Google+ minha casa, meu mundo: Ladrilhos Hidráulicos 2

13 de fevereiro de 2009

Ladrilhos Hidráulicos 2


Lareira - Sala de Jantar/ Churrasqueira

Existem poucas fábricas no Brasil que ainda produzem os ladrilhos hidráulicos. E normalmente os fazem apenas sob encomenda. Na loja há um mostruário, você escolhe as pecas e a quantidade e faz a encomenda. Os meus chegaram em 40 dias. Por isso, se quiser usá-los é bom ser prevenida.

Nas fábricas nada de máquinas, as peças são produzidas manualmente conforme técnica de séculos. Resumidamente, o molde de ferro com o desenho escolhido é preenchido com cimento colorido, formando os desenhos. O molde é prensado e preenchido com cimento. Depois a peça seca naturalmente e então é submergida em água por algumas horas. Deste mergulho na água, que serve para cura, o nome hidráulico. Depois, as peças secam naturalmente por um período de 10 a 20 dias em prateleiras, separadas uma a uma.

Quer ver como são feitas as peças? Tem uma reportagem muito legal na revista Casa e Jardim, dá uma olhada e se apaixone: http://revistacasaejardim.globo.com/Casaejardim/0,25928,EJE502580-2186-3,00.html


lavabo

O assentamento do ladrilho é um pouco diferente dos pisos comuns, pois as peças podem variar de tamanho. Mas seu arquiteto vai saber o que fazer. Se não souber (minha triste experiência com obras diz que normalmente não sabem) procure orientação na fábrica. Comigo foram muito atenciosos.

Cuidado: Se a durabilidade é infinita depois de assentados, antes (ainda nas caixas) eles facilmente lascam as bordas, o que aparece depois na composição do desenho. Aqui em casa (por problemas de armazenagem) aconteceu e eu tenho muitas peças a substituir no meu banheiro. Depois de colocados, acho que não há o que os quebre, lasque ou risque.
E se riscar, sempre é possível lixar recuperando o desenho!!

Churrasqueira

Ah! Depois de colocados, é preciso impermeabilizar com resina e cera. A limpeza é feita com água e sabão. Depois, cera incolor.

Para lembrar: Já existem até ladrilhos hidráulicos antiderrapantes, que podem ser usados inclusive nas bordas de piscinas!!

Sou Fã.

4 comentários:

  1. ...adorei sua casa...cada cantinho decorado com muito bom gosto...
    ...também sou fã desses ladrilhos...
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tbm amo ladrilho hidráulico.E sua casa está linda.Posso postar de pois no meu blog?
    Tenha uma linda semana !
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas!!!
    Edna fique a vontade!! Sou fã do seu blog e para mim será uma honra...
    beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Descobri seu blog hoje, pela sua cozinha, e vim dar com o ladrilho hidráulico. Adooooro!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis