Como eu prometi, aqui vai o rolinho. É mais uma almofada de preguiçosa, porque não tem zíper (vou ensinar a fazer também). Facílima, basicamente é o mesmo esquema da almofada que ensinei ontem.
Eu cortei um retângulo de 66cm X 85 cm. Dobrei o tecido sobre ele mesmo e uni as duas bordas. Alfinetei e costurei, deixando 3 aberturas: as laterais onde vamos costurar os círculos que formam o rolo e uma no centro (para virar o trabalho e encher, como fizemos ontem)
Com o compasso eu risquei um círculo de 22cm (11 de raio) e recortei no tecido. O tamanho do círculo varia conforme o tamanho da almofada, mas se ela tiver 66 de largura, não importa o comprimento, o círculo sempre será de 22cm. (não descobri ainda porque minhas fotos não se alinham hoje.)
Daí vem a parte chata, costurar o círculo na almofada. Pelo avesso eu alfinetei toda a borda da almofada e do círculo. Notem que o círculo é um pouco maior que a borda, sobra um pouco de tecido (mais ou menos 0,5cm) eu prefiro cortar maior porque é mais fácil de acertar e costurar. Ficam estas sobras que depois podem ser cortadas ou não, depende do preciosismo da costureira.
Depois alinhavem tudo. Eu sei que é chato, mas é necessário, senão escapa mesmo e a costura fica torta. Eu alinhavo todas as costuras circulares porque é difícil passar a máquina sem ficar torto. Passe a costura, com calma e cuidado, sempre esticando o tecido para que não enrugue. Vá fazendo aos pouquinhos.
Depois de costurados ambos os círculos, basta fazer como ensinei ontem , vire pela abertura que você deixou no meio da almofada e encha de plumante (vai bastante e é mais barato comprar por quilo em grandes armarinhos que vendem no atacado, aqui em Curitiba indico o Voluntários, ao lado do Instituto de Educação)
Depois costure com os pontos invisíveis (aqui tem um tutorial bem explicadinho, mesmo em inglês dá para entender apenas pelas fotos) e sua almofada está pronta.
Importante: quando terminamos ela fica cheia de “gomos” da fibra que não assentou. Basta amassar com as mãos até a fibra se adaptar ao novo espaço e ela fica lisinha. Tá aí seu rolinho (o meu ainda cheio de grumos.)
***
Ontem muitas meninas ficaram assustadas com o valor do tecido da almofada. Mas, ao contrário do que possa parecer ele não é caro pois não pode ser comparado ao algodão. Aquele tecido é tão encorpado que parece uma tapeçaria (aliás seu desenho imita um tapete persa). O desenho não é impresso, mas sim tramado com fios de muitas cores (o que encarece bastante um tecido). Por tudo isso o preço pago por ele foi justo. O valor de um tecido obedece a inúmeras variantes, quanto mais encorpado e mais cores na trama, mais caro e, claro, mais bonito.
Para baratear as almofadas eu fiz o fundo com um chenile de R$ 40,00.
O tecido do rolinho é um linhão nacional e custou R$ 44,00 o metro. Um bom preço para tecidos de linho, ainda que misturados com algodão ou sintéticos (como é o caso). Não gosto do linho puro para colchas e almofadas porque amarrota demais, sem falar que são caros demais.
Para as curitibanas, comprei todos os tecidos das almofadas na Casanova, que tem boas opções de tecidos para tapeçaria a um bom preço.
Se der tempo, hoje faço um tutorial de almofada com zíper, para encapar.
Beijos
Lu
Oi Lú!
ResponderExcluirVocê é muito prática e de grande talento, estou encantada com o tamanho de sua régua!(no bom sentido!) Como que se chama isso? Aqui na minha cidade não tem nada disso nem para remédio! Passe o nome pra mim, da régua e dessa placa embaixo da almofada, isso facilita e muito o trabalho!Pois com o nome certo em mãos vou procurar numa cidade maior aqui perto, desde já, muito obrigada!
Bjs
Silvia
Oi Lu
ResponderExcluirBom, vou dar pitaco aqui e avisar a Silvia aí de cima que aquela placa verde chama-se base de corte, cuja melhor marca é a Olfa. Se vc não encontrar na sua cidade, vc encontra pela internet. Eu não sei que régua vc está citando, só vi uma fita métrica...será isso? Mas a gente (a Lu deve usar também) as réguas da Ominigrid, que são indispensáveis pra quem faz patchwork. Ah! Pra usar a régua e a base de corte a gente usa um cortador circular (como se fosse um estilete redondo) da marca Olfa também. Desculpem a intromissão, tá! rsrsrs
Bjs a todas
E Lu: amei seu rolinho. Tô há tempos ensaiando fazer alguns, mas aquela costura circular me arrepiava...agora vai!
oi eu invejo quem tem poderes com as tesouras e tecidos!!! rsrsrs...com certeza esse dom eu não tenho!! lindos trabalhos e dicas!
ResponderExcluirmuito bom sim senhora....só em faz lembrarq ue tenho de aprender a usar a maquineta que tá lá no canto-depois mostra o resutado final -colocadas no sitio tá(sou cusca e descarada desculpa-me )
ResponderExcluirOLÁ QUERIDA ADOREI A RECEITA DO ROLINHO,TO LOCA PARA FAZER UNS PARA OS QUARTOS...VOU ME AVENTURAR,DEPOIS POSTO NO BLOG...
ResponderExcluirBJU
LIKA
Oi Lú!!!
ResponderExcluirAdorei o tutorial da almofada rolinho!!! Confesso que sempre achei dificil, mais com o seu pap, ficou facil.
Bjus
Adorei este PAP!
ResponderExcluirVou tentar fazer!
Vc explica muito bem, parabéns!
Beijos.
Oi Lu, ainda não me apresentei, mas já venho acompanhando seu blog há alguns dias (acompanhando e adorando!). Ando numa correria, mas me achei na obrigação de comentar sobre o preço do tecido para a almofada. Assim que bati o olho quando li 80 Reais, admito que também quase caí das pernas... fiquei hoje, enquanto costurava uma cobertinha pro meu filho (inspirada por você) pensando sobre isso... pareceu caro, mas o tecido é lindo. Fui no Extra outro dia e qualquer almofada (de tecidinho de quinta) custa, no mínimo 20 Reais... colocando na ponta do lápis, ficou mais caro a almofada pronta de tecido de quinta, né?... beijos e obrigada pelo blog!!
ResponderExcluirSe quiser me visitar, meu mundo está em www.umcoracaodemae.blogspot.com
Esse cantinho tá um arraZZZZZZOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
ResponderExcluirMeninaaaaa, que coisuxa fofa essa espaço!
AMEI tudo, vou continuar namorando!
Ótimo tutorial... vou fazer o meu e postar para você ver como ficou! bjo
ResponderExcluir