Google+ minha casa, meu mundo: Cardápios

20 de outubro de 2008

Cardápios


A grande vantagem de ter um cardápio é saber exatamente o que você precisa comprar no supermercado, economizando e muito! Com um cardápio bem elaborado evitamos desperdício e compras por impulso.
Além de não ter que abrir a geladeira todos os dias de manhã pensando no que fará para o almoço!!! Repetindo todos os dias a dobradinha arroz com feijão.
Acho mais prático um cardápio semanal, mesmo porque durante a semana pode dar vontade de comer algo especial e daí basta incluir na semana seguinte.

Como tudo, requer um pouco de organização.
Com um caderno em mãos, pense em todos os pratos que sua família gosta e tem costume. Tenha criatividade, pesquise suas receitas e revistas e sites que tragam cardápios.
Pense nas atividades de cada dia da semana, para poder distribuir os pratos conforme a disponibilidade de tempo em fazê-los, os mais fáceis nos dias mais atribulados.
Veja quais alimentos tem na dispensa e no freezer, dê preferência para aquilo que já está estocado, evitando desperdício.
No computador, faça uma pequena agenda para seu cardápio, algo muito simples, deixando espaço para preencher à mão os pratos de cada dia.
Pode ser assim:
Segunda-feira, 20/10/08
Almoço

Jantar

Preencha, os espaços com os pratos que deverão ser feitos em cada dia da semana.
Uma vez concluído o cardápio da semana, faça uma lista de compras, observando o que você já tem estocado.
Aqui em casa, eu faço compras grandes apenas uma vez ao mês e durante a semana compro apenas alimentos altamente perecíveis, como laticínios, frutas e verduras.
A grande vantagem, realmente, é fazer compras com economia e sem desperdício.
Mantenha uma lista de compras sempre atualizada e vá ao supermercado sem crianças, disposta a não sucumbir ao impulso.
Eu moro em uma chácara e por isso preciso manter uma dispensa bem abastecida, evitando muitas idas ao mercado, mesmo porque, seu faltar leite à noite não tenho onde comprar!
Então, além da lista de compras eu faço um controle de estoque, onde listo todos os alimentos que consumimos e a quantidade que mantenho de cada um na despensa. Todas as terças-feiras observamos quanto temos de cada produto e quando há menos de 2 já marcamos na lista de compras, para nunca ser surpreendida.
O mesmo deve ser feito com o freezer: liste tudo o que tem estocado, data de congelamento e data de validade. Acostume a usar o mais velho primeiro e vá repondo conforme o uso.
Não é um trabalho em vão, para um consumo consciente e sua própria economia é preciso saber quais alimentos você tem em estoque, evitando comprar outros quando não necessita.

4 comentários:

  1. Nossa adorei a dica, pensando assim, é bem prático mesmo e economiza não só o dinheiro mas o tempo também....Muito obrigado por estar sempre compartilhando coisas boas....Sou visitante constante deste blog...Bjussss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ingrid!!
    E espero que as dicas sejam sempre úteis e sirvam para facilitar nossa vida atribulada
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  3. oi Lu!! ai eu queria mesmo fazer um cardapio, principalmente pq se me sobra criatividade com os tecidos, me falta na cozinha.. coitado do meu marido come sempre as mesmas coisas.... vc podia me dar uma judinha ne?? quem sabe com sua farta experiencia não possa me ajudar... sou um zero a esquerda na cozinha... queria muito faezr pratos bonitos e gostosos todos os dias... mas nunca consigo..
    bjussss

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    as coisas aqui em casa também são meio desorganizadas como em todas as casas, ao contrário do que possa parecer nos posts!!! Mas eu tento... rsrsrs...
    vou fazer um post para clarear as idéias sobre cardápio, hoje ainda!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis