Google+ minha casa, meu mundo: Faxina de fim de ano -1

8 de dezembro de 2008

Faxina de fim de ano -1



Esta época é excelente para fazermos uma faxina geral na casa e na vida, para começar o ano novo leves e libertas de todo o entulho (inclusive emocional) que acumulamos ao longo do ano que já se foi.

Não sou esotérica e tão pouco adepta do feng shui, mas acredito que uma casa repleta de coisas velhas, estragadas e inúteis atrapalha nossa vida. É uma questão de energia. Basta reparar no que sentimos quando entramos em uma casa entulhada, escura e cheirando a mofo... não é nada bom e evidentemente esta sensação se reflete em nosso estado de espírito.

Para podermos zerar o ano que passou e começar o próximo repleta de energias boas uma ótima dica é começar por uma faxina geral em sua casa e bem aproveitar seu 13O salário para fazer aquelas melhorias que seu lar doce lar está esperando a tempos.

1. Dedetização e etc...

Dedetizar a casa não é um hábito arraigado entre nós, mas é uma medida de extrema necessidade para livrar nossa casa de inúmeros insetos indesejáveis e extremamente nocivos à nossa saúde, além das chatinhas traças que comem nossos livros.

A melhor época para a dedetização é no começo da primavera, período reprodutivo da maioria das pragas urbanas. Mas o verão ainda é excelente!!!

Para quem nunca pensou no assunto: lembre-se que as formigas passeiam tanto no lixo do banheiro quanto no açucareiro. E sim, são as mesmas formigas...

Antes de contratar uma empresa liste as pragas mais comuns em sua casa, pois, por vezes, será necessária uma dedetização especial, como no caso de cupins, ratos ou aranhas.

Normalmente as empresas que dedetizam oferecem outros serviços essenciais para a saúde de nossas famílias: limpeza de caixas-d’água, chaminés, telhados, forros e sótãos. Quem tem fossa (como eu que moro na zona rural), não pode esquecer de esvazia-las uma vez ao ano.

Este é um excelente uso para seu 13o salário, porque disso depende a saúde de sua família e a boa conservação de seu imóvel (normalmente nosso bem mais precioso). Se você não conhece nenhuma empresa peça indicações e marque uma visita para orçamento com pelo menos 3 empresas.

A dedetização e limpeza de caixas d’água e forros faz um sujeira considerável no resto da casa, que fica repleta de insetos mortos. Então espere terminar este trabalho para começar sua faxina anual.

2. Tirando a tralha do caminho...

É impossível manter uma casa limpa se ela está repleta de entulho e objetos sem qualquer serventia! Muitas vezes não limpamos adequadamente nossas casas (e expomos nossa família às doenças) simplesmente porque é impossível encontrar o chão sob a bagunça, eu já vi casas assim...

Por isso, aproveite enquanto o pessoal dedetiza sua casa e limpa forros, caixa d’água e etc... para livrar-se de tudo aquilo que já não lhe serve mais, você não gosta ou simplesmente não quer.

Estes objetos não têm qualquer serventia em nossas vidas e apenas entulham nossas casas cada vez menores. Se pensarmos o preço do metro quadrado de um imóvel fica fácil calcular o quanto pagamos para guardarmos cada uma das xícaras lascadas e dos potes sem tampa que temos no armário da cozinha.

Eu gosto de fazer tudo de uma só vez, mas ao final parece que fui atropelada por um caminhão, por isso recomendo fazer um pouco por dia, todos os dias. Separe uma hora por dia e a cada dia trabalhe um cômodo, armário ou gaveta da casa (sua progressão vai depender do estado em que está a bagunça).

Uma forma agradável de organizar gavetas é retirá-las e fazer a limpeza em frente à televisão, sentada no sofá com a gaveta no colo e um lixo ao lado. Enquanto vê o jornal, você se livra daqueles milhares de papéis que acumulou este ano.

Não esqueça de já separar os documentos que precisará para fazer sua declaração de imposto de renda, deixe tudo em uma pasta.

Já tratei deste assunto aqui , aqui, aqui.

O fato é que nos sentimos muito mais felizes e dispostos em uma casa clara, arejada, limpa e sem entulhos. Mentalize esta casa ideal e perceba as ótimas sensações que ela lhe traz.

Convencida? Mãos à obra.

E garanto que depois de tanto trabalho para desatravancar sua casa você começará a consumir de forma consciente!!!

Quem já experimentou esta catarse sabe o bem estar que sentimos depois de nos livrarmos de toneladas de tranqueiras!!

Amanhã vamos faxinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis