Google+ minha casa, meu mundo: A gripe e o Tamiflu

1 de agosto de 2009

A gripe e o Tamiflu

Ao que parece eu não sou a única a questionar os critérios adotados pelo Ministério da Saúde para distribuição e medicação com o Tamiflu:

"Para Furtado, os números justificam a mudança no protocolo do tratamento da gripe. A Sociedade Brasileira de Infectologia defende que o remédio passe a ser oferecido para todos os pacientes com sintomas de gripe, não apenas para os casos graves. O pedido foi apresentado formalmente ao Ministério da Saúde. "Há de fato a possibilidade de o vírus da gripe tornar-se resistente ao remédio. Mas é um risco que temos de correr." Ele acredita que a medida poderia reduzir o impacto da doença neste ano, quando ainda não há uma vacina específica para doença. Ontem, o Ministério Público Federal questionou a política de indicação da droga usada para o tratamento da doença. O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, enviou ofício pedindo informações sobre critérios usados pela pasta. " Estadão

"Para a infectologista, "a liberalização do fornecimento do Tamiflu para o uso precoce é mandatória para 100% dos pacientes com Síndrome Gripal, qualquer conduta diferente desta está levando ao resultado lastimável que é deixar um paciente morrer de uma doença que tem tratamento conhecido e supostamente disponível (vide sucessivos relatos do Ministro Temporão na mídia referindo-se aos 9 milhões de tratamentos estocados), mas até o presente momento a assistência direta ao paciente não está tendo acesso ao mesmo no volume necessário e estamos fazendo pouco mais que simplesmente observar a história natural da epidemia na população". O Globo

"Sem autonomia para decidir em relação ao tratamento do paciente, os médicos andam sem saber como proceder. “Ando perdendo o sono com esse assunto. Estamos numa situação em que precisamos esperar o paciente piorar para poder solicitar a medicação”, afirma uma médica que trabalha em uma unidade de saúde de referência na região metropolitana de Curitiba.
Quando o caso do paciente se agrava, os médicos têm de correr contra o tempo, pois o Tamiflu tem uma eficácia maior nas primeiras 48 horas de sintomas. “Com a burocracia para liberação da medicação, às vezes, na hora em que chega nem adianta mais”, diz a médica. “Não estou livre de o paciente voltar com síndrome respiratória grave aguda e ir a óbito”, diz.
(...)
Foram esses motivos que levaram a Associação Médica do Paraná (AMP), o CRM, a So­­ciedade Paranaense de Pneu­mologia, Sociedade Pa­­ranaense de Pediatria e Sociedade Paranaense de Infectologia (SPI) a tomar providências. “Nós achamos que todo o diagnóstico clínico de gripe, com sintomas de febre alta, dor de cabeça e dor muscular deve receber esta medicação (Ta­­miflu) nas primeiras 48 horas”, disse o presidente da AMP, José Fernando Ma­­cedo. Para o conselheiro do CRM e presidente da SPI, Alceu Fontana Pacheco, “mortes de jovens que têm ocorrido podem ser evitadas”. “De­­fendemos que o início da medicação se dê de forma precoce, independentemente de situações de gravidade”, afirma." Gazeta do Povo

A Defensoria Pública da União entrará com uma Ação Civil Pública nesta terça-feira com pedido de liminar para a liberação do acesso ao antiviral Tamiflu em toda a rede pública e privada no Brasil. Depois de ouvir especialistas como o infectologista Edimilson Migowski e o presidente do Sindicato dos Médicos Jorge Darze, o defensor titular de Ofícios de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, André Ordacgy, afirmou que o medicamento deveria ser ministrado para todos os casos, independentemente da gravidade. O Globo

Não sou médica, mas o bom senso me diz que quem deve decidir quais pacientes receberão o Tamiflu são os médicos que os atendem e jamais o Ministério da Saúde e seus frios protocolos. Apenas os médicos tem conhecimento para avaliar a gravidade da situação clínica de um paciente, apenas eles estão frente a frente com as pessoas. Não existe qualquer lógica no sistema de distribuição que foi montado, que exige ao médico que justifique a prescrição e solicite o envio da medicação que, por conta de nossa burocracia, pode chegar quando não há mais nada a fazer. Ou alguém acredita ser eficiente a distribuição de um medicamento que está estocado nos quartéis, como no Rio de Janeiro?
Faço algumas perguntas, fruto da minha total ignorância:
- por que os médicos não tem autonomia para prescrição da medicação?
- por que a medicação está concentrada em alguns postos de distribuição?
- por que os hospitais e postos de saúde não tem a medicação em estoque para uso imediato sempre que os médicos entenderem necessário?
- se há medicação disponível, por que ela não está sendo ministrada aos doentes?
- por que o Ministério da Saúde insiste em não atender aos apelos dos infectologistas e demais médicos?
- por que os exames não podem ser feitos nos laboratorios particulares, que realizam corriqueiramente e diariamente procedimentos muito mais complicados do que estes?
- por que negar ao cidadão informações seguras acerca de seu quadro clínico? Se não há como fazer o exame no laboratório particular e o público não o faz, somos obrigados ao desconhecimento de nosso estado de saúde?
- qual o número exato de infectados e de óbitos? Considerando que a maior parte dos doentes, como minha irmã, não entraram na contagem já que não foram diagnosticados?
São tantas as perguntas que rondam minha cabeça e não vejo respostas plausíveis, apenas mais dúvidas.

Nem mesmo Kafka seria capaz de criar um enredo tão angustiante.

5 comentários:

  1. olá ,nem me fale,aqui onde moro em Passo Fundo-Rio Grande Do Sul,a situação é grave,já morreram umas 10 pessoas,fora as que a gente não sabe,estão internadas 48 p-essoas,19 em estado grave,aqui as escolas prorrogaram as férias até o dia 17,fecharam cinemas e a maioria das casas noturnas,as pessoas estão em panico é uma situação muito delicada,espero que tudo volte ao normal,isso parece um pesadelo...mas vamos ter fé e rezar...
    tenha um ótimo final de semana
    um abraço
    lika

    ResponderExcluir
  2. É Amiga, o trem tá feio aqui em Curitiba também... minha pequena que faz tratamentos quimioterápicos foi proibiba de ir por 2 semanas à escolinha, então o médico me deu atestado para ficar com ela... ele falou que está MUITO mais sério do que está sendo divulgado... só estou saindo de casa com máscara, não posso correr o risco de trazer o vírus pra casa, a Heleninha não resistiria... Cuide-se! Cuide dos seus também... Um beijo, Keli.

    ResponderExcluir
  3. TÔ NEURÓTICA COM ISSO, O FARMACEUTICO QUE ACOMPANHA O CASO DE ALERGIA DA MINHA FILHA DESDE QUE ELA NASCEU, ME ALERTOU QUE TALVEZ ELA NÃO POSSA USAR O TAMIFLU, COMO JÁ ACONTECE COM VÁRIOS OUTROS REMÉDIOS, NÃO TÔ SAINDO NEM DE CASA, TENHO MEDO, ELA JÁ TOMA MEDICAÇÃO CONSTANTEMENTE, E TEM A IMUNIDADE BAIXA.
    MAS MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO, PRA NÃO FICAR LOUCA NÉ. GOSTEI DO BLOG DO SEU MARIDO, A POUCO TEMPO LEIO SOBRE FOTOGRAFIA, É BOM PODER LER MAIS UM POUQUINHO.

    BEIJINHO E FORÇA AÍ, QUE TUDO ACABA BEM

    ResponderExcluir
  4. minha querida estou a ver que a coisa está grave por aí....do outro lado do oceano não tinha ebm noção da gravidade da situação...cuidem-se todos ´
    e o que desejo do fundo do coração-mas diz-me uam coisa o tamiflu não está á venda em farmacia ? para quem quiser adquirir e ter em casa por precaução?e obvio que quem deve ter a palavra na administração terá de ser sempre um médico que estará a ver a situação e nunca o ministério da saude ...enfimmm
    cuidem-se -beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ola, eu sempre passo por aqui e adoro as coisinhs que vc faz... Eu tb peguei a gripe suina e nao estou no casos o inisterio da saude. Aqu no RJ esta um terror, fiquei 10 dias muio mal, indo e vindo de hospitais. A orientacao aqui e ir ao UPA para fazer o teste . Chegando la me derm monte de medicamentos e fizeram um hemograma comum...Tb estou com muito medo disso...Hoje estou me sentindo bem, mas foi terrivel. Bjs e melhoras para sua mae e irma.

    ps desculpa a falta de acentuacao meu teclado nao tem

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis