Google+ minha casa, meu mundo: Rotina Doméstica Brasileira I

6 de dezembro de 2011

Rotina Doméstica Brasileira I

Postado por Giovanna

Na semana passada a Lu escreveu o seguinte no facebook “daí a pessoa trabalha, tem que cuidar da casa, estudar com o filho, fazer almoço... é possível, lógico que não é! Evidentemente que não é. Queria saber como as americanas e européias dão conta de tudo. Que as casas não são um brinco eu sei, mas tô querendo dicas.” Isso acabou rendendo muita conversa…

Foram muitos comentários legais e dicas úteis, que resolvi usar e escrever um pouco sobre isso. Só que eu me empolguei tanto com o assunto que não vai dar pra colocar tudo num post só.

Num dos primeiros posts aqui do blog a Lu falou que fazia parte da geração que foi educada para o estudo, para ser profissional; é verdade, e essa tambem é a minha geração. Geração das filhas das mulheres que tanto lutaram para serem independentes e poderem sair da cozinha, das primeiras feministas. Minha mãe conta que quando ela passou no vestibular ninguém nem sabia que ela tinha feito e que pouca gente achava importante a mulher ter faculdade.

Contei isso só pra ilustrar um pouco o motivo de muitas mães não terem educado suas filhas para as rotinas domésticas. Minha mãe até chegou por algumas vezes a tentar mudar as coisas lá em casa. Tentou fazer com que a gente ajudasse nas tarefas diárias. Geramente na época em que estávamos entre a saída de uma empregada e a entrada de outra e ela se via louca trabalhando e cuidando da casa. Colocava cartazes com lembretes do tipo “não deixar o chão do banheiro molhado”. Chegou até a fazer um contrato comigo e com meu irmão, em que entre as várias cláusulas tinha aquelas em que nos comprometíamos a arrumar a cama, lavar a louça e etc... Era hilário!

Pensando bem agora, acho que pelo método ser tão hilário é que não dava certo; acabávamos não levando a sério e logo caia no esquecimento. Uma das meninas que comentou no face, disse algo simples mas muito certo. Se sentarmos com os nossos filhos e falarmos sério, explicando a situação, os benefícios de uma rotina de arrumação, podemos nos surpreender com a comprensão deles.

Foi pensando nesse papo sério com os filhos que fiz uma esboço de uma rotina pra que possamos educá-los para fazer parte de uma geração sem empregadas domésticas, onde não será exceção ter maridos que dividem igualmente os afazeres domésticos e mulheres que cuidam da casa sem estress (mundo perfeito kkk).

Eu vou aproveitar as férias, a temporada na praia sem empregada e começar a criar uma rotina com meus filhos. Tomara que dure mais do que as tentativas da minha mãe kkkk.

Fiz uma rotina de limpeza pros meus filhos usando a planilha do excel. Separei por peças da casa. Ficou mais ou menos assim. Lógico que com o uso, eu vou crescentar e mudar alguns itens.

clip_image001

Notaram que a pia limpa já está marcada em todos os dias… kkkk

Até o próximo post,
bjs

13 comentários:

  1. Eu não sei o que se passa na cabeça dessa geração!Antes ajudar em casa era obrigação,hoje eles encaram como favor.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Licia...
      e ai de quem não ajudasse, não é?

      Excluir
  2. Oi Gi, essas dicas são ótimas, eu tinha pensado em fazer uma planilha no excell, você facilitou minha vida, pois não sabia como começar, achei ótimo, simples e prático. Facinho de entender, sem direito de desculpa...Kkkkk! Bjo e volto pra próxima aula...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom,vou por em prática estas dicas,obrigada por compartilhar.
    Feliz semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Essa planilha é ótima!!
    Vou aplicar em casa!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não sei se estou enganada, mas os meninos são os menos calaboradores nestas tarefas. Tenho 2 que preciso brigar p/ consguir que ao menos coloquem seus pertences em locais apropriados e não jogados em qualquer canto.

    ResponderExcluir
  6. Oi Geovana,
    Acho que o problema está na nossa cultura! Isso é difícil mudar. Atualmente moro num Estado, desculpe, atrasado, onde cuidar da casa, cuidar do jardim, fazer trabalhos manuais, é coisa relegado à senzala! Brasileiro é assim, prefere trabalhar de doméstica fora do país, mas tem o maior preconceito em lavar seu próprio banheiro. Aqui onde moro, acho até hilário, todas minhas vizinhas têm empregada, babá, motorista... coisa que no meu Estado só pessoas de classe bem alta têm. E como passar isso aos nossos filhos? Eles têm vergonha, pois o coleguinha não faz isso. Acho ótimo que as empregadas domésticas estão à procura de outros trabalhos, pois só assim essa cultura vai mudar.
    Mas vale a sua luta.
    Beijos - Elisa Elizabete

    ResponderExcluir
  7. Olá Geova, adorei o post e tbm quero te agradecer por nos indicar o flylady em outro....estou adorando e me divertindo bastante c ele...mudar e criar novos habitos e quase uma batalha, mas q pode ser vencida...fiz uma rotina p o baby tbm e ele tem se adaptado bem, ja cuida do quarto dele e me ajuda com pequenas tarefas... aos poucos vou delegando outras...e minha "pia brilha" como nunca...kkkkkk....bj

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de ter essa organização!

    http://dicasdeingrid.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Isso não funciona. Acredite. Todos sujam e só um limpa.

    As filhas hoje são educadas cheias de não me toques não me reles. Tem seus filhos, retornam ao trabalho e a mãe inchada, gorda e cansada volta a cuidar de criança, ou seja,. os netos.
    Conheço aqui na minha rua pelo menos meia duzia de casadas , que são mães do primeiro filho que preferem mil vezes trabahlar fora que assumir a rotina doméstica, entregam os filhos às escolas e aos cuidados das avós e só retornam para buscá-los à noite. E mais: chegam para buscar os filhos nas casas das avós ali mesmo jantam e deixam a louça para a coitada lavar. Mulheres que se vangloriam que não sabem fazer nada, "nem um arroz eu faço. Claro usam as mães de empregadas e babás. Vejo isso direto em vários lares .....u o. daa

    ResponderExcluir
  10. Gi, a dica é sensacional! Meus filhos não me dão bola quando peço para ajudar. Eles acham que eu sou a "Isaura" deles. O contrato que sua mãe tentou fazer com você e seu irmão, vou tentar aqui em casa (incluindo o maridão, que só sabe pedir as coisas e não levanta a b... do sofá pra nada). Adorei a planilha! Além de tudo, é colorida o que deixa as coisas menos tensas. Um beijo e muito obrigada! Scheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scheila....
      exatamente, eu gostei porque é colorida...
      vou tentar também.

      Excluir
  11. Ah Giovana,
    estou aqui pedindo força pra Deus pra poder conseguir tocar tudo o que eu preciso fazer.
    Mas essa ideia toda colorida me inspirou, muito.
    Agradeço de coração as orientações.
    bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis