Google+ minha casa, meu mundo: Como Arrumar uma Mala de Viagem - 3

3 de dezembro de 2008

Como Arrumar uma Mala de Viagem - 3



7. Etc... xiii esqueci meus óculos!!!!

· Usa óculos? Peloamordedeus, leve óculos de reserva e uma receita!

· Faça uma lista de todos os objetos que são imprescindíveis para sua sobrevivência ainda que explodisse uma bomba atômica. Esta lista deve ser permanente e guardada em local próprio, para ser encontrada antes de cada embarque. Por exemplo: secador de cabelos, óculos, protetor de ouvidos, remédios e sua respectiva receita, etc...

· Precisa levar medicamentos? Providencie uma receita na língua do país que vai visitar ou, ao menos, em inglês (já me foi muito útil), mesmo porque algumas substâncias são proibidas em alguns países e aqui não. Se não quer ter problemas se iforme antes e esteja munido de sua receita bilingue.

· Existem alguns países onde é quase impossível comprar medicamentos. Seja previdente e sempre tenha na mala um remédio para diarréia (é sério), dor de cabeça, dores musculares (delícia ao final do dia), alergias, gripes, enjôo e dor de estômago. Leve também bandaids e desinfetante para machucados. Ah, não esqueça o repelente e o protetor solar.

· Leve SEMPRE uma capa de chuva, destas dobráveis de camelô, são mega-úteis.

· Uma min-lanterna é sempre útil se você vai dormir em albergues com dormitórios coletivos (pode ficar difícil encontrar sua cama no escuro).

· Nunca, mas nunca mesmo esqueça do cadeado de sua bagagem (tão pouco a senha)

· Leve dois ou três livros mais finos e, conforme os leia, deixe em cafés ou livrarias, presenteando quem os encontrar (você pode deixar seu e-mail na capa e talvez fazer um novo amigo), é um peso a menos na volta.

· Quem gosta de comprar livros e não quer pagar uma fortuna de excesso de bagagem (livros pesam toneladas) despache por navio em qualquer agência de correio. Eu já fiz isso, demorou 6 meses para chegar, mas chegou e saiu muuuito barato!

· Aliás, é uma boa idéia despachar a roupa suja também! Aliás, ao final da viagem faça a doação de sua roupa usada e volte linda, leve e solta só com as comprinhas!!

Um mini-dicionário é imprescindível, mesmo que você fale a língua do país.

Os guias sempre são imprescindíveis e, ao menos eu penso assim, ainda não podem ser substituídos pelas informações da internet.

8. Documentos e Dinheiro:

· Tire cópias das primeiras folhas de seu passaporte (aquelas em que têm os números e sua foto), plastifique e leve sempre consigo.

· Se você vai ficar em um hotel confiável, deixe tudo no cofre e saia apenas com o necessário para o dia e a cópia de seu passaporte.

· Se o hotel ou albergue não inspira confiança, leve tudo com você. Tem quem goste de cintas internas para guardar documentos ou dinheiro. Nestes casos, eu uso uma carteira muito fina onde cabem passaporte, passagens, dinheiro e cartões, e tem uma alça comprida e fica como um colar embaixo da roupa.

· Tome muito cuidado com seus documentos e seu dinheiro! Eu já fui assaltada e minha vida virou um inferno sem passaporte e cartões.

· Cada um tem uma preferência quando o assunto é dinheiro em viagens. Eu prefiro levar cartão de crédito, é mais seguro e pode ser substituído em caso de perda ou roubo. Levo em dinheiro apenas o necessário para a chegada: lanche e táxi.

· Como as restrições mudam a cada dia e podem variar conforme o país de destino e a companhia aérea, pergunte antes o que pode carregar na bagagem de mão.

· Leve um diário de viagem. Ante de embarcar anote todas as informações úteis que puder recolher sobre o destino e principalmente o endereço de seu hotel. Ao longo da viagem vá anotando suas impressões e colando aqueles milhares de papeizinhos que vamos colecionando (entrada do museu, guardanapo do restaurante, etc...)

· Leve pilhas recarregáveis (e o carregador).

· Não esqueça que os pinos de tomada e a voltagem varia de país para país, se informe antes e providencie um adaptador.

### Importante: anote o telefone do plantão do Consulado do Brasil em todos os lugares por onde irá passar. Esta informação é essencial.

Eu passei por uma situação horrorosa em Cuba. Meu passaporte foi roubado em um domingo, na véspera de minha volta para o Brasil. Eu não sabia o telefone do plantão do Consulado (não tinha esta informação na porta) e perdi meu vôo que saía no dia seguinte cedo. Tive que ficar mais quatro dias até conseguir outro vôo e queriam me cobrar US$ 500,00 por remarcar a passagem (mas este valor foi abatido por determinação da Polícia de Turismo).
Quer saber o pior? Eu estava com varicela e 40 graus de febre. Por conta deste atraso de 4 dias sofri com complicações graves de uma doença tão simples.
E tudo isso poderia ser evitado se eu tivesse anotado o número do plantão do Consulado...
Previdente morreu de velho...

Boa Viagem!!! E me conte na vollta!

2 comentários:

  1. curti as dikas saum muiiito uteis
    bjO ;*

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito do "Como arrumar uma mala". Inclusive fiquei tranquilizada, pois descobri que ser economica não é pecado!
    Gostei muito da lista que criou e a dica de cores. Útil e prático

    Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis