Google+ minha casa, meu mundo: tô cansada deste trelelê…

21 de março de 2009

tô cansada deste trelelê…

depois que quase me colocaram no pelourinho lá no flickr, resolvi não me envolver mais nas discussões que rolam por lá…
não tenho tempo nem para responder os comentários de quem vem me visitar… quem dirá me meter em outra discussão desgastante!
então discuto aqui em casa mesmo… hehehehe
vocês sabem que minha praia não é ser artesã profissional e muito menos moderninha de plantão. Sou uma jovem senhora (essa foi boa!), mãe de duas meninas, que tem dois enteados, uma casa para cuidar, um marido e um trabalho que me consome a maior parte das horas do meu dia… ufa… que gostaria de ser uma dona de casa das antigas, daquelas que faz a lição dos filhos, cozinha, borda e costura as roupas da família toda! O blog é o espaço onde libero meu lado B, depois de ser a “senhora correta” o dia todo.
não sou artesã profissional e nem pretendo ser. Aqui no meu cantinho eu posto os moldes que encontro na net, meus tutoriais e os dos outros, vocês sabem bem disso… Faço isso porque gosto, porque me dá prazer, porque me faz feliz saber que algum dia uma dica minha ajudou alguém… eu já recebi alguns e-mails agradecendo moldes que me fizeram chorar! E poder ajudar de alguma forma, mesmo apenas mostrando algo bonito que vi por aí, me faz feliz.
esta é a minha praia.
o que me surpreende é, de repente, as pessoas criticando quem disponibiliza moldes!!! Ora, mas faz duas semanas que me atiraram pedras porque neguei o molde e hoje o problema é disponibilizar o molde?
ah, por favor, tá difícil agradar e ser feliz! a coisa caiu para um lado meio talibã fundamentalista de perseguição ao hereges… e, já disse isso antes, sou uma atéia a toa, então me poupem.
já que não dá para agradar a todos, então vamos combinar que uma coisa é a técnica, outra é a criação em si. As técnicas do artesanato evidentemente são de domínio público e reproduzi-las não é cópia. A criação, por sua vez, depende de registro para que se arvorem direitos sobre a reprodução “indevida”.
O problema é que tem muita gente achando que inventou a roda ontem mesmo e vai patentear amanhã… ora, por favor! Basta dar uma fuçada na net para ver que não tem nada de novo no artesanato nacional (salvo raras e honradas exceções). Então vamos parar de hipocrisia e arrogância e vamos concordar que muito pouca gente pode, realmente, apontar o dedo e acusar.
ai, ai, ai, ai, ai… muito do que vejo é cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da revista japonesa… e daí vai dizer que é seu?
Outra situação são os moldes tirados de revistas. Tudo que está por aqui (e por centenas de outros endereços)  foi encontrado através do google e está rodando na net há anos! Problemas? Talvez sim, talvez não, depende do ângulo pelo qual se analise a questão. Mas se esta caça às bruxas continuar, é melhor apagar o blog e voltar apenas a ser um leitora que coleciona moldes.
Sim, eu coleciono moldes, até isso parece ser pecado na era do politicamente correto. Coleciono moldes, assim como coleciono bonecas de pano, copos de cristal, livros antigos de culinária e outras cositas más… e meu marido coleciona selos, placas de carros de outros países, revistas, câmeras fotográficas antigas, negativos de vidro e muitas outras coisitas más… mas parece que colecionar não é mais um hábito saudável, mas apenas um reflexo do consumismo exagerado!!
Meu deus!!!! Ser politicamente correto é tãaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooo chato, mas tão chato que até dá medo.
Xiiii, tô chata… penso muita coisa a respeito deste assunto, mas nem continuo senão amanhã tô no pelourinho, lerê, lerê, lerê,lerê e sem direito a acarajé… pior, com a claudia leite berrando no meu ouvido (porque da ivete eu gosto… vai saber…)!
beijos
p.s. tenho pena de quem se leva a sério… a vida já é tão pesada com uma boa gargalhada no meio da tarde. Já imaginou sem?

20 comentários:

  1. Não ta chata não, tá é de saco cheio de gente que pensa que é dona do mundo, e eu tb tô!!!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. ai ketty,
    tô de saco cheio mesmo... ainda bem que vc me entende nesta madrugada fria... aí na tua terra ainda mais fria!!!
    mas com tuas artes com certeza já tá todo mundo quentinho!
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. To contigo e nao abro!!!!!
    Tens toda a razao. Achei piada quando dizes que a maior parte dos moldes vem das revistinhas japonesas, agora e que eu comecei a ver isso tambem.
    Nao te preocupes.
    Bom fim de semana :)
    Cristina

    ResponderExcluir
  4. bem eu sou uma simples espectadora...amo ver os seus moldes e amo mais ainda seu blog...e dele naoa bro mao mesmo nem sempre tendo tempo para comentar ....realmente há pessoas que se acham donas do mundo e como isto irrita -fala sempre que precisar esta é a SUA casa

    ResponderExcluir
  5. Ah, não deixe de postar moldes não ! eu adoro! e não deixe de postar o que pensa tb, acho vc ótima e concordo com tudo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah por isto visito tanto seu blog, sou totalmente a favor da liberdade de expressão e moldes..rs rs, poxa vida..uma vez que cai na net já não é mais seu, tem cópia igual lá na china, então proibe a cópia não concorda?
    Eu amo fuçar e achar coisas diferentes, e de prefêrencia que autorize a cópia, sou nova por aqui mas sou contra esse "povo " que procura sarna para se coçar e fica levando tudo para o lado pessoal, ah fala sério né!
    Adoro o seu blog..e pelo menos duas vezes por semana estou aqui!
    Um super mega abraço.
    Fer

    ResponderExcluir
  7. kkkk com seu post e concordo!!!!
    liége

    ResponderExcluir
  8. Amiga, adorei teus comentários, penso como vc e tb coleciono moldes, não tem como eu fazer um dia tudo o que tenho e o que eu ainda vou colecionar, rrsrs
    Posto muitos moldes no meu flickr e vou continuar postando, quem não gostar, que não me visite, afinal nem Jesus Cristo agradou a todo mundo!
    E tb não me envolvo mais em discussões acerca deste assunto, é pura perda de tempo e estresse desnecessário!

    bjs
    Edir Fátima Atelier

    ResponderExcluir
  9. Ufa,
    fico feliz em saber que não sou a única que pensa assim.
    o que me cansa é facilidade com que as pessoas apontam o dedo umas paras as outras, tanto para o bem quanto para o mal.
    bom mesmo é receber as amigas em casa
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Gosto de fazer boneca e bichos e sei o quanto é difíiiicil criar alguma coisa. Modificar é mais fácil. Portanto, essa chatice de dizer que tudo é criação tá mesmo um pouco além da conta. Concordo com você: liberdade e alegria acima de tudo!bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lú. Eu que não perco uma feira sequer de patchwork em Sampa vou te contar uma coisa... Tá cheio de gente dizendo que criou e até surtando se a gente quer tirar uma foto, depois eu (fuçando na net) encontro o molde nos sites da vida. Eu chamo isso de falso moralismo. E tenho dito.
    Não liga pro que dizem por aí não, é gente que não tem o que fazer.
    Eu amo o seu blog e sempre passo por aqui prá ver se tem novidades. Já ganhei muito din din com os moldes que peguei com vc.
    Beijos, continue sendo vc.
    Regina

    ResponderExcluir
  12. OH, HISTORIA COMPLICADA ESSA DE É MEU É TEU .
    EU MESMA PEGUEI NO PÉ DE UMA FULANA QUE SUPOSTAMENTE PEGOU O QUE É MEU SRRSRS1!!
    NO MEU CASO ELACOPIOU DE MIM E EU DE ALGUEM.
    E Ñ PARA DAR PARA ALGUEM, MAIS PARA VENDER.
    MAIS ENTENDO SEU LADO E GRAÇAS A DEUS QUE EXISTEM PESSOAS COMO VC , POIS A MAIORIA Ñ PODE COMPRAR UMA REVISTA IMPORTADA.
    ENTÃO QUER SABER, DEIXA DE SER BOBA E CONTINUA COM O QUETE FAZ FELIZ, COMO VC DISSE SER POLITICAMENTE CORRETA É UM SACO.
    EU SOU POLITICAMENTE CORRETA COMIGO, HOJE BRIGO, AMANHA A SITUAÇÃO MUDA E AI EU BEIJO E PRONTO QUEM QUISER QUE GOSTE COMO EU SOU. E ESPERO CONTINUAR A GOSTAR DE VER SEU BLOG RSRSRS1!! BJINHOS

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Nossa seu cmetário calhou na h que tou pssando uma situação parcida ...ou melhor de acusação .
    faço artesanato em madeira (decoupage ) e comprei uma revista da qual tirei umas caixinhas e uma ideia para um detalhe de uma caixa de costura ...a menina que fez o passo a passo na revista mandou acusações anonimas , de amigas e da própria ...me acusou de a imitar , de roubar as suas idéias originais ...nossa ! ...e não é que numa pesquisa na net descobrir que as idéias originais da fulana tinham sido cópiadas da revista brasileira "Iaramania" ...Fogo !A partir de agora também tou assim :posto e ensino como fiz .
    ps gostei muito do seu blog , vou te adicionar a minha lista de blogs
    beijinho

    ResponderExcluir
  14. Lu,
    além de gostar muito de seu blog ( sou sua visita diária) adorei este post. é a pura verdade
    tudo isto.e esta discussão sobre direito de criaçãojá está virando "palanque de politico",
    um exagero.Concordo com voce.
    Gostaria de saber qual é o seu flickr.ok?
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Encontrei seu blog por n pesquisas*rs Entrei em um site, clicava em outro e por aí...
    Adorei seu cantinho! E tb concordo quanto à criação. pegar o molde e fazer com base nele é "criar" da sua maneira, mesmo que se baseie em outro. Agora dizer que é criação pura, aí não...
    Patentear então...haha piada.
    Gostei muito deste post. E por favor continue a postar ideías.
    Obrigada!
    Cris

    ResponderExcluir
  16. Concordo com vc..foi feito um carnaval no flickr.
    Se te pedem molde vc nega é ruim e egoista, se vc dá não respeita a criação de outros.
    Pelo amor de Deus...Apartir do momento que alguem pôe algo em uma revista ela está dando o direito de copia ou releitura.
    Não dá pra agradar todo mundo... eu faço feltro e uso um monte de molde japones, se algum japones reclamar ai sim!! penso no que fazer...
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que a maioria de nós pensa desta forma, mas tem um pouco de medo de ir para o pelourinho e de cair em desgraça... mas fico feliz com as amigas que escreveram seus comentários e mandaram e-mails, me mostra que continuo no caminho certo.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  18. Lu respira fundo e deixa a maré rolar... É que a maioria das pessoas pensa que é dona de meio mundo.... Obrigada pela partilha dos moldes, mas acima de tudo das tuas palavras, que nos enchem o dia e o coração com alegria. Beijos

    ResponderExcluir
  19. ahhhhhhh....já to ficando mto repetitiva...kkkkkkk...mas tenho que concordar com vc....odeiooooo que faz esse "monpólio" das coisas...kkkkk...eu copiei de alguem que tb deve ter copiado de alguem...e agora pode ser que alguem copie de mim..e dai????
    ahhhhhhhhhh....
    sou contra isso...sou contra quem não compartilha conheçimento...pq acho uam falha...a idéia pra mim é disseminar o máximo...faço pq gosto....
    assim como vc..não gosto de trabalhar como profissional...pois não sei vender...cobrar mto menos....
    e qdo vc faz pra presentear...não espera retorno...e fica feliz que a pessoa goste...ahhhhhhhhh
    isso me faz bem...
    nao posos ter compromisso com entregas...então isso faz de mim...uma artesã apaixonada...que gosta de aprender e ensinar...
    a todo tempo faço isso
    e fico feliz..em saber que existe mais pessoas que pensam assim...
    e a luta continua amiga!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Ola tudo bem ? Obrigada por ser minha primeira membra rsrs abraço gaucho ,daqui da França rsrsr

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis