Google+ minha casa, meu mundo: Feltro Tutorial

29 de outubro de 2008

Feltro Tutorial



Fiz este tutorial a pedido da querida amiga Letícia, que quer começar a trabalhar com feltro e não tem muito idéia de como fazer.
Aproveitei que estou fazendo algumas Matrioskas para enfeitar minha árvore de natal e fotografei, mas aviso desde já: o fotógrafo é meu marido e ele não estava em casa!!! Portanto, desculpem se estão péssimas!
Vamos lá:

1) Eu usei este lindo desenho que encontrei na galeria da talentosa Gisele Bianchini no Flickr, vale a pena visitar.
Qualquer molde (pintura, aplicação, patch) pode virar molde de feltro, mas quanto mais simples melhor. Então se o desenho escolhido for muito detalhado é melhor "limpá-lo" antes de começar, tirando todos os detalhes extras.



2) No xerox (impressora) eu faço várias cópias do molde, reduzindo ou aumentando, conforme o resultado que quero. Depois de fazer as cópias, eu recorto e faço os moldes de cada uma das partes que compõe o trabalho.



3) Para passar o molde no feltro, podemos riscar em cartolina e prendê-lo com alfinetes (eu prefiro assim) ou riscar com quaquer caneta no feltro claro (cortando a marca da caneta) ou com caneta gel clara ou láis de olho branco ou lápis aquarela branco ou sabonte ou feltros escuros. Depois é só recortar as peças que compõe molde.



* Aqui preciso fazer um parêntese: para fazer as Matrioskas não usei apenas feltro, mas também tecido. Para o tecido não desfiar passei termolina leitosa no avesso e deixei secar. A termolina impermeabiliza, estrutura e impede que o tecido desfie. Fica um pouco mais difícil de costurar a mão, mas nada que atrapalhe.

4) Comece a montar a Matrioska: sobreponha o cabelo ao rosto, usando como guia o molde original.



5) Para aplicações em feltro, qualquer ponto vale, inclusive o presponto. Para fechar bonecos eu uso o caseado, fica mais firme e bem acabado.
Não sabe casear?
Não tem problema, baixe este livrinho http://www.coatscorrente.com.br/Pdf/livrete100.pdf e grave em seu computador, ele traz os cem pontos de bordado mais utilizados! É tudo de bom!

6) Sobreponha o tecido (já preparado com a termolina), usando o molde original como guia e faça um presponto ou caseado.

7)

Agora você precisa acertar a altura do vestido da Matrioska, para isso use a parte de trás como guia, para deixar as duas alinhadas. Alfinete.



8) O grande segredo do feltro é a criatividade. Como é um material sem grandes possibilidades de cores e sem estampas (o estampado é uma fortuna) o que deixa bonito são os bordados, aplicações, botões, fitas e rendas com que enfeitamos nosso trabalho.



9) Costure os enfeites escolhidos com pontos invisíveis e feche a boneca com caseado, deixando uma pequena fenda para colocar o plumante.





Não encha demais, caso contrário seu boneco ficará com as costuras "estourando".

10) Para fazer bonecos, você costura cada uma das partes separada (corpo, braços, pernas, etc...) enche com plumante e fecha. Depois costura com pontos invisíveis ou com ponto fantasia (como preferir) no corpo do boneco. Se quiser braços e pernas articulados, prenda com um botão ao corpo e ele terá movimento.

11) Antes que eu me esqueça, é preciso uma tesoura beeem afiada e pequena (pode até ser de unha) para cortar os cantinhos com perfeição.

12) O problema da técnica é que o felltro nacional é de qualidade muuuuito ruim e cria bolinhas muito fácil e o trabalho fica horroroso. Então quem faz para vender deve fazer um teste com o fetro antes de produzir e colocar a venda. Faça um chaveiro e use por um tempo para ver como fica. Compre feltro de várias marcas até encontrar um de melhor qualidade, ou menos pior.

Bem, acho que é isso.
Qualquer dúvida, perguntem!!!
Beijos
Lu

35 comentários:

  1. Ameiiiiiiii - tá d++ de lindo seu tutorial, viu, amiga!? Obrigada por socializar!!!
    Bjinhos
    *)

    ResponderExcluir
  2. Excelente!!!!!!!!!!!!!!!

    Muito obrigada

    Sónia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Andréa!!
    Você é uma querida!
    Adoro seu blog e o grupo do Flickr.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog! gostaria de saber o que vc usou como material para fazer a carinha do papai noel postado em 11 de Outubro... Parabéns pelos belos trabalhos, são muito fofos!!!

    ResponderExcluir
  5. Amanda,
    Fico feliz que tenha gostado.
    A foto que está no post, é a que acompanha o molde, como encontrei na net.
    O meu eu fiz o rosto e o corpo com pluminha, que é uma malha bem macia e fina, mas peludinha (ai, ai, ai, que bela explicação...)
    Mas o da foto, ao que parece, é feito de algodão cru.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  6. Lu, seu blog está maravilhoso!!!! Descansa e volta logo, estamos com saudades!!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Lu, o anônimo sou eu, a Kaliandra!!!!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lú!
    Já iniciei meu cachorrinho...
    To adorando a idéia!!!
    Assim que eu terminar vou ai de mostrar...
    E assim que sair o meu salário vou comprar um monte de material!!
    Beijão e se cuide.

    ResponderExcluir
  9. Kali e Lê,
    To com saudades de vocês e de todas as meninas (tá bom dos meninos também)...
    Quero ver o cachorrinho pronto!
    Beijocas
    Lu

    ResponderExcluir
  10. Eita coração bom heim! É por vc saber partilhar que deve ser uma pessoa abençoada. parabéns pela iniciativa. Adorei acho até que agora devo conseguir fazer alguma peça bonita. Bjus. Obrigada. Silvana

    ResponderExcluir
  11. Oi !!!

    Fiquei bem feliz quando entrei aqui e vi meu desenho materializado.
    Que legal é bom saber que meu desenho virou realidade !!

    Beijinhos,
    Gisele

    ResponderExcluir
  12. Silvana, obrigada e espero que suas peças fiquem lindas!
    Gika, eu amei teus desenhos e assim que vi as matrioskas resolvi transforma-las em bonecas!!
    São lindas!!!
    Fico feliz que você tenha gostado.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog!
    Gostei mais ainda de você ter feito um tutorial!
    Muito obrigada!
    bjinhso

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas dicas, mas estou com uma duvida. o que é termolina leitosa e onde se compra??

    artesdasonya@hotmail.com

    Aguardo um esclarecimento

    Beijinhos e Bom Ano

    Sónia

    ResponderExcluir
  15. ameiiii! parabéns pela arte! vamos trocar links? da uma olhadinha no meu blog...http://vyolettablue.blogspot.com/
    beijo!

    ResponderExcluir
  16. Con tu permiso pongo un link en mi blog para que vean este tutorial mis amigas. Si no quieres, por favor dímelo y lo quito. Saludos

    ResponderExcluir
  17. ameiiiiiiiii...nossa demais suas dicas!!!!1
    e mto obrigada por compartilharrrrrrr...seu blog é lindo!!!
    bjussssssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Querida,amei demais seu tutorial,por esse vou tentar fazer as minhas,ok/
    Bjsssss......... DenizeBotelho

    ResponderExcluir
  19. Adorei seu blog, agora sou sua seguidora....
    Parabéns pelo seu lindo trabalho!
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  20. Olá, tentei entrar para pegar o livrinho de bordados mas não consegui, será que você não poderia me mandar?

    bjo.Gabi

    ResponderExcluir
  21. Oláááá,
    estava dando uma olhada no blog da Claudia(claudinha-feitoamo.blogspot.com) e de lá, já viu né? foi um pulinho e cá estou...rsss...Adorei os PAP, e já virei seguidora. Minhas netas vão adorar as faixas pra cabelo...Estou começando com os feltros, entre outras coisas...affeeee, sou daquelas que assobiam e chupam cana...kkkkk...Menina, tb já morei numa chácara perto de Curitiba, no caminho para Piraquara, nossaaaa, que saudades!!!...

    ResponderExcluir
  22. olá minha lindinha! bárbaro! adorei esse tutorial. eu estava mesmo querendo prá fazer matrioska que eu amo! um feliz ano de 2010 prá vc.! bjks no coração!

    ResponderExcluir
  23. Encontrei esse tutorial através de um link em outro blog. Adorei! Muitoobrigada por partilhar!

    beijo e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  24. Muchas gracias por compartir este tutorial. Me encanta hacer estas muñequitas . Me tienes de seguidora y te invito a que visites mi blog,... seras bienvenida.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  25. Voce e uma amigona blogueira nota 10,são poucas pessoas como vc ,nos passa os tutorial,agradeço de coraçao e um Feliz Natal cheio de luz.

    ResponderExcluir
  26. Amei o seu trabalho, parabéns pela capacidade de partilhar o seu saber.Estarei esperando sua visita.Bjos

    ResponderExcluir
  27. Parabéns amiga, além de muito talento vc deixou claro a sua bondade para com os outros que estão começando...
    Admirável!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Amei a tua dica!
    Muito obrigada por compartilha!

    Beijinhos,
    Nanny

    ResponderExcluir
  29. Oi Lu, cada vez mais encantada com seu lindo bloguito, e ainda mais com essas matrioskas que eu amoooooo e tb quero muito fazer umas p mim ;)) Seu tutorial está nota 1000, o melhor que vi até hoje, parabéns e obrigada por compartilhar suas lindas criações, Deus te abençoe!
    bjs
    Bella
    http://dasbellas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Elles sont magnifiques ! buenos dias de Francia !



    http://amielie.over-blog.com/

    ResponderExcluir
  31. Obrigado pela partilha!!
    no entanto não consigo baixar o http://www.coatscorrente.com.br/Pdf/livrete100.pdf , pode ajudar?

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá ;)
    Gostei muito das dicas sobre essas matrioskas. Comecei há pouco tempo a trabalhar em feltro e tou a adorar! Também me aventurei no mundo dos blogues, mas para ser sincera ainda não sei muito bem como "funcionam" :))
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Se puder visite :
    http://baudapaulinha.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  33. ola adorei suas dicas ,mais sobre aquele site que você fala que tem mais de 100 pontos eu tentei entrar e fala que não existe mais foi removido,vc teria o site novo dele,pois gostaria de salvar em meu pc se quiser me visitar meu blog: http://roartefeitocomasmaos.blogspot.com obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  34. Para quem deseja criar etiquetas personalizadas a prova dágua,
    termocolantes, etiquetas lousa, pulseiras de identificação reutilizáveis e
    etc visite: http://www.etiquetascolougrudou.com.br

    http://www.etiquetascolougrudou.com.br/index.php/etiquetas-escolares-a-prova-d-agua.html

    http://www.etiquetascolougrudou.com.br/index.php/etiquetas-roupas.html

    http://www.etiquetascolougrudou.com.br/index.php/etiquetas-kits.html

    http://www.etiquetascolougrudou.com.br/index.php/pulseiras-de-identificacao-reutilizaveis/pulseiras-de-identificacao.html

    http://www.etiquetascolougrudou.com.br/index.php/etiquetas-freezer.html

    http://www.etiquetascolougrudou.com.br/index.php/etiquetas-personalizadas-lousa.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis