Google+ minha casa, meu mundo: Ladrilhos Hidráulicos

12 de fevereiro de 2009

Ladrilhos Hidráulicos

meu banheiro

Desde pequena eu sou apaixonada por ladrilhos hidráulicos, sua textura, suas cores e seus padrões que se unem para formar desenhos de inspiração mourisca.
Acho que é herança da educação em antigo colégio de freiras. Sei que enquanto as meninas rezavam na sexta-feira do sagrado coração, eu ficava de boca aberta olhando os murais, vitrais e ladrilhos. Enfim, remetem à minha infância e me dão sensação de aconchego (preciso falar sobre isso no divã).
Por isso, quando construí minha casa fiz questão de usá-los e o resultado é lindo!! (ao menos eu acho, hehehe).

churrasqueira

Os ladrilhos são produzidos há séculos, e até a década de 60 era revestimento comum tanto em casas sofisticadas (cujos proprietários importavam as peças da Europa) quanto nas residências simples que usavam peças de uma cor só ou com desenhos simples. Depois, com a popularização da cerâmica caíram em desuso e ficaram fora de moda.
Até hoje é possível flagrar reformas que retiram todo o revestimento de ladrilho para substituí-lo por simples cerâmica... caçambas repletas de peças feitas uma a uma pelas mãos de um hábil artesão...
O que mais me encanta é saber que os ladrilhos aqui de casa vão sobrevier a mim, meus filhos, netos e bisnetos... lógico: se nenhum descendente estúpido arrancar antes... Eles duram muito mais de 100 anos, sem sequer desbotar o desenho. As Igrejas estão aí para provar.

churrasqueira

Além de bonitos, charmosos e duráveis, são uma alternativa acessível diante dos preços exorbitantes das boas cerâmicas.

O melhor de tudo? Você quer o desenho da nave da Igreja em que sua Bisavó casou na Polônia? Sim,é possível fazer um molde apenas para você, com as cores que você quer. Basta ter uma foto ou desenho.

Amanhã continuo falando sobre os ladrilhos.

15 comentários:

  1. olá amiga, tb adoro ladrilhos hidraulicos, e queria muito colocar na minha nova cozinha, são extremamente charmosos. Meu marido prefere colocar granito, acha mais prático.... rs mas me diga, já qu eé usuária deles... foi fácil colocar, qto custa o metro quadrado, e a manutenção? será que mancha ou encarde? TEnho duvidas, pois é um produto pouco divulgado. Se vc for de SP, poderia me dizer onde comprou? Sua casa ficou maravilhosa.. beijinhos ALE

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu!
    Posso dizer que tudo está simplesmente ma-ra-vi-lho-so!
    Estou apaixonada pelo seu banheiro. Parabéns, vc teve muito bom gosto nas suas escolhas. Obrigada por compartilhar e ser inspiração para mim, pois vou construir uma nova casa e minha cabeça esta cheia de dúvidas, sonhos,desejos... Um grande beijo, Sandra.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos elogios!! Fico muito feliz, porque construímos a casa sem o auxílio de arquitetos para acabamento e etc (depois conto esta história).

    Alessandra: Eu comprei em Curitiba na G Baraldi que é a única que vende aqui.
    Não é difícil de assentar, mas precisa de um pedreiro caprichoso.
    Depois de assentado os ladrilhos sao impermeabilizados com uma resina e encerados. POr isso não mancham e não encardem. Para limpar, basta pano com água e sabão. E cera incolor uma vez ao mes.
    Eu comprei os meus há mais de 2 anos, mas eles sairam em média (lisos e coloridos) 80,00 o metro. Quanto maior o número de cores, mais caro o ladrilho.
    Qualquer dúvida, pergunta!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. obrigada Lu, pelas precisas informações, vou me informar aqui em SP do que preciso e estudar as melhores opções de decorações, desejo que tenha um belo dia.... visite meu blog... beijinhos ALE

    ResponderExcluir
  5. Lindo liindo lindo o seu cantinho!
    Amo de paixão os hidraulicos, uma pena pessoas que não valorizem...
    Quando tomar coragem(pra mais uma reforminha aqui em casa, coloco na minha cozinha!)rs
    Bjos
    =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciane, lindos teus ladrilhos! Eu estou colocando na minha casa. Foram resinados (com resina acrílica) anteontem e achei que a parte branca do desenho está muito manchada. Estamos pensando em passar uma lixa para remover a resina e tentar remover as manchas. Mas fica a dúvida: Será que os desenhos aguentariam? Tu que os conhece bem, o que acha? Poderia me dar tua opinião?

    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola luciene Parabéns pelo seu bom gosto, concertesa são maravilhosos.
      Novidade aqui em curitiba temos uma pequena fábrica de ladrilhos hidraulicos , Wileiartes ladrilhos hidraulicos. Se quiserem conhecer e so digitar. Ladrilhos hidraulicos em Curitiba. Abraços wilson.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Fiquei encantada com teus ladrilhos.. E gostaria de saber qual o tamanho deles? Preciso saber para tirar as medidas e encomendar para minha filha trazer!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Lembrei da minha infância ao ler o teu relato parecia ter voltado no tempo e imaginando o colégio e a difícil tarefa de ir na missa,lá me perdia olhando os ladrilhos quase hipnotisada pela forma.
    Abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Olá,que bom que achei vcs.Percebi que gosta bstante de ladrilhos e que talvez possa me ajudar. Conheci recentemente os ladrilhos hidraulicos e gostei muito. Revesti o ambiente da churrasqueira com eles. Coloquei-os sob a pia, na mureta passa pratos e fiz uma faixa no piso. Ficou muito bonito, mas o pintor não limpou bem as peças e fez a primeira mão de resina. Não ficou bom, manchou. O que faço pra retirar a resina? Existe algum produto que eu possa usar pra retirá-la? Estou bastante preocupada, se puder me ajudar desde já agradeço.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Katia, eu acho que para tirar a resina é preciso lixar, mas eu te aconselho a procurar uma empresa especializada. Os ladrilhos podem ser lixados, porque a camada de cor é bem espessa, mas não aconselharia fazer sozinha.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  12. Nossa Lu, ficou fantástico! Eu acho estes ladrilhos maravilhosos!

    ResponderExcluir
  13. Luciane, obrigada pela dica... lixei os ladrilhos, sempre com água para que não manchassem e deu certo.. Tirei toda a resina e sujeira, ficaram como novos, agora vou passar novamente a resina. Quero fazer eu mesma com muito cuidado. Como entende bastante sobre eles poderia me indicar uma boa resina, nome .. marca .. onde encontrar... enfim, não quero errar.
    Beijos,
    Kátia.

    ResponderExcluir
  14. Wileiartes ladrilhos hidraulicos.
    Fabricação própria - Curitiba - parana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis