Google+ minha casa, meu mundo: Barreado

13 de julho de 2009

Barreado

O barreado é a comida típica do meu Estado, o Paraná. Sei que em outros lugares também é feito, como no litoral de São Paulo, mas aqui é uma tradição. E todo paranaense que se preza, tem que comer uma vez na vida. Fazer é outra história, porque não é todo dia que você tá com disposição de cuidar de uma panela por 24 horas ininterruptas! Mas vale a pena, o resultado é maravilhoso! Também, como um cozido de carne com muita cebola, bacon e tomates poderia dar errado…

Alguns dizem que foi inventado pelos índios, outros pelos cristão novos. Também reza a lenda que o pessoal de Antonina (cidade linda no litoral) fazia barreado para não se incomodar com o almoço durante o carnaval…  Não importa, o fato é que é delicioso e não há quem não goste, salvo os vegetarianos, evidentemente. É um prato ideal para receber muitas pessoas sem muito trabalho e bagunça. É muito mais simples que uma feijoada ou galinhada. O único problema: precisa ser preparado com 24 horas (ou mais de antecedência).

Minha receita pode desagradar aos puristas, afinal eu não barreio a panela, detalhe que, afinal, dá nome ao prato. Barrear a panela é vedar a tampa com uma massa de farinha, cinzas e água. As primeiras vezes que fiz eu barreei como manda o figurino, faz uma sujeira desgraçada!!! Dá até desânimo… Lá pela quinta vez, eu resolvi não vedar a tampa e o resultado foi o mesmo! Lógico que precisei 3 ou 4 horas mais de fogo, mas o sabor é exatamente igual! E sem aquela lambança de farinha pela cozinha!

Sem falar que no original a panela era barreada e enterrada em um buraco com brasas e lá ficava até ser aberta. Já comi um feito desta forma, mas o resultado é o mesmo, salvo, claro, a diversão de abrir a panela, que vira um acontecimento.

Ah, e precisa ser feito em panela de barro! Senão simplesmente não fica com o gosto certo. Eu tenho duas, uma maior para até 6 kg de carne e uma menor para até 4 kg.  A panela é barata e dá para usar em outras receitas, como caldeirada. Lógico que existe quem faça na panela de pressão (ou, argh, compre congelado), mas sobre esse tipo de atentado prefiro nem comentar!

Então, a receita para 12 pessoas:

*3,5 kg de posta branca cortada em cubos grandes ( qualquer outra carne que desfie fácil)

* 1,5 kg de bacon cortado em tiras

* 1,5 kg de tomates

* 1,5 kg de cebolas

* um maço bem grande de cebolinha, salsinha e coentro (coentro é essencial, pode até faltar salsinha, mas coentro jamais).

* sal e pimenta

Para acompanhar:

Arroz, farinha branca, farofa de manteiga e bananas.

Modo de fazer:

Tempere a carne com sal e pimenta.

No liquidificador, bata as cebolas e os tomates até formar um purê. Minha experiência diz que assim é mais fácil e rápido. A receita original manda colocar em rodelas ou picado. Eu prefiro o purê.

100_6620

Comece a montar a panela:

100_6616 100_6617

100_6618 100_6619

A panela é montada em camadas: 1. Bacon; 2. Carne; 3. Purê de tomate e cebola; 5. Temperos verdes. Ao terminar cada camada tempere com sal e pimenta.

100_6623 Continue até completar a panela, coloque água e deixe um espaço de, no mínimo, 4 dedos, livre nas bordas, porque vai ferver por horas e pode transbordar.

100_6630 Comece a cozinhar. O segredo está no tempo de cozimento. Eu deixo minhas panelas por, no mínimo, 24 horas. Ou seja, começo na manhã do dia anterior. O único trabalho é este, cuidar da panela, acrescentar água, acertar o tempero. Eu e o Leo nos revezamos durante a noite. Como ele é notívago, fica cuidando até as 3, 4 da manhã, daí acende o fogão a lenha, põe água na panela e vai dormir. Eu, que durmo cedo, acordo às 6 ou 7 e coloco a panela de novo no fogão a gás.

100_6644

Certamente dá para cozinhar o tempo todo no fogão a lenha, mas gasta uma lenha sem fim!

A carne e o bacon vão desmanchar. A carne deve desfiar totalmente, se isso não acontecer após 24 horas de fogo, desfie os pedaços que sobraram com um garfo.

O resultado é um caldo grosso, com muito sabor e aroma delicioso!

Faça uma farofa de manteiga, alguns preferem. Basta colocar 500g de manteiga na frigideira e 500g de farinha de mandioca branca e sal. Cozinhe tudo, mas NÃO deixe dourar. Fica uma delícia.

Para comer, coloque a farinha de mandioca branca no fundo do prato e o caldo por cima e faça um pirão. Coloque a carne e mexa tudo até fazer um pirão bem grosso. ( o da foto tá bonitinho, mas na hora de comer, fica mais feinho). Corte a banana crua em rodelas (é essencial) e acrescente uma rodela em cada garfada. Não pode faltar pimenta!!!

100_6652

Para acompanhar, caipirinha! Ontem eu fiz caipirinha de cajá! Comprei a polpa congelada e me esbaldei lembrando do calor do Ceará.

11 comentários:

  1. Essa eu quero fazer. Comidinha de tempo frio. Me deu uma vontade de provar...Vou reativar meu fogão a lenha que anda ocioso há séculos. Você usou o termo "posta branca" (me lembra peixe, ainda mais que leva coentro, na panela de barro, moqueca...), nunca tinha ouvido. Vou tentar fazer com coxão duro que também desfia e fazemos sempre na panela de ferro. Deve dar certo, não é? bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Menina,deu água na boca!!!
    Sempre como barreado em MOrretes...mas esse seu!!!!!!!!!
    Boa semana!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  3. vai comer barreado no sábado...de novo!!!ahahahahahahahaaaa

    ResponderExcluir
  4. não fazia ideia- não é algo que me disponha fazer só pela parte do vigiar durante a noite-mas fiquei com uma curiosidade de provar...

    ResponderExcluir
  5. Olá Luciane, que delícia de prato!
    Fiquei feliz com a sua visita ao meu blog, com certeza logo verei peças lindas de croche por aqui.Eu só aprendi a fazer croche faz pouco tempo.
    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Ola Lu, (olha eu intima novamente rsss...) Meio sumida da vida via net por causa ferias, resolvi retomar as atividade hoje. E o que aconteceu!? Fiquei babando na frente da foto do fogao a lenha !!! Sonho da minha vida eh ter um, pois nao tem comida mais saborosa que feita num fogao a lenha !! A receita esta uma maravilha!!! E o maridao!? Que mao na roda, nao !?!? Como sempre o seu blog super inspirador, parabens!! Jane (gottin)

    ResponderExcluir
  7. Luciane, leio seu blog porque minha mulher não sai da sua página. Ela nem fecha o browser, só dá reload para ver o que tem de atualizações.

    É uma bela receita do nosso mais tradicional prato. O Barreado é um símbolo, conheço bastante da história, inclusive da questão - até hoje não resolvida - sobre sua origem, tão discutida entre morreteanos e antoninenses. Pensei até em uma pesquisa apurada, sugerida por um amigo antoninense, para postar em meu blog. Depois concluí que "A guerra do Barreado" não acrescentaria muita coisa, pois o que importa é saboreá-lo, seja em qualquer versão de receita. Nesta sua está o fundamentalem matéria de ingredientes e principalmente "modo de fazer".

    Só não consigo comer as bananas quando alguém resolve servi-las assadas. Penso que muda todo o sabor do ritual.

    Parabéns pelo seu belo trabalho profissional (o direito sempre me encanta) e também por este respeitável blog.

    Abraço.

    Ery Roberto

    ResponderExcluir
  8. HUM... QUE DELÍCIA...JÁ COMI BARREADO, QUANDO FUI PARA SANTA CATARINA E NO CAMINHO PASSAMOS POR UM LUGAR, QUE TEM O CAMINHO COBERTO DE HORTÊNCIAS...É UMA SERRA, AGORA ME FUGIU O NOME, MAS É LINDO O LUGAR, FOI QUE CONHECEMOS O BARREADO. REALMENTE VOCÊ TEM RAZÃO, É DELICIOSO!!
    HÁ TEMPOS QUE PROCURAVA A RECEITA...
    OBRIGADA
    UM GRANDE BEIJO
    LICINHA

    ResponderExcluir
  9. Que delícia, fora que o preparo é uma arte... vou me preparar para fazer!
    Adorei este post, Lu!
    Abração

    ResponderExcluir
  10. Hum!!! Acho que vou ter que ir prá Morretes no próximo fim de semana!!! rsrrs
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Estimada Sra.Norma, sou um degustador e percebi o quanto sua mesa e farta e saudavel, portanto dou a idéia de colocar uma filial em Assunção no Paraguay do qual tambem sou morador e busco levar cultura brasileira para os paraguaios e brasilguaios a leva de paranaenses que existem no paraguay e grande e sugestiva e creio que um restaurante como o seu lá faria grande sucesso, pois o paraguaio e adepto a comida paranaense e tambem como frutos do mar, se leres esta, meu e-mail é
    adepemersurrepresentacionessa@gmail.com, aguardando uma manifestaçao e uma entrevista, se precisar falar antecipadamente meu telefone é da tim
    41 97242939, sem mais para o momento,
    Adolfo
    Riquelme Vaz Junior

    Adepemersur Representaciones. S.A.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis