Google+ minha casa, meu mundo: Ainda customizando seu blog

29 de abril de 2010

Ainda customizando seu blog

Quero responder algumas perguntas que me fizeram por conta do post de ontem.

1. Como recarregar o template original quando fizemos uma besteira enorme ou não gostamos do resultado.
Bem... vocês salvaram o template como eu ensinei ontem, né? Se não salvaram não tem como restaurar.
Se foram alunas aplicadas e salvaram basta ir na aba Layout, depois Editar HTML, ir em "Faça upload de um modelo de um arquivo no seu computador", procurar o arquivo em que foi gravado o modelo e carregar.
Pronto!

2. Para colocar as guias sob o cabeçalho, sempre trabalhando no blog em rascunho, abra a aba Postagem, escolha Editar Páginas, crie as páginas que quiser, como eu fiz, "comidinhas", "tutoriais", salve e organize como quiser. Na aba Layout, Elementos de Página, arraste para colocar sob o cabeçalho ou na barra lateral.
Se quiser customizar, vá em Layout, Designer do Modelo, Avançado e configure a seu gosto em Texto das Guias e Plano de Fundo das Guias.

3. Para colocar as fotos de posts relacionados no post do dia, vá em linkwithin, preencha suas informações na caixa azul que aparece do lado direito e pronto!!! Seu rodapé estará criado!

4. Para colocar um contador de visitas on line vá em opromo e faça seu cadastro, customizando como quiser. Facinho.

5. Para colocar a caixa de comentários no corpo do post, sempre no blogger em rascunho, vá na aba Configurações, Comentários e em "posição do formulário de comentários" escolha "postagem abaixo incorporada", salve. Prontinho! e por favor desabilite as letrinhas, que desanima qualquer comentário.

6. Quer colocar um background que você mesmo criou? Faça uma imagem de 1600px de largura e 1100px de altura com a imagem que escolher. Sobre ela aplique um pano de fundo claro da largura de sua tela (onde estão os posts e a barra lateral), normalmente é 600px, faça um teste. Um bom guia é a largura do cabeçalho. Enfeite como quiser.
Daí salve em um serviço de hospedagem na net, eu indico o http://tinypic.com/. Depois de carregar sua imagem copie o código que aparece em Direct link for Layouts e cole no lugar marcado, neste Código:

<style type="text/css">body {background-image: url("coloque o código aqui"); background-position: center; background-repeat: no-repeat; background-attachment: fixed; }</style>

Vá em Layout, Elementos de Página, Adicionar um Gadget, HTML/JAVA e cole seu código, salve e pronto o fundo que você mesmo fez estará carregado.

7. Para aprender com quem entende de verdade, indico um blog que eu adoro: dicas blogger

De metida que sou (verdade???) vou dar uns pitacos:

* um blog é sempre mais fácil e agradável de ler quando o fundo da postagem é branco.

* quanto mais penduricalhos um blog tiver, principalmente coisas que piscam, mas difícil ele será de carregar. Este detalhe faz a diferença no Brasil, onde a internet é uma carroça.

* cuidado com os aplicativos encontrados na net, hacks e gadgets. Na pior das hipóteses trazem vírus, na melhor deixam seu computador pesado. Já inventei cada coisa aqui no blog e sempre me arrependi...

* cuidado com os anúncios. Eu particularmente ODEIO blogs onde existem anúncios no cabeçalho, no rodapé, na barra lateral e no meio do post! Fecho e nunca mais apareço.
Ainda mais quando o blog é sobre artesanato e aparece um banner "quem você foi na vida passada" ou um anúncio imobiliário. Tenham muito cuidado e bom senso na hora de acrescentar publicidade.
Sobre publicidade que pisca, me segue na tela ou explode em pop-up, nem vou falar.

* Se a cópia é crime, o plágio também é.
Postou uma foto ou tutorial, dê a fonte. Se o seu blog é como o meu, um grande resumo daquilo que mais gostamos na net, citar a fonte é ainda mais importante. Eu já vi gente de blogs badalados copiando tutoriais de blogs estrangeiros... feio, muito feio... como se só ela conhecesse aquele blog da Lapônia!
Nunca faça, digamos assim, uma "versão" do post alheio. Gostou do post que leu? Seja honesto, cite a fonte inspiradora e escreva o seu post, com as suas idéias e palavras. As pessoas percebem.


* Tome cuidado em ser original. Nada pior do que abrir o reader pela manhã e ver a mesma foto postada em 58 blogs de decoração... e isso acontece com mais frequencia do que se imagina.

* Pelo amor de Deus não destrua o português. Tem gente que bota fogo e apaga com o tamanco. As vezes eu fico até animadinha com algum blog, mas na terceira linha vejo um erro crasso (ex: escessão) e logo saio correndo. Não estou falando de erros de digitação, um ou outro equívoco, mas tem coisas que não dá para perdoar.

Sou chata e implicante, além de metida, mas isso vocês já sabem...

P.S. Para as queridas que mandaram feliz aniversário para a Bea, muito obrigada, ela manda beijos banguelas.
Ah, tive que levar no dentista, só precisou de xilocaína e pronto, puft, saiu o caquinho do dente quebrado e o do lado que também não queria ir embora. Agora ela diz que tem uma "caminha para a língua"... E a fada do dente foi super generosa...
Ah, e consegui mandar meu IR, tô em dia com o Leão, antes tarde do que nunca.

Beijos
Lu

9 comentários:

  1. Oi, Lu!
    Lembrei muuuito de vc quando vi a campanha nova da Louis Vuitton.
    Fotografaram as modelos sem maquiagem e fizeram o antes e depois. Bárbaro para quem acredita no poder de uma boa make!rs
    Tá no meu bloguinho, se vc puder passar por lá, vai ser uma honra receber sua visita!
    http://adocuradomundo.blogspot.com/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu obrigada pelas suas dicas passa lá no meu blog tem um selinho para você beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga! Graças a suas dicas andei fazendo umas mudanças no meu blog!!! Adoraria a sua opinião.
    Bjossssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Muito obrigada por ensinar como voltar ao template original. Ainda bem que eu fui uma aluna aplicada e salvei o meu. Fiz um monte de modificações que ficaram horríveis devido a minha falta de habilidades e fiquei desesperada pra voltar ao minimalismo de sempre... Beijocas!!

    ResponderExcluir
  5. Oi lú... tudo bem?

    Tenho uma dúvida, como coloco as minhas fotos do flickr... já tentei de tudo mais não consigo mudar, vc sabe?
    http://artesesonhosdafran.blogspot.com/

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!! tenho uma duvida , será que vc pode me ajudar?
    quando vc coloca uma foto de um outro blog ,vc coloca " clique aqui "
    como eu faço isso? para ir direto para o blog de onde tirei a foto?
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei! Já mudei o meu blog e fiz um post indicando o teu para quem quiser tb! hehe
    BJS

    ResponderExcluir
  8. Lu, obrigada pela dicas. Uma que eu não sabia e acabei de aplicar no meu blog é a das guias sob o cabeçalho. Mas agora surgiu uma dúvida, como faço para cadastrar os post dentro de cada guia?? Pifei... rsrsrs

    Beijos querida!
    Patricia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis