Google+ minha casa, meu mundo: Gripe suína, ainda

1 de agosto de 2009

Gripe suína, ainda

Graças a Deus minha irmã está melhor.

Ela não passou bem a noite e hoje (ontem) ela foi consultar-se com o Dr. José Luiz, um dos melhores médicos que já conheci na vida (e olha que de médicos eu sou especialista), ele é excepcional e o melhor dos melhores infectologistas. Não sei porque ninguém tinha pensando nisso antes, ainda bem que eu tenho um anjo da guarda chamado Giovana que me protege e me guarda de todas as doenças, amém (sério, minha querida amiga, não sei o que seria da Ana sem sua ajuda! E de mim!) e me lembrou deste santo homem que realmente sabe o que faz e já salvou minha vida uma vez (mas esta é outra história).
Então a Ana foi atendida logo depois do almoço e no meio da tarde já estava internada em um bom hospital. Foi corretamente medicada (porque o remédio da pneumonia comum não funciona neste caso) e no começo da noite já estava bem melhor, como nos contou mamã. Ela vai ficar em isolamento por 2 ou 3 dias, mas de qualquer forma não posso nem chegar perto do hospital porque minha imunidade é muito baixa por conta dos remédios que tomo, mas nos falamos no telefone e ela tá escolhendo uma comidinha especial para eu fazer. Passo o dia todo preocupada e de mãos atadas. Mas o que importa é que ela está melhor.

Algumas considerações:
* A situação é muito séria, não porque o vírus tenha letalidade maior do que a gripe sazonal, mas porque a capacidade de contaminação é maior e suas complicações mais severas. Então, é primordial que todos cooperem não frequentando locais com aglomerações, como shoppings, cinemas, restaurantes, exatamente para que o vírus não possa contaminar cada vez mais pessoas.
É realmente necessário ficar em casa na medida do possível e manter as crianças longe de qualquer ambiente em que possam ser expostas ao vírus.
* Ao menos aqui em Curitiba o atendimento nos hospitais e postos de saúde está caótica. Duas a três horas de espera em hospitais particulares e até OITO horas nos postos de saúde (como foi noticiado hoje). Então o melhor a ser feito, caso apareça qualquer sintoma, é procurar o SEU médico de confiança antes de mais nada e ele poderá encaminhar ao tratamento adequado. De nada adianta esperar em filas quilométricas que se estendem pelas calçadas.
Digo isso porque se minha irmã tivesse feito assim nos primeiros sintomas, não teria sido mandada para casa, sem diagnóstico e medicação, dos ditos "hospitais de referência" e hoje não estaria internada com um quadro grave de pneumonia, que mata como todos sabemos.
* Infelizmente as notícias que tive não foram as melhores. Não quero propagar lendas urbanas, que já pipocam aqui e ali. Há muito alarmismo. Mas é fato que os sistema de saúde não está preparado para atender os doentes, como ficou claro no caso da minha irmã. E se ela não tivesse condições de pagar uma consulta particular de valor elevado? Provavelmente morreria nos próximos dias. Esta é a realidade nua e crua. E as autoridades sanitárias sequer saberiam qual doença a teria atingido.
Não existem leitos suficientes e conseguir uma vaga em hospital está muito difícil, para todos e em todos os hospitais, públicos ou particulares.
Se esta é a realidade do sistema privado de saúde, o que se dirá do público? Basta ver os obituários das vítimas da gripe, em sua maioria pessoas simples que não tem a sorte de serem atendidos por um bom médico simplesmente porque não podem pagar por isso.
* Não quero criticar os médicos e enfermeiras que estão se dedicando a atender os suspeitos de contaminação, porque são verdadeiros heróis. Estou criticando o Estado que não dá condições mínimas de trabalho a estes médicos e não garante dois dos direitos elementares do cidadão, o direito à saúde e à vida.
Não é possível aceitar que não exista prevenção, informação, médicos, remédios e leitos suficientes a todos; quanto menos que as pessoas estejam simplesmente sendo mandadas de volta para suas casas sem a medicação que lhes poderia salvar a vida. Não posso aceitar que a OMS tenha notificado a epidemia já em abril e até hoje não existam medidas eficazes de prevenção e cura!
Mas não quero enveredar por este tema espinhoso, aqui não é lugar para lamentarmos a morte de tantos enquanto tão poucos se lambuzam com o fruto de sua corrupção. Será que estes senhores conseguem entender que cada real que recebem em maracutaias sem fim é um real a menos usado para tratar quem fica OITO horas na fila para ser atendido em um posto de saúde, para ser mandado de volta para casa e morrer de pneumonia?
* Não, eu não estou feliz. Sim, eu estou profundamente revoltada. E quando estou neste estado de espírito é melhor ficar quieta.
* A única boa notícia é que no domingo (quando vi minha irmã) ela provavelmente não estava mais com o vírus e portanto não estamos infectados.
Amanhã eu juro que acordo inspirada e volto à programação normal.
Beijos

Lu

9 comentários:

  1. QUE BOA NOTICIA, LÁ NO BLOG TEM UM LINK PRA BAIXAR UM E-BOOK FEITO PELA UNIVERSIDADE DO PORTO SOBRE ALIMENTAÇÃO EM ÉPOCA DE GRIPE, VAI LÁ CONFERIR, EU GOSTEI BASTANTE...
    REZAREI PRA QUE TUDO CORRA BEM OM SUA IRMÃ, QUE ELA FIQUE BOA LOGO E VC MAS TRANQUILA, BEIJINHO

    ResponderExcluir
  2. Mesmo morando em BH após ler seu texto eu senti a gripe rondando.Como vc bem expos, achamos que isto só acontece com pessoas de uma renda mais baixa.
    Desejo melhoras para a sua irma e agradeço por fazer este alerta de forma tão séria, precisa e verdadeira.
    bjs na família

    ResponderExcluir
  3. Lu, que bom que ela está melhor, só pensei nela hoje.
    Que bom que ajudei, mas quando vc falou em pneumonia já lembrei do Dr. José Luiz que me curou quando tive a minha. Ele nem imagina que já tem um fã club

    ResponderExcluir
  4. ainda bem querida que ela está a ser bem atendida e medicada e logo logo estará bem ...mas que é complicado é e o serviço de saude caótico pior ainda

    ResponderExcluir
  5. Lú...vc acaba de tirar um peso das minhas costas!!eu já estava até espirrando sem motivos,mas vamos continuar nos cuidando é muito importante...beijos

    ResponderExcluir
  6. Lu, que bom amiga que ela está melhorando!
    Eu rezo para ninguém da minha família pegar e até eu!
    Imagina, se Curitiba está assim e São Paulo, aff, morro só de pensar.
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu. Nossa, faz um tempão que não apareço por aqui...levei um tempão para pôr em dia a leitura do seu blog, mas consegui...rsrsrs..

    Também estou com a filharada em casa. Aqui no RJ suspenderam as aulas, a princípio até o dia 10 de agosto. Estimo as melhoras para sua irmã!

    Se Deus quiser logo essa gripe vai embora...

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Lu querida,fico imensamente feliz com a recuperação de tua irmã.
    Aqui em minha cidade tb está caotica a situação(Pass Fundo).
    Es tb tenho imunidade baixa e preciso tomar cuidado...
    Saúde para vcs todos
    bjss

    ResponderExcluir
  9. OLÁ QUE BOM QUE ELA MELHOROU,UINFELISMENTE TEM MUITA GENTE MORRENDO POR FALTA DE RECURSSOS,ESPERO QUE TUDO VOLTE AO NORMAL,ENQUANTO ISSO MELHOR QUE A GENTE SE PREVINA...
    UM ABRAÇO E MELHORAS PARA SUA IRMÃ
    LIKA

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis