Google+ minha casa, meu mundo: Madame Morcega

28 de outubro de 2009

Madame Morcega



Amei a Dona Morceguinha! Como fazer, AQUI.

***
Eu não gosto desta terrível idéia de importar comportamentos e hábitos que simplesmente não existem em nossa cultura. Por isso sou terminantemente contra qualquer Festa das Bruxas. Temos um folclore tão rico e tão pouco explorado.Aliás, duvido que a maioria dos adolescentes saibam quem é Curupira, Boitatá ou Saci...
De qualquer forma, não resisti a esta morcegiunha, que afinal de contas não tem nada com o Dia das Bruxas e nem sei porque escrevi sobre o assunto... acho que tomei uma taça de vinho a mais... vai saber.
***
Desde ontem eu resolvi desentocar uma colcha que eu tinha começado para a Bea. Eu tinha apenas feito as aplicações e os bordados, agora já costurei o topo, amanhã faço o verso e até sábado quero ela pronta! Depois, na fila, tenho duas cortinas, a colcha da Tóia (que ela resolveu que a que já está pronta não serve mais), uma colcha para a cama de hóspedes do meu atelier, almofadas para um banco que o Leo tá fazendo para o nosso quarto, terminar os enfeites de Natal, terminar aquela (**¨%¨&*%# do panô de Natal, fazer os presentes de Natal... etc, etc, etc...
Putz, cansei, vou terminar só em 2025! Melhor não pensar e fechar a caixa dos UFOs.
***
Beijos
Atualizando: Eu acho que me expressei mal (foi o vinho). Não tenho nada contra "qualquer Festa das Bruxas", apenas contra o Halloween nos moldes americanos. Não temos porque importar uma festa, tradições e crenças que não são nossas! Que, aliás, não fazem nenhum sentido em nossa cultura, que neste ponto se aproxima muito mais da tradição mexicana de cultuar os mortos.
Como tudo, não é apenas o problema pontual de copiar o halloween, uma tradição americana. O problema é maior e mais profundo: ignorar a nossa cultura, as nossas tradições, descartá-las e desconhecê-las.
Quem sabe daqui uns anos estaremos festejando o Dia de Ação de Graças, comendo peru e torta de abóbora... o motivo... ninguém saberá, copiamos apenas porque "achamos bonito" no melhor estilo bom selvagem.
O problema é a globalização, é o cinema, é o imperalismo ianque... não sei. Apenas constato que o brasileiro tem vergonha de suas origens e de sua cultura e adora macaquear os americanos em tudo, até mesmo no que é extremamente ruim.
O Hallowween é uma festa divertida e colorida, onde as crianças se divertem a valer. Não posso negar. Mas não é nossa e se queremos brincar devemos explicar isso para as crianças, inclusive que no Brasil o período é de culto aos mortos, oração e visitas ao cemitério.
E é nossa obrigação, como pais, explicar estas diferenças para que nossos filhos não percam sua identidade.

11 comentários:

  1. Lu, lendo seu post, vc acredita que meu filho de 05 anos me disse hj que não quer ir ao colegio no dia 30 pois haverá a festa das Bruxas e ele tem a certeza que não é de Deus, fala serio Lu, os filhos de hj como estão né, tbm não gosto e concordo com vc!
    Tome vinho sim!

    Beijokas amiga

    ResponderExcluir
  2. O nosso Halloween foi "modificado" e por acaso é o dia de finados, uma longa história...
    A festa na verdade é pra celebrar nossos antepassados e gosto muito disso mesmo não participando dessas festas por falta de oportunidade.
    Ah! Mas quanto ao folclore e outras festas típicas brasileiras concordo com você em gênero, número e grau, quase ninguém sabe o verdadeito significado de cada uma.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. oie Lu

    adorei a morceguinha muito estilosa ela

    nao sou de festejar festas americanas... prefiro nosso famoso Cosme e Damiao ficamos de casa em casa pedindo doces so nao usamos fantasias quando eu era criança adora o dia pra ganhar goloseimas e depois ver quem arrecadou mais kkkkkk ai ai momentos que trazem saudades.

    e os dias das bruxas pra mim e so uma lembrança que meu niver ta chegando faço 26 anos no dia de finados.


    bjim e aguardamos imagem da colcha.

    ResponderExcluir
  4. Você está certíssima!
    Diversão é sempre bom, desde que com suficiente informação. Tive a sorte de estudar em um colégio que comemorava o Dia do Folclore.
    Tínhamos festa junina (com a tradicional quadrilha), Festa do Folclore (em que cada turma deveria trabalhar em um tema das ricas histórias do nosso país) e Festa da Cultura (com temas culturais, Históricos, Geográficos de todo o mundo).
    Quem quisesse fazer trabalhos sobre temas internacionais, não tinha problema, (apesar de o incentivo ser focado na cultura brasileira) mas a pesquisa tinha que ser profunda e séria. Não era só enfeitar o trabalho não, a gente era incentivado a realizar pesquisas muito interessantes, que despertaram nossa vontade de saber cada vez mais sobre as nossas próprias raízes. Pena que não se fazem mais colégios assim...
    Viva a diversidade! Viva a liberdade de escolha!
    E, acima de tudo, viva o Brasil!
    ps.: adoooooro seu blog. Fico imaginando mil coisas para fazer...e quando eu vejo: o tempo passou e não dá prá fazer nada, mas um dia eu chego lá!rs
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei a morceguinha!
    E tb acho que deveríamos curtir bem mais as nossas festas e o nosso folclore pq é muito rico!

    ResponderExcluir
  6. olá Lu -aqui é igual ...tb não gosto da "festa das bruxas" mas já me vejo "obrigada" a compactuar com isso porque tenho filhos no infántário e pedem fantasias para levar, acessórios e até bombons (e deu por mim a tentar fazer uma abobora gigante para vestir ao miudo-euq ue sou péssima com as mãos e agulhas lol).
    Mas vou tentar mostrar-lhes a importancia do dia 1de novembro-do respeito e da lembrança daqueles que amamos e que já partiram...

    ResponderExcluir
  7. Mania de seguir tradições estrangeiras... E ensinar às nossas crianças coisas erradas sobre nossas datas comemorativas...
    páscoa não é da ressurreição de Jesus e sim do "coelhinho da páscoa"
    Natal não é do nascimento de Jesus e sim do "Papai noel"
    Acho que crianças não deve, crecer nesse mundo fantasioso, e porque não ensinar uma coisa tão bela quanto o nascimento e a ressurreição de alguém que deu a vida pela hmanidade...
    Dia das Bruxas, uma coisa tão inescrupulosa e as pessoas comemoram como se fosse o dia de Maria.

    ResponderExcluir
  8. Concordo consigo. Mas olhe que não é só no Brasil, aqui em Portugal é a mesma coisa.
    A riquesa de um povo são as suas tradições, por isso temos que as preservar e não substituir por outras que não nos pertencem.

    Bjs
    Helena

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!!!

    Adorei a morceguinha.Concordo com vc, deviamos valorizar mais as nossas tradições.
    Mais eu moro em casa, e num bairro de muitas casas, e muitas crianças, então á viu!!!!!!!
    Tenho que estar preparada com muitas balas, se não já viu!!!!! Mais tem um porem, a polícia faz plantão, pois não podem passar das 22:00hs.
    Mais enfim, vamos dar as balinhas!!!!!

    Bjus, Ione

    ResponderExcluir
  10. Olá querida tem um selinho pra vc no meu blog , pegue é com carinho bjs!

    ResponderExcluir
  11. Lú, concordo e dois anos atrás protestei na escola da minha filha sobre a comemoração do tal "Halloween". Meu Deus, quantas coisas boas temos, e a garotada ficou um mês se preparando para a tal festa, para mim foi uma falta de educação cívica das crianças, e, falei isto para a coordenadora. Bem hoje a escola não comemora (de forma tão apaixonante) o Halloween, fica por conta da escola de inglês, neste caso até faz parte do contexto.
    Beijo grande, ah! e se o vinho ajudar a ser tão pontual, continue tomá-lo sempre antes de escrever os posts......

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis