Google+ minha casa, meu mundo: Economizando energia

10 de março de 2009

Economizando energia

Eu não sei na casa de vocês, mas aqui a conta de luz é um absurdo!! E olhe que moro na zona rural, onde a luz é 30% mais barata.

Dei um pesquisada e achei dicas simples e que parecem úteis para a economia de energia.

1. Pintar as paredes de  cores claras e evitar o uso de cortinas pesadas: esta dica eu comprovei aqui em casa. As paredes da sala são completamente brancas e as enormes janelas e panos de vidro não tem cortina. Resultado, apenas acendemos as luzes quando já é noite fechada!

A idéia não poderia ser mais simples: usar a luz do sol para iluminar.

2. Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes:  eu ODEIO lâmpadas fluorescentes. Odeio e ponto final. Não há quem fique bem sob aquela luz esverdeada. De qualquer forma já está mais do que provado que elas economizam o suficiente para eu engolir meu piti adolescente… não preciso nem falar no assunto.

3. Eletrodomésticos: antes de comprar geladeiras, aparelhos de ar condicionado e outros de grande porte verifique o consumo de energia de cada modelo, faz grande diferença na conta do final do mês. No mais, os mantenha bem regulados, principalmente as geladeiras; se não está tão quente, reduza o termostato e economize.

Ainda sobre a geladeira: para economizar energia deve ser instalada longe do fogão e em local ventilado, facilitando o resfriamento. E não esqueça das dicas da vovó: não deixe as prateleiras entulhadas, não guarde líquidos quentes e não impeça a circulação do ar com toalhinhas nas prateleiras, por exemplo.

Quando usar o ar condicionado feche completamente portas e janelas. Caso contrário vai sobrecarregar o aparelho que terá que continuamente gelar o ambiente, pois o ar frio escapará pelas janelas.

Ao lavar roupas, lave a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.

Sabia que o stand-by (aquela luzinha das televisões e dvds) é responsável por até 25% do consumo da energia destes aparelhos? Então a solução é desligá-los da tomada. Ou compre aparelhos que não tem a maldita luzinha gastadora!

4. Chuveiros elétricos: esquentar a a água para o banho é uma dor de cabeça sem fim! Um chuveiro elétrico é responsável por até 30% do gasto de energia de uma casa… o aquecimento solar usa energia elétrica quando não dá conta do recado (aqui em Curitiba, quase todos os dias!)… o gás está pela hora da morte… acho que vou instalar uma caldeira à lenha! E fugir do pessoal do IBAMA.
Ainda assim, de todas as possibilidades, o chuveiro elétrico é a pior e vale a pena substituir por outras alternativas… até balde no fogão…

5. Computadores: para todos os aficcionados por internet é quase impossível não deixar o computador ligado dia e noite… pois é, acostume-se a desligar o aparelho sempre que for ficar mais de meia hora sem usar… ai, ai, ai, vou tentar, juro que vou tentar…

6. Ferro de passar: este é outro grande consumidor de energia e como ele consome principalmente ao esquentar, gasta-se mais passando poucas peças várias vezes ao dia. Acumule e passe tudo de uma vez só. .

Um comentário:

  1. "acho que vou instalar uma caldeira à lenha! E fugir do pessoal do IBAMA."
    Hum...nao combina com você esse comentario... E sua inteligencia ecológica? O melhor é conscientizar a nós e aos nossos filho sobre o uso racional do chuveiro. Sei que não é fácil, ainda mais morando num lugar frio. Tenho filhos de 8 e 14 anos e se nao fico de "butuca' eles ficam embaixo do chuveiro por meia hora..Mas nao desito, todos os dias estou eu na porta me acabando: "DESLIGA ESSE CHUVEIRO"..Uma chata né?Bem..penso assimm!!Um dia eles aprendem..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis