Google+ minha casa, meu mundo: Organizando o Fim de Ano

10 de dezembro de 2012

Organizando o Fim de Ano


Esta época é uma correria insana, ficamos todos andando de um lado para o outro feito baratas tontas! Para facilitar nossas vidas nada como fazer listinhas do que temos que fazer para organizar nossos dias que ficam bem mais curtos neste período.
Acho que estou um pouco atrasada com esta postagem, porque eu costumo organizar estas listas ainda em novembro. Mas nunca é tarde para começar.

Eu costumo fazer várias listas: trabalho, presentes, cardápios, férias, projetos ano novo, gastos, posts.



E sou a rainha das agendas! Tenho uma agenda da casa, onde organizo nosso dia a dia (ainda vou postar sobre ela), faço listas de compras, cardápios, faxinas, listas de presentes. Tenho minha agenda pessoal, onde estão todos os meus compromissos. Tenho a agenda do blog e da página do facebook, onde estão organizadas as postagens. E tenho uma cadernetinha de projetos anuais, onde eu faço meu orçamento e listo todos os meus projetos do ano, principalmente as viagens!

Minha vida fica bem mais simples desta forma. No começo dá uma certa preguiça, mas depois que acostumamos, não vivemos sem nossas listinhas.

Vamos organizar nosso fim de ano?

Orçamento:

Antes de mais nada eu faço um orçamento. Contabilizo todos os ganhos e prevejo todos os gastos nos mínimos detalhes, porque não podemos esquecer que janeiro é um mês cheio de gastos extras, como material escolar.Este orçamento fica em uma caderneta que carrego na bolsa.
Deste orçamento eu fixo os valores que posso gastar com presentes, festas e férias.
É a partir daí que começo a organizar minha vida no fim de ano e para o próximo.

Uma das causas do stress de fim de ano é exatamente gastar mais do que podemos... então vamos ser realistas e gastar apenas aquilo que temos?

Projetos:




Nesta época eu faço uma lista de  todos os meus projetos para o próximo ano. Tudo que quero mudar na casa, todas minhas viagens (eu amo viajar). Tudo que precisa ser comprado. Por exemplo: preciso comprar lençóis e toalhas de banho. Quanto posso gastar com isso? Quando vou fazer esta compra? Quero construir uma piscina. Quanto ela vai custar? Como irei pagar? Qual o melhor mês para começar a obra? Vamos viajar. Para onde? Qual o custo previsto? Qual a melhor época? (já tenho viagens agendadas até janeiro de 2014!)

Assim, faço uma previsão de custos para cada projeto e me organizo para estes gastos ao longo do ano, já separando uma parte do 13o e férias para isso.

Estas listas de projetos ficam na mesma cadernetinha do orçamento.

Presentes:



Para não enlouquecer e falir comprando presentes de Natal é preciso ser minimamente organizado! Eu faço minha lista de presentes natalinos com bastante antecedência. Listo todo mundo que quero presentear, estabeleço um orçamento e, considerando este orçamento, estabeleço um limite de gasto para cada presente, já pensando no que poderia comprar com aquele valor. Por exemplo:

Fulana - R$ 30,00 - Livro.
Beltrana - R$ 50,00 - objeto para casa.
Sicrana - R$ 50,00 - boneca.

Seja profundamente sincero com o seu orçamento. Não adianta querer se exibir e comprar presentes caros para Deus e todo mundo e depois faltar dinheiro para comprar o uniforme das crianças! Estabeleça um valor e não saia dele!

Na hora das compras, tente concentrar em uma ou duas lojas, no máximo três! Para não ficar feito bobo no shopping. Ou melhor ainda, compre pela internet! Só não esqueça de comprar com certa antecedência, para não atrasar a entrega.

Todos os anos eu faço meus presentes de Natal. Começo cedo, ainda em setembro ou outubro para dar tempo de terminar. Mas este ano me deu preguiça... então vou comprar todos.

Feita a lista, eu tiro um dia para fazer todas as compras e então começo a pensar nas embalagens, que com certeza deixam qualquer lembrancinha mais charmosa.

Cardápios:



Fim de ano é época de festas aqui em casa. No meio de dezembro eu faço um almoço para os amigos e as festas de natal e ano novo são aqui também.

Para não me perder e não faltar nada, eu organizo os três cardápios e faço a lista de ingredientes necessários. Listo também tudo aquilo que vou precisar: guardanapos, copos, toalhas, etc...

Por exemplo, dia 15 tenho um almoço grande e vou servir moqueca, de siri e peixe. Como entrada, camarão no bafo. Sobremesa, morango com nata e suspiro, sorvetes.

Então eu já separei todas as receitas e fiz a lista de ingredientes, para não faltar nada.

Listei também tudo o mais que vou precisar em cada uma das festas: pratos, copos, guardanapos, etc e tal. Daí confiro o que está faltando e providencio. Por exemplo, só tenho uma panela de moqueca, preciso de mais uma!

Eu faço todas as listas com bastante antecedência para não esquecer nada!


E vocês, como se organizam no fim de ano?

Um beijo,

Lu

5 comentários:

  1. Menina, você é a rainha da organização! Abençoada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, gostaria de ser organizada assim!
    Bjs, Frida Lucia

    ResponderExcluir
  3. Olá Lu ,

    Conheci seu blog a menos de uma semana e já estou seguindo , passadinha obrigatória...
    Parabens pelos posts , pela dedicação as coisas que faz ,muito inspirador !

    Abs e uma ótima semana .

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Nossa, gostaria de ser organizada assim.
    Vou seguir suas dicas pra ver se consigo não enlouquecer até dia 31.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que marrravilha, planejo muuuito, mas muitas vezes deixo a agenda de lado, mas com o tempo fui melhorando, desde setembro agendei como estaria a minha casa e a festa de Natal para meus convidados (15 pessoas), presentes todos eu que fiz (crafts), enfeites também, tudo para que eu possa passar o reveillon em F.Noronha. É isso mesmo, nada de gastar o que não pode, adoooorei seu blog vou seguindo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis