Google+ minha casa, meu mundo: Organizando sua lavanderia:

19 de março de 2009

Organizando sua lavanderia:

Sei que lavanderias grandes (ou mesmo a existência de lavanderias) são um luxo hoje em dia. De qualquer forma, o espaço que você dedicar às suas roupas pode e deve ser bem organizado e, por que não?, bonito.

saucy dragon fly

Vou ser sincera, aqui em casa ainda não sobrou dinheiro para deixar a lavanderia como eu quero, mas idéias não faltam.

Algumas dicas de organização:

Por menor que seja o espaço dedicado à sua lavanderia, é essencial que ele seja separado de sua cozinha por uma porta ou algo parecido. Simplesmente para que as roupas que estão no varal não fiquem com cheiro de gordura. Ou bem se cozinha, ou bem se lava. Caso contrário, será preciso estabelecer horários diferentes para cada atividade.

 

 BHG  e Domino

Eu sou fã das lavadoras com abertura frontal por vários motivos, mas principalmente porque o sistema de lavagem por tombamento não destrói as roupas com o tempo. Se você tem problemas de espaço, estas máquinas são essenciais, porque cabem em qualquer cantinho e ainda podemos adaptar uma tábua de passar e várias prateleiras sobre elas.

No Brasil, não temos o hábito de usar a secadora de roupas, porque estamos acostumados a secar a roupa ao sol, no varal do quintal… pois é, mas os tempos são outros… se sua lavanderia não dispões de boa ventilação e insolação é inútil secar a roupa no varal, porque, no mínimo, vai ficar com um cheiro estranho. Se este for o caso, compre uma secadora e use o varal apenas para as peças pequenas ou delicadas.

Se o espaço é diminuto, considere a possibilidade de NÃO ter lavanderia, e usar os serviços de um profissional. Existem até aqueles que buscam sua roupa suja e a devolvem limpíssima e passadinha!

Considere colocar a lavadora e a secadora (modelos empilháveis) no banheiro, em alguns casos isso é possível.

  52035H   a100363_gt05_laundrycenter_l

Aqui em casa os armários da lavanderia são todos em alvenaria, recobertos de pastilhas. Gastei pouco e o resultado é excelente. É fácil de limpar e não estraga com a água que invariavelmente junta neste cômodo.

Não é preciso grandes malabarismos, basicamente bastam algumas prateleiras para guardar o material de limpeza, e dois nichos, um para roupa suja e outro para roupa limpa. Se tiver espaço sobrando, faça um armário de vassouras. Caso contrário alguns ganchos resolvem o problema (só não deixe suas vassouras e rodos pelo chão, entulhando e te fazendo tropeçar a cada cinco minutos).

Compre a maior tábua de passar que couber na sua lavanderia… sua paciência agradece!

Não cabem armários em sua lavanderia? Preencha todo o espaço sobre o tanque e máquina de lavar com prateleiras. Compre os baldes e cestos plásticos mais bonitos que encontrar e ponha ordem nesta bagunça!! Já!!! E tenho dito!!!!!

E por falar em cestos… Aqui em casa eu resolvi o problema daquele monte de produtos espalhados pelos cantos com cestos plásticos. Existe um cesto para os banheiros, outro para a cozinha e um para limpeza geral. Em cada um deles estão os produtos necessários para limpar aquele cômodo e os apetrechos (luvas, escovas, esponjas, etc…).

Acho aquele varal pendurado no meio da lavanderia a coisa mais feia do mundo… mas é tão necessário! Então, ao menos substitua por um retrátil, de parede. Tem em qualquer loja de bricolagem.

** Não esqueça de manter produtos de limpeza tóxicos fora do alcance das crianças e animais.

Para manter as roupas bem organizadas é preciso 3 cestos: roupa suja, roupa limpa e roupas passadas. Além de cabides, para as roupas que não são dobradas. Os cestos não precisam ser grandes e volumosos, apenas o suficiente para acondicionar a roupa da família.

Facilita ter ganchos ou um varão para pendurar os cabides, conforme vai passando a roupa.

3 comentários:

  1. Oi. Tem selo pra ti no meu blog. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Deus esta' nos detalhes:

    ....reparem na bandeja entre a secadora e a lavaroupas da lavanderia com cestas de vime...Uma boa ideia pra nos ajudar na hora de abrir a maquina e as roupas secas nao cairem no chao!!!

    ...e a maquina de costura: Tem coisa mais chata q querer costurar e ter que procurar a maquina,bagunçar algum canto da casa que "nao tem nada a ver com isso.."...(comigo eh assim..) Eu acabo desistindo.... Entao,pensar num lugarzinho na lavanderia eh uma boa!!
    um bj

    ResponderExcluir
  3. Este post foi pra mim!!!!! A minha lavanderia é uma bagunça e preciso, com urgência, dar um jeito nisso!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis