E este ano resolvemos levar as crianças para conhecer este canto tão especial do Brasil e descobrir a quantas andam aquelas praias que até meados da década de 90 eram praticamente selvagens.
A idéia era visitar todas as praias que foram especiais para nós há tantos anos atrás. O Leo como qualquer surfista, preferia a Guarda e Garopaba. Eu, com minha bichogrilisse crônica, queria o Farol.
Resolvemos ficar mais perto de Floripa e aproveitar a ilha também, então nos hospedamos na Praia do Sonho, que fica em Palhoça, a poucos quilometros da Ilha e 10km da Guarda.. O aluguel era muito barato (baratíssimo aliás) e considerando a facilidade de deslocamento foi uma boa pedida.
Mas a Praia do Sonho deixa muito a desejar. O mar é calmíssimo, o visual é lindo (fica em frente ao Ribeirão da Ilha, mas venta demais, a água é gelada demais e não tem nem sorveteiro! Aliás não tem nada, apenas um mercadinho... A única diversão possível é pescar e empinar pipas, aproveitando a ventania. Ventania de verdade, digna das praias do RS!!!
***
Ao lado do Sonho tem a Ponta do Papagaio com suas fazendas de ostras, que são vendidas por inacreditáveis R$ 5,00. Comi tanta ostra que passei mal! A praia é bem bonita, mar verdinho, calmo, sem ondas, paisagem linda e uma pousada chiquérrima (com acesso pelo mar). Qual o problema?
A praia é uma rua, isso mesmo, acreditem se quiser, É UMA RUA, com placa de sinalização e tudo!!!!!!!!! Os carros passam como se fosse a coisa mais natural do mundo... Para mim não serve.
Ao fundo dá para ver a Pinheira, mas confesso, não fiquei por lá, gente para todo lado e eu não gosto de muvuca. Mas é uma excelente pedida, a praia é muito bonita, mar calmo, limpo e tem excelente infraestrutura, bons restaurantes, farmácias grandes, banquinha de revista, boas lojas e supermercados, banco, etc... etc... etc... Jantamos em uma creperia (que não lembro o nome) deliciosa.
***
Ao lado da Pinheira, depois do morro vem a Guarda do Embaú. Você PRECISA conhecer a Guarda!!! De todas as praias que visitei foi a única que preservou o mesmo espírito de 15 anos atrás, cresceu, mas na medida certa, sabendo preservar seu patrimônio natural. Tem aquele charme pé na areia, descolado.
Tenho que concordar com o Leo, aquele lugar é mágico!!!!!!!!!! Quero muito comprar uma casa por lá, já até escolhemos uma e começamos uma conversa com a proprietária... sonhar não custa nada. O fato é que eu moraria na Guarda, fácil, fácil...
A Guarda é uma das praias de Palhoça e fica a pouco mais de 40 km ao sul de Floripa ( sim a estrada é tenebrosa, está em obras e tem congestionamentos enlouquecedores, mas da Praia do Sonho existe uma estrada interna que evita a BR 101). A praia é uma faixa de areia encravada entre o mar e o rio da Madre.
É na verdade uma vila de pescadores amada pelos surfistas, por conta das ondas perfeitas e enormes, consideradas das melhores do Brasil. O mar não é dos mais amigáveis para banhistas, mas o Rio da Madre oferece águas calmas que garantem diversão o dia todo.
A travessia do Rio é feita em canoas, custa R$ 2,00 por pessoa e dura menos de 3 minutos. Dá para atravessar a nado, a maior parte do trajeto é com água pela cintura, mas em alguns pontos não dá pé e é preciso nadar mesmo, então se você não tem uma prancha para apoiar bolsa com suas coisas, vá de barquinho que é melhor e mais seguro.
O charme da Guarda está em conseguir preservar o espírito mochileiro, pé na areia, com uma sofisticação mínima nos serviços, ainda que tenha poucos restaurantes come-se muito bem por lá e a preço justo. Existem pousadas para todos os bolsos e a grande atração é a Zululand, do Paulo Zulu. Lógico que existem problemas, mas lá foi o único lugar que visitei onde vi uma verdadeira preocupação dos locais em preservar a natureza e evitar o turismo em massa. Apenas na Guarda ouvi os comerciantes e moradores falando que o turismo de massa e a destruição das belezas naturais inviabilizaria o turismo.
São os moradores os responsáveis pela limpeza da praia, transporte nos barcos, segurança durante a noite na faixa de areia. Espero que estes moradores sejam ouvidos pela administração pública antes de autorizar a construção de uma marina em pleno rio da Madre, como querem fazer...
E a Guarda tem pessoas especiais, com quem vale a pena conversar e ouvir histórias de outros tempos. Nada como um dedo de prosa com o Cabral, figura folclórica, pescador dos mais antigos, patriarca de uma família adorável.
Suas filhas (todas Marias) servem a melhor casquinha de siri que já comi em toda minha vida!!! Na Birosca Três Marias, que fica ao lado da entrada da trilha, em frente ao rio, onde os siris são pescados todos os dias para rechear aquelas maravilhas!!!! Aproveite e puxe conversa! Até para o aniversário do Cabral fomos convidados!
A grande diversão da Guarda para quem tem crianças é curtir o dia todo ao lado do rio. Quando a maré enche (por volta do meio dia) as águas escuras do rio (mas limpas) ficam verdes e transparentes com a água do mar que avança.
As possibilidades de diversão são infinitas! Caiaques, barcos, pranchas, mergulho... ou simplesmente lagartear ao sol.
***
Hoje trouxe apenas algumas fotinhas, que estava devendo, esta semana posto outras.
Um sonho de lugar, pena que não conheço nada do Sul do nosso País (vergonha totallll), beijocas
ResponderExcluirRealmente o teu país é todo ele mágico e abençoado, eu pensei ke paisagens dessas só no nordeste que conheço graças a Deus, mas afinal, tem paisagem linda por todo o Brasil mesmo!
ResponderExcluirUm beijo
Nossa!...realmente parece ser mágica...preciso conhecer....
ResponderExcluirNossa, amei cada foto e fiquei com vontade de estar nesses lugares... rsrs
ResponderExcluirVim fazer um convite:
meu sogro disponibilizou um tapete para ser sorteado no blog dele, então se interessar:
http://shalontapetes.blogspot.com
abraços cheirosos
Oi Lu! Passei pra dizer que estou com saudades de falar com vc viu.
ResponderExcluirEta vidinha mais ou menos heim...Que paraiso é esse menina!
Beijo pra vc e para os seus.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLu, é imprescionante como a Tóia parece com você. É você em miniatura! Lindas!
ResponderExcluirBeijo!
Oi Lu!!!!
ResponderExcluirLindas as fotos!!!
Realmente as praias aqui são lindas!!!
O que deixa a desejar é a BR 101, com as suas obras. As promessas são tantas que a gente já nem acredita qdo ficaram prontas!!! Uma pena!!!!
Adorei suas fotos.
Bjus, Ione
Que sonho de lugar!
ResponderExcluirObrigada pelas dicas, Lú.
Mês que vem vou ficar uma semana em Floripa, na casa de uns amigos... quero tentar conhecer esse lugar maravilhoso das fotos.
bjs
Oi Lu!
ResponderExcluirVou concordar com o Léo. Este lugar é mágico!!! Eu diria que é uma paraíso! Beijos
eita saudade...ver essas fotos dá tanta nostalgia,rsrsrs...bj
ResponderExcluirOlá Lú. Que fotos lindas. Ainda não tive oportunidade de conhecer SC. Meu filho ficou 30 dias por lá. Ele disse que é um dos lugares mais bonitos que ele já viu. Pena que ele perdeu a máquina, então não temos fotos. Mas pude conferir com vc a maravilha do lugar. Acho que ano que vem vou mudar as férias do nordeste para o Sul. Tô louca prá conhecer essas maravilhas de perto.
ResponderExcluirBjs
Regina Anacleto
Oi Lú!
ResponderExcluirQue show de lugar!!! e agora estou aqui pertinho! Com certeza depois desse post vou colocar na lista de lugares a visitar... deixa passar a temporada!
beijinho,
Ana
Oi querida!
ResponderExcluirLindo esse lugar! E
Espero que você venha um dia conhecer as praias do Pará, lugares lindos, areia branquinha e fina e o melhor a agua é quente. Temos (Walmyr e eu) amigos do sul e sudeste que ficam maravilhados com a temperatura da água, e lhe digo, quando você entra não dá vontade de sair!
Temos uma casa num balneário chamado Marudá, lugar bucólico, moradia de pescadores que a modernidade está querendo chegar, você que é bichogrilo kkkkk ia amar e o Léo (olha a intimidade) iria surfar em Crispim outra praia próxima e linda que as "crianças" adorariam, sem contar Salinas outro balneário paradisíaco,enfim, tem praia pra todos os gostos. Se quiser vir é só avisar kkkkk.
Beijks,
Léa (Belém-Pa)