ambiente adequado.
Lembre-se: a estante deve ser baixa, condizente com a altura de seu filho!


4. Televisão
Sou terminantemente contra a televisão no quarto, seja de crianças ou adultos, e nem quero falar neste assunto.
Criança vendo desenho para pegar no sono?
Me dá arrepios.
Se é preciso um ritual antes de dormir, que tal um livro?
5. Mochilas e Casacos:
Atrás da porta ou na parede ao lado desta prenda 2 ou 3 ganchos (sempre na altura das crianças) para que elas pendurem os casacos e mochilas quando chegam da escola. Este é o lugar das mochilas, não no hall de entrada ou em cima da mesa de jantar!!!!!!!!

A melhor e única forma de manter o quarto de seus filhos organizados é insistindo, insistindo, ensinando, ensinando... não tenha preguiça, ajude os pequenos na tarefa e com o tempo o que era sacrifício se tornará hábito.

E lembre-se, etiquetar nunca é demais! Facilite a vida dos seus filhos em suas tarefas e os resultados virão muito antes do que você imagina.

Posts relacionados:
Acabe com a Bagunça
Armários
Acabe com a bagunça - Crianças - Parte I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis