Google+ minha casa, meu mundo: As Razões de Ter um Blog

8 de maio de 2011

As Razões de Ter um Blog

Ter um blog não é facil não! Dá trabalho, toma tempo, as vezes irrita quando recebemos comentários mal educados...  mas então, por que manter um? e por tanto tempo? Afinal, aos trancos e barrancos o Minha Casa, Meu Mundo já vai completar 3 anos...

Responder esta pergunta foi o desafio lançado no grupo Blogueiras Unidas, no Facebook, do qual tenho a felicidade de pertencer. E aqui estou eu, pensando sobre o assunto.


Há muitos e muitos anos eu leio blogs,  quando a maioria deles eram apenas diarinhos onde cada um partilhava um pouco da sua vida. Ler estes blogs me ajudavam a afastar a solidão louca que eu sentia quando morava no interior do Paraná (em cidades minúsculas), longe da minha filha e da minha família.
Para me distrair eu lia estes blogs e pesquisava sobre artesanato na internet, aprendia novas técnicas, conhecia materiais dos quais nunca tinha ouvido falar. Na mesma internet, comprava livros, revistas e aqueles materiais lindos que jamais encontraria em Catanduvas (apenas para citar uma das cidades onde morei).
E todas as noites um mundo novo, colorido, vibrante e maravilhoso se abria diante de mim, na tela do meu computador. Acho que as meninas que editavam aqueles blogs nunca souberam o quanto foram importantes na minha vida, porque desde aquela época não sou de comentar... (não é falta de educação, é meu jeito Uritgão de ser!). Com o tempo, foram surgindo blogs exclusivos de artesanato, onde as meninas mostravam o que faziam, publicavam moldes e tutoriais, mais ou menos como vemos hoje. Isso foi lá pelo ano 2000.

Aprendi a fazer bonecas nos blogs, assim como os rudimentos do patchwork. E comecei a colecionar moldes. Tenho verdadeira fixação por eles até hoje, são pastas e pastas repletas! E livros que comprei aos montes no Ebay. E tem um blog que amo e leio até hoje, Peixinhos no Sótão, que publicava muitos moldes e um dia achei que poderia fazer como ela e partilhar tudo aquilo. E mais, eu queria mostrar todos os links bacanas que via todos os dias!

E assim surgiu o blog. Como um caderno de anotações. Um espaço para compartilhar minhas descobertas. Nunca teve a pretensão de ser isso ou aquilo, pertencer a este nicho ou aquele. Nunca quis ganhar dinheiro. Meu prazer é partilhar, apenas isso.

Paralelo a isso, quando o blog começou eu tinha acabado de me mudar para minha então nova casa e as preocupações sobre limpeza e organização eram constantes, afinal era a primeira vez que morava em uma casa enorme e tinha que me organizar de verdade, senão virava um mafuá!

 Nesta época eu já costurava mais ou menos e comecei a fazer uns tutoriais simples, coisas que não achava na internet. E quando fiz o de apliquée (um mês depois de começar a blogar) o número de visitas explodiu! de 100 por dia passou a 3000!!!!!!!!!!!! E acabei ficando conhecida das outras blogueiras e das meninas do patchwork. Isso foi uma felicidade imensa para mim, porque até hoje este é o post mais visitado e o que rende os comentários mais emocionantes! Não foram poucas as meninas que me escreveram falando que este post as tirou da depressão ou ajudou com os rendimentos da família. Explicava como comprar o papel cola pela net e muita gente neste brasilzão está fazendo aplicações (e ganhando dinheiro) por conta do meu tutorial. Não tem preço poder ajudar desta maneira!

E eu fiz outros (poucos) tutoriais que sempre tiveram muita repercussão. Hoje ainda, uma amiga muito querida me mostrou as fotos das necessaires que ela aprendeu a fazer aqui e que vende! Este retorno é a razão do meu blog existir. Eu sei como é difícil apreender uma técnica quando moramos em cidades pequenas, não existe possibilidade alguma, já vivi esta experiência. E assim como aprendi com outros blogs, quero ensinar o pouquinho que sei, partilhar meus moldes e links. Porque não fico feliz apenas quando alguém aprende algo com meus tutoriais, acho bacana partilhar o que outras meninas do mundo todo estão ensinando agora mesmo. Nem todas conhecem aquele blog da Lapônia que ensinou uma técnica linda de tricot... daí eu posto o link!

Este é o prazer que o Minha Casa me traz, a felicidade de ser útil.

Mas um episódio me marcou demais. Em 2009 passamos por um problema gigantesco na família. seríssimo. Eu passava os dias chorando e quem me manteve em pé foram as amigas do blog, que faziam orações e me escreviam todos os dias! Isso foi tão importante, mas tão importante que aconteça o que acontecer jamais deixarei de escrever aqui. É a forma que tenho de agradecer todos os dias o bem que minhas leitoras me trouxeram. (Sempre que falo ou escrevo sobre isso eu choro, de emoção, de alegria ao lembrar do apoio que recebi).

Mas tem o lado negro da força. Eu não sou uma pessoa muito simpática ou sociável. Sou bastante mau humorada, crítica e polêmica. Não vejo o mundo com os olhos conformados de quem não pensa sobre o que está acontecendo à sua volta. E isso se reflete em meus posts. Defendo meu direito de fumar, o das crianças palestinas terem uma vida digna, o do Bolsonaro dizer o que quiser (entre outras polêmicas que rolaram por aqui). Eu defendo o direito de você ser quem você quiser ser, seja lá o que isso signifique e desde que não se cometa nenhum crime.

Por conta disso já fui muito agredida em comentários. Demais. Sofri muito por conta disso e perdi muito da vontade de escrever sobre assuntos polêmicos por aqui. Desgasta ser xingada. Mas aos poucos estou voltando e dando um pitaco aqui e outro lá. Para as amigas que sentem falta deste meu lado, basta me adicionar no Facebook, por lá eu ainda solto minhas cobras... ainda que a conta gotas.

Meu blog realmente é minha casa, meu mundo. Onde quem realmente gosto de ser e faço o que me dá prazer. Por isso blogo e vou continuar por anos e anos ainda...

Um beijo e obrigada a todas as minhas leitoras, sem vocês não haveria motivo algum para esta casa existir.

42 comentários:

  1. Oi Lu,faz tempão que te visito, mesmo antes de ter o meu blog.Adoro vê seus posts e até me inspirei numa peça que vc postou e fiz uma para mim, qualquer dias estarei postando para vc conferir.Olha não fica chateada com as pessoas que te criticam pelo que vc é e escreve, sempre haverá aquelae que serão contra as pessoas que tem coragem de ser realmente autênticas, e isso vc é sabe realmente ser, pois na maioria das vezes encontramos neste mundo virtual muita artificialidade por parte daqueles que se julgam donos da verdade, não é verdade?Vc é talentosa, corajosa e acima de tudo autentica até na hora que assume que é mal humorada.Continue com esse trabalho martavilhosos que vc faz neste blog.Bjos

    ResponderExcluir
  2. É por esse seu jeito sincero de postar que adoro seu blog.Não comento,aliás quase não comento em blogs,mas hj não poderia deixar de dizer,que seu blog é ótimo,autentico,e quanto aos comentários de pessoas sem educação,elas que não leiam...azar delas,pois aqui aprendemos muitas coisas.Parabéns....Bjsssss.

    ResponderExcluir
  3. E que maravilha se transformou seu "caderninho de anotações". Linda casa, lindo mundo!!

    Bjinhos
    Ale

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do seu desabafo, deu pra sentir as coisas que passam na sua cabeça... Você morou em Catanduvas/SC? minha irmã mora lá, realmente é uma cidade que não tem nada, compreendo sua necessidade de aprender sempre mais, com a agonia de não ter ao que recorrer. muitas coisas aprendi aqui tambem, este mundinho que criamos nos blogs realmente mudam nossa vida... abraços!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, adorei ler tudo isso. SAiba que eu me inspiro em vc, quero muito que um dia meu blog seja assim, totalmente agradável e lindo.

    Beijinhos e parabéns por tudo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!
    Nossa acabei de escrever um comentário gigante aqui e deu erro na pagina!
    Vou tentar de novo:
    Bom, suas palavras nesse post, me fizeram muito bem e me lembraram do bem que meu blog me faz! Foi ele que me mostrou o caminho a seguir, a fazer a escolha certa, e hoje mais do que nunca sou apaixonada pela Arquitetura e Urbanismo, isso graças ao blog e as amigas virtuais que sempre me apoiaram. Espero poder voltar a blogar o mais rápido possível, morar sozinha e ser estudante universitária não é fácil! Mas quero sim voltar pro mundo dos blogs e compartilhar tudo que estou aprendendo! Obrigada por suas palavras!

    beijos
    Débora Fouraux
    brincandodecorar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. acho que todas nós começamoss um dia por motivos pessoais e que nos faz ir adiante! mas teu blog tem identidade! parabéns, gosto de passar por aqui! bjus!

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Também criei o meu blog após ir morar numa cidade onde a vida passa muiiito devagar. Como diz o provérbio "mais parado que água de poço".

    Após viver uns 30 anos numa cidade da grande Porto Alegre, onde se encontra de tudo, mas também é estressante, resolvi priorizar a qualidade de uma vida mais calma. Estranhei muito no início, por isso criei o blog em 2009 para me ocupar, mostrar meus trabalhos, pois aqui não tem muito onde mostrar,e estar em contato com o mundo do artesanato e das informações. Afinal já estava sentindo muita falta. Acostumada ao mundo escolar e acadêmico, imagina quanta falta estava me fazendo. E o melhor, evita a depressão, porque não dá tempo de pensar besteiras.
    Bjos
    Silésia

    ResponderExcluir
  9. Visito seu blog tem tempo e confesso que passei a gostar mais depois que percebi que existia uma pessoa inconformada escrevendo ele.

    Uso a internet como profissional e simples usuária há muitos anos e nao tenho mais paciencia pra grande falsidade que ela vem se tornando.

    Todas as pessoas sao perfeitas, felizes, politicamente corretas e extremamente futeis. Erro agora por generalizar, sei que nao é bem assim, mas ando tao de saco cheio disso tudo que me permito o excesso :-)

    Faz bem saber que existe gente de verdade por aí e nao deixe de soltar suas cobras quando achar certo, precisamos deixar a hipocrisia de lado. Se a internet é uma nova forma de relacionamento pq não começar esse relacionamento de verdade?

    Sem preocupações com a quantidade de visitas ou seguidores, simplesmente vivendo e compartilhando de verdade e não criando um personagem.

    Fale o que achar certo, esse é o seu espaço e as pessoas acabam se agrupando por afinidade.

    Aproveite a sua casa e o seu mundo :-)

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Lú!!!

    Adorei seu desabafo, sempre gostei de vc por vc ser autêntica, é disso que mais gosto. Ando um pouco sumida, ando meia depre, mais já estou dando a volta por cima.
    Fica firma todas nós gostamos do seu blog.
    Bjussss e Feliz dia das Mães.

    ResponderExcluir
  11. oi
    Ter blog é isso mesmo.
    Por falta de tempo e por comentários runis, estou pensando em desistir.vi
    Parabéns, seu blog é maravilhoso

    bjo

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do 'texto-verdade-desabafo', muito bom, Drª Lú...rs....continue assim, sendo quem é, do jeito que é....não dá prá agradar a gregos e bahianos, mas se der prá ser feliz já é uma grande conquista.

    Também não sou de comentar em Blogs mas estou sempre aqui, afinal, meu e-mail me avisa a cada novo post do Minha Casa, Meu Mundo.
    Um Grande abraço,
    MB.

    ResponderExcluir
  13. Faça sempre o que vc achar que
    deve e pronto!
    Quando tem criticas ou desaforo
    eu uso o poder do deletar e
    acabou aí vou ler os que me mantém
    feliz.

    Lu eu tenho a certeza que nós fizemos
    nosso blog para postar o que tiver
    com vontade de falar,elogiar,criticar,
    gritar,sussurar enfim o blog e nosso
    e pronto!

    Tenha dias de benção e continue a
    soltar tudo que vc tem o direito! ihihiiiii
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lu...gosto do jeito que vc escreve.Realmente a gente fica muito chateada quando deixam comentários maldosos, mas precisamos aprender a lidar com isso, e temos a opção de aceitá-los ou não, não é mesmo??
    O blog é nosso e devemos ter a liberdade de escrever o que tivermos vontade!
    Beijinhos!
    Eulalia
    www.papodemeninas.com

    ResponderExcluir
  15. ♥U... adoro seu jeito Urtigão de ser!!!

    beijos de montão

    ResponderExcluir
  16. Mas ter um blog é isso aí! Dar a cara a tapa!! Gente maldosa tem no mundo virtual e rela, inevitável! Tô conhecendo seu blog agora, mas já gostei do teu jeito de falar o que quiser!

    Blogar é nossa força, equilíbrio, falou tudo!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga,obrigada pela força e coragem,e por não nos abandonar.

    ResponderExcluir
  18. O seu depoimento só me faz sentir mais vontade de continuar, eu que ainda estou começando, com pouco mais de um mês de blog, aprendi com o tempo, na vida, a não dar importância ao que os outros dizem e seguir adiante, fazendo o que considero certo. Espero conseguir estender este ponto de vista ao meu blog, falando daquilo que tenho vontade, pois para mim um blog é como uma revista: você compra aquela com a qual você se identifica, a que fala dos assuntos que vc gosta, sem o compromisso de politicamente correta ou ditar tendências. Quem tem um blog deve se sentir feliz em poder dizer o que quiser e ser seguida por aquele que se identificam com a gente. Quem não gostar? Que procure outro!!! Um grande beijo. Me inspiro com o seu trabalho neste que foi um dos primeiros blogs que segui. Felicidades!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  19. Ola adoro o seu blog, quase nunca comento mas hoje não resisti hehhehe acho vc D+ tanto pelo seu bom gosto, quanto pelo seu modo sincero e direto de mandar o seu recado mil beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá !!!
    Me identifiquei muito com o que escreveu...minha cunhada montou meu blog a 3 anos, mas não me interessei por falta de tempo e por não saber mexer..a 6 meses passo minhas noites lendo blogs de artesanato e simplesmente ADORO-AMO...De tanto ler e ler, criei coragem para reativar o meu e a um mês mais ou menos dei cara nova a ele e lendo seu blog me inspiro a cada dia e me incentiva a continuar. Tb não costumo comentar, mas esse seu post de hj me encorajou!! Não dê bola pra torcida, como dizem por ai..rsrs..continue assim autêntica e fale o que tiver vontade, doa a quem doer!!
    Qdo puder dê uma passadinha no meu singelo bloguinho...quem sabe um dia ele fica assim, tão aconchegante qto o seu!! rsrssr
    bjinhossss
    http://valeriamarchello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Lu,
    te acompanho já há algum tempo e sempre li e gostei do que escreve.
    Já tempo que não escrevo, mas hoje não poderia deixar passar em branco, pois é por isso que gosto de te visitar: voce é autêntica! Continue assim e obrigada por dividir conosco tudo isso.
    Um grande abraço e tenha um início de semana genial!
    Da paulista paulistana,
    Maria Josefa
    *************

    ResponderExcluir
  22. Olha eu aqui novamente.
    Quando tiver um tempinho apareça em meu blog que ficarei muito feliz em te receber por lá.
    www.blogdaemejota.blogspot.com
    Beijinhos,
    Maria Josefa
    ************

    ResponderExcluir
  23. seu blog tá lindo! eu também adoro toadas essas fofuras de artes um abraço de uma novata neste universo ainda tão desconhecido dos blogs bjs!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu! gosto muito de passar por aqui e concordo com vc em relação aos comentáros nos blogs que passamos, eu também gostaria de comentar em todos os que visito e gosto, mas não tenho tempo pra isto, e fico chateada em não responder aos comentários dos meus blogs, mas é impossível com a vida agitada que levamos. Gosto muito da forma que vc escreve aqui, é pessoal e até parece que nos conhecemos, assim que é legal, vc poder escrever o pensa e poder atingir os outros de uma forma boa. Continue assim, pois é por isso que vc tem tantos seguidores e tantas visitas no seu blog. bjos, Zélia.

    www.brincandocomcores2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. tenho poucas palavras pra dizer:

    adoro seu blog, e obrigada por existir...

    bjks

    ResponderExcluir
  26. Qual é o grupo no Facebook ?
    Também queria aderir :)

    ResponderExcluir
  27. Lu , blog bom é aquele feito por alguém "real".
    Nunca se abale por nada ,continue sempre verdadeira como você é.É a maior razão do seu sucesso.

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  28. Fiquei muito emocionada pela referência ao meu blog (Peixinhos do Sotão). Obrigada pelo carinho, que retribuo.

    ResponderExcluir
  29. Olá Lu, eu adoro seu blog, e gostei muito desse post, eu tb sempre li varios blogs e decidi fazer um, da uma passadinha no meu e me ajuda a mexer.
    Obrigada e beijos

    ResponderExcluir
  30. É por tudo isso, que sigo seu blog, nunca deixe de ser "voce". Um grande abraço

    ResponderExcluir
  31. Oi Lu!

    Sou nova por aqui... só há 3 meses!
    Não fica triste... pq o que realmente importa é que vc sabe quem vc é! Os outros não sabem da sua vida, suas experiências, seus dias de solidão...
    Existem pessoas e pessoas... não dá pra agradar a todos, né?!!
    Isso passa e dias melhores virão!!!
    Adorei seu blog!
    Tudo muito criativo!
    Parabéns!

    Bjs Dani

    ResponderExcluir
  32. Olá, minha nova amiga blogueira!
    Gostei de seu depoimento. Bom saber que esse mundo virtual nos dá a chance de conhecer pessoas fortes que vão nos indicando novos caminhos. Grande abraço! Ludmila

    ResponderExcluir
  33. Eh Lu, é muito tempo, e muita disposição rsss. te falo porque tenho um blog desde de feveiro deste ano e sei o quanto é dificil mantê-lo da forma como gostaria... Parabéns pelo blog, e por compartilhar coisas lindas conosco!
    Bjs da Mel para vc

    ResponderExcluir
  34. Gostei do desabafo! Antes de ser BU, já vinha aqui e adorava, agora, mais ainda. E toque em frente, que a blogsofera precisa de gente dinâmica e sincera!!!
    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  35. Lu, há tempo venho visitar sua casa, isso tem jeito de casa de amiga pra sentar e tomar um café, e encontrar uma boa conversa... adorei te encontrar no Fb e saber mais de vc.
    a história de como começou é blog é inspiradora para tanta gente que está 'perdida' por ai nesse imenso país, vc deu a fórmula neste post!
    estou adorando nosso BU e assim poder conhecer mais gente bacana e estar tão longe e tão perto.
    só hoje publiquei meu post da blogagem coletiva e estou visitando as meninas, estão ótimas os post de todas.
    é uma delicia ler vc, Lu!
    beijinho
    Ju

    ResponderExcluir
  36. corrigindo o coment acima:

    *a história de como começou o blog é inspiradora

    ResponderExcluir
  37. Oi Lu amada, discordo totalmente de ti quando dizes que não és uma pessoa muito simpática ou sociável e que és mau humorada. Vejo teu blog e teus comentários no BU e adoro o teu jeito. Quem dera ter mais pessoas mau humoradas como tu....
    Te acho super simpática e agradável. Quanto ao começo de teu blog é inspirador para muito gente. Parabéns!
    Beijos no coração
    Lili

    ResponderExcluir
  38. Que lindo o teu post Lu!
    O meu blog esta as vésperas de completar o seu primeiro ano, esta meio abandonado, mas eu já sei como é esta coisa das amizades, do apoio virtual, de pessoas que querem novas amizades, trocar informações, emoções... foi através de blogs que eu e uma outra guria, agora minha amiga, resolvemos problemas antigos nossos, hehehehehe foi estranho, mas muito bacana.
    Eu adoro as tuas dicas e opiniões, muitas vezes me faz pensar sobre as coisas, por um outro ponto de vista, ou simplesmente refletir. Eu também sou um pouco polêmica, então sei como é esse negócio de ser criticada, minha família quase nunca me entende :S

    Continue sempre!

    Super beijo

    ResponderExcluir
  39. @Valeria Marchello oi gostei muito do seu blog!
    eu queria ter um blog criativo igual o seu!
    me ajuda?
    bjos

    ResponderExcluir
  40. Muito bom poder conhecer a sua casa e seu mundo!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  41. Passei por aqui sem querer e depois de ler tudo isto só tenho a dizer que adorei e já sou fã! Uma fã do outro lado do mundo mas vale a pena! ;) Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  42. Oi amiga blogueira
    Eu adoro sua casa e seu mundo,tudo que vc fala realmente tem muita razão,andei afastada do meu blog,fiquei quase 4 anos cuidando do marido doente,foram dias terriveis,não queira saber o quanto sofri por ve-lo sofrendo,e esse ano em fevereiro Deus levou-o,não pensei que fosse sofrer mais ainda,sentimento do eu sosinha,filhos casados,sem aquele companheirão de 40 anos de casamento.Mas,agora estou entrando no eixo e voltando a blogar com mais frequencia.Eu sinto falta de ler e passear na sua casa e no seu mundo..Um beijao no seu coração!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis