Google+ minha casa, meu mundo: Ponche

28 de dezembro de 2008

Ponche

Viram que linda minha poncheira?

Atendendo a pedidos, aí está a receita do ponche que fiz no Natal, e certamente vou repetir no ano novo. Ficou uma delícia!
Lógico que tive quer perguntar para minha mãe como fazia! E olhe que a última vez que ela fez foi no meu aniversário de 15 anos, lá se vão 23 anos... e aquela vez quem passou a receita foi minha avó, nascida em 1910...
Pela dificuldade em encontrar uma poncheira (a minha foi presente da minha sogra) e uma receita, imagino que definitivamente o ponche saiu de moda. O que é uma pena, porque é simplesmente delicioso, refrescante e combina perfeitamente com festas de verão. Além de ser facílimo de fazer.
O melhor foi ver a surpresa de todos ao encontrar o ponche na mesa!

Eu piquei cerca de 500g (no total) de maçãs, pêssegos e morangos. Coloquei para macerar em espumante tinto, o que baste para cobrir as frutas, durante a tarde toda, só para dar uma cor e um gosto.
Durante isso deixei gelando uma garrafa de espumante branco seco e guaraná.
Um pouco antes de servir, coloquei as frutas na poncheira e completei com uma grarrafa de espumante e mais ou menos um litro de guaraná e acrescentei um ou dois cachos de uva comum (daquelas bem docinhas e pequenas).
A proporção de vinho e guarná varia conforme o paladar de cada um. Portanto, é melhor ir colocando o gauaraná aos poucos e experimentando.
Minha mãe disse que tem quem goste de colocar suco de frutas, mas não experimentei.
Deixar gelado a noite toda é um problema. Se colocar gelo, vai ficar aguado e sem gosto rapidamente. Então o melhor é deixar a poncheira mergulhada em um grande prato de gelo, foi o que fiz.
Aproveitem, porque é delicioso.
Beijos













Digite aqui o resumo do post

Digite aqui o resto do post

6 comentários:

  1. Olá
    Sua poncheira é linda!!!Há muito tempo não vejo uma peça assim!!!
    O ponche dve ser mesmo ma delícia!!!
    Feliz 2009!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Olá Nilda,
    viu que linda minha poncheira?
    Estou toda orgulhosa!!
    E o ponche fez sucesso também no ano novo.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu
    adorei sua poncheira, lembro bem destes lindos modelos lá pelos antigamentes, rsrsrs
    Mas sabe uma boa solução para hoje em dia? Sirva o ponche dentro de uma melancia! É só dar um cortinho no fundo para ela parar em pé, cortar a tampa e retirar a polpa.
    Fiz isso na festa de 18 anos de minha filha e a moçada adorou!
    Bjs e feliz 2009
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Essa idéia da melancia é excelente!!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Esse ponche tem história prá contar!!!No seu aniversário de 15 anos eu tomei tanto que depois em casa foi um fiasco,ahahahahahaaaaa beijocas

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua poncheira! Como ela é bonita e única... Estou sem palavras diante de tamanha beleza natalina. Ah! como eu queria uma poncheira... Eh o sonho da minha vó Conce. Parabéns por ter o previlégio d ter uma poncheira para colocar o ponche de cada dia... uhuuu Só no ponchão

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis