Google+ minha casa, meu mundo: Obra

17 de fevereiro de 2010

Obra

Eu ando querendo mudar umas coisinhas aqui em casa.
Na verdade, muitas coisinhas, algumas nem tão pequenas como possa parecer.
Contrariando todo o bom senso do mundo eu decidi construir uma casa muito grande já sabendo que não teria como usar os acabamentos que gostaria e muito menos mobilia-la adequadamente. Mas sempre me pareceu melhor ter a casa que sempre quis e depois ir aos poucos fazendo as modificações necessárias, ou melhor dizendo, com o tempo fui terminando a casa...
Nunca me pareceu uma boa opção construir uma casa menor para depois vender e construir outra, ou reformar para aumentar. Quando resolvi construir a casa era para ser definitiva, para ter incômodo uma vez só na vida. Construir uma casa não é bolinho!
Assim fizemos, mas foram muitos os dissabores.
Quando me mudei a casa ainda estava em obras e nós sem nenhum centavo no bolso! Até hoje eu ainda não fiz a calçada da frente, não tenho rodapés ou porta na cozinha e moro aqui há quase 3 anos.
Sem falar que contratei uma dupla para fazer todo o projeto de interiores (acabamentos, iluminação, decoração) que simplesmente se mostrou um desastre! Apesar de eu ter pago adiantado o valor que me pediram pelo trabalho, simplesmente não cumpriram os prazos. E vocês sabem, obra não pode parar.
Então, se a arquiteta e a designer não eram capazes de me dizer onde iria a chaminé da churrasqueira e sua dimensão, ou a altura das pias de sobrepor, eu mesmo ia decidindo e fazendo (lembrando sempre que sou juíza e não arquiteta).
No fim, brigamos e acabei fazendo sozinha tudo o que era serviço delas! Resultado: minha casa tem  vários pequenos problemas de acabamento que eu tenho que resolver. E mesmo os raros projetos que me entregaram não deram certo na hora da execução, como um fogão que ficava a 1,20 m do chão, ou seja os queimadores batiam no meu peito! Ou um armário que tinha 30 centímetros a mais do que a parede onde seria colocado! Não, o erro não é de 3 cm, são 30 cm!!!
Conto isso apenas para ressaltar a importância de contratar bons profissionais para o projeto e execução da sua obra, porque contratar qualquer um é dor de cabeça certa, principalmente que estamos tratando de uma casa que, para os pobre mortais, consome todas as economias da família que chega completamente falida ao final da epopéia.
Um bom arquiteto vale seu peso em ouro e deve ser pago sem qualquer reclamação, um bom projeto significa muita economia ao final da construção. Primeiro porque ele te dará as melhores soluções, depois porque você não terá que refazer o que deu errado.
Aqui em casa, como me deixaram na mão bem no momento dos acabamentos, quando já nem mais tinha tempo de contratar outra pessoa (e nem dinheiro), tomei decisões apressadas que solucionaram meus problemas e funcionam bem, mas não são exatamente o que eu queria.

Ainda estou pagando minha casa e isso consome grande parte do nosso orçamento, mas já dá para pensar em algumas modificações, pequenas mas necessárias. E sigo procurando idéias pela net. As fotos de hoje na verdade são apenas desejos porque não cabem na minha casa, mas é daquelas "porque eu não pensei nisso antes".

Eu amo estas geladeiras de frigorífico, acho um charme, sem falar na praticidade de poder guardar um peru inteiro marinando!



Estas pias, tão comuns na Europa, eu nunca vi por aqui, mas deve ser uma mão na roda!

Apesar da minha casa ser grande eu não tenho onde adaptar um lugarzinho para botas e casacos. E como moro em uma chácara onde faz um frio do cão sinto uma falta imensa!!!!




Todas as fotos são do excelente Home Sweet Home

Então lembrem: um bom arquiteto de interiores vale seu peso em ouro. Não economizem!!!

Beijos
Lu

11 comentários:

  1. oi Lu
    eu estou tentando postar comentário mas a net cai, então se este for o segundo não esquenta
    como eu disse, minha casa passoud e grande pra imensa , com a reforma que agora está acabando
    mas foi tudo muito bem planejado pois eu contei com um engenheiro de projeto e execução
    e ele é perfeito em tudo.
    já estou pintando
    mas tambem não tenho moveis pra por lá ainda.
    a casa vai ficar meio pelada.
    gostei das geladeiras, mas achei a cuba profunda demais.
    quanto a ter um lugarzinho pra sapatos de terra...casacos, é uma boa.
    improvise um em que vc possa colocar o sapato sujo lá e enfiar uma pantufa quentinha.
    bjs
    Lilly
    http://coisadelilly.wordpress.com
    http://blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    Tirando o fato de vc ter passado por muitas situações ruins em sua construção, gostei do post.
    Sou arquiteta e sei o que vc passou.
    Tenho até uma história interessante sobre isso.
    Enquanto eu estudava tinha um professor que era aquele tipo de cara que "sabe tudo" e tem o rei na barriga, uma colega de turma resolveu reformar a casa e contratar "este" cara para o projeto. Foi decepcionante! O telhado não cobria a sala toda, tinha quarto sem janela e banheiro sem pia. Quando fomos perguntar pra ele sobre o projeto (indignadas!) ele disse que não tinha muita experiência em projetos (na verdade descobrimos depois que ele não tinha nem um projeto assinado por ele no CREA!!!).
    Poxa, ele me dava aula de projeto!!! Fomos até a reitoria e pedimos para que ele fosse substituído, o que ocorreu. Mas pense, quantos e quantos alunos estudaram com esse cara? E quantos outros professores desse tipo não existem? Na verdade a culpa, às vezes, pode nem ser da arquiteta que vc contratou e sim da escola que ela estudou! Mas isso são outros quinhentos...

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  3. eu não lidei com a situação de contratar alguém mas passei por obras em casa -quando compramso a casa ela precisava de muitas obras eo dinheiro não era muito então optamos por fazer o exencial e mais tarde acabar-resultado já moro na minha casa há 3anos e não tenho rodapés na casa toda, as portas são todas as que já á estavam , nao tenho moveis de wc....fizemos o básico -canalização nova, chao novo(já me arrependi de nao por madeira-era mais caro)cozinha e wcs novas-falta uma montanha de pequenos pormenores para fazer será num futuro proximo (ou não)

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!
    Passei por reforma a um tempo atrás, na verdade foi uma construção, pois a casa que originalmente tinha cozinha, sala, banheiro e 2 quartos, passou a ter 3 andares com direito a sotão, 3 quartos e 4 banheiros...
    Foi uma loucura, no final eu não aguentava mais. Mas lá em casa também pensávamos igual a ti, se é pra fazer faz tudo de uma vez e aos poucos vai comprando os móveis.
    O arquiteto, apesar de ser bom, cometeu alguns erros inaceitáveis... Só pra ti ter uma idéia, no lavabo ele tinha colocado o vaso sanitário de uma maneira que a pessoa que sentasse nele batia com os joelhos na parede.... E o banheiro do meu quarto é tão pequeno que quando meu namorado entra, eu tenho que sair! A obra chegou a ser embargada pq ele mandou demolir o muro do vizinho sem pedir a autorização dele antes!!
    Qta dor de cabeça... Fazem 2 anos que a obra terminou, mas tb já tenho uma listinha de coisas que precisam ser mudadas, coisas que não tinha me dado conta do qto são importantes...
    Mas fazer o q? obra é assim mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Lu, pena que tu está longe, senão eu indicaria uma daqui que foi a minha ex chefa, a bicha sabe viu.
    bjss

    ResponderExcluir
  6. OI Lu!!!!

    Nem me fale em obras!!!!! Agora depois de uma ano é que estou acabando a minha obra, que foram reforma da minha sala de visitas e jantar, que ficaram maravilhosas, e aumentamos, fazendo mais uma sala sendo que, que essa de ginastica, e mais uma garagem. E finalmente acabamos por pintar a cas por dentro e por fora, ufa!!!!! obras tão cedo, nem pensar!!!!!
    Agora só falta fazer o jardim, pois esse sofreu, está que é puro mato, dá uma dó!!
    Enfim casa e obras é assim!!!!
    E casa requer sempre manutenção, uma loucura!!!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Lu, obra sempre tem seus dissabores!! Mas o fim compensa, hoje mesmo passei o dia todo pintando a casa..que alivio, ficou bom ufa!! Boa sorte na arrumaçao desses detalhes!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. também adoro decoração, ainda mais agora que vou me mudar para uma cidadezinha próxima a curitiba, estamos mobiliando apto,mas R$ é fogo, fico namorando os sites.

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei um apê grandão, antigo e deteriorado. Agora é saber que nele vou ver um bom tempo em obras e pausas de obras porque reformá-lo todo vai demorar.

    Eu faço assim quando reformo: um cômodo de cada vez.

    ResponderExcluir
  10. oi Lú,

    amei o seu blog!
    voltarei sempre!!

    bjks

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis