Google+ minha casa, meu mundo: O meu prazer é a minha liberdade

12 de outubro de 2009

O meu prazer é a minha liberdade

Desde já peço desculpas pelo post, sei que vou desagradar. Mas eu não sou politicamente correta, nunca fui e jamai serei! E vou fazer apologia do fumo. Eu avisei, então não venham me atirar pedras.
Eu fumo desde os 14 anos. Fumo há 25 anos portanto. Não lembro da vida sem cigarro. Fiquei sem fumar 4 meses este ano e voltei, com ainda mais prazer. Eu realmente GOSTO de fumar, gosto do cheiro, gosto do gestual, gosto de ver a fumaça que sobe pelo cinzeiro. Eu gosto de fumantes. De verdade. Eu sou melhor quando fumo, sou mais alegre, mais sociável, mais civilizada, mais inteligente. Eu simplesmente penso melhor.
Apesar de andar caseira nos últimos tempos, eu gosto da boemia. Gosto da noite e de quem a frequenta. E não há boemia sem cigarros, desculpem, mas não há. Quem acha possível uma noitada sem cigarros, não sabe o que é uma noitada. E não estou dizendo que todos deveriam fumar, mas uma mesa sem ao menos um fumante é uma mesa chata, terrivelmente chata. Porque o fumante é o transgressor, é o do contra. É quem criará polêmica e manterá a conversa no ponto certo de fervura.
A prova do que eu estou dizendo é facilmente vista em qualquer cidade do mundo em que se tenha proibido o fumo em bares e restaurantes. A conversa é sempre mais animada na calçada, ou nas festas particulares dadas pelos fumantes. O fumante sai e os amigos não fumantes vão atrás, ou ficam com cara de paisagem na mesa... esperando que a festa retorne.
Eu adoro dar festas e minha casa é um quartel da resistência fumante, estamos entrincheirados, fumando e nos perdendo em conversas existencialistas. Só o fumante é capaz de compreender e dar solução a todos os problemas do mundo em uma madrugada. Dizem que quem toma conhaque também, mas sobre isso não posso opinar.
Ah! Eu sei, você tem o direito de não aspirar a fumaça do meu cigarro. Mas, desculpa aí, eu tenho o direito de fumar. Então vamos combinar que deveriam existir bares de fumantes e bares de não fumantes. Não estou falando de fumódromo. Estou falando de um lugar inteiro de fumantes, inclusive quem ali trabalhasse. Daí seria a prova dos nove. Queria ver os não fumantes xiítas se rendendo aos amigos fumantes e tendo que concordar que a vida é mais alegre quando somos livres para fazermos o que bem entendemos. Ou você gosta de sair com alguém visivelmente irritado e morrendo de vontade de voltar para casa e seu cinzeiro?
A questão é apenas esta, uma queda de braço em que os não fumantes xiítas ganharam e estão tripudiando. Lhes dá prazer e estufa o peito saber que venceram a guerra contra o meu prazer. O meu prazer incomoda muito mais que o cheiro da minha fumaça. Porque fumar hoje em dia é ter coragem de mostrar ao mundo que estou me lixando para esta sociedade esterilizada, etiquetada e pasteurizada.
Quando eu soube que não mais se podia fumar na França (onde antes se fumava no vagão do metrô) eu soube que a batalha estava perdida. Não a batalha do cigarro, mas a batalha cultural. Perderam os humanistas de tradição européia continental. Ganharam os puritanos anglo-saxões. São dois mundos que não se misturam. E o meu mundo não existe mais. Perdeu a liberdade, a fraternidade e a igualdade. Mas eu sou uma pessoa de um século que passou, eu bem sei. Meu tempo era outro. Estou conformada.
Só não me venham com esta conversa de saúde pública, porque não cola. A bebida é muito mais prejudicial e custa muito mais cara ao Estado do que o cigarro. E ninguém mata porque fumou um Marlboro vermelho, pelo contrário, dá até uma pensada enquanto isso e vê a besteira que ia fazer. Em todos os anos em que trabalhei em Varas Criminais (e não foram poucos) a bebida foi a causa da maioria dos homicídios e outros tantos crimes. A bebida causa violência e doenças, destrói famílias e vidas. Ou a hipocrisia é tanta que agora vamos dizer que não?
Então, se é para sermos coerentes e limpinhos. Se é pra botar ordem na casa e parar com a palhaçada, vamos proibir a venda de bebidas em TODOS os lugares públicos. Porque daí todo o discurso se justifica e tem consistência. Caso contrário, vou continuar achando que é apenas um tipo de birra infantil. 
E nem vou falar de quem usa drogas e depois faz passeata contra o crime organizado que ele próprio financia. Porque daí já é covardia e eu não sou de chutar cachorro morto.
Viva a hipocrisia.
Só não venham reclamar quando for proibido comer chocolate, açúcar, gordura de picanha, pipoca e dadinhos. Não adianta espernear quando não existir mais um vinho acompanhando seu jantar. Muito menos achar ruim quando multarem quem tem mal hálito, chulé e CC. Ou quando for proibida a venda de todos os perfumes doces do mundo (para minha renite seria uma benção).
Este dia vai chegar. Tenham certeza. É para lá que caminhamos.
Eu avisei. Eu bem que avisei.
***
Tudo isso porque dia 17 de novembro entra em vigor a Lei Anti-Fumo de Curitiba e eu ainda não decidi se abro um bar aqui em casa (moro na região metropolitana) ou paro de fumar de vez. Porque sair de casa para passar raiva eu não vou.

31 comentários:

  1. Eu nao tenho nada contra a quem fuma, nao fumo... mas se alguem quer fumar que fume =) Meus pais fumaram toda a vida, o unico mal é que o cigarro tras consequencias =) meu pai que o diga... Mas concordo com você se temos que proibir algo que seja o alcool e outras drogas muito piores que nao só prejudicam seu proprio usuario se nao os que estao em volta... quer dizer quem fuma sai prejudicado em algum momento, eu por cheirar a fumaça de quem fuma um par de vezes nao vou ter nada.... mas quem bebe nao só fica bebado se nao que pode sair por ai bebado e tirar a vida de alguem que nao tinha nada que ver com a historia...
    beijos MAlu
    www.malukreando.blgospot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida, vc nem sabe o quanto me ajudou hoje!
    Estou fazendo uma cronica para faculdade e queria exatamente falar sobre esse tema, só não tinha encontrado argumentos para isso, lendo teu post, minhas idéias fluiram.
    Penso que a hipocrisia está tomando conta mesmo, vamos então proibir tudo que é socialmente incorreto?
    Dá pra escrever a noite toda a respeito, não é mesmo?
    Obrigado pela inspiração, beijos mágicos.

    ResponderExcluir
  3. Lu, a proibicao nao eh somente na Franca, porem na maioria dos paises da comunidade europeia. Aqui a proibicao chegou ano passado, em bares e restaurantes nao se pode mais fumar. No verao ainda tudo bem, pois o povo mesmo que contra a vontade ia pra frente do restaurante fumar, depois voltava. Ai chegou o inverno e todos comecarm a se rebelar rsss... Bares boemios se tornaram "clube de tabagistas" com carteirinha e tudo, assim o povo fumar la dentro, enquanto isso a associacao de bares e restaurante luta na justica para anular a lei contra fumantes em bares, alegando desde discrimenacao, ate liberdade de expressao e ainda a sobrevivencia de bares e resturantes e por tanto perda de muitos empregos na gastronomia.
    Eu nao fumo, mas concordo que um bar sem fumantes nao eh um bar! Ainda ha esperanca!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu não fumo e nunca entendi porque alguém fumaria. Acho que o pior mesmo e' que as mulheres fumantes não conseguem para durante a gravidez, tristíssimo ! Aqui na Holanda felizmente e' proibido fumar em todos os restaurantes e bares, na maioria dos hotéis também. Claro que se pode ir para a porta do bar e fumar na rua. Eu acho legal porque eu tinha cortado a visita a bares, era impossível retirar o cheiro de fumo das roupas, bolsas e sapatos. Muitos cafes e bares holandeses perderam muitos clientes, e' verdade. Mas passaram a ganhar aos poucos muitos outros.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, adorei ler você colocando a cara ao tapa!
    Uau, ótimo texto, eu fumo também e saio sempre na rua para fumar, até por questão de respeito.
    Mas que me deixem em paz, odeio gente que vem "faz mal, você não ama a vida?", bem, eu estou ficando careca de saber... mas me deixa, pq respeito eu tenho em não soltar fumaça na cara de ninguém, agora me deixe refletir em paz com meu cigarro (meu vício é emocional hehehe).
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Nossa, vc tá uma fera mesmo, rsrs
    Eu DETESTO cigarro mesmo!
    Não sei como vc tendo rinite consegue fumar, eu tenho e a fumaça do cigarro me deixa sem conseguir respirar, é uma sensação terrível, então eu não suporto fumaça de cigarro, fora que eu sinto náuseas só de pensar em beijar alguém com aquele gosto de cigarro.
    E vc já parou para pensar nas rugas que o cigarro deixa na tua pele? No envelhecimento precoce que provoca?
    Já vi muitas amigas aparentarem muitos anos a mais por causa do cigarro ...
    Bem, mas gostos, amores e prazeres não se discute!

    bjs
    Edir

    ResponderExcluir
  7. Olá Luciane! Venho sempre aqui; seu blog está na minha lista de preferidos porque acho interessante; percebo que vc é uma mulher inteligente.
    Quanto ao post de hoje, peço-lhe licença para me expressar em seu espaço.
    Na minha opinião o fumo, como qq outra coisa na vida é uma escolha pessoal e ningúem tem nada com isso a não ser o próprio fumante e os fumantes passivos que convivem com ele; daí a justificativa para esta Lei.
    Penso que vc exagerou ao dizer que a vida é mais interessante qdo se fuma e não tem graça, do contrário.
    Eu nunca fumei e acho a vida um magnífico evento em seus pequenos detalhes. Acho Paris interessantíssima, sem nicotina na circulação sanguinea.
    Mais uma vez, com todo o respeito, entendo que o que faz a vida interessante é um sentimento interior de bem estar e, quando temos qualquer dependência química (até cafeína; não precisa ser a nicotina), sentimos um desconforto muito grande na ausência da substância em questão, e então tudo fica muito incômodo e sem graça.
    O seu texto ficou excelente e, na minha visão, vc descreveu o desconforto da abstinência, provocado por esta Lei.
    Um grande abraço, sem restrições por diferenças de opinião.

    ResponderExcluir
  8. OLá amiga concordo com a Maria Lúcia ai em cima e olha, só um exemplo minha sogra fumou desde os 14 anos e morreu semana passada, com 67 anos, 40kg e o pulmão detonado, morreu sufocada, e só oq ue se escutava no cemitério era que se ela não fumasse viveria mais e melhor, então não vejo exemplo melhor do que o cigarro faz mal é da familia que convive com a pessoa e depois vê ela morrer aos poucos, mas cada um é dono da sua vida. E assim como quem fuma acha que a vida não teria graça se não fosse o cigarro, eu acho a vida muito boa sem ele.beijão.

    ResponderExcluir
  9. Eu já não fumo, mas fumei durante 10 anos. Decidi deixar quando pensei em ficar grávida.
    E tal como você também fumava porque gostava. Gostava do cheiro, do sabor, do ritual, daqueles pequens momentos de prazer.
    Depois de um bom jantar, com uma boa companhia e um bom vinho, nada melhor que um cigarro!
    Mas mesmo quando fumava concordava com as proibições ao cigarro nos locais de trabalho, etc. Era algo que me impedia de ser uma chaminé ambulante, pois impunha limites.
    Actualmente em Portugal é proibido fumar em todos os locais públicos. Quanto à restauração, cada café, restaurante, etc pode optar por ter um estabelecimento de fumadores, não fumadores ou misto (desde que devidamente separado e ventilado).
    Antes da lei entrar em vigor, os fumadores fizeram um pé de guerra e quase houve uma revolução por atentado à liberdade individual de cada um!...
    Mas a liberdade de cada um acaba onde começa a do vizinho e quando se fuma o mal não ataca só o próprio, o fumo espalha-se...
    Concordo com esta proibição, defendo um mundo mais saudável.
    Esta é só a opinião de alguém que de vez em quando ainda sente a saudade de um cigarro...

    ResponderExcluir
  10. Sou uma não fumante xiita, pois quem fuma não faz mal só para ele , mas para os outros tb, isso é o que mais me dá raiva, não odeio os fumantes, tenho amigos fumantes, porém odeio quando um deles acendem um cigarro que seja perto de mim é falta de respeito seu hábito lascivo que faz mal não só a saúde dele, mas a minha também, sou totalmente favorável a lei anti-fumo, concordo com a proibição em todos sentidos, adorei esta lei, porém talvez para vocês fumantes fosse uma boa idéia abrir um bar só para fumantes e eu poderia amar de paixão o amigo que fosse a um lugar destes, mas eu não iria atrás mesmo, pra mim, Graças ao bons Deuses a maioria de meus amigos não fumam e nos divertimos muito assim!!!

    Outro dia vi uma cena em um barzinho que considerei nojenta para não dizer outra coisa, uma mulher bafejando aquele fedor perto das duas filhas CRIANÇAS e ainda por cima impestiando o fedor,fumaça em quem nem da mesa dela era, quase fui lá falar com ela, mas como falsa "moça fina" que sou me contive!!!

    ResponderExcluir
  11. Nunca gostei de cigarro,qdo adolescente experimentei e odiei. Tive muitos amigos fumantes na época da faculdade, mas não acho que me divertia menos não fumando, era ótimo.Hoje sou casada com um fumante e presencio suas tentativas de largar o vício sem sucesso.
    Quando soube que minha sobrinha, aos 15 anos, estava fumando e gostando fiquei muuiiito triste. Aquele cheiro no cabelo, aquela tosse de manhã... eca!!!!
    No entanto,concordo com a questão da bebida.Hipocrisia;o buraco é mais embaixo...

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Assim como a Mara Porto, concordo com a Maria Lúcia também. E também estou aqui me perguntando como você consegue fumar se tem renite. Quando eu sinto qualquer fumaça a minha já ataca! E com todo respeito, eu detesto quando soltam fumaça de cigarro na minha cara. Eu sei que, em reuniões sociais, o cigarro estará presente. O cheiro me incomoda mesmo, mas aindo tolero, pelo social. Mas fico extremamente aborrecida quando alguém sopra toda aquela fumaça no meu rosto, sem cerimônia.
    E concordo com você: a bebida deveria ser proibida.

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga! Eu também sou fumante e sei exatamente o que você tava sentindo quando escreveu este post. Esta história do cigarro virar o vilão da humanidade é um porre! Tantos outros problemas graves no mundo e esta energia toda contra o cigarro. O alcool por exemplo, causa muito mais males que o cigarro. Desde acidentes de transito (e cadê a lei seca?) até problemas domésticos gravíssimos. Sem falar nos gastos públicos com tratamentos, internações e etc. por problemas causados pelo alcool. E nem quero falar da fome ou da violência. Não acho que fumar deve ser incentivado ou que não faz mal. Só acho uma chatisse e um exagero esse cerco todo ao fumante.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Meu marido parou de fumar faz 8 anos e eu dei graças à Deus, apesar de amá-lo muito era terrível aquele cheiro, suas mãos, cabelos, roupas tudo fedia a cigarro, só quem não fuma sabe o quanto é desagradável o cheiro que entranha em tudo. Não tenho nada contra a fumantes e concordo com vc quando diz que a bebida é muito pior, sem dúvida nenhuma, um mal que acaba com tantas famílias. Mas o cigarro faz muito mal e o pior é aquele que não escolheu fumar e mesmo assim inala a fumaça horrorosa.
    Nunca fumei e sou muito feliz assim, o vício escraviza e não acho que a dependência de qualquer coisa possa tornar uma pessoa mais feliz.
    Eu espero de todo coração que um dia vc tome a sábia decisão de parar e aí perceber que tem muita coisa melhor, como sentir melhor o sabor dos alimentos, não ter aquele pigarro, sentir sua pele e seus cabelos muito mais bonitos.
    Essa foi minha humilde opinião.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  16. Olá Lu.
    Não vai tomar a mal, mas não posso deixar de comentar o seu post.
    Sempre ouvi dizer que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros. A minha irmã faleceu em Janeiro com uma brônquite crónica, depois de ter passado os ultimos anos (foram mesmo anoos)sem puder se deitar numa cama, por isso permanecia 24 horas sobre 24 horas sentada num cadeirão.
    Claro que ninguem tem nada com a nossa vida, o problema é nosso. Mas será que é?
    Nos ultimos anos ela foi totalmente dependente dos outros, tinha que estar permanentemente ligada a uma garrafa de oxigênio.
    Aí a liberdade dela e a nossa estava totalmente condicionada.
    A minha sobrinha (filha dela) não aprendeu a lição e vai pelo mesmo caminho. Acho muito egoismo da parte dela querer que a filha tenha o mesmo trabalho e desgosto que ela teve e o resto da família
    A Lu gosta que as suas filhas fumem?
    Desculpe este meu desabafo, todos devem ter a liberdade para fazer o que quizerem desde que não mexam com as outras pessoas.
    Sei que não consigo escrever muito bem , mas sabe eu não fumo...

    ResponderExcluir
  17. aqui já há 2ou 3anos que é proibido fumar em todos os locais fechados e achei muito bem, eu fumei muitos anos uns 12 e parei há 2...mas não há festa que nao melhore sem um cigarro e desta forma voltei a fumar há 3meses-mas tenho feito por fumar 2/3 cigarros por noite só-e não quero passar disso.
    assim como nunca fumamos dentro de casa -são opções. mas concordo com o que escreves o fumador é o transgressor mas o que dá temperatura ás coisas.
    Oh Lu tu hoje tás que tás .um beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá Lu
    É por isso que eu admiro vc!!
    Confesso que ontem fiquei um pouquinho decepcionada...concordo com vc em alguns pontos (bebida,etc...)mas quanto ao cigaro,minha amiga,não dá prá concordar!!!
    O post de ontem não combina com a mulher inteligente que sei que vc é!!!
    Não fique brava comigo...Continuo admirando vc!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu,
    Fui fumante inveterada até 7 anos atrás. Mas estava num ponto em que não suportava mais o cheiro, o gosto, e além do mais tive uma pneumonia. Daí, decidi parar. Depois de muitas anteriores frustradas tentativas, dessas tipo
    "vai e volta", parei, Mesmo, definitivamente, nunca mais nem tentei. Não suporto o cheiro, a fumaça, etc, etc, etc. Vi meu pai morrer de todas as doenças idiotas que você possa imaginar com os dedos da mão amarelos de nicotina e os médicos dizendo que, se ele não fumasse, provavelmente seu organismo seria muito mais forte e ele estaria vivo e bem.
    Porém - e aqui está meu ponto "libertário" - este é meu ponto de vista, o que não significa que tenha que ser o de todos os demais. E tampouco significa que acredito que deva-se combater o cigarro como se fosse o mal da humanidade. Aqui na Argentina agora estamos no "legalize marijuana"... Precisa dizer mais??
    Cigarro faz mal, isso sim, ponto. Mas o direito de fumar é diretamente proporcional à liberdade de cada um.
    Concordo que há uma hipocrisia fundamental nesta sociedade de meleca em que vivemos. Não fume - mas beba... Não fume - mas use drogas... Não fume - mas estupre criancinhas... Não fume - mas roube do povo... E por aí vai.
    Eu não fumo, não gosto de cigarro, dou graças a Deus que meu marido fuma só cachimbo e apresento para minha filha todos os malefícios que o cigarro traz. Não acho que o fumante é mais "gente boa" que o não fumante. Nem que o não fumante é melhor que o fumante. A "gente boisse" não é relacionada ao fato de se fumar ou não, nem tampouco a inteligência ou capacidade de dissertar ou defender uma idéia. Eu não emburreci porque parei de fumar. Apenas mudei. E me sinto infinitamente melhor.
    Mas defendo o seu (e de quem mais queira) direito de fumar e o meu de não fumar. E pronto.
    VIVE LA LIBERTÈ!

    ResponderExcluir
  20. oi Lú
    adorei o desabafo sou uma ex fumante fumei dos meus 15 aos meus 24 anos meu hollywood vermelho maravilhoso principalmente por causa da fumaça! ai ai q saudade tenho de uma xicara de café fresquinho e um cigarrinho mas foi esta a condição do marido para casar comigo e eu aceite ate pq foi bom pra mim tbm
    nao ligo pra quem fuma apesar de ninguem em minha casa fumar tenho um cinzeiro para amigos queridos fumantes nao ligo nao nem o marido liga...
    nao vou deixar de receber alegria em minha casa por causa do cigarro nao mesmo e hj aprendi que prefiro mil vezes uma reuniao em ksa do que nos bares ainda mais se tiver um truco dai pode esquecer a cama pois o dia vira e a noite tbm kkkkkkkkk
    ta apoiada prefiro minha carne bem gordurosa prefiro meu suco doce prefiro leite da fazenda gosto da liberdade e nao desta arrogancia de vamos proibir pra ver se melhora é igual quando usava meu cigarrinho de maconha era mais gostoso na minha juventude por ser proibido kkkkkkkk hj nao uso mais drogas mas nao tenho vergonha de falar q usei sim nunca ofereci a ninguém usa qm que e o cigarro nunca fez alguem engavetar outro carro nas rodovias mas o alcool sim....

    continue com seu cigarrinho sim afinal quem pagas suas contas e vc e nao a opinião alheia.

    ResponderExcluir
  21. Oi Luciana,
    Não concordo com nada em seu discurso, aliás acho fora de moda. Foi se o tempo aonde ser transgressor era acender um cigarro. Talvez para nossas avós há uns 60 anos atrás ou talvez hoje no interior da China possa ainda parecer cool ou transgressor. Claro que vc faz parte de uma indústria que nos fez acreditar que o bacana era fumar. Mas hoje o mundo fala outra língua e acho triste pensar que uma pessoa possa, para seus olhos, parecer mais interessante pque está com um cigarro aceso. Acho que não pertencemos às mesmas rodas de conversa. Estudei em Paris e tinha vários amigos e professores chatérrimos que viviam prá lá e prá cá dando suas baforadas incovenientes. Isto foi há qse dez anos atrás e eles já estavam fora de moda ...
    Tomara que suas filhas não sigam seus passos apesar das festinhas in house pró fumaça.
    Boa sorte apartir de 17 de dezembro !
    Fernanda

    ResponderExcluir
  22. ERREI ...17 de NOVEMBRO !!!!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  23. Acendi um cigarro para ler o teu post com mais calma...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Sou fumante desde os 14 anos e hoje tenho 53 anos...gosto de fumar (como não gostar de uma coisa que nos dá prazer?) Sexo tbm é prazer, e com a chegada da AIDS não houve nenhuma proibição qto a ele...Fumo, mas respeito os não fumantes, se vou a algum lugar, nunca fumo antes de perguntar se o posso fazer...Sou fumante e não ando por aí a fora dizendo para todos, fumem que é bom....cada um sabe de si...então não me digam que devo parar de fumar e o bla bla bla que todo tabagista tem que suportar...Não saio por ai matando pq fumei...o cigarro não muda meu comportamento, mas vivi mto tempo com os efeitos do alcoolismo de uma pessoa e isto não desejo a ninguém e olha que ele era tabagista tbm....
    Não faço ápologia ao cigarro, mas por favor....me deixem curtir a minha fumacinha em paz...
    Um abraço
    Vê - Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  25. Lu, quero ver o que você vai dizer quando suas filhas começarem a fazer tudo o que lhes derem prazer. Já vi muitas meninas pararem na internet, bêbadas sendo abusadas pelos colegas de farra e no outro dia não lembram de nada do que aconteceu. São pessoas livres e fazem tudo que gostam e lhe dão prazer, grande coisa!!!!

    Kátia

    ResponderExcluir
  26. Luciane, meu marido bebe todos os dias e diz que é por prazer e não por vício. Todo viciado fala a mesma coisa, por que será hein?

    Ana

    ResponderExcluir
  27. Lu, muito bem fume mesmo, ensine a suas filhas a fumar também porque pra aguentar o bafo de um fumante tem que fumar também, até a pele de quem fuma tem um cheiro diferente, só eles que não percebem.

    ResponderExcluir
  28. Eu era fumante até virar hare krishna... Brincadeira!
    Eu era fumante até virar mãe de gatos em um apartamento pequeno... O yoga me ajudou a parar de fumar também.

    Sei lá porque estou respondendo aqui, já passou o assunto, o post é velho e eu nem tenho o que dizer além de que eu penso que tudo que é droga deve ter o uso em público proibido mesmo, especialmente as que afetam os demais.

    Eu amava tanto fumar, sinto muita falta, acredito que da mesma forma que não existe ex alcoolatra, também não deve existir ex-fumante... A vontade mora em mim, mas confesso que sou covarde e tenho medo da dor de uma morte por quaisquer daquelas doenças que o cigarro “ajuda” a causar.

    Aprendi que fumar é prazeroso demais, mas não fumar é bom. E mais vale o bom que o prazeroso, para mim, claro.

    Mas não entendo os comentários com tom de insulto, pra começar seu blog se chama “minha casa, meu mundo”.

    Ah e só mais uma coisa; se um dia eu conseguir ter uma noite maravilhosa numa super festa sem cigarro, eu venho aqui te contar. Nesses últimos dois anos sem ele, nenhuma festa foi igual.

    ResponderExcluir
  29. Bom, ao ver o post de hoje fui dar uma procurada neste pra saber o que tinha acontecido.. mulher adora uma fofoca! e ficar por fora do assunto, seja qual for é um verdadeiro crime!!!
    Voltando.. sabe.. ou você apagou o que achou mais ofensivo, ou por que não foi comigo.. não achei nada com tom tão forte, fora logo cutucar dizendo que suas filhas vão fazer tudo de prazeroso e de certa forma tudo de errado..
    Eu sou professora e convivo com os adolescentes o tempo todo, e sei que o maior problema do choque de gerações é falta de memória! Os adultos esquecem do que fizeram na sua adolescência!! Dos prazeres que experimentaram e daqueles que mantiveram!!
    Não fumo e nunca nem coloquei na boca, não tenho nada contra.. também moro em Curitiba e acho muito estranho a proibição. Porque é bem isto.. daqui a pouco cortam meu chocolate (descobri que sou mesmo chocolatra quando tive diabetes gestacional e fiquei sem poder comer doces!) e eu vou ficar desesperada!!
    Ou proibem de falar alto e também vou estar em maus lençóis!!
    Ou sei lá o que mais!!
    Tanta coisa melhor pra proibir, como por exemplo devia ser proibido aprovar para a série seguinte alunos que não aprenderam o mínimo de conteúdo!!
    Cada um se incomoda onde o sapato aperta!!
    Viva a liberdade de expressão!
    Viva a liberdade de opções!!
    e abaixo todos os falsos moralismos!!

    ResponderExcluir
  30. Concordo totalmente com você! Não fumo, mas tem toda a razão. E para quem discorda...viva a hipocrisia!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Lu!! Também sou Lu de Luciane....teria algo a ver com o nem??? Concordo em gênero, número e grau com você!!! Assino embaixo de tudo o que você disse!!! Eu sou a-pai-xo-na-da por cigarro!!! Amo fumar!!! Não sei o que é vida sem cigarro!!! Fumo desde os 14 anos, hoje tenho 45, muito bem feitos, me sinto ótima, feliz, tenho 4 filhos lindos e inteligentíssimos e, nunca, mas nunca mesmo, desde que comecei a fumar, parei 1 dia que fosse!!! Nem qdo estava grávida deles, nem qdo amamentei, nem qdo fiz cirurgia...transgredi todas as regras para saborear o meu amado cigarro!! Para mim, pode faltar qualquer coisa, menos o meu cigarro!!! É o maior prazer que tenho!!! Você tem toda a razão quando diz que não há vida sem cigarro, não há bares sem cigarro, não existe festa sem cigarro!! Também fui adepta da boemia...rsrs, me diz qual o melhor acompanhante para uma cervejinha??? Para um cafezinho??? Para um chimarrão??(sou gaúcha, de Rosário do Sul RS!) Bom, vou parar por aqui, pois este tema é longo e se me der linha, passo horas falando sobre a grande paixão da minha vida!!!! Beijos!!! Luciane

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis