Google+ minha casa, meu mundo: Para gostar de ler

18 de outubro de 2008

Para gostar de ler



Eu sou uma leitora voraz!
Acredito piamente que a literatura cura todos os males da alma e nos fornece todas as respostas.
Mas, como qualquer mãe, todos os dias me pergunto como transmitir este amor pelos livros às minhas filhas.
Não sou especialista, mas existem algumas técnicas que me parecem infalíveis e simples, cujos frutos acompanharão seus filhos por toda vida.



1. O livro como prazer:

Desde muito pequena, a criança deve entender a leitura como uma atividade imensamente prazerosa, jamais como uma obrigação. Para tanto, é preciso que ela não seja obrigada a ler, mas estimulada a gostar de ler.
É preciso que ela veja o livro como uma porta para a fantasia, para o mundo da imaginação. E, em um segundo momento, como um veículo que satisfaz sua curiosidade natural.
O leitor apaixonado é um ser curioso em sua essência.
Estimule a curiosidade de seus filhos.
Sua filha gosta de algum desenho ou filme baseado em clássicos da literatura, ofereça-lhe o livro e outros que tratem de fábulas, de princesas, príncipes e dragões . Seu filho gosta do Nemo? Mostre-lhe livros sobre o fundo do mar, peixes, tubarões etc... abra os horizontes do conhecimento e da aprendizagem.
Tenha em mente que o conhecimento é sempre divertido!
Existem livros de história e ciências para crianças que são deliciosos mesmo para os adultos! Ricamente ilustrados, com textos curtos e instrutivos. Livros deste gênero servem a aguçar a curiosidade e fazer com que a criança queira sempre conhecer mais a respeito do assunto.
E mais, faça com que seus filhos amem e respeitem o objeto livro.

2. Sirva de exemplo:

O exemplo dos pais é fundamental. Se estes nunca são vistos lendo, a criança vai compreender rapidamente que eles não gostam de ler e todo o discurso em prol da leitura será vazio e ineficaz.
Além de ler para os seus filhos ou em companhia destes, é importante que eles vejam você lendo por prazer.
Eu leio todos os dias à noite e nunca saio de casa sem um livro na bolsa (mesmo quando vou para o trabalho) e minha filha mais velha já assimilou a idéia de que o livro é o companheiro ideal em qualquer momento: fila do ônibus, espera no médico, um lanche solitário.

3. Ofereça livros:

É importante que a criança tenha seus próprios livros exposto em uma pequena biblioteca de seu quarto.
Ofereça livros como presentes de aniversário e natal.
Acostume-se a visitar livrarias e feiras de livros. Deixe a criança manipular os livros ofertados. Acredite: eles adoram passar horas vendo as figuras coloridas!!
Mas o preço dos livros ainda é proibitivo. Então, ensine o caminho da biblioteca mais próxima, faça a inscrição de seu filho e lhe ensine a respeitar o livro como depositário de todo o conhecimento, devendo ser partilhado com todas as pessoas.
As bibliotecas são espaços deliciosos para passar uma manhã de sábado. As salas de livros infantis normalmente oferecem atividades paralelas que estimulam a leitura: teatro, contadores de história, etc... procure a biblioteca de sua cidade e conheça a programação.
Mostre respeito e amor pelos livros. Todos os grandes leitores que conheço amam não apenas o conteúdo, mas também o objeto livro, sua encadernação, detalhes de edição.
Estimule este amor.



4. Escolha livros que agradem ao seu filho:

Vá com seu filho à biblioteca de sua cidade ou livraria, deixe-o manusear os livros. Observe. Existem crianças que gostam de histórias de fadas, outras de piratas, outras de detetives.
Não se preocupe, neste momento inicial, tanto com a qualidade do que seu filho lê, mas sim em despertar o interesse pela leitura, de forma que esta atividade lhe seja, para o resto da vida, um prazer.
Quanto mais ilustrado o livro infantil, mais ele atrairá a curiosidade e atenção dos pequenos, fazendo com que tenham real interesse na história que lhes é contada.
Lembrando também que o livro infantil, neste primeiro momento, deve privilegiar os diálogos, uma vez que longas narrativas cansam os pequenos.
Existem crianças que gostam realmente de adaptações dos grandes clássicos (existem várias e excelentes). Mas existem outras que apreciam uma literatura mais leve. Não tenha preconceito! O importante é que a criança adquira o hábito da leitura!!!
Em um segundo momento, quando o hábito já estiver cimentado, é hora de orientar as escolhas de seu filho, indicando-lhe literatura de qualidade.
A adolescência é um período de efervescência em que não sobra muito tempo para ler. De qualquer forma, se o amor aos livros frutificar, cedo ou tarde, ela voltará a ler.

5. A Escola:

Evidentemente a escola é essencial para que seu filho goste de ler (e de conseqüência de estudar), por isso, antes de matricular seu pequeno pergunte como esta estimulação é feita.
Se a escola limita-se a obrigar a criança a ler tantos livros ao ano (normalmente um por bimestre) ou simplesmente não tem qualquer projeto pedagógico a respeito, fuja!!! E rápido.



6. Leia para seu filho:

Sempre!!!
Ao menos uma vez ao dia.
Antes de bem alfabetizada, é através da sua leitura que a criança poderá conhecer o conteúdo de um livro e aprenderá a sentir prazer ao ler.

E você, como estimula a leitura?

Um comentário:

  1. Lu, achei esse teu post de tempos atrás e pensei em colocá-lo no blog da Freguesia do Livro. O que acha? Como fazemos isso?
    Aguardo,
    Bom domingo,

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis