Google+ minha casa, meu mundo: Presentes de Natal

18 de setembro de 2008

Presentes de Natal

Presentes de Natal

Assim como já é tempo de fazer os enfeites, é melhor ir pensando nos presentes de natal.
Pode parecer exagero, mas um mínio de organização e estratégia vai evitar que no dia 24 de dezembro você esteja chorando em uma loja de departamentos, com o limite do banco estourado e a tv globo te entrevistando para uma daquelas famigeradas reportagens sobre presentes de última hora.
Previdente morreu de velho.
Vamos ao plano “como sobreviver ao natal sem enlouquecer e/ou ficar na miséria”, simples assim:
1. Faça um orçamento e separe uma quantia certa para gastar em presentes. Esse dinheiro não deve sair de seu 13o, por favor! Como ainda estamos em setembro, você pode diluir este valor ao longo de quatro meses (comprando um pouco em cada mês e não fazendo parcelas no cartão de crédito!!!), a idéia é não se endividar e não passar apertos para presentear.
2. Pronto o orçamento, faça uma lista de todas as pessoas que vai presentear. Conforme sua disponibilidade de dinheiro, você pode acrescentar mais ou menos pessoas.
3. Com a lista e o orçamento em mãos, escreva sugestões de presentes ao lado de cada nome, em ordem decrescente de importância e custo.
Aqui em casa a lista sempre começa pelas crianças (são 4) e estes sempre são os presentes mais caros. Para ter uma noção do que comprar e não desapontar os menorzinhos (que ainda acreditam no Papai Noel) é bom já ir pedindo para que eles escrevam cartinhas fazendo suas encomendas (evita que mudem de idéia na última hora).
Este é o momento de decidir se você vai fazer uso de suas habilidades manuais para produzir alguns ou todos os presentes de sua lista.
5. Anotadas as sugestões faça uma cotação dos presentes (ou dos materiais necessários para fazê-los) e ... refaça a lista até ela ser compatível com seu orçamento!
6. Lista pronta é hora de planejar as compras. Comece pelos brinquedos, eles costumam desaparecer e ficar mais caros à medida em que o natal se aproxima (eu já comecei a comprar os presentes das crianças) e divida o gasto ao longo destes meses que antecedem o Natal.
7. Cada vez que você comprar um presente, anote na lista, faça o embrulho, coloque uma etiqueta bem bonita com o nome do presenteado e guarde em um armário bem alto, longe das crianças!!!
8. Guarde sua lista de presentes para o próximo ano, evita esquecer alguém e repetir presentes (sabe a síndrome de tia avó que dá meias todos os anos).

Se você quer economizar tempo e dinheiro, faça uma lista em que todos, ou a maior parte, dos presentes possam ser comprados em um único lugar. Vale loja de departamentos, livraria, hipermercado, feira de antiguidades, existem vários lugares que vendem uma gama imensa de objetos, sempre será possível encontrar alguma coisa interessante.

Cada um tem uma forma de organização que atende melhor suas necessidades e possibilidades, mas a idéia é saber exatamente quem vai presentear e quanto vai gastar, para poder curtir da festa, que sempre é uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis