Google+ minha casa, meu mundo: Presentes de Natal

13 de novembro de 2009

Presentes de Natal

Todos os anos eu e o Leo fazemos presentes de Natal. Como meus sogros fazem uma festa enorme onde vai toda a família, gostamos de presentear avós, bisavós e tios com algo feito por nós.  Já fizemos caixas de madeira pintadas, biscoitos, pequenas peças de patch, porta-retratos de madeira.
Este ano acho que vou fazer vidros com ingredientes para biscoitos ou bolos e já vi embalagens deliciosas por aí:




A idéia é muito simples, em um vidro colocamos todos os ingredientes de uma receita de biscoitos (como é o caso da foto), enfeitamos o vidro, imprimimos a receita e voilá, o presente está pronto!

Não é uma graça para as vovós e tias-avós?

***
Sempre que falo sobre minha profissão aqui no blog, a pergunta que mais recebo é: como você acha tempo para tudo? Como consegue trabalhar, cuidar da família e ainda blogar e costurar?
E pensando no assunto, acho que o segredo é não assistir televisão.
Eu NUNCA assisto TV, há anos este hábito não faz parte da nossa vida e com sinceridade sobra um tempo imenso para nós se a desligamos. Já pararam para pensar quantas horas por semana são perdidas na frente da TV?
No mais, sou uma pessoa que acorda muito cedo todos os dias e tento ser organizada com  meus horários.
Mas, e esta é minha maior reclamação, na minha agenda não tem espaço para almoçar com as amigas, ir no salão ou bater perna no shopping... mas é porque tenho uma família grande e as crianças ainda exigem muito de mim, estão naquela idade em que precisamos levar e buscar de todos os lugares. Mas isso passa e quando passar sei que vou sentir saudades de ter meus pequenos sob minha asa.

***
Sobre os comentários de ontem:

* Eu fico triste quando vejo juízes que se acham verdadeiros deuses. Odeio a vaidade que existe em meu meio e por isso tento ficar quietinha no meu canto, fazendo meu trabalho sem me envolver muito com os demais. Mas a  maioria pensa como eu e leva uma vida simples e procura honrar a toga. Existem boas e más pessoas em todas as profissões, o problema é que temos grande visibilidade, pricipalmente em cidades pequenas, daí os defeitos constumam ser mais valorizados do que as virtudes.

* Para quem quer seguir a carreira: não tem segredo, para passar no concurso precisa estudar e muito. Eu já passei no vestibular certa de que faria o concurso, então os cinco anos da faculdade foram de preparação, eu estudava em casa já pensando nas provas. Depois de formada, fiquei um ano inteirinho estudando 10 horas por dia, 6 dias por semana. Não viajava, não passeava, nada. No domingo eu descansava. E fiz tudo isso com a Tóia pequena.
Mas acho que foi um sacrifício pequeno diante da satisfação de alcançar meu sonho. Foi apenas um ano e hoje já tenho 10 de magistratura.
Se você quer mesmo ser magistrado te dou um único conselho: estude e esqueça que você tem vida social. Eu sempre brinco, cola a bunda na cadeira e a cara nos livros, porque este é o segredo.
* Achei interessante o comentário da Maria Lúcia:
"de um modo geral as pessoas tem muito preconceito com as mulheres profissionais de áreas que exigem muito do nosso tempo como a medicina, o direito... e que gostam de cozinhar, costurar,fazer trabalhos manuais, enfim ser mulher. É como se tivéssemos de adotar um comportamento masculino por estarmos nestas profissões."

O preconceito é enorme diante de mulheres que não são e não querem ser apenas juízas, mas mães, esposas, donas de casa, gostam de cozinhar, costurar. É como se ao valorizarmos nossa vida doméstica fossemos menos competentes ou dedicadas à profissão. Eu tento não prestar atenção, mas sinto este preconceito. E quando posso tento mostrar a estupidez que é uma mulher ser obrigada a se masculinizar para ser bem sucedida e respeitada em sua profissão.
O preconceito parte dos próprios colegas, a magistratura é uma carreira dominada pelos homens, as mulheres ainda são minoria, exatamente porque o grau de sacrifício pessoal é gigantesco.
Eu passei 8 anos no interior do Paraná, em pequenas cidades, longe da família, do marido, dos amigos, da minha casa. Quando a Tóia completou 7 anos veio estudar em Curitiba (onde eu morava não tinham bons colégios) e morar com o pai, foi um sofrimento, e ainda é, gigantesco para nós duas, mas era melhor decisão a ser tomada. Hoje penso como eu tive coragem!! Mas a coragem aparece quando não temos muitas alternativas.
E no interior é preciso muita força para impor sua autoridade, então precisamos vigiar cada passo que damos, cada frase que falamos, cada peça de roupa que vestimos. Eu nunca fui em festas, bares ou restaurantes nas cidades em que era juíza, para evitar comentários, principalmente porque eu era separada. É difícil fazer amigos e a solidão bate forte!
Mas esta realidade vale apenas para nós mulheres, os homens estão livres para tudo, frequentam as festas, namoram a vontade, bebem, falam besteiras, e sua autoridade não é nem mesmo arranhada...
Nestes 8 anos aprendi que ainda vivemos no século XIX, apesar do verniz de modernidade.

*
Então, hoje, quando me perguntam se vale a pena seguir a carreira eu questiono a real vocação da pessoa.
Ser juiz não é arranjar um "emprego" que pague bem. Você é juiz 24 horas no dia, 7 dias por semana, para o resto da vida, mesmo depois de aposentado. Os sacrifícios pessoais são gigantescos, então é preciso ser vocacionado e realmente amar a profissão, porque não é fácil!
Além dos sacrifícios pessoais, tem o volume de trabalho desumano que enfrentamos (ao menos eu enfrento), para vocês terem idéia minha vara é uma das mais trabalhosas do Brasil com seus 89.000 processos.
Então, se você não é vocacionado, não gosta da solidão, ou tem medo de trabalho, esta não é a sua praia.
Dou uma sugestão para quem quer seguir a carreira, busque um estágio voluntário junto a um juiz de primeiro grau e veja se realmente quer aquela vida... por experiência própria (dos meus estagiários) sei que a maioria desiste logo e acho natural que seja assim.
*
Mas se é isso que você quer, vá em frente, porque todos os sacrifícios pessoais valem a pena quando temos a chance de fazer a diferença em uma comunidade, uma família ou apenas para uma só pessoa. Não foram poucas as vezes em que chorei ao ver os frutos do meu trabalho. Uma criança abandonada e mau tratada que foi adotada, um adolescente infrator que volta a estudar e trabalhar, uma viúva que recebe a indenização pela morte de seu marido, um crimoso preso, um doente que consegue receber um remédio caríssimo do estado. 
Há pouco tempo eu recebi a visita de uma moça que foi me agradecer porque eu dei uma liminar que obrigava o estado a fornecer um remédio e ela estava curada. Nós duas choramos abraçadas.
É por histórias como estas que eu amo meu trabalho, sei que consigo fazer diferença na vida das pessoas, fazer o bem. E isso é o que importa, ao menos para mim. É isso que me deixa feliz.
Por isso, continuo e tenho muito orgulho da minha carreira.
*
Beijos
Lu

25 comentários:

  1. Oi amiga!
    Adorei a dica de não parar/morrer na frente da TV, aqui em casa ainda não estamos neste nível kkkkk, mas para dar conta de tudo eu preciso chegar lá.
    Bom fim de semana!
    Bjos no coração

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Cada vez mais adoro seu blog!Gosto pouco de TV, mas vejo o Jornal da Band. Agora, uma coisa que não consigo é só ficar vendo TV. Tem que ter uma coisinha nas mãos, entende? Uma costurinha p/dar o acabamento, um crochê, um enchimento p/ fazer, qq coisa!Adorei a sua idéia, falando nisso, vc tem uma receita bem gostosa e muito prática de biscoitos? Beijão Nádia de BH

    ResponderExcluir
  3. Lu,
    eu tenho de dizer que concordo com vc em número, gênero e grau. Tb deixei de assistir televisão há mais de 17 anos e não me faz falta. Meu dia flui muito melhor.
    Escrevi um post para participar do aniversário do Bicha Fêmea que diz mais ou menos a mesma coisa que vc nesse seu desabafo. Mas só vou publicá-lo quando voltar a Maceió. Estou viajando a trabalho.
    Muitas vezes sinto vergonha de admitir no meu meio que tenho meus hobbies. É como se as pessoas imaginassem que eu não tenho o que fazer e por isso invento moda.
    O blog mudou essa minha concepção. Hoje eu assumo que tenho meu lado amélia, sem me envergonhar de ser uma mulher bem sucedida profissionalmente e vice-versa. Não preciso ser moderna e anti-feminina para me sentir ajustada ao meio.
    São mundos diferentes e não me sinto confortável me assumindo por inteiro em nenhum deles.
    Ainda não tive a coragem que vc tem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!
    Gosto muito dos seus textos, dão uma chacoalhada na gente, antes de conhecer o "mundo maravilhoso dos blogs" me sentia uma ET quando falava em grupo de mulheres que além de estudar e trabalhar, tbém gosto muito da minha casa, meu jardim, cozinhar, bordar, costurar (tô aprendendo), me olhavam e me olham até hoje como se eu fosse pré-histórica, nos blogs conheci mulheres como você, super bem sucedida profissionalmente, mas que continua sendo mulher, sou sua fã...
    beijos e bom final de semana, na segunda virei ver o que você "aprontou" nesse findi rsrs..
    Ester

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!
    Eu tenho 33 anos, um filhinho de 5 anos, um marido lindo que amo e dois gatos vira-latas fofinhos.
    Sou Dona de casa e adoro!
    Adoro artesanato, cuidar de casa e das pessoas que amo, de ler, ouvir música, andar e ver árvores e adoro me cuidar.
    Ainda não fiz faculdade, mas vou fazer e estudo pra concurso.
    Que bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lu,
    Que sou sua fã como mãe, arteira e uma pessoa de boa índole algumas pessoas sabem disso... agora, eu vou te admirar ainda mais por ser esta profissional que tem debaixo da toga uma pessoa de verdade. Que tenhámos muitos profissionais, independentemente das áreas, assim, como vc, humanos de verdade! Um grande beijo!!! Sandra.

    ResponderExcluir
  7. Lu, obrigada pela franqueza, por compartilhar suas experiências e também pelo incentivo.
    Deus ilumine-a sempre pra que você possa continuar seu trabalho e seguir sua vida em paz e com saúde.
    Com admiração,
    Luciane

    ResponderExcluir
  8. lú! adorei a dica dos presentes, adorei e muito criativo. beijocas analú

    ResponderExcluir
  9. Lu amei a ideia do vidrinho!! Super bacana e original!!
    Amiga, eu abandonei o Direito justamente por isso, ver tanta coisa errada e não poder fazer quase nada...Preferi ficar longe! Com certeza sou muuuito mais feliz...
    Beijocas amore...
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Oi!!! Adoro seu blog!!! Sempre vejo coisas que me encantam!!!
    Hoje me identifiquei com seu texto sobre a magistratura. Também é meu sonho, mas ainda tenho uma longa caminhada pela frete porque acabei de me formar. Seu texto foi um incentivo.
    Obrigada!!!
    Beijossss.

    ResponderExcluir
  11. Já vi essa idéia em vários lugares e também achei o máximo, muito legal mesmo. Beijão

    ResponderExcluir
  12. Você foi muito verdadeira, mas o segredo (que não é segredo), é esse mesmo: estudar, estudar e estudar! Não há outra forma!
    Parabéns pela sua força de vontade!

    ResponderExcluir
  13. Que aula heim só posso babar e obedecer,Um beijão.

    ResponderExcluir
  14. Olá Lu, só há pouco tempo eu descobri o seu blog, e raramente passa um dia que eu não o visite. Ao principio era só por causa dos posts de artesanato, mas cada vez mais o procuro por tudo o tem para nos dizer. Nem sempre estou de acordo, mas tenho-lhe um profundo respeito e admiração.
    O preconceito existe em todas as classes sociais, se não fossse a internet, eu não tinha com quem partilhar este meu gosto pelos trabalhos manuais, pois para muita gente é uma perda de tempo.
    Continue a ser como é e a partilhar os seus trabalhos e as suaspesquisas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu....parabéns pela garra e força de vontade, para construir uma carreira sólida e respeitável!
    É também por fazer tudo na sua vida com amor!
    Amei a idéia do vidrinho para presentear.
    Será que você teria alguma receitinha legal para colocar dentro dos vidrinhos?
    Beijos e tenha um delicioso fim de semana.
    Kátia

    ResponderExcluir
  16. bem Lu...tu falas com o coração em tudo o que escreves.
    até fico sem palavras -sempre que falas da tua profissão sinto que falas com amor.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu!!!

    Realmente a tv, tira mti tempo das pessoas, e as pesoas não percebem isso. Aqui em casa na verdade quase ninguém gosta, a nã ser os notçiarios para não ficarmos por fora dos acontecimenos do mundo.
    Fora isso... mto pouco.
    Adoro seus depoimentos, são muito verdadeiros.

    Bjus, Ione

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu! Eu sempre passo por aqui. Na maioria das vezes é na correria e nunca dá tempo de comentar. É feio isso, eu sei!
    Eu fiz Direito, mas não trabalho. Penso muito em prestar concurso...tenho dois filhos, uma menina de 5 anos e um menino de 2. Fico pensando como farei se um dia, passando em um concurso, tiver que mudar de cidade! Aí acabo desistindo!
    Como é dificil!
    Admiro a sua coragem!
    Eu faço scrap e na hora que li o post e vi que vc é juíza, na hora lembrei de uma moça que faz scrap também e tem a mesma profissão que vc!
    Vou te passar o blog dela, acho que vc vai gostar.
    Bom, adoro seu blog e sou visitando assidua, mesmo que escondida! Um bj!
    O blog da Andrea: www.dea-scrap.blogspot.com_

    ResponderExcluir
  19. Olá Lu, quero dar-lhe os parabéns pelo maravilhoso blog. Adorei tudo, desde as ideias e trabalhos espantosos aos desabafos que nos fazem pensar. Obrigada!
    Tomei a liberdade de adicionar você ao meu blog, espero que não se importe!
    Beijos
    M.João

    ResponderExcluir
  20. olá
    o bacana é que vc faz do blog, o SEU LADO "B".
    se lá fora seu mundo é lei e papel, aqui na blogosfera é feito de cor e beleza.
    parabens por ser tão multitarefa!
    bjs
    lilly
    coisadelilly.wordpress.com
    e
    blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Achei interessantes seus comentários. Diferentemente de você, eu AMO ver TV... na verdade, não vejo, ouço TV. Sempre que estou com a TV ligada estou com algum paninho nas mãos, enfim, fico produzindo alguma coisa.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Achei linda a ideia do presente de Natal. Vou fazer pra dá a minha sogra e cunhada. Pois sou nutricionista por formação e faço artes manuais por amor e prazer. Então, tem presente melhor? Unir a gostosura de uma deliciosa receita a um belo frasco decorado de motivos natalinos. Amei!
    Fica sempre com Deus
    Abraços
    sil

    ResponderExcluir
  23. Querida Lu

    Parabéns pela linda pessoa que vc é
    e por seus lindos trabalhos tb
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu gostaria de ideias de enfeites para colocar na mesa de convidados, para um aniversario infantil com o tema da Liga da Justiça.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis