Google+ minha casa, meu mundo: Um avental e a América do Sul

22 de abril de 2010

Um avental e a América do Sul

Gostei deste avental.









***

Ainda sobre a viagem de ontem.

Quando pensamos em viajar normalmente voltamos nossos olhos para a Europa ou EUA e acabamos por esquecer que aqui mesmo na América do Sul existem destinos maravilhosos e, muito importante, baratos. De todos os nossos países vizinhos apenas o Chile não é uma pechincha porque tem a economia forte, ainda assim é mais barato do que viajar pelo Brasil.


E não é apenas pelo custo da viagem, mas pelas paisagens inacreditáveis que encontramos aqui mesmo. Os brasileiros pouco conhecem de seus vizinhos, mesmo da Argentina e Chile. Se contentam em ir até Buenos Aires e Santiago, no máximo vão até Bariloche, o que é uma pena, porque há muito mais a ser explorado.

Muito deste desconhecimendo se deve ao fato do brasileiro não ter o costume de viajar de carro, sem muita programação, ficando em pequenas pousadas ou acampando, prefere pacotes prontos. Não sei explicar isso, mas mesmo nossos vizinhos argentinos e chilenos são muito mais aventureiros do que nós e seus países oferecem uma estrutura de pequenas pousadas, albergues e campings que não existe aqui no Brasil. Há uma cultura do camping, famílias inteiras usam trailers ou barracas em suas férias e existem espaços gigantes para esta prática, inclusive com restaurantes, bares e piscina. E digo, não são adolescentes sem um tostão no bolso, como aqui, é uma cultura, uma opção.


Nós gostamos de viajar de carro, nos milhares de quilômetros que já fizemos pela América do Sul já dormimos em pequenas pousadas, em pousadas de charme, em hotéis lindos, em campings, na casa das pessoas. A viagem tem uma rota traçada desde a saída, mas nunca definimos exatamente onde vamos parar, onde vamos dormir, muito menos quando estaremos nesta ou naquela cidade. Vamos ou ficamos conforme nossa vontade, as vezes uma cidade merece mais dias do que o programado, outras menos. Para evitar surpresas, como todas as pousadas lotadas (já aconteceu várias vezes) temos uma barraca que fica no teto do carro, qualquer aperto basta pedir para parar o carro no jardim de uma casa, ou em um camping, dá para ver ela aqui:




E existem lugares como este da foto, onde só dá para ficar de barraca! Neste dia fizemos um churrasquinho e daí veio o guarda parque avisar: antes de dormir enterrem os restos, porque os pumas são atraídos pelo cheiro... Falou assim, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo! Felizmente nosso amigo não apareceu.

Eu aconselho deixar um pouco de lado os roteiros pré-estabelecidos para se aventurar por aí. Viajar sem destino certo. Dirigindo descobrimos cidades lindas que não estão no mapa de nenhuma agência de turismo (as vezes nem estão no mapa mesmo) e que valem a estadia. As vezes um roteiro super badalado se revela uma grande roubada.

Lógico que em uma viagem destas existem percalços, o carro que estraga no meio do nada, a cidade que está completamente lotada, a estrada que é horrorosa... mas nada que um pouco de jogo de cintura não resolva. Nunca passamos perigos reais, nunca fomos assaltados, nunca sofremos acidentes, ou nada parecido. Somos muito detalhistas na organização da viagem, pensamos em cada detalhe. Levamos equipamentos completos de camping, roupas apropriadas para altitude e frio, comida, peças sobressalentes do carro. São inúmeros pequenos detalhes que definem o sucesso desta empreitada. Com o tempo já estamos tão escolado que sabemos exatamente o que levar e o que fazer. Cada país tem suas exigências para entrar, vacinas por exemplo, e sua cultura. É preciso se preparar, mas esta organização é tão divertida quanto a própria viagem.

No mais, somos muito bem tratados! Os Argentinos em especial são pessoas incríveis, param tudo o que estão fazendo para te ajudar, vão atrás de um guincho no meio da madrugada, te recebem em casa, ensinam caminhos, gostam de conversar. Não se engane com o mau humor portenho, o interior da Argentina é bem diferente! Eles são tão ou mais hospitaleiros que os brasileiros. Só não invente de falar de futebol... uma vez estavamos na estrada em dia de final de libertadores (acho que era Santos e River), nosso carro sempre tem a bandeira do Brasil e paramos em um posto para abastecer, o jogo passando na televisão. O atendente saiu ostensivamente armado e nos atendeu bufando. É pior que copa do mundo.

Como bônus especial acabamos por conhecer pessoas incríveis por estes caminhos. Normalmente europeus que estão viajando o mundo em seus caminhões adaptados ou Land Rovers. Os canadenses e os suíços adoram atravessar as Américas de bicicletas e já conhecemos vários deles. Mas poucos são os brasileiros.

Eu e o Leo temos o projeto antigo de adaptar um caminhão e viajar o mundo com ele, já temos algumas rotas traçadas. Para atravessar os continentes coloca-se o carro em navios e quando a saudade aperta deixa-se o carro em um estacionamento e volta-se de avião para sua terra. Precisa de tempo, logística e dinheiro. É o nosso projeto de aposentadoria. E não pensem que as pessoas que atravessam o mundo são adolescentes! A grande maioria tem mais de 60 anos, aposentados e com filhos criados, já conhecemos um casal de franceses de mais de 70 em Ushuaia, pessoas maravilhosas.

Que tal na próxima viagem tirar o carro da garagem e deixar a estrada te levar?

P.S: No próximo capítulo vou postar algumas imagens de Ushuaia, a cidade do fim do mundo.

Beijos

Lu

10 comentários:

  1. Oi Lu, incirivel mesmo esse roteiro. Conheço tão pouco da América do Sul e uma road trip assim está nos nossos planos. O problema é que moramos na Europa e sempre que vamos para o Brasil queremos ficar com parentes e tem tanta coisa pra fazer, agora estou grávida, e uma aventura assim terá que ser adiada novamente. Mas é assim que queremos, de carro, conhecendo realmente a cultura do país, sempre fazemos isso por aqui e é uma delicia. Adoro também organizar todos os detalhes. Posta fotos das suas viagens, deve ter fotos incríveis, dei uma olhadinha no blog do seu marido e ele é realmente um super fotógrafo. Tudo de bom pra vcs, e vou seguindo aqui.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei até emocionada com sua postagem. Principalmente quando falou dos seus planos de aposentadoria! Eu acho que não consigo uma viagem dessas... sou super adepta, mas marido acha o must viagem com excursão (tô fora!). Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lu da uma vontade de por o pé no mundo depois de ler seu relatos...aii aii. Mas uma coisa é verdade não temos costume de viajar de carro por longas distancias, e todo mundo que faz diz que a experiencia é fantástica. Sempre vejos os argentinos em SC que vem todos de carros e pra eles é super normal.
    O avental eu adorei tb, lindo!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi Lú!!!
    Adorei seu post. Na realidade a gente viaja poco mesmo no país da gente. Ando pensando em fazer a cabeça do meu marido, quem sabe derepente a gente faz uma aventuras dessas,que deve ser super legal!!!!


    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Que surpresa boa para mim ler seu post de hoje Lu!
    Achei que não iria encontrar tão rápido alguém com a mesma filosofia de vida por aqui...
    Eu e meu marido somos apaixonados por camping e viagens. Por enquanto ainda estamos conhecendo o Brasil (por absoluta falta de férias, rsrs...), mas no próximo ano devemos nos aventurar pela América do Sul!
    Começamos a acampar desde namorados, com barraca, e à medida que vieram os filhos fomos aumentando o tamanho delas. Então fomos agregando conforto ao equipamento e passamos pela carreta-barraca, trailer 360, 450, 540 e enfim compramos o nosso tão sonhado Motor Home!
    Essa caminhada já dura uns 35 anos. Hoje estamos no nosso terceiro carro e já passamos pela fase de revisão do carro (motor, instalações) e agora estamos na fase de acertos dos detalhes pessoais (tipo a decoração e equipamentos da casa), e como vc disse no post cada detalhe desse trabalho, como também no planejamento das viagens é muito estimulante, faz a gente dormir sorrindo pensando no que vai acontecer depois!!!
    Temos uma Associação de amigos com o mesmo ideal por aqui e vc pode ver mais informações no site www.tocaes.com inclusive lá também vão aparecer endereços de outros sites de associações pelo Brasil afora!
    Sou sua seguidora desde que criei meu blog recentemente e ficarei muito contente de receber sua visita por lá para trocarmos mais figurinhas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. É, Lú, vc está certinha. Eu tenho muita vontade de fazer dessa forma, ainda vou concretizar mais esse plano. SEm falar que pra sair daqui é legal conhecer um pouco mais do próprio país tb. Ainda mais pra satisfazer a curiosidade de quem está lá fora. Imagina o mico vc levar uma aula de Brasil de um estrangeiro??

    Ah, numa das minhas andanças achei esse link p download de uma revista de scrap, se te interessar é só entrar, baixar e se divertir. rs

    http://feedproxy.google.com/~r/blogspot/IcZS/~3/cDePfg1gOVk/download-revista-papel-y-tarjetas.html

    Xerinhos, frô
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Já tem algum tempo que sigo seu Blog e fico encantada com tudo que você escreve,seus comentários suas dicas etc..me identifico bastante com suas opiniões como encontramos pessoas com opiniões parecidas as nossas,sempre tento colocar um comentário e depois acabo desistindo,talvez você nao veja e coisa e tal!!!Só que este post está incrivel,pois sou casada há 25 anos com um uruguaio e vivemos aqui perto de São Paulo,só que já morei muitos anos na Australia e viajei muito, usei hotel com muitas estrelas poucas estrelas e quase sem estrela nenhuma,acampamos muito com barraca e motor home,aqui no Brasil há muitos anos acampamos,principalmente no sul onde temos muitos amigos,Florianópolis principalmente.Em 2007 saimos de Campinas por todo sul do Brasil fazendo a rota da revolução farroupilha,dando aula de história no local para nossas filhas,passando por todas as cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul,mostrando a geografia do Banhado do Taim a importância para os animais e aves.Chegando em todos as fortalezas na disputa entre portugueses e espanhois,e viajando por todo Uruguai, é claro com muita diversão,folia,muita comida boa,geografia e história na bagagem também.E agora nossa programação é para setembro uma viagem para Ushuaia com maridão e filhas para comemorar nossas bodas de prata,pois não existe nada melhor para mim do que viajar de carro em familia não existe festa melhor na vida.Ah!!Lu já que você é assim e gosta tanto de viajar vá a Ilha de Pascoa você vai voltar maravilhada com todo o mistério que existe lá, o carro você pode deixar em Santiago.Bom já que eu cheguei até aqui e tomei coragem para deixar uma mensagem, te convido para conhecer meu Blog e voltar quantas vezes tiver vontade e ser minha seguidora.Estou esperando seu post de Ushuaia.
    Beijos,
    Carla.

    ResponderExcluir
  8. Ai, Lu, você fica me tentando... A gente também adora viajar assim, meio como folhas ao vento, de carro, definindo, às vezes, só uma direção. Coisa boa é chegar numa cidadezinha simpática e decidir ficar por ali um ou dois dias. Tem tempo que a gente não faz isso, na verdade... Quem sabe ainda esse ano ??

    bjobjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!
    visito sempre o seu blog! adoro suas postagens!
    vi em um post anterior que está começando a se interessar por scrap!
    minha filha tem um blog, onde disponibiliza passo-a-passos e bastante informação legal de scrap!
    (estou inclusive escrevendo do login dela)
    atelierdatininha.blogspot.com
    bjss
    vera suzana

    ResponderExcluir
  10. Eu adorava ter uma autocaravana (nao sei qual o termo que se usa aí) e viajar por esta europa fora-mas vivo numa ilha por isos completamente fora de questão, mas penso talvez um dia alugar uma e conhecer algusn sitios assim desta forma .
    Mas deve ser uam grande aventura e haja co~ragem

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis