Google+ minha casa, meu mundo: Organização Doméstica

17 de setembro de 2008

Organização Doméstica

Somos de uma geração que não foi ensinada a cuidar de uma casa, sob o argumento (em parte válido) de que deveríamos dedicar nossa energia e inteligência a atividades que garantissem nosso sucesso profissional.
Aquelas que, como eu, estão próximas dos 40, foram educadas por mães que acreditavam piamente em todos os mandamentos feministas (ao menos a minha era assim).
Resultado: uma geração de mulheres que alcançaram plenamente o sucesso profissional e intelectual, mas que não têm a mínima idéia de como se limpa um fogão. Muitas vão argumentar que isso é motivo de orgulho. Eu, com sinceridade, discordo.
Infelizmente, ao menos em nosso Brasil ainda machista, a responsabilidade pela manutenção da casa ainda é da mulher e por isso (se não queremos viver na sujeira e no caos) algumas habilidades e conhecimentos do tempo da vovó são indispensáveis, sob pena de você chegar em casa e descobrir seu fogão de inox (novo e que custou uma fortuna) inteiramente riscado por uma ajudante dedicada que resolveu limpá-lo com bombril... isso para aquelas que têm a sorte de manter ajudantes em casa, o que cada vez é mais raro.
Portanto, ainda que a mulher faça parte das privilegiadas que podem contar com ajudantes para os trabalhos domésticos, é preciso saber orientar, em resumo, é preciso saber fazer para poder ensinar.
Eu trabalho muitas horas por dia e me dedico à minha profissão e amo o que faço. Ao contrário do que possa parecer por conta do tema deste blog, não passa pela minha cabeça deixar meu trabalho e me tornar dona de casa em tempo integral. Tenho certeza que se fizesse isso todo o prazer que sinto em cuidar da minha casa e da minha família iria virar um martírio na primeira semana.
Então, porque vivo me equilibrando nos diversos papéis da minha vida (profissional, mãe, esposa, dona de casa, amiga, etc e tal...), resolvi me organizar e aprender a administrar minha casa e minha família.
E como não existem mais escolas de prendas domésticas (que delícia) fui buscar informações em livros e perguntando a quem (ainda) entende do assunto. Meu marido ria muito cada vez que eu comprava algum livro com o título "Acabe com a bagunça" e afins, mas eu nem ligava, afinal se até fisica quântica se apreende em livros, por que eu não apreenderia a limpar uma casa...
O resultado do meu "estudo" é um manual de organização e limpeza que orienta minhas ajudantes em seu trabalho.
O "Manual" é um livrinho que fica em uma gaveta da cozinha onde estão especificadas as tarefas de cada dia da semana durante o mês, explicando como deve ser executada cada tarefa, qual produto usar e de que forma, além de conter dicas de organização. Ensina também como lavar e cuidar das roupas. Tem também um cardápio mensal (que na verdade pouco uso, porque quase não almoço em casa, mas que pode ser de grande utilidade) e lista de compras que é um verdadeiro controle de estoque.
Desde que uso o livrinho o trabalho doméstico ficou mais organizado e produtivo, sei exatamente quais tarefas devem ser cumpridas em determinado dia da semana e minhas ajudantes nao precisam mais me perguntar todos os dias pela manhã o que fazer e "como fazer", o que realmente pode ser estressante para quem trabalha fora e precisa levar filhos para a escola (só quem vive este caos pela manhã sabe do que estou falando).
Cada casa é um mundo particular, com necessidades e hábitos distintos, portanto cada família necessita de um tipo de organização diferente, principalmente considerando a possibilidade de contar com ajudantes ou não. Mas todas as casas precisam de uma administração "profissional" (rs), e não custa nada implementar algumas idéias corporativas ao seu lar...
Minha vida tá bem mais fácil e sobra tempo para costurar e bordar quando chego do trabalho...
Volto a falar do assunto...

49 comentários:

  1. Oi Lu, eu usei a dica do "manual" aqui em casa, e ele me ajuda bastante, principalmente em relação a rotina das crianças, aos telefones de emergencia e dos familiares, e os primeiros socorros, por causa dele quando preciso chamar uma babá pra ficar com as criaças eu saio trnaquila, pois lá estao todas as informações necessária para uma consulta.
    Eu tinha dificuldade com o cardápio semanal, eles estavam muito monotonos, mas agora eu resolvi que toda semana eu faço consultas nos sites de receitas na internet imprimo as que gosto e entrego pra Val (minha ajudante) ela adora, e a comida diaria aqui em casa ficou mais gostosa e variada.
    Beijo Giova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá como conseguiu o manual? todos deixam o email , mas ñ sei se ela passa pelo email...obrigada bjos...

      Excluir
  2. Se não funcionar como uma empresa ficamos 24 horas por dia, 7 dias por semana em função da casa!!
    Bjo Giova

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana, fiquei com vontade de "ter" seu manual e só adaptá-lo às minhas necessidades. Isso é possível? Desculpe o abuso, mas como se trata de um blog público e eu estava fazendo pesquisas em busca de dicas domésticas...se puder ficarei muito agradecida.
    Grande Abraço,
    Renata.

    ResponderExcluir
  4. poderia me fornecer esse milagroso manual ?
    poderia postar aqui onde achar ele para baixar na net ?

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho pesquisado sobre organização de casa e cheguei aqui!
    Gostaria de saber como ter acesso ao seu manual, se for possível....
    Concordo com você, passamos anos estudando, horas lendo e interpretando o mundo, mas também queremos ter uma casa limpinha e organizada.
    Ah, ter que ficar falando para a ajudante de casa sobr o que e como fazer, é realmente estressante!
    Bjs
    Alessandra

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciana, também fiquei curiosa com o seu manual , mas acho que deveria vende-lo mesmo q fosse por uma taxa simbólica, porque devemos valorizar a sua pesquisa, avaliação, testes, controle, etc. Agradeço se isso acontecer e por favor avise-me

    ResponderExcluir
  7. Vivo na correria e "descabelada" com a (des)organização da rotina doméstica. De fato não tenho afinidade com o trabalho e quando li sobre o manual resolvi engrossar o caldo dos que pedem para que vc poste pra nós baixarmos...faça esse favor para as milhares de famílias e mulheres cheias de talento pra mul outras coisas menos pro exercício doméstico!!rsrsrrsrs! Que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Estou a procura de ajuda pra cuidar da casa e cheguei até aqui...

    Poderia me dizer como consigo acesso a esse manual? Idéia excelente, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá gostaria de receber tb o manual, adorei suas dicas!!!!!!!!!!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostei do contéudo, trabalho em uma comunidade que está despertando pra "organização" em todos os sentidos. Gostaria de ter acesso ao Manual. Pode ser?
    Obrigada,
    nevesiza@hotmail.com/Iza

    ResponderExcluir
  11. Também gostaria muito de receber este manual, amei a ideia!!! Por favor, por favor, por favor!!!
    fabriciapalmierib@gmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog e gostaria de ter acesso ao seu manual. Você poderia me enviar.
    Abs Mônica (mvinhoza@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Olá gostaria de receber o manual tambem, estou terminando uma obra em casa e em busca de uma ajudante aqui em casa. Quero começar com esse manual desde o inicio dela aqui. Fico no aguardo, obrigada. Fabiana souzaefaria@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. ola, gostaria de receber esse manual tambem. Se puder me manda vanessa.m.alcantara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. ola, gostaria de receber esse manual também. Se puder me manda por favor: rn.sarmento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. tb quero receber esse manual... flaviaflores@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luciana,
    Vivo pesquisando na internet sobre organização doméstica e me deparei com o seu Blog. Fiquei curiosa quanto ao uso do "Manual" e gostaria de obter um. Como devo proceder?
    Beijos.
    Jane Celia Agrimpio
    e-mail: janeca@bnb.gov.br

    ResponderExcluir
  18. Olá...Fiquei muito interessada pelo seu manual...por favor diga como baixar ou se pode me enviar...
    meu email é ; jo.oliver@hotmail.com.
    Agradeço desde já...bjo

    ResponderExcluir
  19. Olá , Li sobre o manual ......eu tb quero se possível, meu email é cl.borges@ig.com.br
    obrigado querida.

    ResponderExcluir
  20. Desde que fiquem sem empregada doméstica, procura na internet dicas de rotina doméstica. Encontrei o seu blog e apaixonei pela ideia do manual. Você tem disponível para download? Preciso urgente!!!! Meu email: anapcrodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oiiii eu gostaria de receber o manual, o que preciso fazer, aguardo retorno, meu email é erika_alapone@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. ou pode ser pelo gmail mesmo, como prefereir..bjim

    ResponderExcluir
  23. E... sabe....é meio urgente, minha casa esta um caos...me da um help ......please!!!!!!! .U.

    ResponderExcluir
  24. Olá estou precisando urgente de um auxílio deste tipo, poderia me ceder o manual por email? É gratuito ou é necessário pagar por ele? Meu email é deisebruna.m@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Não apareceu o que escrevi antes :)
      Queria receber um manual também. Como faz? Meu e-mail é paulapierami@gmail.com

      Excluir
  26. Oi gostei de tudo !!!! Fiquei curiosa a respeito do manual poderia me enviar ?? michelecristinna@gmailcom. obrigada................

    ResponderExcluir
  27. Só de ler o primeiro parágrafo dessa página já chorei! Me identifiquei tanto que me senti acolhida ao saber que não sou a única nessa faixa etária com esse problema! Sou mega organizada no trabalho a ponto de ser reconhecida por isso e o extremo oposto em casa! Meu marido quer me esganar por isso e na verdade tem prejudicado meu casamento mas estou decidida a corrigir isso ! Obrigada por existir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo: posso receber esse manual também? luiza.ferreirafernandes@gmail.com

      Excluir
  28. Tambem adoraria receber este manual.. meu e-mail...lucelia_sousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!! Muito interessante a idéia do manual. Qual a possibilidade de adquirir? Gentileza entrar em contacto através do email: martarochamonteiro@hotmail.
    Agradeço desde já pela gentileza.

    ResponderExcluir
  30. Olá!! Muito interessante a idéia do manual. Qual a possibilidade de adquirir? Gentileza entrar em contacto através do email: martarochamonteiro@hotmail.
    Agradeço desde já pela gentileza.

    ResponderExcluir
  31. Olá!! Muito interessante a idéia do manual. Qual a possibilidade de adquirir? Gentileza entrar em contacto através do email: martarochamonteiro@hotmail.
    Agradeço desde já pela gentileza.

    ResponderExcluir
  32. Olá!! Muito interessante a idéia do manual. Qual a possibilidade de adquirir? Gentileza entrar em contacto através do email: martarochamonteiro@hotmail.
    Agradeço desde já pela gentileza.

    ResponderExcluir
  33. Olá,tenho 22 anos, sou mãe,esposa e dona de casa de primeira viagem, morávamos com a minha sogra então eu tinha ajuda,mas agora estamos na nossa casa estou um pouco perdida ainda. Gostei muito do seu blog e me interessei muito sobre o seu manual! Gostaria de saber como faço para adquiri-lo. Obrigado desde já.
    Meu e-mail é: aline.carolaine19@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  34. oi!!! Adorei a idéia do manual. Como posso adquirir? Gentileza entrar em contacto através do email: aline.esteticista@hotmail.com
    Agradeço desde já pela gentileza. Bjkas!

    ResponderExcluir
  35. Oi Lu adorei a idéia do manual. Se possível, você poderia me passar o manual pelo email managliati@gmail.
    Muito obrigada pela gentileza.

    ResponderExcluir
  36. Oi Lu adorei a idéia do manual. Se possível, você poderia me passar o manual pelo email managliati@gmail.
    Muito obrigada pela gentileza.

    ResponderExcluir
  37. Gente! Pensa numa pessoa desesperada... sim essa sou eu... Preciso de ajuda para por ordem nessa bagunça!!!! Me envia esse Manual por favor!!!! aline.esteticista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, boa tarde! Me identifiquei bastante com seu blog e fiquei muito interessada em adquirir o manual que comentou neste post. Sou mãe de três garotos (o mais novo tem 5 meses), retornei ao trabalho essa semana e amo organização. Tenho uma ajudante para principalmente ajudar com as crianças. Tenho plena consciência de que se a casa não for bem organizada tudo ficará mais complicado. Assim,como posso adquirir o manual? Segue meu email
    sxnoronha@yahoo.com.br
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  39. Olá, boa tarde! Me identifiquei bastante com seu blog e fiquei muito interessada em adquirir o manual que comentou neste post. Sou mãe de três garotos (o mais novo tem 5 meses), retornei ao trabalho essa semana e amo organização. Tenho uma ajudante para principalmente ajudar com as crianças. Tenho plena consciência de que se a casa não for bem organizada tudo ficará mais complicado. Assim,como posso adquirir o manual? Segue meu email
    sxnoronha@yahoo.com.br
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  40. Meu e-mail... likaciolacov@gmail.com se puder me envie o manual

    ResponderExcluir
  41. framenas@gmail.com pode me enviar o manual? Muito grata

    ResponderExcluir
  42. JZ MAGAZINE- ITENS DISPONIVEIS PARA VENDA
    Somos de Campinas-SP, trabalhamos com kit de mercadorias a preço de atacado, abaixo segue os itens que estão disponiveis para venda. Vendemos tanto para pessoa fisica como juridica. Abaixo segue os itens, e no final do texto tem mais informações


    01) 01 kit com 20 encartelados- são eles: 03 encartelados de parafuso de madeira 60x35 com 06 unidades cada um; 02 encartelados de abraçadeira de metal, daquelas para prender mangueiras, 02 encartelados de parafuso com porca com 04 unidades cada um, 02 encartelados de kit de abraçadeira com as buchas e os parafusos aquelas em formato de U para canos, 01 cadeado medio, 01 cadeado pequeno, 02 encartelado de pregos grandes, 03 encartelados de pregos pequenos com 20 unidades cada um, 01 encartelado de gancho com bucha de 8m, 03 encartelados de borracha branca. Ideal para loja que quer comprar para revender, ou mesmo para quem trabalha com manutenção. Valor total- R$ 50,00;


    02) 01 kit de ferramentas com os seguintes itens- Martelo grande, estilete com 03 peças, jogo de chave de fenda com 06 unidades, puxador de moveis com parafuso, 02 encartelados de bucha com parafuso de 12m com 04 unidades cada um, chave de fenda grande, puxador de metal para gaveta com os parafusos, 02 fita veda rosca, chave teste, adaptador de pino chato. Valor total- R$ 60,00;


    03) 03 pacotes de cueca com 03 unidades cada uma. Tamanho M, de cores diferentes dentro do pacote. São um total de 09 cuecas. Tudo por R$ 50,00;


    04) 01 kit de manicure com os seguintes itens- 01 kit de pincel para pintura de cabelo com 03 peças, 01 lixa para os pes, 01 lixa e aparador de cuticula de metal, outro aparador de cuticula, 01 kit de tesoura e pente, 01 band deid com 05 unidades e 01 saquinho de bolas de algodão coloridas. Valor total- R$ 35,00;


    05) 05 camisetas femininas- todas com estampa na frente. Tamanhos variados nessas 05 unidades. Valor total- R$ 60,00;


    06) 01 necessaire que também pode ser usado como estojo- Valor- R$ 30,00;


    07) 05 copos e 04 xicaras de café. Todos são de vidro. As xicaras de café são do tipo Barroco. Valor total- R$ 35,00;


    08) 01 kit de cozinha com os seguintes itens- 01 conjunto de mantimento com 05 peças, 01 avental de corpo inteiro quase, 01 jarra para suco de 2 litros, 01 saladeira, 01 faqueiro de 03 garfos e 03 facas, 01 varal de aço de 10m, 01 squaze que é aquela garrafinha para água, 01 escova de lavar roupa, 01 peneira de aço, 01 faca media de cozinha, 01 conjunto de silicone com 02 peças, sendo a espatula e o pincel. Valor total- R$ 80,00;


    09) 03 calções masculinos tipo bermudas de tactel, sendo 01 tamanho P e 02 tamanho M. Todas novas, na embalagem. Valor total- R$ 30,00


    Tendo interesse em comprar algum dos itens pode ligar no
    Fone: (19) 3272 8464- Campinas-SP, ou enviar um email para jzmagazine@bol.com.br, com os itens que gostaria de comprar da listinha acima - o envio é via Correio, e o pagamento é por deposito bancário, preços de atacadista. Se quiser as fotos dos produtos, enviamos no email

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis