Google+ minha casa, meu mundo: Chateação

19 de fevereiro de 2009

Chateação

Ontem fiquei muito chateada no Flickr.
Uma menina postou a foto de uma bolsinha da Carol Grilo, ainda com a etiqueta, em um grupo e pediu o molde.
Eu fui a primeira a responder e disse que não poderíamos ajudar porque o molde era da artesã que fez a bolsa.
A menina apagou a foto do post e pediu desculpas...
Resultado: quando abro o flickr tem uns 20 posts dizendo que sou egoísta e que estamos ali para partilhar moldes e conhecimento, etc e tal!!
Fiquei chateada porque eu nunca neguei nenhum molde que eu tenha em arquivo. Assim como nunca neguei nehuma dica!! Sempre que posso faço PAPs para ajudar a todos!!
Quem frequenta o blog sabe bem disso.
Já conversei com a menina por e-mail e desfiz nossos mal entendidos. Ela não fez por maldade e é excelente pessoa, ela não queria copiar e sequer vende suas peças.
Mas eu não posso pactuar com a onda de cópias descaradas que estou vendo no flickr e em tantos outros lugares. No fim a menina pagou pela desfaçatez das outras.
São meninas usando a foto de outras como se fossem sua ou copiando um peça descaradamente e postando como sua.
Há uma distância gigantesca entre inspiração e cópia. Compreender esta diferença distingue o bom e o mal artesão quem tem talento ou nÃo.
Uma situação é você comprar um livro de patchwork e reproduzir os modelos. Estes modelos foram feitos e existem para esta finalidade (inclusive nossa legislação permite a reprodução parcial de livros, como faço aqui). O livro só existe para serreproduzido, este é o negócio do autor.
Outra situação é copiar o trabalho de uma artesã que produz peças para venda. Nesta hipótese estamos usurpando a criatividade, o talento, a dedicação e o trabalho de outra pessoa. O negócio da artesã é vender a peça que fez, não a idéia ou o molde.
Assim como é horrível quando vemos um blog replicar a idéia de outro sem citar a fonte! São tantos que fazem isso...
Por isso, há sim um limite ético e legal para a troca de moldes!!
Uma vez li uma artesã de outro país criticar as brasileiras pelas cópias. Naquele momento fiquei chateada e defendi meu país.
Mas a cada dia vejo que ela tinha mais e mais razão.
Estes dias o Banana Craft tratou do assunto inspiração e cópia, vale a pena ler.
Beijos meio desgostosos
Lu

7 comentários:

  1. sim percebo perfeitamente o que dizes- achoq ue aqui como no nosso dia a dia não virtual tudo passa por respeito -respeitar a spessoas acima de tudo e isso inclui suas ideias e seus trabalhos -
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. ai Lu, não fique chateada.
    Sua intenção foi mais correta, e só porque o grupo consiste em dividir conhecimentos, não significa que você tem que passar coisas dos outros sem permissão e que são a renda da autora...
    O Brasil anda muito sem vergonha mesmo!!

    Beijos!!
    Apesar de não comentar sempre, apareço aqui constantemente para dar uma olhadinha ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, esse assunto sobre autoria tem pano pra manga.
    Postar fotos dos outros sem autorização pode gerar um desconforto. O ideal é que poste com link e que peça autorização.
    Mas cá entre nós, rs. Nada se cria no flickr. Cansei de abrir o meu e encontrar algo maravilhoso que alguma menina fez e mais tarde descobrir a fonte americana.
    Quando a gente copia algo é legal dar a fonte. Não porque é bacana, mas porque podem achar que é nossa autoria. Existe uma lei brasileira que regulamenta as criações isso sim é bacana conhecer.
    O que acho super chato é ver que alguém descobriu um molde americano/japonês/espanhol ou sei lá o que, postou como se fosse criação sua e assume os elogios sem ao menos citar a fonte.

    ResponderExcluir
  4. Soniadevbecker@hotmail.comquinta-feira, fevereiro 19, 2009

    Há muitos meses que recebo em meu email suas postagens. Confesso que elas me deixam muito feliz. Lú, quando estamos convictos de algo, não devemos supervalorizar idéias contrárias. É maravilhoso lutarmos pela verdade e pelo correto. Não fique chateada e siga em frente que existe mais pessoas que te gostam do que as que desgostam.
    Beijos, Sonia Becker.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, eu também faço parte desse grupo e até deixei meu comentario.... Acho que quem pediu nõ está errado porque não foi a "dona" da bolsinha quem criou, já existem moldes e PAPs dela.
    Mais não fica chateada não!

    Adoro seu blog!!!!!!
    Bjs

    Fernanda
    (http://www.flickr.com/people/fekraut/)

    ResponderExcluir
  6. Acho que vc foi correta...em toda a historia. Mas essa bolsa que supostamente é da Carol na verdade, é de um livro japones ja muito divulgado na net. Entao, nesse caso, acho normal ceder uma parte do livro pra quem deseja.
    abraços, Marta

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, sim, eu sei o que você passa, e sim, se cria no Flickr,no Elo7 e em outros lugares, se alguém copiou é porque alguém criou, sou também copiada na cara dura mesmo tentando cosncientizar as pessoas sobre os direitos autorais, acho que é por isto que eu vendo mais para estrangeiras do que para as próprias brasileiras. O que vendo no exterior não publico no Flickr ao público, somente para elas em particular. Esta é nossa dura realidade... apóio você totalmente, um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis