Google+ minha casa, meu mundo

30 de novembro de 2011

Hoje é dia de post da Dani, mas como ela está viajando, posto eu, reclamando da vida, só para variar.
Então que estou há mais de dois meses sem empregada doméstica. Acontece que somos 6 e minha casa é grande... dá para imaginar o caos que se instalou... E daí me pergunto: como faz para trabalhar, cuidar da casa, fazer almoço, estudar com as crianças, etc e tal?
Juro que não sei, juro que não vejo como dar conta de tudo isso.
Ontem perguntei lá no face como as americanas e européias dão conta de tudo. A conversa foi longe. Muitas são as técnicas, como a Giova sempre nos ensina aqui no blog. O problema  é que a bagunça aqui em casa é bem controlada, é normal para uma casa de 6 pessoas, nada demais. O que me incomoda e muito é que a minha casa já não está tão limpa quanto antes. Sou meio písica com limpeza e não suporto ver rejunte meio encardido, teia de aranha nos cantos e pó sobre os móveis... Como moro na roça a poeira é onipresente aqui em casa, todos os dias. E como tenho um zilhão de badulaques vira uma guerra quase que perdida.
De todas as dicas que recebi, cheguei à conclusão que sou é mal aparelhada.. Não tenho secadora de roupa, lavadora de louça, um aspirador de pó decente, vap, vassouras mágicas e tantas outras facilidades que realmente deixam o dia a dia mais simples. Agora não tenho como comprar um monte de máquinas, algumas bem caras, mas vou me organizar para ao longo do próximo ano comprar um de cada vez, porque realmente não é possível lavar 20 a 30 copos todos os dias!!!!!!!!!
Para ter uma idéia meu aspirador tem mais de 15 anos! É um trambolho horroroso de carregar para lá e para cá. Então a primeira compra vai ser um aspirador portátil.
E também, dos comentários das amigas portuguesas, fica claro que para elas a divisaão de tarefas é um fato, não um sonho como é para nós brasileiras.
E olha que eu nem posso reclamar do meu marido, que ajuda bastante com as crianças, lava louça e ajuda a arrumar a casa. Em compensação as crianças não fazem nada...
Acho que falta organizar as tarefas para cada um, para que adquiram habitos simples, como separar as roupas para lavar. Arrumar as camas Deixar o banheiro limpo e organizado ao sair. Lavar a louça que usou.
Mesmo porque temos que prepará-los para a vida, para o dia em que terão suas próprias casas, viverão sozinhos em um mundo onde ajuda é cada dia mais artigo de luxo.
Temos muito para mudar por aqui, muito para apreender. É preciso organizar uma rotina diária para todos. É preciso cumprir esta rotina.
Na verdade, é preciso estabelecer novos hábitos, uma nova mentalidade. Vou começar e logo.
E vocês, como organizam a limpeza das casas? Todas vocês tem empregada doméstica ou se viram apenas com uma diarista?
Estou precisando de dicas!
Beijos
Lu

44 comentários:

  1. Oi Lu!
    Eu tenho empregada doméstica sim, simplesmente surtei quando me vi na mesma situação q vc. Tendo q trabalhar e cuidar da casa. Meu marido não move um copo do lugar e fazer tudo estava me deixando sem ânimo e paciência p tudo! Aí q resolvi q, mesmo q tenha q trabalhar somente p pagar empregada vou fazê-lo, nem q tudo q eu ganhe seja p ela. A gente tem q admitir quando não dá conta! Nem todas darão!!! Beijos e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu :-)

    Tambem nao tenho empregada ou diarista. Não consigo me imaginar convivendo no mesmo espaço com alguem alem do marido e das meninas, e só convivo com eles pq os amo e sao minha familia, pq o ideal era viver sozinha mesmo :-D
    Toco o trabalho e a casa ao mesmo tempo, alguns dias é um caos, mas sempre funciona bem.

    Todos fazem coisas, as meninas ajudam em tudo,lavam louça, colocam roupa pra secar ou tiram as secas da corda. Eventualmente fazem alguma refeição quando enrola o meio de campo. E o que for preciso. São muito ativas e companheiras, entendem que precisam participar da rotina da casa, pois estou altamente ocupada por causa delas tambem, já que nao sou só eu quem usufrui dos resultados do meu trabalho.

    Marido tambem participa, com reservas, ele odeia imaginar que um dia vá lavar banheiro, em compensação, faz todas as compras e atividades na rua, as vezes algumas refeições, lava louça e cuida do cachorro.

    E eu sou rapida e pratica, faço tudo de forma simples e um pouco cada dia.

    Faça uma lista de atividades, distribua entre todos, inclusive as meninas, de acordo com a capacidade de cada um e exija o cumprimento. Se deixar ficam na preguiça por nao serem acostumadas. Logo a coisa entra no eixo e a casa funciona.

    Como a sua casa é muito grande ter alguem pra fazer um faxinao de vez em quando é legal, já que vc trabalha bastante fora.

    O grande segredo é manter limpo, a casa limpa é aquela que nao se suja. Nada acumulado, sujou lavou na hora, tirou colocou no lugar. No inicio parece histeria, mas depois entra em harmonia :-)

    E automatização é tudo, invista nisso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu!
    Entendo como vc se sente ... eu não gosto dos serviços domésticos, faço qdo necessário e qdo estou sem ajudante, mas tem épocas que começa a acumular bagunça para todos os lados, vira um caos, rsrs
    Qdo visitei nossos parentes italianos, voltei encantada com a maneira como elas vivem, mesmo fazendo toneladas de comida e sujando horrores de louça. Como empregada é luxo por lá, as crianças aprendem desde pequenas a ajudar na rotina da casa. Nós somos mal acostumadas, deixamos as crianças com babás e elas vão aprendendo que não precisam fazer nada pq sempre tem alguém alcançando tudo na mão. Eu sei que errei muito com minha filha. Ela não quer ajudar, mas eu tb não ensinei qdo era pequena, passava o dia todo fora e ela ficava com a empregada, com os avós e não fazia nada. Agora acha que não tem que fazer nada. É uma briga sempre que quero que faça algo para ajudar. Do maridão não posso me queixar, ele ajuda e muito!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai Lu, eu também me vejo perdida sem empregada. O minha não é perfeita, mas antes ela do que eu. Não dou conta não. Também já quis dar, mas não dou, então o jeito é admitir e contratar uma logo. Se tenho que fazer tudo fico num mal humor que nem eu me aguento, imagina o resto da família.
    Bjs
    Maristela

    ResponderExcluir
  5. Esse comentário é sobre o post da Fabiana. Achei fantástico o método dela, já li sobre isso, meu problema em por em prática é que sou muito desorganizada e minha família tb é, mas seria maravilhoso se todos aqui conseguissem viver nessa harmonia. Parabéns para ela que consegue manter sua casa assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. OI Lu!
    Eu tinha que comentar aqui hoje! em primeiro lugar, eu detesto limpar.... Moro numa casa pequena, fico sozinha a semana toda e não tem jeito... Mas ainda não tenho armários suficiente pra tantas coisas, trabalho em casa e tenho animais domésticos que vivem dentro de casa. Ou seja, se eu for ficar apegada a limpeza, simplesmente não trabalho, não ganho dinheiro e não compro a aparelhagem básica de uma dona de casa...
    Então a minha meta é trabalhar pra poder comprar o que preciso e meu sonho de consumo é a lava louças, deteeeeeesto lavar louça! Aspirador tenho um novinho, leve, pequeno. Brastemp. Não tem saco, é um recipiente de acrílico com o filtro EPA tudo lavável. Ótimo! Tenho espanador eletrostático também, outra coisa que detesto, tirar pó! Enfim, nunca tive empregada e agora que procuro uma diarista, simplesmente não encontro. Quando não tenho muito trabalho, eu dou conta (quase, pq limpar todos os vidros...afff cansa), mas com o trabalho acumulado como agora, o jeito é abstrair. Uma varridinha básica, não uso mais rodo, pano, é só o mop. E pronto!
    Talvez vc já faça isso, mas as crianças tem que fazer cada um uma parte, o quarto.
    nunca vai ficar TUDO limpo e arrumado de uma vez só sem empregada. Então tem q se acostumar. As empregadas vão virar artigo de luxo, as pessoas estão estudando e buscando outros trabalhos, o que é normal.
    Relaxa Lu!! Desapega...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Aff meu sonho morar na roça rsrsrs
    Mas aí eu não trabalharia fora mais...

    Quanto a arrumação, minha sugestão é delegar tarefas mesmo...lá em casa, meu filho mais velho de 7 anos é o encarregado de guardar calçados brinquedos e lavagem dos calçados de plásticos... o menor de 4, é instruído à ajudá-lo...senão ninguém guenta mulher de Deus! rsrsrs

    beijos e força na peruca que segue o baile! (gostei-dessa!)

    ResponderExcluir
  8. oioi, Lu.
    esta vida de mulher moderna é fogo mesmo!
    minha mãe, que sempre trabalhou fora, fazia um esquema de rodízio com a gente, pois só tínhamos diarista uma vez por semana: no sábado de manhã, cada um era responsável por uma 'tarefa', que mudava a cada semana, para não ficar 'injusto'. cada um fazia quando quisesse, mas precisava ser feito até o final do dia. eu acredito que isto serve não só para manter a casa em ordem, mas para educar tb, como vc disse.
    ganbarê aí, Lu!!!
    beijoca.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Como vc também sou um tanto neurótica com limpeza e organização. Ver a casa suja e as coisas fora do lugar me incomoda muito! Aqui em casa somos em 4 pessoas, eu, meu marido, meu filho de 3 anos e minha filha recem nascida. O "problema" é que além dessa galera, tenho mais 4 gatos e um cachchorro. Enfim, a casa está sempre cheia de pelos e patinhas carimbadas pelo chão. Uma beleza!!
    Eu vivo correndo atrás do rabo, como alguém já disse aqui no blog, mas não me canso não..rs. Estou sempre empenhada em deixar cada coisa no seu lugar,pensando maneiras de facilitar meu trabalho.
    Tinha empregada doméstica até pouco tempo atrás e agora não encontro mais nenhuma, parece que só a gente precisa trabalhar.
    Não tenho muitas dicas pra te dar, já que tb estou tentando me organizar nessa rotina da casa, mas acredito que é muito importante que todos colaborem. E atenção, ninguém estará TE ajudando, porque a casa não é só sua e mantê-la arrumada também não. Aprendi com aminha mãe que, independente de ter empregada ou muito dinheiro, saber lavar uma louça, arrumar a cama ou lavar um banheiro, não faz mal pra ninguém.
    Bom,é isso. Beijos e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  10. oi querida,cuidar de casa realmente não é fácil,eu no começo deste ano estava totalmente perdida,então adotei listas de tarefas,li muitas dicas de organização e limpeza e adaptei a minha rotina,hoje tenho um dia para limpar cada comodo da casa,dia para passa roupa e assim por adiante...para mim funciona,mesmo naqueles dias super corridos dá para deixar a casa apresentavel!bjos.

    ResponderExcluir
  11. a grande questão é que em breve não existiram mais empregadas domésticas no Brasil. E esse é o caminho natural de um país que enriquece e abre novos postos de trabalho a cada dia! Fato.
    Aqui em Curitiba o desemprego é de míseros 3%, ou seja, nem desemprego é... então é muito raro encontrar quem queira fazer este tipo de trabalho, que, inclusive, fica cada dia mais caro e proibitivo para a classe média.
    Por isso, vendo a dificuldade de arranjar outra pessoa, a cada dia me convenço mais que preciso organizar minha casa de forma que ela seja autosuficiente... e segue o baile!

    ResponderExcluir
  12. Ai gente, me sinto um E.T. porque nunca tive empregada, nem qdo trabalhava. Tive umas 2 ou 3 faxineiras q não duraram nem 2 meses. Não sei cobrar e tb não gosto de pagar por serviço mal feito. Daí sempre me virei sozinha. Qdo saí do emprego para ficar com Gabi tb não tive ajuda. Logo depois mudei pra uma casa 2 vezes maior e quase surtei. Hoje faço esquema de "cada coisa no seu dia", mas ainda sim tem dias q dá vontade de ficar no cantinho... o dia de passar a roupa eu pulo e acumulo pra outra semana. Enfim, não é um mar de rosas...
    Assim que puder coloco uma faxineira 1 vez na semana (elas cobram R$ 100,00 por vez ... no fim do mês dá R$400,00 ou R$500,00). Sofro.

    ResponderExcluir
  13. Lu, eu penso que educar as crianças em relação aos cuidados da casa é essencial, eu sempre penso no dia em que o menino deixa a casa da mãe para fazer faculdade e morar em uma republica, tem q saber se virar, e a menina que se casa e não sabe como limpar as coisas nem para poder exigir da faxineira ou empregada uma limpeza bem feita? isso tudo vale para meninas e meninos!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  14. Ah, e tb preciso tornar minha casa mais prática e fácil de organizar. Pra isso vou me organizando aos poucos. Mexendo em cada cômodo de uma vez (pisos práticos de limpar, armários para guardar tudo), diminuindo os bebelôs (um horror tirar poeira de tudo), comprando equipamentos mais eficientes, etc.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, estou prestes a me mudar para uma casa grande, na verdade enorme perto do apto. que moro hoje. A minha preocupação já é esta, já que maridão não gosta de fazer tarefas domésticas, se bem que quando me animo ele também faz. Além disso ainda não tenho filhos mas pretendo. Então, se puder, gostaria que postasse as alternativas ou tentativas que tem feito, precisarei me adaptar. Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  16. OI LU. Aqui em casa não tenho ninguem também, e trabalho fora o dia todo, e ainda vou almoçar em casa. É díficil e puxado, mas, vou levando, tenho dois filhos e eles fazem a parte deles, a cama deles é eles q arrumam, os brinquedos deles também é com eles. É claro q sempre rola stress, mas se não fazem não usam o computador e nem o videogame. E meu marido é daqueles q deixa calçado pelo chão, roupa no sofá, e eu fico reclamando, e ele fica me chamando de chata, vê se posso com isso. Bjs!!!!! adoro teu blog.
    nina florence barros
    marione_florence@hotmail.com
    guaiba/RS

    ResponderExcluir
  17. Lu o rodo mop, é uma mão na roda na questão piso, você varre e passa pano sem ter que molhar as mãos, é super rápido. Dividir a casa selecionando tipos de comodos e dias da semana em que terão uma limpeza mais complexa, também facilita bastante. Pelo menos é assim que faço.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Minha casa também é grande e somos em 5! Fiz um cronograma de atividades e distribui conforme a capacidade de cada um e deixo afixado na geladeira as atividades do dia. É fundamental ter alguns equipamentos como um bom aspirador, uma lava louça grande(pois uma pequena não resolve), uma ótima máquina de lavar roupa já são suficientes. Só conto com uma passadeira! Tudo depende de se organizar. Ah, um bom cardápio também ajuda em muito! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Lu!!
    Eu não gosto de empregada todos os dias e nem de babá!! E há mais
    ou menos 2 meses estou sem diarista tbém, pois aqui no Nordeste
    isso é bem complicado de encontrar!! To me virando, cada dia faço
    uma coisa da casa e tenho o Murilo de 11 meses que não da para
    descuidar um minuto!!!
    Mais tem dias que tenho vontade de sumir, não gosto de ver pó pelos
    móveis e muito menos chão sujo!!!
    Maia vamos levando, uma hora aparece uma alma bondosa que resolva
    ficar comigo e me ajudar!!
    Desde que cheguei em Fortaleza a 1 ano e 10 meses já mudei de diarista
    7 vezes!!!
    Isso e para acabar!!
    Bjus e vamos a luta!

    ResponderExcluir
  20. Lu, essa dúvida sempre me perseguiu: como cuidar de tudo sem a ajuda de uma funcionária? Quando eu ainda trabalhava pensei que seria impossível e nessa ocasião, consegui que viesse trabalhar para mim, dois dias por semana, a diarista que vai na minha vó. Ela trabalha bem mas está acostumada com apartamentos de idosos, então não aguenta muito o pique aqui de casa. Mas hoje ela não veio e não vai vir mais. Antes dela começar aqui eu já estava pensando em ficar sozinha. E agora voltei a pensar nisso, porque parei de trabalhar. O que me faz decidir ficar sozinha é a dificuldade de confiar em alguém para colocar dentro de casa. Acho que nossa casa é a nossa maior intimidade e a pessoa que entra para trabalhar não respeita esse lugar que, para nós, é sagrado. Além disso, é bem difícil encontrar alguém que limpe direito: se for pra ficar terminando a limpeza da outra pessoa, limpo em mesma e pronto! Agora, o que me faz decidir pelo contrário, primeiro, é o que você disse: eu não tenho a casa muito bem equipada. Só tenho aspirador de pó e máquina de lavar roupa. Lava-louças faz bastante falta. A secadora também, mas resolvi o problema da roupa com aqueles varais de chão, estendo tudo na lavanderia e coloco no quintal. Tenho também um no teto. Se tem uma coisa que eu abdiquei aqui em casa foi estender roupa no sol, isso não faço NUNCA mais!! Além disso, o que mais me incentiva a contratar alguém é que eu ODEIO fazer o serviço de casa. Lavar, limpar, esfregar... afff... De qualquer forma, esses próximos dias vou ficar sem ninguém. Já tenho um sistema de organização de tarefas e vou tentar seguir o fly ladies. Daqui umas semanas eu decido se continuo sem ou se vou ter que sair procurando alguém pra trabalhar aqui de novo!! Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu, estou sempre por aqui acompanhando suas reclamações, rsrs! Adoro! Ensinar as crianças acho que é mesmo o caminho, sabe... Trabalho em casa, então vou me virando com uma diarista (não posso me queixar, ela está comigo há 9 anos; já é quase da família!), mas não curto uma pessoa estranha dentro de casa, mesmo sendo ela; sou bem chata nisso, então empregada fixa, nem pensar. Meu marido ajuda na casa, mas é desorganizado que só ele. Meu filho tem só 6 anos, mas como estou grávida de 6 meses, já estou ensinando ele a tirar sua roupa do banheiro qdo toma banho e não deixar tudo espalhado pela casa. Explico que em breve vou precisar de ajuda com o bebê e não posso fazer tudo sozinha; tenho sorte, ele entende e me ajuda muito (quero só ver daqui a dez anos, kkkk!). Dá um banho no pai, que tento ensinar desde que casei e até hoje não consegui, rsrs! É de pequeno que se torce o pepino!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Lu!!
    A sua amiga Giova deu uma dica, sei que aparelhos ajudam nossa vida e o primeiro que indico é procurar o Rodo Mágico, na Kalunga tem o Shalper, na Casa do Mecânico também, e tem o Sekito da Bettanin, é um investimento: economizará vassoura, pano de chão, rodo e água
    Também só tenho máquina de lavar roupas, mas minha vida é mais simples, só eu e o QM...
    Acontece, que quando encaramos tudo como obrigação, cansa e desanimamos...
    Procure seguir o FLY Lady por um Mês, tem o LINK no BLOG e teste fazer as atividades sem se exigir muito e evite "o perfeccionismo" e finalmente...
    Boas Festas!!!
    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu!! quando eu morava no interior eu tinha uma empregada praticamente 24 h... até viajar comigo pra ajudar com as crianças ela viajava... mas aí tivemos que voltar pra Goiânia... fechei a loja e decidi que se queria que minha casa estivesse realmente limpa teria que eu mesmo cuidar das coisas... ainda tenho uma ajudante que vem uma vez por semana, mas elas começam ótimas, depois vão relaxando. eu fui criada e educada pelas empregadas que passaram pela minha casa e por isso eu tinha a mania de me envolver afetivamente com elas.... uma idiotice, pq ai que elas montam mesmo... agora a inha é inha funcionária e só, claro que com respeito, mas cada um sabe o seu lugar. principalmente por eu ser nova elas acham que podem tudo! mas coo te falei eu agora to por conta da casa e dos pequenos... mas quando isso mudar não sei mais como vou fazer.... mas já tenho aplicado muito do que tenho aprendido nesses programas americanos de limpeza.... se fizer todo dia, fica beeeeeem mais fácil....
    beijossssss

    ResponderExcluir
  24. Gente, eu trabalho, tenho um filho pequeno e só conto com uma ajudante uma vez na semana que passa a minha roupa e dá uma "arrumada" na casa, o resto, eu relaxo, pois se eu for ficar neurótica com casa eu vou perder momentos preciosos como meu filho,e no final a casa fica, os momentos passam, eu não curto e eu fico cansada e mal humorada.

    ResponderExcluir
  25. oi flor!!!

    o post sobre organização vai dar o que falar..tem muito assunto!!!
    no meu caso trabalho fora o dia todo e tenho um marido e dois bebes.O meu marido é bagunçeiro, mas me ajuda colocando o lixo pra fora, buscando compras (moro em prédio sem elevador), me ajudando com as crianças (dá janta,põe pra dormir). Quanto as crianças são muito pequenas para ajudar (mas msm assim elas já conhecem o cantinho de comer em cima do tapete, não comem dentro do berço)etc
    Antes não tinha ninguem para me ajudar...trabalho de segunda a sabado e no domingo era o dia da faxina 9era o stress)de uns 2meses para cá minha sogra tem vindo no ape uma vez por semana para faxinar, o que me ajuda muitooooo, de resto tenho me policiado para manter e não bagunçar...na medida do possivel tem funcionado rsrsrs

    beijoks..e boa sorte...

    ResponderExcluir
  26. oi é a erika do mimos da erika

    beijoksss

    ResponderExcluir
  27. Oi amada!
    Também tenho casa grande semp tive empregada. Agora não tenho mais, só uma diarista uma vez por semana. A minha sorte é qu o marido é organizadíssimo(NÃO AJUDA MUITO) mas tamb´m não deixa nada fora do lugar. O filho(22 ANOS)adora ajudar, está aprendendo a cozinhar e se vira sozinho até para preparar alguma coisa para comer. Ou seja a bagunça é comigo. Mas agora eu fiz da minha vida uma rotina e até agora está funcionando bem, De manhã só trabalho com afazeres domésticos a uma em ponto paro tudo e vou trabalhar (em casa). Ninguém me tira do trabalho e eu consigo fazer muita coisa. A noite depois do papo e uma tacinha de vinho com o maridão e as vezes com o filho, vou passar roupa ou arrumar armários ou não fazer nada. Está dando certo, mas continuo morrendo de saudade da empregada/amiga. É a vida.
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  28. Lu,
    Não me leve a mal não, mas você já tem a solução. Se cada criança lavar o copo que usa e forrar a cama, isso já te ajudará. Eu sou preguiçosa (admito esse defeito), mas como fui obrigada a aprender a fazer todas as coisas em casa (por incrível que pareça, todas ensinadas pelo meu pai), fazer algumas das tarefas de casa adiantava um pouco o lado da minha mãe, que me colocava para ir à rua fazer compras e lavar louças, ficando o trabalho de passar roupas para mim. A explicação dos meus pais e que é verdadeira é que, se você não aprender a fazer, como poderá mandar alguém fazê-lo? É o mesmo que acontece com o estágio de Direito: um mal necessário...he he Sobre o maquinário, considero importante uma máquina de secar roupas, porque você mora no Sul, como a minha ex-sogra, que, por sua vez, desprezou a máquina de lavar louças, afirmando que ela dava mais trabalho do que ajudava. Boa sorte na sua empreitada e que você consiga, pelo menos, uma diarista (o que eu acho maravilhoso, porque ela não fica o tempo todo dentro da sua casa, mas a deixa limpa). Bjs, Karina.

    ResponderExcluir
  29. Lu , eu consegui ficar sem depender de empregada , uma sugestão é a secadora á gás já que as roupas tem uma grande fatia do trabalho domestico, ela gasta muito pouco ou insignificante gasto perto da ajuda. numa manhã consigo lavar e secar toda roupa de cama e banho e vão pro armario sequinhas , macias e perfumadas , sendo que sai da secadora lisinhas e não precisa passar , jeans e muitas outras peças . bjsss Eliana Barg

    ResponderExcluir
  30. Lu, acho que está na hora de fazer um post sobre divisão de tarefas, e começarmos a colocar nossos filhos na linha, educá-los pro futuro.
    Equipar a casa é fundamental, vale até um novo post sobre os eletrodomésticos essenciais pra se ter em casa e suas vantagens.
    Vou pensar nisso, aqui já tem várias dicas.
    Meninas vamos fazer esse post juntas? Mandei as dicas...
    Bjs
    Giova

    ResponderExcluir
  31. Queria escrever um monte de coisas, mas tá corrido e não vou ter muito tempo. Mas vou te dizer uma coisinha simples e fácil (por mais que falando assim não pareça...).
    Converse sinceramente com as crianças: Explique a situação, veja o que cada um gostaria e poderia fazer em casa para ajudar. VOCÊ IRÁ SE SURPREENDER COM A CAPACIDADE DELES NOS COMPREENDEREM E COMO ELES PODEM NOS AJUDAR, E MAIS AINDA, COMO FICARÃO FELIZES EM AJUDAR. Beijo e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  32. Eu sei como é dificil, tb tenho seis pessoas em casa,o bom è que todo mundo ajuda ,Levanto cinco e meia, marido vai fazer o café ,eu acordo as meninas, cada uma antes de sair de casa,arruma sua cama e deixa seu quarto em ordem,os banheiros deixo organizado , louça se lava no dia anterior assim de manha a cozinha esta perfeita ,e aqui é assim eu faço o jantar e as meninas limpam a cozinha, marido que gosta de mexer com agua fica sempre com a limpeza do quintal e da piscina.Mas o pesado mesmo fica pro sábado e decretado dia de faxina e todos ajudam, não faço a janta vamos sempre em algum lugar comer.Domingo é dia de mercado,olha mas vou falar não foi facil por nas cabecinhas das meninas que tinham que ajudar,mas depois de uma conversa entre todos que o pai foi o mais participante elas comprenderam que a mãe não era de ferro , tive algumas secretarias ,mas fala serio aqui as faxineiras não limpam armarios por dentro ,então se eu tenho que limpar faço eu mesmo ... e isso até aproximou mais a familia, por que ate banho de borracha a gente brinca.

    ResponderExcluir
  33. Oi Lu,

    Eu nunca comento por aqui, mas te sigo a um tempão, então por favor desculpe a intimidade. Sou bem nova, e não tenho uma casa grande, mas morei por mais de um ano dividindo um apartamento com dois amigos. Reparei como temos educado mal nossos filhos. Não quero ser generalista, mas reparei que os meninos nem sequer reparam na bagunça, afinal nunca foi solicitado a eles arrumar nada, ou quando era solicitado, a mãe provavelmente não os fazia repetir o q estava mal feito. Enfim, poderia dar muitos exemplos, mas acho q nem era isso que eu ia comentar. Agora estou morando na Inglaterra, e por aqui ninguem tem empregada! Mas, temos que lembrar, eles tem um senso de higiene diferente do nosso. Por exemplo, cantinho com poeira não é problema, ninguem (ninguem mesmo) lava o banheiro, as louças vão todas para a maquina, o que resulta, na minha opinião, em uma limpeza não tão boa...
    Além disso os produtos de limpeza daqui são diferentes, muito fortes, e todo mundo tem milhares de maquinas...
    Enfim, não estou defendendo que precisamos de empregada sempre, mas acho que tb é demais ficarmos nos comparando e nos martirizando pq não conseguimos dar conta de tudo. Cuidar da casa, dos filhos, trabalhar e etc é sim muito pesado!

    ResponderExcluir
  34. Lu, aqui em casa somos quatro: eu, marido e filhos, de dois e oito anos. Trabalhamos fora, o dia todo.
    Não tenho empregada, apenas uma faxineira 1x semana.
    Tenho alguns eletrodomésticos (lava e seca, lava louças...)e realmente ajudam bastante, assim como o marido (cozinha é com ele).
    Mas, tem jantar, tema, banho, historinha... e por aí vai.
    Uma coisa que faço há muito tempo é organizar a casa antes de dormir: ajeitar almofadas no sofá, guardar brinquedos(junto com as crianças), colocar louça na maquina... Também arrumo de véspera os uniformes e lanches das crianças.O que der para fazer e deixar a casa com aspecto de arrumado, vamos fazendo. Estou lutando para conseguir arrumar a cama diariamente, antes de sair para trabalhar...
    Este ano resolvemos dar algumas responsabilidades para a minha mais velha:tem que chegar do colégio (estuda o dia todo: de dia aula regular e de tarde atividades diversas), esvaziar as lancheiras (dela e do mano), colocar os potinhos vazios na pia para lavar, colocar as agendas à mostra para eu ver e dar visto, preparar a mochila para o dia seguinte, preparar o uniforme e colocar os calçados para arejar. Depois, jantar e banho, um pouco de TV ou DVD ou brincadeiras e cama. Também estamos ensinando os dois a manter o quarto arrumado (política do "tirou, brincou e guardou". É difícil, mas estamos indo... Dá para se virar...
    Bjs e boa sorte...

    ResponderExcluir
  35. ensinei aos meus filhos q sao 3, e nao adiantou nada, agora fazem a maior bagunca, com 5 minutos q um chega ja virou bagunca . e agora e nora e netos e so arrumo qdo sai, nao adianta, se todo problema fosse a casa.A vida ja e tao complicada.

    ResponderExcluir
  36. Eu sou suspeita pra falar pq sempre gostei de limpar minha casa. Hábito que peguei da minha mãe, que mesmo trabalhando 3 períodos fazia questão de manter nossa casa limpinha.

    Tudo bem que aqui em casa somos só eu, o marido e dois gatos, mas já vi gente que com menos que isso contratou uma diarista. :-P

    ResponderExcluir
  37. Lu , sempre me virei sozinha ,tenho um caale hj eles estão crescidos e já não moram mais comigo , mas sempre ensinei eles a me ajudae com a louça , a cama e cuidar dos animais , a nona de meu marido sempre disse "trabalho de criança é pouco , mas só perde quem é louco!!!..." ela sempre orientou a ensima-los .Eles se viram muito bem sozinhos. Boa sorte!! Bjs

    ResponderExcluir
  38. Lu, aqui em casa somo 5 pessoas. Não trabalho fora ainda, mas tenho meu artesanato que toma tempo, o marido não ajuda, minha casa é grande e os filhos tem horários diferentes, ou seja é um entra e sai o dia todo. Isso fora, contas pra pagar, compras pra casa, reuniões nas escolas,todo o serviço da casa, carro na oficina, etc, etc e gosto de tudo limpo e no lugar. Tenho uma passadeira semanal e uma diarista(como a casa é grande preciso ajudá-la), meus filhos mais velhos (16 e 14 anos) deixam o quarto arrumado antes de irem para o colégio e a pequenina (6 anos) também arruma o quarto( do jeitinho dela). Durante a semana o que sobra pra arrumar na cozinha fica para o filho de 14 anos( tenho lava louças, e vale muito a pena) e feriado e final de semana é do outro filho.
    Só levo a pequena pra escola, ela volta de van, tenho dias para cada atividade em casa; embora no final do ano as coisas ficam atropeladas.
    O que não abro mão é de máquinas pra me ajudar, aos poucos vou comprando e pela manhã ligo todas.
    Lava roupa, tanquinho, lava louças, máquina de pão, microondas,uma loucura. E concordo com a Bernadete, as crianças ajudam muito. Bjos
    Gláucia

    ResponderExcluir
  39. Olá Lú!
    vou tentar ser breve, o assunto daria um livro... quem sabe um dia....
    Aos 40 anos fui mãe de gêmeos, e já tinha um garotão de 10, não tinha (e não tenho) uma mensalista... Vivo a 5 anos essa loucura que você descreveu... mato 1 leão por dia (as vezes mais)... Quando percebi, para dar conta dos detalhes da casa e familia, deixei-me de lado, inclusive a saúde, pois comecei a dormir menos de 5 horas por dia, muitas vezes virando a noite para deixar tudo do jeito que eu Gosto (perfeccionista), a menos de 1 mês ganhei uma pneumonia "importante" (estas foram as palavras dos médicos que me atenderam)com suspeita de tuberculose... moral da história... minha casa ficou de pernas pro ar... não existe nenhum dos 3 andares organizado, roupas por lavar, por passar... e assim por diante... Esta época do ano já estaria com a minha casa enfeitada de cima a baixo para o natal (sou louca por natal) Nem a árvore consegui montar... Sem falar dos meus filhos que estão indo... assim... do jeito que for... ainda bem que meu marido cuida deles... mas não esqueça não é Mãe! Bom tudo isso pra dizer que você sem saber me dá muitos conselhos e orientações, então agora eu que lhe digo... vá devagar... e sem dúvida se você não tem uma lava-louça... Compre imediatamente uma... mudou muito a minha vida... acredite!

    ResponderExcluir
  40. Oi Lu!! Faz um tempão que acompanho seu blog, vi que não gosta de rejunte encardido, mas quem gosta né?
    então vai uma dica, funciona muito bem, passe vinagre branco nos rejuntes espere um pouquinho 3 a 5 min depois esfregue com uma esponjinha que sai tudo.
    Quanto as tarefas de casa eu costumo passar as roupas de usar em casa só na frente, dobro e pronto dependendo da peça passo dobrada.
    As crianças também podem contribuir com os afazeres.
    Aqui em casa somos 4 eu marido 14(menina) e 5 (menino) coloco os dois para fazerem as tarefas.
    Pois minha irmã sempre teve empregada e dizíamos para que as crianças ajudassem ela dizia "tem quem faça" hoje com os 3 filhos 19,17 e 14 é um deus nos acuda não fazem nada, não sabem fazer um arroz. de vez em quando dou uma pegada no pé deles, mas adolescente é fogo.
    Bom acho que vale a pena tentar.
    Bjs
    Dandi

    ResponderExcluir
  41. Lu, esses aparelhos realmente são uma mão na roda, mas fato é que a molecada tem que colaborar. Eu tenho 3 meninas (12,11 e 6 anos), imagine a quantidade de tranqueiras, cadernos, canetas e afins pela casa... Tenho uma empregada e não trabalho fora, aí você me diz: "Assim é fácil!", mas digo que não é mole não! Cada uma coloca a roupa suja no cesto para esse fim, pega o que é seu que está pela casa e guarda direito em seu quarto, louça é na pia e tem que passar água (senão até a empregada lavar, a comida grudou). A secadora ajuda demais, pois a roupa sai pelando e a maioria, coisas de dia-a-dia, roupa de ficar em casa, jeans, moletons, pijamas e por aí vai, são só dobradas e colocadas no corredor e cada uma pega o que é seu e guarda. Além das maiores saberem cozinhar o básico para não morrerem de fome e uma ajuda a outra. E quero ainda com sorriso no rosto (Ô mãe terrível, rsrsrs). Digo sempre: "Mãe morre, quem cuida?". Elas precisam aprender a se virar, não para mim, mas para a vida. Tenho certeza que, eficiente em tudo como você é, dividirá as tarefas e todos colaborarão numa boa, assim, sobrará mais tempo para você ficar com eles e todos ganham. Bjs

    ResponderExcluir
  42. Realmente, com uma casa grande é necessário a ajuda de uma profissional. Eu moro em uma casa compacta, eu, minha mãe e duas gatinhas, trabalho fora e ainda faço meus artesanatos no horário da noite, então, limpar a casa de verdade só nos finais de semana e ainda tenho os serviços de mercado, feira e etc. Cansa, mas dou conta, até porque, minha mãe, apesar dos seus 86 anos, me ajuda muito na cozinha. Não tenho como pagar uma faxineira, mas um dia... quem sabe né.
    Boa sorte pra ti!

    ResponderExcluir
  43. Oi gente...sou diarista,se alguem precisar dos meus serviços,so me ligar (62-9984-2318).Moro em goiania-goias.Sei que muitas colegas de profissao denigrem nossa imagem mas ainda ha pessoas que querem trabalhar honestamente e gostam do que fazem.Olha,gosto de tudo limpinho e cheiroso,e so dizer do jeito que e pra fazer e faço na hora.Tudo e conversado e combinado.No mais,desejo a todas dias excelentes !

    ResponderExcluir
  44. olá, sou nova cá no blog e achei curioso

    já morei numa casa com mais 11 pessoas (pais, avós, tios e um primo) e mesmo assim não tinhamos empregada como voces tem... quando moravamos juntos cada um chegava a casa, perguntava a minha avó o que faltava fazer e ia ajudando, os mais peqenos (eu o meu irmao e o meu primo na altura) tinhamos um lugar especifico para brincar e so aí é q podiamos desarrumar (era um canto duma sala onde se colocou um tapete e caixas com brinqeds) qanto aos maiores, a regra era sempre, se ha algo por fazer faz-se na hora, se nao se pode fazer pq ha pressa em sair ou assim, no dia a seguir acorda-se mais cedo para se ter tempo de fazer... a minha avó estava qase sempre em casa e fazia as compras e tratava do qintal, o resto era trabalho de qem estivesse por casa. e sim, 90% das vezes estava tudo arrumado e limpo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis