Google+ minha casa, meu mundo: Ilha do Mel

28 de novembro de 2009

Ilha do Mel



Que o Leo é fotógrafo, vocês sabem.
Ele fez um documentário sobre os pescadores de tainha da Ilha do Mel (litoral do Paraná) que é maravilhoso. Este trabalho faz parte do projeto "Pescadores de Tainha" que na verdade se desdobra em dois documentários, um fotográfico feito pelo Leo e um filme, feito pelo nosso amigo Túlio Viaro (único leitor homem que tenho). O Leo fotografou o trabalho dos pescadores artesanais durante os invernos de 2008 e 2009, apenas este ano ele foi 12 vezes até lá (o que, não é nenhum sacrifício...).
O resultado deste projeto é maravilhoso, e vale a pena vocês passarem no blog dele para ver um pouco do que será o livro a ser lançado. Porque a pesca artesanal da tainha é uma tradição que está desaparecendo em nosso litoral, assim como os pescadores dispostos a passar meses acampados na beira da areia em barracas de madeira e lona, esperando um cardume que as vezes não chega. É uma comunidade muito pobre que ainda usa técnicas ancestrais e se cerca de lendas e superstições para o sucesso da pesca.







O projeto já foi aprovado na Lei Rouanet e agora eles estão no período de captação de verbas para o lançamento de um livro de fotos e um filme. Quem souber de alguma empresa que possa ter interesse, por favor indiquem o projeto. O prazo para captação é em 31 de dezembro, e é bom lembrar, o patrocínio é 100% dedutível do imposto de renda das empresas.






Vejam os links com algumas imagens do projeto:

A Ilha
As Pessoas
A Espera
A Pesca
A Celebração

Espero que gostem!
Beijos
Lu

7 comentários:

  1. Amiga, espero que consigam, as fotos estão lindas.
    Já tentaram a Petrobras?
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. Tinha que vi do Leo e do Tulio. Sorte imensa para os dois!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Lindas as fotos. Parabéns aos dois pelo trabalho.
    Isso tudo me fez lembrar de um sabor inesquecível, uma tainha defumada que degustávamos sempre em Perequê, uma pena que o restaurante`à beira-mar fechou ... há muito tempo!

    bjs
    Edir

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das fotos. Preto e branco fica muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    São um pouco mais de 3.000km :D
    Muito chão pela frente!!! Tenho que ser criativa também para entreter as crianças, desenhos, joguinhos, brincadeiras,fazer trilha sonora...
    fazer diário da viagem.
    É muito cansativo, mas é legal ir viajando e mostrando os lugares para eles, a diferença da vegetação, as particularidades de cada lugar... além de resolver briguinhas e intrigas hihihih!!

    Me passa seu número que dou um alô... mas acho que só um alô mesmo, sempre passamos por Curitiba... mas nunca paramos pois é um ponto em que já estamos anciosos para chegar.

    beijinho,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Linda fotos!! Parabéns pelo trabalho.
    Acredita que n]ão deu pra ir a lugar algum??? Pegamos um mega transito pra sair de São Paulo, saimos de casa às 13h e chegamos em Curitiba 18:30 e ainda fomos procurar hotel....Fomos à formatura e no dia seguinte só conseguimos levantar às 11:00, depois fomos almoçar com a enteada e voltamos pra São Paulo 14:00h....ah...o motivo da nossa ida à Curitiba foi a formatura da filha do meu marido que mora aí (ensino médio)...beijão e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. lindo-e para quem tá assim longe como eu ...deixa o bichinho do "quero conhecer"e um dia eu vou...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis