Google+ minha casa, meu mundo: Dica de Leitura e outras coisitas más

10 de julho de 2009

Dica de Leitura e outras coisitas más

Eu sou uma leitora compulsiva, é a atividade que mais me dá prazer na vida. Um pouco egoísta eu sei, porque o prazer de um livro não pode ser partilhado, cada leitura é única, os personagens pertencem a quem lê (por isso não vejo filmes baseados em livros). Aliás, não gosto de cinema exatamente porque ver um filme é uma atividade passiva, em que o diretor nos dá sua versão de determinada história, e ao espectador cabe apenas gostar ou não daquela leitura.
Um livro é diferente, cada leitor é um personagem que interfere na história com suas próprias experiências de vida, seus valores e conceitos. O leitor enxerga os personagens e o enredo sob uma ótica própria, e por isso cada um livro é um livro diferente, conforme o leitor que tenha.
Eu acredito que a literatura cura todos os males da alma, porque nos explica sobre o homem e sobre nós mesmos mais do que qualquer psicanalista é capaz de fazer.
Para aqueles que têm preguiça de ler, eu sempre digo que ainda não encontraram o autor certo, que nada mais é do que amor verdadeiro.
E meus grandes amores são Saramago, Ítalo Calvino, Tolstoi e Balzac (o que diz muito mais a meu respeito do que eu seria capaz de contar). Aliás, falar mal do Saramago na minha frente é briga na certa e já foi quase motivo de separação...
Por isso uma das minhas alegrias diárias é ler O Caderno de Saramago, o blog em que ele escreve todos os dias, sobre o seu ofício, sobre literatura, sobre política, sobre a vida. Apesar de ser um blog diferente, já que não admite comentários (e por isso criticado), é um prazer inenarrável acompanhar suas palavras.
Leia e se apaixone.
***
Amanhã entro em férias.
Como não vou viajar, tenho vários projetos engatilhados:
1.Ler todos os livros que me aguardam nas prateleiras.
2.Arrumar meu quarto de costura, é a única peça da casa sem móveis e reina uma bagunça inacreditável. O Leo vai fazer os móveis e eu vou ficar feliz, feliz, feliz, porque minha tesoura sempre estará no lugar em que deixei.
3. Aprender mais e mais sobre culinária italiana. Tenho bons livros na estante e vou colocá-los em prática. Eu já fui uma defensora incondicional da culinária francesa, principalmente a de bistrôt (não me apetece a nouvelle cuisine), mas meu paladar anda cada vez mais italiano.
4. Terminar todos os meus projetos inacabados, principalmente a colcha da Tóia. Fazer alguns que postei no blog e que não tive tempo de executar.
5.Aprender a crochetar, vou ter até professora particular, que chic...
Acho que um mês vai ser pouco...
***
Para não perder o costume, aí vão alguns riscos para apliquée:

3409256703_6f1328ec9f_m

3409256779_b99a10d160_m

8 comentários:

  1. Que legal Lu, espero que você consiga executar os seus projetos fofos. Eu também estou finalizando muita coisa que estava parada mas ainda tem coisa....a colcha que foi a lição básica do meu curso de patch é uma delas. Como não gostei das cores que escolhi ela vai ficando...Quanto ao crochê, é muito fácil e prazeroso. São 3 pontos básicos, corrente, p.baixo e p.alto(este último se desdobra em mais 3 - "acho"). Daí em diante é a junção deles que faz toda a infinidade de maravilhas. Ótimas férias. bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu,
    Também eu sou uma leitora compulsiva. Aliás já ando a pensar que livros vou escolher para levar nas minhas férias para a praia!
    Eu anseio pelas minhas férias a cada dia, mas ainda falta pouco menos de um mês. Embora já seja época de férias em Portugal, muita gente escolhe o mês de Agosto e o país quase que pára!
    Desejo-lhe um óptimo tempo de férias, com muito descanso, muitos projectos, muitas aprendizagens e muita vida em família.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu... Já tinha ouvido falar no blog do Saramago, mas os dias passam e eu acabava me esquecendo de ir conhecer... Ainda bem que tu citou, vou lá agorinha e já salvar nos favoritos, sou uma apaixonada pelas obras dele, e por tudo que ele representa, mesmo não sendo brasileiro, pra literatura!!! Um beijo grande, e super obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Eu também gosto muito de ler, só queria ser mais disciplina e organizar meu tempo para poder ler os livros que gosto! Tenha ótimas férias e que vc consiga colocar seus planos em prática. Eu entro em férias na próxima semana também. Beijim

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, adorei sua postagem de hoje, e depois de ler não posso deixar de comentar sobre a sua biblioteca de Palmeira, que eu ficava devorando com os olhos, e com a mente, a medida que o tempo me permitia!!!!!!! Foi nessa biblioteca maravilhosa que eu li "O Apanhador no Campo de Centeio", de J. D. Salinger, e simplesmente adorei!!! E claro, foi onde conheci os livro de Richard Bach, que apesar de "adolescentes", nos acalmam a alma!!! Ler é melhor coisa do mundo, não tenho a menor dúvida disso, e concordo com todas as coisas que vc postou hj! Aliás, essa é um oportunidade de eu agradecer por tudo que vc me ensinou, vou ser eternamente grata por isso! Te adoro Lu, boas férias, e se precisar de qualquer coisa, é só ligar! Bj enorme!

    ResponderExcluir
  6. Ai kali, me deixou sem jeito... super encabulada, quem sou eu para ensinar algo... vc que é uma menina de muito valor!!! Muito especial mesmo e eu que só tenho a agradecer por ter você ao meu lado!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  7. olá linda-eu tb amo ler e tenho lá uns 20livros na prateleira á espera....não resisto a comprar só mais um e depois acomulo.
    nunca tinha pensado neste hobby como sendo egoista mas tens razão-e tb nao gosto de ver filmes baseado em livros que li apanho cada desilusão.
    desejo-te umas férias maravilhosas e que consigas por todos os teus projectos em acção
    beijinhos
    as minhas férias serão para ir á praia, ao parque, ao jardim , ao baloiço se conseguir acabar o livro que estou a ler será muito bom....serão alguns dias no mes de agosto

    ResponderExcluir
  8. Lu lindinha....que suas férias sejam maravilhosas, e que você possa realizar tudo o que planejou nesse período.
    Beijinhos,
    Kátia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis