Google+ minha casa, meu mundo: Chateação

19 de fevereiro de 2009

Chateação

Ontem fiquei muito chateada no Flickr.
Uma menina postou a foto de uma bolsinha da Carol Grilo, ainda com a etiqueta, em um grupo e pediu o molde.
Eu fui a primeira a responder e disse que não poderíamos ajudar porque o molde era da artesã que fez a bolsa.
A menina apagou a foto do post e pediu desculpas...
Resultado: quando abro o flickr tem uns 20 posts dizendo que sou egoísta e que estamos ali para partilhar moldes e conhecimento, etc e tal!!
Fiquei chateada porque eu nunca neguei nenhum molde que eu tenha em arquivo. Assim como nunca neguei nehuma dica!! Sempre que posso faço PAPs para ajudar a todos!!
Quem frequenta o blog sabe bem disso.
Já conversei com a menina por e-mail e desfiz nossos mal entendidos. Ela não fez por maldade e é excelente pessoa, ela não queria copiar e sequer vende suas peças.
Mas eu não posso pactuar com a onda de cópias descaradas que estou vendo no flickr e em tantos outros lugares. No fim a menina pagou pela desfaçatez das outras.
São meninas usando a foto de outras como se fossem sua ou copiando um peça descaradamente e postando como sua.
Há uma distância gigantesca entre inspiração e cópia. Compreender esta diferença distingue o bom e o mal artesão quem tem talento ou nÃo.
Uma situação é você comprar um livro de patchwork e reproduzir os modelos. Estes modelos foram feitos e existem para esta finalidade (inclusive nossa legislação permite a reprodução parcial de livros, como faço aqui). O livro só existe para serreproduzido, este é o negócio do autor.
Outra situação é copiar o trabalho de uma artesã que produz peças para venda. Nesta hipótese estamos usurpando a criatividade, o talento, a dedicação e o trabalho de outra pessoa. O negócio da artesã é vender a peça que fez, não a idéia ou o molde.
Assim como é horrível quando vemos um blog replicar a idéia de outro sem citar a fonte! São tantos que fazem isso...
Por isso, há sim um limite ético e legal para a troca de moldes!!
Uma vez li uma artesã de outro país criticar as brasileiras pelas cópias. Naquele momento fiquei chateada e defendi meu país.
Mas a cada dia vejo que ela tinha mais e mais razão.
Estes dias o Banana Craft tratou do assunto inspiração e cópia, vale a pena ler.
Beijos meio desgostosos
Lu

7 comentários:

  1. sim percebo perfeitamente o que dizes- achoq ue aqui como no nosso dia a dia não virtual tudo passa por respeito -respeitar a spessoas acima de tudo e isso inclui suas ideias e seus trabalhos -
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. ai Lu, não fique chateada.
    Sua intenção foi mais correta, e só porque o grupo consiste em dividir conhecimentos, não significa que você tem que passar coisas dos outros sem permissão e que são a renda da autora...
    O Brasil anda muito sem vergonha mesmo!!

    Beijos!!
    Apesar de não comentar sempre, apareço aqui constantemente para dar uma olhadinha ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, esse assunto sobre autoria tem pano pra manga.
    Postar fotos dos outros sem autorização pode gerar um desconforto. O ideal é que poste com link e que peça autorização.
    Mas cá entre nós, rs. Nada se cria no flickr. Cansei de abrir o meu e encontrar algo maravilhoso que alguma menina fez e mais tarde descobrir a fonte americana.
    Quando a gente copia algo é legal dar a fonte. Não porque é bacana, mas porque podem achar que é nossa autoria. Existe uma lei brasileira que regulamenta as criações isso sim é bacana conhecer.
    O que acho super chato é ver que alguém descobriu um molde americano/japonês/espanhol ou sei lá o que, postou como se fosse criação sua e assume os elogios sem ao menos citar a fonte.

    ResponderExcluir
  4. Há muitos meses que recebo em meu email suas postagens. Confesso que elas me deixam muito feliz. Lú, quando estamos convictos de algo, não devemos supervalorizar idéias contrárias. É maravilhoso lutarmos pela verdade e pelo correto. Não fique chateada e siga em frente que existe mais pessoas que te gostam do que as que desgostam.
    Beijos, Sonia Becker.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, eu também faço parte desse grupo e até deixei meu comentario.... Acho que quem pediu nõ está errado porque não foi a "dona" da bolsinha quem criou, já existem moldes e PAPs dela.
    Mais não fica chateada não!

    Adoro seu blog!!!!!!
    Bjs

    Fernanda
    (http://www.flickr.com/people/fekraut/)

    ResponderExcluir
  6. Acho que vc foi correta...em toda a historia. Mas essa bolsa que supostamente é da Carol na verdade, é de um livro japones ja muito divulgado na net. Entao, nesse caso, acho normal ceder uma parte do livro pra quem deseja.
    abraços, Marta

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, sim, eu sei o que você passa, e sim, se cria no Flickr,no Elo7 e em outros lugares, se alguém copiou é porque alguém criou, sou também copiada na cara dura mesmo tentando cosncientizar as pessoas sobre os direitos autorais, acho que é por isto que eu vendo mais para estrangeiras do que para as próprias brasileiras. O que vendo no exterior não publico no Flickr ao público, somente para elas em particular. Esta é nossa dura realidade... apóio você totalmente, um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis